Absolutamente TUDO que você precisa saber sobre home office

Em 2017, a Lei nº 13.467 reconheceu o teletrabalho na Consolidação das Leis do Trabalho no Brasil (CLT). Dentro dessa modalidade de relações trabalhistas está o home office, sistema em que o escritório é a casa do profissional.

Por causa da pandemia, o home office se tornou uma tendência ainda mais forte. Muitas empresas adotaram esse modelo de trabalho, e diversas delas encontraram vantagens nisso. Os colaboradores também aprovaram esse novo modo de trabalhar, o que fez com que essa modalidade se tornasse uma grande tendência.

A expectativa é de que esse sistema continue fortalecido nos próximos anos. E como as empresas ganham com isso, é importante se adaptar. Preparamos este material completo para você ir além de entender o que é home office, conferindo tudo o que precisa saber sobre esse sistema de trabalho para dominar o assunto. Boa leitura!

Entenda o que é home office

Antes de se aprofundar no sistema home office, é preciso entender ao certo o que é essa modalidade de trabalho. Como explicamos, nesse modelo o trabalhador atua a partir de sua própria casa. Toda a estrutura que precisará para desempenhar suas funções é montada ali.

O colaborador pode reservar um cômodo da casa para montar o escritório ou escolher um espaço para sua atuação profissional. Assim, em vez de comparecer à empresa para trabalhar, ele utiliza a tecnologia para se conectar à equipe.

Portanto, o home office não depende apenas de uma estrutura física. É preciso que a empresa tenha uma estrutura digital que permita ao colaborador atuar de forma remota, fazendo as entregas e interagindo com os colegas, líderes e gestores por meio de tecnologias.

O home office costuma ser adotado por profissionais freelancers, que não têm um vínculo empregatício com uma determinada empresa. Em alguns casos, até mesmo profissionais liberais podem escolher montar seus escritórios em casa.

Entretanto, atualmente as empresas também estão contratando colaboradores para atuar dessa maneira. São abertas vagas especificamente para essa modalidade de trabalho, o que traz a possibilidade de fazer contratações sem considerar limites geográficos.

Mas não são apenas os novos talentos que podem atuar em home office. Como dito, em função da pandemia foi necessário fazer essa adaptação no quadro de colaboradores para alguns atuarem a distância.

Mesmo antes da pandemia, já havia um movimento de implantação do modelo de trabalho em casa. Com a necessidade do distanciamento social, isso se intensificou, acelerando o processo de adaptação. Como as empresas conseguiram obter sucesso nesse processo, consideram manter as relações trabalhistas dessa maneira.

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Descubra a diferença entre home office e trabalho remoto

Você já percebeu que o termo home office tem sido utilizado para fazer referência a todo tipo de trabalho a distância? Porém, é preciso entender que existe diferença entre home office e trabalho remoto para conhecer as possibilidades de organização das equipes fora da empresa.

Como explicamos no tópico anterior, no home office o profissional monta um escritório em sua casa. Então, o home office é uma forma de trabalho remoto, mas a expressão não pode ser utilizada para designar todo esse sistema porque existem outras modalidades.

É classificada como trabalho remoto toda atuação profissional que acontece sem que o colaborador tenha que cumprir o expediente comparecendo às dependências da empresa. Veja a seguir algumas dessas formas de atuação.

Coworking

Em vez de o escritório ser montado na residência do profissional, ele divide um espaço para trabalhar junto com outros profissionais, não necessariamente da mesma empresa. São pessoas que alugam um imóvel de forma compartilhada, dividindo as despesas. Cada qual tem o seu próprio ambiente, faz os seus horários e atua de maneira independente.

Anywhere office

No anywhere office, como o nome indica, não existe um lugar certo para o colaborador trabalhar. Seu escritório está em qualquer lugar. Ele pode escolher ficar em casa, em uma cafeteria, hotel, biblioteca ou qualquer outro local.

Tem total liberdade para escolher onde realizar suas tarefas. A preocupação da empresa não é com o espaço onde ele está atuando, mas com as entregas que tem feito. Desde que cumpra as metas com a qualidade esperada, o colaborador pode estar onde quiser.

Trabalho híbrido

A diferença desse modelo para os anteriores é que o colaborador cumpre parte das suas horas a distância e a outra parte nas dependências da empresa, de forma presencial. A divisão das horas é feita em acordo com a empresa, conforme a necessidade da função exercida ou aquilo que for melhor para ambas as partes.

Quando o profissional está trabalhando de forma remota, ele tem liberdade para atuar no local em que desejar. De toda forma, é muito comum a adoção do home office. O colaborador comparece à empresa para realizar as atividades presenciais e depois leva trabalho para casa.

Quando a empresa adota processos que possibilitam a atuação do profissional em sistema remoto, ela também garante que ele consiga continuar trabalhando mesmo que esteja, por exemplo, fazendo uma viagem de negócios. Assim, mantém contato com a organização enquanto está distante, sem que as demais atividades sejam pausadas até o seu retorno.

Saiba como funciona uma atuação home office

Não há como negar que existe uma grande diferença na atuação home office quando comparada com os modelos de trabalho presenciais. Afinal, o colaborador não estará presente fisicamente; logo, o modo como os processos e rotinas são executados tem suas próprias características e singularidades.

São necessários diferentes canais para que o profissional consiga manter a interação com seus colegas de trabalho e líderes. É preciso estabelecer como as rotinas deverão ser conduzidas para manter a produtividade das equipes remotas.

Uma boa estruturação é indispensável para que o colaborador continue se sentindo parte da organização e vivencie esse modelo de trabalho sem que haja uma confusão com o momento de lazer, descanso ou férias.

A seguir, apresentamos aspectos que compõem uma atuação home office para que você entenda como esse modelo de trabalho pode ser organizado de uma forma eficiente.

Organização do expediente

Uma das principais características do home office é a flexibilidade que ele pode trazer para a atuação do profissional. Como não é necessário comparecer à empresa, é possível organizar o expediente sem necessariamente cumprir o padrão do horário comercial.

A empresa pode estabelecer um expediente com horário fixo, afinal, existem casos em que manter esse padrão é importante por causa das relações com clientes, parceiros e fornecedores.

Porém, algumas tarefas não lidam de forma direta com outras pessoas ou empresas. Nesse caso, é possível fazer uma negociação entre colaborador e empresa para estabelecer a melhor forma de organizar o horário de trabalho.

Explicamos que alguns negócios não se preocupam com os horários que o profissional escolhe para trabalhar, mas mantêm o foco no cumprimento de metas ou de tarefas. Logo, a organização do expediente vai depender do que se espera do trabalho de cada colaborador.

De toda forma, o sistema remoto traz essa flexibilidade de negociação do expediente, trazendo mais liberdade para o profissional organizar a sua rotina, conciliando o trabalho com outras atividades e compromissos.

Ambiente de trabalho

É bastante comum vermos a representação do profissional que atua em home office como uma pessoa trabalhando de pijama, deitada na cama ou sentada no sofá da sala, mas na prática as coisas não funcionam dessa maneira.

Quando o profissional atua em casa, ele precisa manter a organização para que tenha um ambiente de trabalho adequado. Como dito, pode ser um cômodo da residência ou uma mesa em um espaço mais tranquilo; mas aquele local deve ser reservado para trabalhar.

Essa é uma das principais instruções que a empresa precisa passar para o colaborador que vai atuar nessa modalidade. Isso porque o home office demanda comprometimento, concentração e engajamento para manter a produtividade. O espaço de trabalho precisa atender a tudo isso.

É importante que o profissional tenha à sua disposição um computador específico para trabalhar, sem utilizar sua máquina pessoal. Também precisa de móveis que garantam uma boa acomodação e a ergonomia, evitando problemas de saúde como os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Esse ambiente precisa evitar as distrações, como interrupções constantes, inclusive de pessoas da família e crianças, e a perda de foco por causa de aparelhos como a televisão ou o celular. Até mesmo os objetos que cercam o colaborador devem remeter a um ambiente de trabalho.

Designação de tarefas

Ao adotar o sistema home office, a empresa precisa estabelecer uma forma de fazer a designação de tarefas para cada profissional. Esse é um aspecto que deve estar muito bem explicado para não comprometer o fluxo da produção.

Cada colaborador sabe por que foi contratado, mas existe um cronograma de atividades a ser seguido. Como não há um contato muito próximo com os líderes e gestores, o ideal é a adoção de ferramentas digitais para organizar e controlar as entregas que devem ser realizadas.

Esse cronograma pode ser disponibilizado semanalmente, mensalmente, ou conforme aquilo que fizer mais sentido para cada organização. É importante que o profissional consiga visualizar as tarefas que deve realizar e aquelas que já foram entregues, assim como os prazos.

Desse modo, é possível, tanto para ele quanto para os seus líderes ou supervisores, acompanhar o andamento do trabalho. Além disso, tudo fica muito mais organizado, além de fácil de gerenciar, compartilhar e consultar.

Entregas

As entregas são feitas de acordo com o formato das tarefas cumpridas. Existem empresas em que todo o trabalho é realizado dentro de um sistema, centralizando os processos e informações. O ambiente permite o acesso, consulta e compartilhamento por toda a equipe.

Nesses sistemas, são criados diferentes perfis, com graus de sigilo que limitam ou ampliam o acesso a recursos e funções de acordo com aquilo que o profissional faz. Mas existem outras maneiras de fazer a entrega dessas tarefas.

Isso pode acontecer utilizando a tecnologia Cloud, com compartilhamento de documentos e arquivos. Podemos fazer o envio por e-mail ou pela plataforma de comunicação interna da empresa.

O mais importante é escolher um canal ou ferramenta com segurança e confiabilidade; afinal, é preciso garantir o sigilo das operações e, ao mesmo tempo, ter certeza de que não haverá falhas ou instabilidades que possam comprometer a fluidez dos processos, gerando atrasos.

Quando o home office é adotado no modelo híbrido, pode acontecer de o colaborador fazer as entregas presencialmente, quando tiver que comparecer à empresa. Ou seja, é uma possibilidade que depende das demandas da organização.

Comunicação

A principal mudança que acontece no processo comunicativo, quando se trata da atuação em home office, é o fato de que não podemos mais tratar com pessoas cara a cara. São necessários recursos tecnológicos e ferramentas de comunicação para manter o contato com o time.

Muitas empresas acabam adotando ferramentas de uso pessoal para fins empresariais, como no caso do aplicativo de envio de mensagens. Entretanto, o ideal é ter um sistema de comunicação interna, para garantir mais eficiência no processo comunicativo.

Ferramentas e aplicativos voltados para o uso pessoal podem apresentar uma certa eficiência e vantagem, em especial pela sua gratuidade. No entanto, sabemos que não são canais muito confiáveis, uma vez que o uso massivo pode levar a instabilidades e comprometer o andamento das rotinas da empresa.

Cada organização tem liberdade para estabelecer a melhor forma de condução do processo de comunicação no home office; porém, é interessante definir os canais oficiais para isso e promover uma padronização no envio das mensagens, para que não haja falhas ou ruídos.

Como muitas vezes a comunicação acontece por meio da escrita, é fundamental que haja clareza nas mensagens enviadas. Elas precisam ser curtas, diretas, e não podem deixar margem para interpretações equivocadas.

De toda forma, é possível utilizar o recurso das chamadas de vídeo para que a comunicação seja mais eficiente. Essa é uma forma de aumentar a proximidade e trazer um pouco mais de pessoalidade para o contato; sem falar que possibilita esclarecer dúvidas em tempo real.

Reuniões

Quanto às reuniões, elas acontecem também utilizando ferramentas tecnológicas, em especial aquelas voltadas para a realização de videoconferência. O próprio Google disponibiliza esse tipo de solução, e existem outras gratuitas que funcionam de uma forma muito eficiente.

Podemos criar e agendar as reuniões enviando o convite por e-mail para aqueles que precisam participar desse encontro. Existe a possibilidade de criar lembretes para que essas reuniões não sejam esquecidas.

Cada ferramenta tem as suas próprias funcionalidades e traz recursos interessantes e muito proveitosos, como o chat ao vivo e uma área para compartilhar documentos ou a tela, fazer apresentações e gravar as reuniões; assim, elas podem ficar registradas quando for necessário.

Para manter o foco, é essencial que a reunião aconteça com uma pauta pré-definida, evitando que temas paralelos atrapalhem o aproveitamento do tempo. Regras de etiqueta também precisam valer para que todos tenham o seu momento de falar e não haja intromissões ou fatos inconvenientes.

No caso da adoção do sistema híbrido, assim como acontece com as entregas de trabalho, as reuniões podem ser agendadas de forma presencial. A equipe se reúne para debater aspectos que precisam ser esclarecidos ou definidos e, em seguida, cada pessoa retorna para o seu escritório em casa.

Interação entre equipes

O trabalho presencial favorece uma interação mais intensa entre colegas, setores e equipes, mas isso não precisa ser excluído com a adoção do sistema home office. Mais uma vez, a ferramenta de comunicação interna pode contribuir para um contato próximo entre todos.

Existem plataformas nas quais é possível visitar a sala virtual de um determinado profissional, ou agendar um bate-papo como essa pessoa se for preciso trocar informações. Assim fica fácil manter uma comunicação ativa, ainda que sem o encontro físico.

Contudo, não podemos esquecer que a interação entre equipes não deve acontecer apenas para falar sobre questões de trabalho. Também é importante cultivar o senso de pertencimento ao grupo organizando encontros ou reuniões informais no meio online.

Esses momentos vão contribuir para manter o grupo engajado, ainda que cada um dos membros esteja em um lugar diferente. É uma forma de cuidar da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos trabalhadores remotos.

Entenda qual é a importância de investir no modelo home office

Quando a pandemia começou, 46% das empresas adotaram o modelo de trabalho home office. De acordo com o estudo feito pela consultoria Cushman & Wakefield, publicado na revista Exame, 73,8% dos executivos de multinacionais que atuam no Brasil afirmaram que as organizações pretendem adotar o home office definitivamente mesmo depois da pandemia.

Portanto, essa modalidade de trabalho remoto é uma tendência que de fato veio para ficar; afinal, as empresas tiveram diversos benefícios, como a otimização de processos e a redução de custos. Uma prova disso é que em 2020 a oferta de vagas para o trabalho em casa aumentou mais de 300%.

Não podemos esquecer que os profissionais também aprovam esse modelo. Segundo pesquisa feita pela FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo) e pela FIA (Fundação Instituto de Administração), 73% dos profissionais que atuam em sistema home office estão satisfeitos com isso.

Essa mesma pesquisa mostra que apenas 14% dos profissionais desejam voltar a atuar presencialmente todos os dias. E convém ressaltar não existem perdas para a empresa, já que 81% dos entrevistados disseram sua produtividade é maior ou igual à obtida presencialmente.

Por tudo isso, fica fácil entender por que é tão importante para as empresas adotar o modelo home office. Mesmo assim, para que não restem dúvidas, veja a seguir alguns motivos pelos quais esse modelo de trabalho deveria ser implementado na estratégia de todas as organizações.

Atualização das relações de trabalho

Como grandes empresas multinacionais pretendem continuar com o home office e os profissionais que estão trabalhando em casa aprovam esse modelo de trabalho, não há como negar que ele já se tornou uma realidade, que aponta para o futuro das relações trabalhistas.

Sendo assim, as empresas que desejam se manter atualizadas com as demandas do mercado e tendências do mundo dos negócios, se alinhando com as necessidades dos colaboradores, devem implementar esse modelo quando ele for possível.

Atração e retenção de talentos

Os profissionais do futuro consideram a possibilidade de trabalhar em casa. Essas pessoas cultivam habilidades e competências que permitem uma atuação de qualidade mesmo sem comparecer à empresa. São talentos que se preparam para o novo mercado de trabalho.

Oferecer o home office é uma forma de atrair esses talentos inovadores e fazer a retenção daqueles que desejam acompanhar as novas tendências. Portanto, isso garante para a organização um quadro de colaboradores com foco no futuro.

Maior competitividade

O fato de atrair e reter grandes talentos contribui para aumentar a competitividade da empresa no mercado. Ela terá um time composto por grandes profissionais com uma visão inovadora e prontos para encarar os desafios de diferentes cenários.

Mas não é só isso. Para adotar o modelo home office, é preciso atualizar os processos e rever a cultura da organização. Assim, ela se torna mais moderna e atende às exigências e demandas da atualidade, ficando à frente de muitos concorrentes.

Transformação digital da empresa

Para adotar o sistema de trabalho home office, é preciso rever o modo como os processos da empresa são realizados. As adequações na cultura são fundamentais para promover a transformação digital, alinhando as estratégias às novas tendências e exigências do mundo dos negócios.

Cada vez mais a tecnologia tem sido implementada nos diferentes setores para garantir a otimização de rotinas, assim como a automatização de tarefas operacionais e repetitivas. Como o home office exige a utilização de ferramentas e recursos tecnológicos, todos esses aspectos evoluem junto com a implantação desse modelo de trabalho.

Para os próximos anos, a tendência é que cada vez mais os processos sejam digitalizados, utilizando o meio virtual e a internet para conduzir diferentes etapas e projetos. Mesmo a comunicação, a assinatura de contratos, a gestão de documentos e o compartilhamento de dados e informações tendem a migrar para essa realidade.

Sendo assim, o modelo home office se encaixa de uma forma natural dentro das organizações. Afinal, muitas tarefas podem ser realizadas a partir da internet, utilizando o sistema online e a tecnologia de armazenamento e compartilhamento em nuvem.

A assinatura eletrônica, assim como outros recursos de tecnologia de ponta, como a inteligência artificial e os sistemas de cibersegurança, garantem a confiabilidade e a confidencialidade de todos esses processos, além da sua sustentabilidade.

Assim, a transformação digital é uma necessidade que já estava imperando antes da pandemia; agora, com processos cada vez mais digitalizados, ela está sendo impulsionada de uma forma significativa. Com a adoção do home office, essa atualização é acelerada, promovendo o alinhamento das empresas com a atualidade e mirando o futuro.

Veja quais são as vantagens do home office para a sua empresa

Ao longo do artigo afirmamos que o home office traz diversas vantagens, certo? Mas, no dia a dia, quais são os benefícios que esse modelo de trabalho pode oferecer para a empresa e os colaboradores?

Fizemos uma lista com as principais vantagens para ambas as partes para mostrar como todos saem ganhando com a implantação dessa modalidade. Acompanhe.

Retenção de talentos

Apresentamos esse aspecto como um dos motivos para a empresa adotar o sistema home office, lembra? Mas não podemos esquecer que também se configura como uma grande vantagem para a organização. Afinal, como dito, ela consegue manter por perto os grandes talentos.

A adoção do trabalho remoto é um indício de que a organização busca se manter atualizada, e isso desperta o interesse dos profissionais que procuram oportunidades de crescimento e evolução na carreira, gerando o desejo de se manter no cargo.

Essa retenção também acontece porque os trabalhadores que atuam em casa se sentem mais satisfeitos com o sistema de trabalho. Como apontado pela pesquisa da FEA-USP e da FIA, mais de 70% deles estão satisfeitos; consequentemente, podemos concluir que desejam permanecer na organização.

Além do comprometimento dos profissionais, a empresa tem a vantagem de reduzir a rotatividade no quadro de colaboradores. Isso evita a necessidade de fazer novas contratações e toda a burocracia e custos que o processo envolve.

Otimização do tempo

O home office ajuda a otimizar o tempo por dois motivos. O primeiro é a revisão dos processos e rotinas, desburocratizando e automatizando aquilo que for possível. Assim, as etapas dos projetos e da produção se tornam mais curtas e ágeis.

Você viu que são adotadas diferentes tecnologias para garantir a fluidez do trabalho, inclusive as assinaturas eletrônicas, assim como o compartilhamento em nuvem. Com essas ferramentas, temos mais agilidade na troca de informações, dados e documentos.

O segundo motivo é que eliminamos a necessidade de o colaborador se deslocar até o ambiente de trabalho. Sua jornada é otimizada, e o processo de comunicação se torna mais dinâmico, podendo acontecer sem que o profissional tenha que abandonar o seu posto para ir até um determinado setor, por exemplo.

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade no home office acontece por causa das tecnologias e das ferramentas adotadas. Como dito, elas eliminam etapas burocráticas e morosas, ao passo que automatizam outras. Mas a tecnologia não é o único motivo para uma produção com melhor desempenho.

Isso também vai acontecer em função do fator humano. Como os profissionais estão satisfeitos com o sistema de trabalho e têm interesse em preservar essa relação trabalhista, eles atuam mais e melhor.

Ao mesmo tempo, temos que considerar que pode ser muito mais confortável para o colaborador atuar em sua casa, um ambiente com o qual está mais familiarizado e onde se sente à vontade. Assim, reduzimos o seu estresse garantindo que trabalhe com mais tranquilidade.

Redução de custos operacionais

É verdade que para implementar o home office é preciso investir em tecnologias, pois a transformação digital é essencial para que esse modelo funcione de uma forma satisfatória, atendendo às demandas da organização.

Entretanto, ainda assim é possível alcançar uma redução de custos operacionais. Primeiro porque minimizamos a necessidade de alugar salas e bancar toda essa estrutura física para a equipe. Também não há necessidade de se preocupar com o transporte dos colaboradores.

Promovendo a digitalização de contratos, documentos e informações, reduzimos os insumos de escritório, como o gasto com papel. Você sabia que quase 3% de todo o lucro de uma empresa é voltado para aquisição de papel, a impressão, o armazenamento e a gestão de documentos?

Essa é uma conta muito alta, mas que pode ser eliminada, ou pelo menos reduzida. Isso sem falar que essa redução de uso de papel faz do home office um amigo do meio ambiente, minimizando o uso de recursos naturais e reduzindo a produção de resíduos.

Qualidade de vida para o colaborador

Estar em casa pode garantir mais qualidade de vida para o colaborador. Ele estará em seu próprio ambiente, terá um contato maior com a família e, em alguns casos, poderá flexibilizar a sua jornada de trabalho para a realização de outras atividades e compromissos.

Essa qualidade de vida também acontece porque a jornada de trabalho fica mais simples. O colaborador não precisa se deslocar até a empresa, nem enfrenta o trânsito. Ele também evita o estresse e a exposição aos riscos que o ambiente urbano pode oferecer.

Esse tempo que ele utilizaria para se deslocar pode ser investido em sua saúde e bem-estar. É possível dormir um pouco mais ou praticar exercícios, por exemplo, ainda que seja em casa. Portanto, o home office é também uma forma de melhorar a qualidade de vida da equipe de diferentes maneiras, beneficiando sua saúde, atuação e performance.

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Saiba como os colaboradores são afetados pelo modelo home office

Na hora de implantar o sistema de trabalho home office, as empresas podem se preocupar bastante com seus próprios processos e interesses. Entretanto, não podemos esquecer que são os colaboradores que vão atuar de forma remota e dentro de suas casas. Eles sentem de forma direta os impactos dessa modalidade, então, é preciso colocar em pauta a employee experience.

Analisando do ponto de vista do trabalhador, existem vantagens e desvantagens no home office. Veja a seguir quais são os impactos positivos e negativos que o trabalho com um escritório em casa pode proporcionar.

Impactos positivos

São os aspectos positivos que aumentam a aceitação do home office por parte dos colaboradores. Confira quais são esses fatores.

Maior contato com a família

Ainda que o profissional esteja se dedicando ao seu trabalho e mantendo o foco nas atividades que precisa entregar, não podemos negar que no home office ele consegue ter um contato muito maior com a sua família, pois desfruta da companhia dela.

Além disso, tem a possibilidade de fazer as refeições com ela, quem sabe ter a liberdade de levar os filhos para a escola e ter mais tempo livre antes ou depois do expediente.

Mais autonomia

Você sabia que o home office também pode contribuir para incentivar o desenvolvimento dos profissionais? Isso acontece porque eles vivenciam diferentes desafios e precisam desenvolver novas habilidades e competências para lidar com esse modelo de trabalho e suas dinâmicas.

Uma dessas habilidades é a autonomia. Em vez de sempre receber ordens, o colaborador encontra um pouco mais de liberdade para realizar as suas tarefas; muitas vezes precisa tomar a frente para solucionar problemas, além de trazer ideias e desenvolver métodos que otimizem e facilitem o trabalho no dia a dia.

Rotina simplificada

Simplificamos a rotina do colaborador por diferentes motivos; um deles é o fato de não ser necessário se deslocar até a empresa todos os dias. Como dito, evitamos o estresse do trânsito e o tempo perdido com deslocamentos.

Essa simplificação também acontece em decorrência das novas ferramentas utilizadas para a realização das tarefas, fazendo com que sejam menos operacionais. Além disso, há a adoção de programas e sistemas que mantêm dados e informações centralizados, garantindo agilidade para a equipe.

Impactos negativos

Como em tudo sempre existe outro lado, precisamos olhar para os possíveis impactos negativos do modelo home office. Aqui, o intuito é entender essas desvantagens para estruturar melhor o modelo e garantir uma boa adaptação do colaborador.

Adaptação do espaço

Não são todas as pessoas que têm em sua casa um cômodo extra que possa ser convertido em escritório. Algumas vivem em imóveis com pequenas dimensões, o que pode dificultar a adaptação de um espaço para o trabalho.

É importante trazer sugestões práticas de organização e otimização do espaço para fazer essas adequações mantendo uma boa estrutura para o colaborador. Ele precisa de conforto na hora de trabalhar.

Adequação a um novo modelo de trabalho

Como o sistema home office funciona de uma forma completamente diferente do trabalho presencial, o colaborador precisará se adequar a esse novo modelo. Alguns profissionais têm mais facilidade, outros certa dificuldade, e essas características pessoais precisam ser consideradas para que cada profissional receba o suporte de acordo com suas necessidades.

Os treinamentos, a disponibilização de tutoriais e a assessoria constante podem ajudar a minimizar esse impacto. É fundamental garantir que o colaborador consiga encontrar apoio sempre que necessário. Assim, ele se sente mais confiante e seguro na hora de trabalhar a partir do escritório em casa.

Domínio de tecnologias

Você viu que o sistema home office converge para a utilização intensa de ferramentas e recursos tecnológicos, certo? Muitos profissionais já têm um conhecimento maior dessas tecnologias, mas outros podem não estar tão familiarizados com elas.

Esse é mais um aspecto que pode ser resolvido fazendo um levantamento sobre as principais dificuldades e dúvidas da equipe e de cada profissional. Com base nisso, é possível elaborar treinamentos e materiais informativos de apoio.

Também é importante não sobrecarregar os colaboradores com excessos de informações. O ideal é que cada um consiga dominar as ferramentas que serão necessárias para o seu dia a dia, sem se aprofundar demais naquilo que não faz diferença para sua atuação.

Disciplina e organização

Muitos profissionais sentem dificuldade com o sistema home office justamente pelo fato de estarem em casa. Pode ser mais difícil para alguns fazer a separação entre o momento de trabalho e o de estar com a família para descansar e relaxar. Ou seja, a falta de disciplina vem como um dos aspectos negativos.

O suporte para a criação de uma rotina em home office pode ajudar o colaborador a definir seu expediente e não misturar a vida pessoal com o trabalho. Existem ferramentas de organização e técnicas que podem ser ensinadas para que o profissional aplique em seu dia a dia.

Na verdade, ter disciplina e saber como se organizar é uma questão de hábito. Com as ferramentas certas e recebendo o estímulo correto, o colaborador conseguirá fazer essa transição do presencial para o remoto, organizando sua rotina e agenda de uma forma satisfatória.

Fique por dentro dos principais desafios do modelo home office

Você se lembra que contamos que no começo da pandemia 46% das empresas adotaram o modelo de trabalho home office? Um fato que não pode ser deixado de lado é que 67% dessas organizações sentiram dificuldade para implantar esse sistema.

Isso aconteceu por causa de diferentes fatores, como a falta de familiaridade com ferramentas e a escassa estrutura para trabalhar de forma remota. Assim, podemos perceber que o home office também apresenta alguns desafios, sendo essencial estar a par deles para saber como lidar com essas situações.

Nos tópicos seguintes, você confere uma lista com os principais desafios que esse modelo pode trazer, assim como algumas sugestões de boas práticas para superar tudo isso, aproveitando todas as vantagens que esse sistema oferece.

Adequação de processos

A utilização de processos manuais e o arquivamento de documentos em papel são exemplos de estratégias defasadas, mas que ainda podem ser encontradas em grande parte das empresas. Esses e outros fatores podem gerar o grande desafio de adequar os processos para a realidade do home office.

Esse modelo de trabalho só consegue funcionar de uma forma adequada, satisfatória e eficaz se os processos da empresa foram planejados para serem executados em um ambiente digital. Eles precisam ter flexibilidade para que não haja necessidade do cumprimento de tarefas e etapas de maneira presencial.

A centralização de dados e informações em um sistema de gestão e em um ecossistema de trabalho é a solução para muitos desses desafios. É importante olhar para o mercado a fim de conhecer as novas estratégias que estão sendo adotadas para otimizar e automatizar processos, identificando ferramentas voltadas para essa finalidade.

A própria cultura da empresa precisa ser revista para possibilitar a transformação digital do negócio. Ela deve dar abertura para a adoção de novas práticas e técnicas para a condução dos processos internos.

Ter uma cultura inovadora não permite apenas a adequação da empresa ao sistema home office, mas garante também adaptabilidade para ela, uma elasticidade que vai contribuir para a implantação de outras estratégias e mudanças conforme os cenários que surgirem. Ou seja, a empresa estará sempre inovando e se adequando às demandas do mercado.

Escolha e implantação de tecnologias

A análise interna permite entender a maneira como as rotinas são conduzidas agora e o que pode ser feito para que elas sejam otimizadas e adequadas ao modelo de trabalho remoto. Depois de fazer essa identificação, é preciso escolher e implementar as tecnologias que serão necessárias para isso, o que também é um desafio.

Quando temos clareza dos objetivos fica mais fácil definir quais recursos serão utilizados. Afinal, existem diversas soluções no mercado e muitas empresas especializadas que atuam como parceiras nesse processo de transformação das organizações.

Essas empresas fornecem tanto a solução quanto o suporte para implantá-las. Muitas também auxiliam no treinamento e na capacitação do time para que os colaboradores consigam se familiarizar com esse novo ambiente de trabalho e as ferramentas que utilizarão no dia a dia.

Sendo assim, a escolha e implantação da tecnologia para os processos e o escritório digital são um desafio que pode ser vencido ao fazer parcerias com outras empresas. É importante lembrar que a organização não está sozinha, pois pode ter esse apoio e suporte, inclusive para fazer o diagnóstico daquilo que precisa ser atualizado.

Treinamento e capacitação da equipe

O treinamento e a capacitação da equipe para o home office podem ser mais ou menos desafiadores, dependendo do setor de atuação da empresa e do cargo ocupado pelos profissionais que vão migrar para o modelo remoto.

Se tomarmos como exemplo uma equipe que trabalha com programação, veremos que são profissionais que já estão habituados com a utilização de ferramentas tecnológicas; sendo assim, a transição para o home office fica mais fácil.

Contudo, um time que trabalha com a parte administrativa e está habituado aos processos burocráticos, manuais e operacionais pode sentir mais dificuldade para a utilização de ferramentas digitais e tecnológicas durante a condução de projetos, processos e gestão de contratos.

Entretanto, vimos que as empresas parceiras podem contribuir para fazer o treinamento dessas equipes para familiarizar os profissionais com a nova estrutura do trabalho. Além disso, podemos treinar a equipe de uma forma mais específica conforme as dúvidas e dificuldades.

Perceba que não existe uma receita válida para todas as organizações. O treinamento precisa ser adotado de acordo com aquilo que cada equipe necessita. Então, antes de começar a investir, é preciso identificar dúvidas e fraquezas, até mesmo possíveis objeções, para trabalhar esses aspectos de uma forma mais eficaz.

Gerenciamento de processos e equipes

Para muitos gestores, pode ser mais fácil gerenciar processos e equipes quando todos estão concentrados no mesmo espaço físico. Porém, não é necessário estar na presença da equipe para fazer a gestão dela, pois o que precisamos é de estratégias e processos que permitam fazer o monitoramento de uma maneira eficiente.

Portanto, conseguimos vencer o desafio do gerenciamento de processos e equipes quando estruturamos muito bem o ambiente de trabalho do home office. Todos os dados, informações, pessoas e contatos podem estar centralizados em um só sistema, com fácil acesso para o gestor.

Você viu que existem ferramentas para manter a boa comunicação interna, plataformas que proporcionam interação entre profissionais e equipes; também tecnologias que ajudam a acompanhar a jornada de trabalho de cada colaborador, sistemas, programas e outros recursos que facilitam o acesso e compartilhamento de informações.

Sendo assim, cabe aos líderes e gestores trabalhar suas próprias competências e habilidades para dominar essas ferramentas e estratégias, a fim de explorar todas as possibilidades e aproveitar ao máximo as soluções que oferecem.

Engajamento e produtividade da equipe

Uma boa estruturação dos canais de comunicação facilita a interação entre os profissionais. Esse é um passo importante para vencer o desafio do engajamento e manter todos a par dos resultados alcançados. Também é um fator motivacional importante, que ajuda a engajar todos os envolvidos.

A perda de produtividade, por sua vez, é uma das inseguranças das empresas que pensam em adotar o home office. Afinal, com o colaborador em casa, haverá mais distrações, que poderiam prejudicar as suas entregas. Entretanto, com treinamento, organização e a oferta de ferramentas adequadas, isso também pode ser superado.

Saúde e bem-estar do colaborador

Mesmo no modelo home office, a empresa continua sendo responsável por proporcionar saúde para o colaborador. Esse é um grande desafio porque cada um dos profissionais está em um lugar, distante dos olhos atentos da equipe que cuida da segurança e da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Para que o time continue saudável e tenha bem-estar atuando de forma remota, é preciso intensificar os programas de conscientização e de educação sobre saúde no trabalho, promovendo encontros e eventos virtuais sobre esse tema.

Também é interessante compartilhar conteúdos, informações e dicas, sempre trazendo para a realidade do colaborador, de forma que ele perceba a importância de assumir o compromisso de ser o responsável pelo seu equilíbrio físico e mental.

Outras medidas válidas são disponibilizar apoio psicológico e médico e compartilhar sugestões de tecnologias, como aplicativos que ajudam a cuidar da saúde; sempre ressaltando os impactos que tudo isso pode proporcionar para a vida pessoal e profissional.

Descubra quais são as tendências para o home office nos próximos anos

Quando a pandemia começou, as empresas tiveram que tomar decisões muito rápidas para se adequar ao novo cenário. No entanto, tudo ainda era muito incerto, e existia a crença de que a situação se resolveria em poucas semanas.

Conforme o tempo foi passando, a realidade se mostrou completamente diferente. O mundo dos negócios de um modo geral pôde perceber que havia necessidade de promover adequações muito mais profundas. Assim, se iniciou um grande movimento para transformar os processos, a fim de atender às demandas do home office.

Como houve vantagens para as empresas e a aprovação dos colaboradores, a tendência é de que o modelo se mantenha em alta mesmo depois de terminar a pandemia. Por isso, já existem algumas tendências para os próximos anos.

Vale a pena conhecer essas perspectivas do trabalho remoto para alinhar o seu negócio, adequando a estrutura e a cultura dele a esse novo cenário. Veja a seguir.

Priorização do remoto

Como dito, o trabalho remoto teve muitas avaliações positivas, e todo esse sucesso levou algumas organizações a adotarem o conceito do remote first. Assim, modalidades a distância, como o home office, começam a ter prioridade na organização.

Trabalho analítico e estratégico

A transformação digital promove uma alteração na estrutura do negócio. A tendência para os próximos anos é de que as tarefas e etapas sejam cada vez menos repetitivas e burocráticas, liberando os profissionais para um trabalho muito mais analítico e estratégico do que operacional.

Adoção da cultura digital

Vale destacar que a transformação digital de uma empresa não se resume à utilização de ferramentas tecnológicas. Consiste em uma mudança na estrutura do negócio de um modo geral, alterando também a sua cultura para que o pensamento seja voltado para o digital.

Assim, estratégias, decisões e investimentos são adotados com foco em aumentar cada vez mais a eficiência do trabalho, conectando e automatizando cada operação. Mas a mudança precisa acontecer na organização por completo. Então, também temos como tendência a presença de líderes e gestores muito mais atuantes, com uma mentalidade sistêmica e foco na adaptabilidade do negócio.

Novos modelos remotos

É verdade que para muitas empresas o home office foi uma medida emergencial para dar continuidade às operações mesmo em meio à pandemia. No entanto, as perspectivas são para a adoção de novos modelos remotos, também conforme aquilo que fizer mais sentido para cada organização. São considerados os modelos híbridos e o anywhere office, sobre os quais já falamos.

Valorização de competências comportamentais

Competências técnicas são fundamentais para o profissional se manter em seu cargo, mas no modelo home office também é preciso pensar nas competências comportamentais, que vão impactar a postura do colaborador que trabalha a distância. Logo, a tendência é que sejam valorizadas habilidades como:

  • boa comunicação;
  • organização;
  • autonomia;
  • motivação;
  • adaptabilidade;
  • equilíbrio emocional.

Confira qual é a relação entre o home office e a pandemia

As empresas passaram a experimentar o modelo de trabalho home office quando os computadores de uso pessoal começaram a se popularizar, o que foi por volta da década de 1980 e 1990. Mas, como você viu no começo do artigo, foi apenas em 2017 que o teletrabalho passou a ser reconhecido na CLT aqui no Brasil.

Mesmo assim, uma grande quantidade de trabalhadores já atuava a partir de suas casas. Em 2018, um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que 3,8 milhões de profissionais já adotavam o home office. Fazendo um comparativo com o ano de 2012, houve um aumento de 44, 4%.

Isso mostra que, ao longo dos anos, o home office vinha ganhando força. Apesar de muitos profissionais atuarem de maneira informal, as empresas já consideravam essa modalidade para algumas ocupações, em especial por causa das novas tecnologias que possibilitavam uma interação satisfatória no ambiente virtual.

Com a pandemia, houve uma aceleração da implantação dos modelos de trabalho remoto. Em 2020, o número de profissionais atuando no escritório em casa subiu para 8,2 milhões, representando uma parcela de 11% dos trabalhadores ativos.

Nos Estados Unidos, o efeito home office provocado pela pandemia também está promovendo grandes mudanças no mercado de trabalho. A expectativa é de que na próxima década ocorra um aumento de até 10% da oferta de empregos no país na modalidade remota. Isso representa a criação de cerca de 15 milhões de novas vagas.

Ou seja, o home office se fortaleceu não apenas aqui no Brasil, mas também em outros países, em decorrência da pandemia. No começo, foi necessário implantar esse novo modelo de trabalho para garantir a continuidade das operações; foi de fato uma questão de sobrevivência. Mas agora é uma opção que se mostra muito vantajosa.

Com a implantação dos modelos de trabalho remoto, as empresas conseguem, também, alcançar uma diversificação maior do seu quadro de colaboradores. Elas têm a possibilidade de fazer a contratação de profissionais que estão distantes geograficamente, sem a necessidade de trazer esses especialistas para perto.

Além disso, por causa da pandemia e do home office, houve uma aceleração da transformação digital, conforme já explicamos. Essa atualização foi além dos processos internos porque envolveu também as relações com fornecedores e as soluções oferecidas para os clientes, trazendo novas possibilidades para essas relações.

Não há como negar que a pandemia foi e continua sendo um momento muito desafiador, mas foram esses desafios e as crises que surgiram que levaram as empresas a se reinventarem. Elas descobriram alternativas mais vantajosas do que aquelas antes adotadas. O home office entra nessa lista como um grande divisor de águas, que mudou definitivamente a dinâmica das relações trabalhistas.

Aprenda a reconhecer os talentos perfeitos para o modelo home office

Com a implantação do modelo home office, o setor de Recursos Humanos das empresas também foi desafiado a recrutar os melhores talentos para atuar no modelo remoto. Sendo assim, é preciso saber como identificar quais são os profissionais perfeitos para ocupar essas vagas a distância.

Esse recrutamento pode acontecer no próprio quadro de colaboradores da organização, selecionando, de acordo com o perfil dos profissionais, aqueles que apresentam uma tendência para terem mais sucesso nesse modelo.

Porém, também é possível realizar novos processos de contratação para adquirir talentos externos, aproveitando que o trabalho será executado em home office. É interessante fazer o recrutamento online, assim como todas as etapas de seleção, com testes que vão ajudar a identificar os profissionais mais adequados para o cargo.

Atualmente, existem tecnologias aplicáveis ao setor de RH para minimizar tarefas operacionais e automatizar diversas etapas da busca pelos talentos. Isso pode ser feito utilizando programas que procuram por um perfil pré-estabelecido. Mas, na verdade, o desafio para o RH é ir além daquilo que consta no currículo dos profissionais.

Uma vez que a atuação em home office tem características diferentes, é fundamental procurar por habilidades e competências que atribuam qualidades ao profissional, assegurando o seu melhor desempenho e destaque nesse modelo de trabalho. Entre essas habilidades estão:

  • educação continuada, com a busca constante por aprimoramento técnico;
  • demonstração de pensamento crítico;
  • visão sistêmica e analítica da empresa e do mercado;
  • capacidade de adaptação;
  • ética e profissionalismo;
  • autoconfiança;
  • boa comunicação;
  • capacidade de organização;
  • resolução de problemas;
  • autonomia.

Ao identificar essas características, seja por meio de testes ou da entrevista, é preciso começar a trabalhar com esse profissional para que ele se alinhe com a cultura da empresa; também para garantir o aprimoramento dessas habilidades tão importantes.

Mesmo que o profissional tenha o perfil ideal para trabalhar em home office, é importante oferecer treinamentos para que ele se familiarize com o sistema de trabalho e as tecnologias utilizadas, garantindo uma performance ainda mais positiva.

Esses treinamentos podem acontecer por meio de cursos, com a sugestão de leituras, a participação em webinars e com o compartilhamento de materiais diversos, que tragam as informações que o profissional precisa para iniciar no cargo.

Entenda como o profissional do futuro interage com o modelo home office

O profissional do futuro é aquele que tem um bom autoconhecimento, inteligência emocional e uma boa capacidade de adaptação. Está sempre em busca do próprio aprimoramento e contribui para a evolução de todo o time.

Tem uma visão mais globalizada das relações de trabalho e da empresa em que atua; por isso, consegue trazer novas ideias, além de aceitar de uma forma muito mais madura críticas e sugestões, utilizando esses feedbacks em prol da sua própria evolução.

Assim, o profissional do futuro:

  • consegue encontrar oportunidades mesmo diante de cenários desafiadores e problemas;
  • tem uma boa relação com parceiros, fornecedores e clientes;
  • consegue compreender e se ajustar ao comportamento do consumidor do futuro e às novidades e tendências do mercado.

Perceba que, por essa descrição, vemos que se trata de um profissional que se encaixa muito bem no modelo home office. Para esses trabalhadores do futuro, o trabalho remoto flui de uma forma muito natural por causa da sua capacidade de adaptação, flexibilidade e versatilidade.

O profissional do futuro também é muito dinâmico, criativo e inovador. Por isso, o modelo home office proporciona para ele a oportunidade de trabalhar com habilidades que vão além das competências técnicas. Esse formato traz mais liberdade para que ele possa explorar o próprio potencial. Em decorrência disso, o profissional apresenta um melhor engajamento e envolvimento com a empresa.

O home office é um modelo que aponta para o futuro do trabalho. Portanto, o profissional que já tem esse perfil, se enquadrando nas demandas e tendências do amanhã, apresenta uma alta capacidade de adaptação e interage no trabalho em casa de uma forma natural e fluida. A implantação desse sistema é uma forma de melhorar a experiência do colaborador que está de olho naquilo que vem pela frente.

Compreenda os direitos e deveres para quem estiver contratando

Não são somente a rotina e os processos que são diferentes no trabalho remoto. O contrato de trabalho para quem atua no home office também pode apresentar algumas variações. Sendo assim, a empresa precisa estar atenta aos seus direitos e deveres.

Em relação ao vale-transporte, a organização pode suspender esse benefício, uma vez que o trabalhador não precisa se deslocar. Em contrapartida, é um dever continuar disponibilizando o pagamento referente à alimentação.

Não é necessário manter um controle de horário no teletrabalho, mas a empresa tem o direito de gerenciar a quantidade de horas trabalhadas; algo que pode ser combinado entre as partes.

A organização também pode solicitar que o colaborador compareça eventualmente às dependências para a realização de algumas atividades e obrigações essencialmente presenciais; também conforme os tipos de contrato e acordos feitos.

A empresa deve manter o salário do colaborador, sem nenhuma alteração, caso ele continue realizando as mesmas atividades e cumprindo a mesma carga horária. Em relação à saúde, ela continua tendo a obrigação de oferecer o afastamento do colaborador, da mesma forma que fora do sistema home office.

É dever da empresa oferecer o período de férias para o colaborador no momento em que for mais oportuno. Ela também deve fornecer todas as orientações em relação à segurança e cuidado com a saúde, tendo o direito de criar um termo de responsabilidade para que o colaborador se comprometa a seguir todas as instruções. Se esse termo não for respeitado, isso pode acarretar insubordinação ou indisciplina.

Vale ressaltar que, apesar de o trabalho ser realizado na casa do colaborador, é dever da empresa adquirir, fornecer e fazer a manutenção dos equipamentos que o profissional precisa para trabalhar. Entretanto, o empregador não precisa fazer o reembolso de possíveis despesas.

Conheça a estrutura ideal para propor o home office aos seus colaboradores

Para propor o home office aos colaboradores da sua empresa, é preciso garantir a estrutura ideal para que eles trabalhem nesse modelo. Confira a seguir o que é indispensável nela.

Setup de home office

O colaborador deve receber suporte para criar um bom setup de home office, ou seja, para configurar o espaço onde ele vai trabalhar; também para estabelecer de que maneira as rotinas devem ser conduzidas. É importante que haja uma boa organização do espaço físico, da agenda e dos processos, para garantir a fluidez do trabalho e a produtividade.

Ergonomia

Na hora de montar o setup do home office, a ergonomia não pode ficar de lado. Como cabe à empresa oferecer a estrutura para o colaborador trabalhar, é interessante investir em uma mobília adequada, já que não convém adotar, por exemplo, a mesa da cozinha ou o sofá da sala como escritório.

Como dito, o ideal é criar um ambiente apropriado para que o profissional esteja bem acomodado, confortável e menos suscetível a riscos de problemas em decorrência das atividades laborais.

Ambiente virtual

Já falamos bastante a respeito disso ao longo do artigo, mas é importante reforçar a necessidade de criar um ambiente virtual adequado para o modelo de trabalho home office.

Vão compor essa estrutura indispensável para o dia a dia das equipes:

  • um bom sistema de comunicação interna, gestão de equipes e organização de processos;
  • assinaturas eletrônicas;
  • ferramentas de comunicação para videoconferência e outras tecnologias.

Ponto eletrônico

É possível controlar a jornada de trabalho no modelo home office utilizando tecnologias de ponto eletrônico, como o relógio digital, a assinatura eletrônica e a geolocalização. Cada sistema tem suas características e pode ser adotado pela empresa conforme aquilo que fizer mais sentido para os seus processos e relações de trabalho.

Entretanto, se for adotado o sistema de metas em vez de uma jornada de trabalho com horário fixo, não existe a necessidade de se preocupar com isso. O colaborador precisa apenas cumprir as tarefas que foram designadas, atendendo aos prazos exigidos.

O sistema home office envolve adequações na sede da empresa, no ambiente digital que ela utiliza e também na casa de cada colaborador. Além disso, as estratégias e os métodos adotados precisam ser projetados para atender às demandas do trabalho remoto.

Garanta saúde e bem-estar aos colaboradores que trabalham no home office

O compartilhamento de dicas para home office não deve acontecer apenas no momento em que esse sistema de trabalho for implementado. Como você viu, é de responsabilidade da empresa a garantia de saúde para os colaboradores que estão trabalhando em casa; portanto, esse processo de cuidado deve ser constante.

Proporcionar um ambiente ergonômico e promover uma boa elaboração do setup são duas medidas que contribuem para oferecer bem-estar ao profissional; mas é importante adotar uma política de saúde e qualidade de vida que envolva ações para manter a conscientização do time.

É essencial garantir o apoio do RH para o funcionário por meio de conteúdos informativos, momentos de bate-papo, palestras, webinars, e outras ações que vão relembrar de forma constante que o cuidado com a saúde também precisa acontecer no home office. Afinal, trabalhando em casa o colaborador continua exposto a riscos.

É válido incentivar a prática de exercícios físicos e atividades relaxantes que possam ser realizadas em casa. A oferta de um plano de saúde é mais uma forma de cuidar do colaborador, contribuindo para as medidas preventivas.

Todas essas ações garantem, ainda, uma maior satisfação dos funcionários. Considere que é uma demonstração de preocupação por parte da empresa com a saúde e integridade dos profissionais, o que traz ainda mais motivação e promove engajamento, fazendo a retenção dos talentos.

Descubra como as soluções DocuSign podem apoiar o home office da sua empresa

Como você viu, existem diversos detalhes que precisam ser pensados para implementar o trabalho remoto na empresa. Sem a utilização de recursos e ferramentas, não é possível alcançar resultados satisfatórios; logo, a busca por soluções que atendam às demandas e aos processos da organização é fundamental.

O Agreement Cloud é a suíte de soluções DocuSign, onde você encontra as ferramentas ideais para o modelo de trabalho remoto, favorecendo as rotinas no home office e viabilizando uma série de ações.

Com o CLM, por exemplo você pode gerar documentos aproveitando templates pré-criados, que já contam com workflow de aprovação. É uma ferramenta que vem como grande aliada na hora de fazer o gerenciamento de contratos, simplificando o ciclo de vida deles.

É possível integrar o CLM com o DocuSign eSignature para usufruir de soluções de assinatura eletrônica para os mais variados tipos de documento, contratos e acordos trabalhados de forma remota. Com isso, alcançamos mais eficiência, economia e agilidade na hora de fechar negócios, sem a necessidade de encontros presenciais e mantendo o ritmo do trabalho a distância.

Qualquer área da empresa pode ser digitalizada, deixando de lado os papeis, a impressora e a caneta. Inclusive o setor de compras também pode ser otimizado, promovendo melhorias nos processos de aquisição; e com as soluções para CRM sua empresa pode se fortalecer no mercado, melhorando a visibilidade e acelerando a vendas, mesmo mantendo as operações no meio digital.

Para fortalecer a equipe que vai atuar no home office, a DocuSign disponibiliza as soluções SAP Fieldglass e SAP Signature Management by DocuSign, que garantem uma otimização da força de trabalho externa, seja de colaboradores temporários, de consultores contratados para projetos ou de trabalhadores autônomos.

Ainda, é possível simplificar os processos do setor de Recursos Humanos também com a ajuda da DocuSign; nesse caso, fazendo o recrutamento e contratação dos melhores talentos em etapas rápidas e que dispensam a papelada.

As integrações Oracle, Workday e SAP também fazem parte da suíte de soluções disponibilizadas pela DocuSign. Elas permitem fazer a assinatura diretamente do sistema deles, o armazenamento, acompanhamento e o gerenciamento de contratos, além de automatizar fluxos de trabalho, o gerenciamento de identidade, entre muitas outras funções.

Por tudo isso, a DocuSign é a parceira ideal para contribuir com o processo de transformação da sua empresa por meio da adoção de uma cultura digital e inovadora, voltada para a modernização de processos, sempre com foco no trabalho remoto e nas operações digitais. E não se esqueça de que você pode fazer um teste gratuito por 30 dias para conhecer mais a fundo as soluções oferecidas.

O home office é uma realidade que veio para ficar, e a atualização da sua empresa é muito importante para que você acompanhe essa tendência, atraindo os melhores talentos e mantendo a competitividade do seu negócio. Assim, vai atender às novas demandas do mercado para oferecer serviços com cada vez mais qualidade, agilidade e precisão.

Quero saber mais sobre como a DocuSign pode ajudar a sua empresa a aderir de vez o home office? Entre em contato com a nossa equipe para conferir mais detalhes das soluções disponíveis!

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