Qual a relação entre transformação digital e sustentabilidade?

Modernização, economia e impacto: esses são os três pilares que orientam as empresas na direção de novas tecnologias que são capazes de conciliar transformação digital e sustentabilidade. Por isso, aproveitamos o momento para falar sobre o tema.

Como perceberá nos próximos anos, a sustentabilidade será um conceito quase onipresente, reafirmando sua importância perante a sociedade, as empresas e os consumidores. Portanto, aproveite esta leitura e descubra agora mesmo como direcionar sua gestão a caminho da inovação. Acompanhe!

Qual a relação entre transformação digital e sustentabilidade?

Em um primeiro momento, é importante contar com uma noção sólida sobre ambos os temas, a começar pela transformação digital. Esse é o nome dado para o movimento tecnologista que orienta para o futuro da produtividade na era moderna. Vejamos mais sobre eles na sequência.

Transformação digital

Nas empresas, o objetivo da transformação digital é substituir processos manuais e recursos materiais por suas contrapartes digitais. Como exemplo, substituir a papelada física por tecnologias de armazenamento de documentos em nuvem, assinaturas eletrônicas e assim por diante.

Esse é um movimento que orienta empresas e indivíduos à modernização de suas rotinas, substituindo etapas e recursos físicos por soluções digitais — o que resulta em maior economia, aproveitamento e produtividade.

Sustentabilidade

Agora, cabe explicar o que é a sustentabilidade corporativa. Como você já sabe, a sustentabilidade é um conceito fortemente embasado em pautas ambientais, sociais e econômicas que enumera práticas, cuidados e observações importantes sobre o futuro da civilização e sua relação com o meio ambiente.

Em vista das crescentes preocupações climáticas, essa ideia ganhou a força que há muito tempo reivindicava da sociedade, agora sendo popularmente discutida nas esferas da mídia, do mercado e dos estados. Mais do que nunca, há uma necessidade urgente de alcançar um mundo mais sustentável.

Para atingir essa meta, é preciso que haja um objetivo de colaboração plena entre diferentes países e sociedades. Além disso, também existem outros aspectos positivos inerentes à gestão de uma empresa sustentável.

Os negócios que alcançam esse status, por meio de uma certificação ESG ou afins, aproveitam de uma série de vantagens competitivas em seus próprios mercados, como o aumento do reconhecimento da marca, da captação de recursos e até mesmo de novos clientes.

Portanto, perseguir a sustentabilidade não é mais uma virtude ideológica no mundo dos negócios, mas um vetor de crescimento e competitividade. Agora, chega o momento de entender a relação desses conceitos em nossa realidade.

Transformação digital e sustentabilidade

Em nossa visão, a transformação digital é uma ferramenta para alcançar a sustentabilidade. Dizemos isso porque, ao se beneficiar dos ganhos provocados pela tecnologia, a sua empresa não apenas economiza dinheiro, mas otimiza o aproveitamento dos seus recursos.

Quer um exemplo claro disso? Então, considere a tão falada assinatura eletrônica, uma tecnologia simples e funcional. Com essa solução, os seus contratos, termos e acordos são assinados remotamente, com validade jurídica e em altíssima velocidade.

Qual o ganho sustentável por meio dessa tecnologia? Em primeiro lugar, há a redução no uso dos materiais, com destaque para a economia de papel, eliminando a necessidade de cópias e afins. Em um segundo momento, há a redução da sua pegada de carbono.

Na assinatura física, a autenticação é feita presencialmente tanto por quem assina quanto por quem a valida no cartório. De modo geral, isso implica a necessidade de logística e transporte do documento, que, mesmo por meio de uma moto, continuará emitindo carbono na atmosfera.

Agora multiplique esses efeitos na realidade da sua empresa. Milhares de papéis, centenas de documentos e dezenas de viagens por mês — independentemente da sua ótica favorita, ambiental ou monetária, a tecnologia é a resposta para quem busca economia e sustentabilidade na mesma medida.

Quais os benefícios de conciliar transformação digital e sustentabilidade?

Como você viu, a melhor forma de conciliar esses conceitos é implementando tecnologias para solucionar problemas específicos, aumentando a segurança, o desempenho e a velocidade da sua gestão. Entenda os benefícios dessa decisão a seguir.

Minimiza fraudes

Sem sombra de dúvidas, um dos maiores benefícios inerentes à tecnologia é o ganho em proteção. Aqui, falamos especificamente do case promovido pela desmaterialização dos documentos, ou seja, a migração do papel para o digital.

Combinando soluções como a gestão digital e a assinatura eletrônica, a sua empresa diminui e potencialmente elimina a incidência de fraudes. Afinal, ambas as tecnologias elevam de forma considerável a dificuldade para a aplicação de golpes e demais práticas fraudulentas.

Otimiza processos

Como já destacamos em outros artigos, a assinatura eletrônica é uma tecnologia indispensável para qualquer negócio em busca de agilidade. Especificamente com a solução da DocuSign, o eSignature, os ganhos em produtividade são impactantes.

Com a nossa ferramenta, cerca de 80% dos acordos são concluídos em menos de um dia — 44% em menos de 15 minutos. Já imaginou celebrar contratações, acordos de compra, termos e afins com tamanha velocidade e resolução? Por isso, essa é uma tecnologia indispensável à anywhere economy.

Reduz custos

Para muitas gestões, essa é a principal vantagem. Como todos sabemos, é notável o impacto de novas tecnologias sobre o caixa das operações, pois tudo que é capaz de automatizar, digitalizar e agilizar reflete diretamente na situação econômica, alcançando a importante redução de custos.

Com a assinatura eletrônica, isso vale tanto para o papel como para os eventuais serviços logísticos com motoboys e taxas burocráticas, como as cartorárias. Afinal, todo documento assinado com a solução da DocuSign já carrega validade jurídica, garantindo proteção e velocidade na mesma medida.

Ameniza a necessidade de espaços físicos e custos com papel e impressão

Por último, a desmaterialização reduz a necessidade de manter espaços físicos. Combinado ao trabalho remoto, isso significa que as empresas adotarão posturas cada vez mais virtuais, economizando em locação e operando o máximo possível na esfera digital.

No fim das contas, não há razão para evitar a modernização, pois economia, agilidade, segurança e responsabilidade são os principais motivos para adotar essa transformação.

Agora que você entende a relação de transformação digital e sustentabilidade, assim como a importância desses conceitos à sua empresa no mercado, aproveite para testar as nossas soluções. São 30 dias gratuitos para que a sua empresa experimente a modernização.

Publicados
Temas relacionados