7 dicas para home office que ajudarão você a produzir melhor

O trabalho remoto tem se tornado uma realidade cada dia mais presente no cotidiano das pessoas. Em razão das vantagens e da flexibilidade que o modelo oferece, muitos profissionais têm optado por cumprir suas tarefas em casa, assim como muitas empresas têm aderido a esse formato — descentralizando atividades em nome do bom desempenho e do bem-estar dos seus colaboradores.

Apesar dos diversos benefícios do home office, no entanto, esse modelo de trabalho também reserva alguns desafios, sobretudo para quem não está totalmente habituado. Um ponto que merece atenção é a questão da produtividade, que pode ser prejudicada em razão das diferentes distrações existentes no ambiente doméstico e familiar.

Pensando nisso, preparamos este artigo enumerando 7 dicas para home office que ajudarão você a produzir melhor em casa, extraindo ao máximo os benefícios desse considerável formato. Confira!

 

1. Monte uma boa estação de trabalho

Trabalhar em um ambiente limpo, organizado e que dispõe de todos os equipamentos necessários é, sem dúvida, um ponto essencial para a qualidade do trabalho em home office. Por isso, é fundamental que você monte uma boa estação para desempenhar as suas funções dentro de casa.

Para isso, é recomendado levar em consideração diferentes aspectos, como conforto, iluminação, barulho e, principalmente, a disponibilidade de conexão com a internet e de recursos físicos essenciais para o dia a dia de trabalho, como computador, impressora, mesa e materiais básicos de escritório.

 

2. Defina um horário fixo para cumprir a sua jornada

Desenvolver uma rotina de trabalho mais rígida também ajuda a produzir mais no home office. Por essa razão, orientamos que você defina um horário fixo para realizar suas tarefas, fazendo dele um hábito diário. Isso facilita que o seu cérebro respeite esse “relógio interno”, associando determinado período como sendo o de trabalho — seja ele manhã, tarde ou noite.

Vale ressaltar apenas que, independentemente da sua hora de maior atividade, é importante seguir os horários estabelecidos de reuniões remotas produtivas, ligações em horário comercial, entre outras interações on-line que se fazem necessárias.

 

3. Mantenha pausas conforme os dias habituais de trabalho

Esse modelo de trabalho, assim como qualquer outro, também exige momentos de descanso para se manter uma boa produtividade. Sendo assim, você precisa estabelecer quando fará as suas pausas ao longo do dia.

A dica para home office, nesse ponto, é manter os intervalos conforme já está acostumado em dias normais de trabalho. Ou seja, se você já tinha uma rotina profissional fora de casa, continue seguindo os mesmos costumes. Dessa forma, não prolongue os descansos e volte às tarefas para não comprometer as suas demandas.

 

4. Tenha uma comunicação alinhada com a equipe

Apesar de estar cumprindo a sua jornada de trabalho de dentro de casa, isso não elimina a necessidade de manter a comunicação contínua com a sua equipe. Na verdade, o que mudou foi apenas a forma como essa interação se estabelecerá.

Para quem lidera times e precisa tomar decisões, é indispensável manter o contato com os seus colaboradores. A tecnologia oferece uma série de recursos e ferramentas que possibilitam uma comunicação eficiente, ágil e dinâmica entre diferentes pessoas, além do compartilhamento de documentos digitais.

A exemplo disso, os sistemas de videoconferência podem ser bastante úteis para a realização de reuniões, apresentações e outras atividades que dependam da participação de diferentes profissionais. Assim, mesmo em home office é possível manter uma certa proximidade com todos da empresa.

 

5. Elimine as distrações

Um dos grandes pontos dificultadores do trabalho em home office é a questão das distrações. O conforto de casa tende a tirar o seu foco em diferentes momentos, quebrando a sua concentração e, pior, a sua rotina. Para que isso não ocorra, a recomendação é eliminar esses desvios antecipadamente, garantindo o foco que necessita para trabalhar.

A dica aqui é desligar aparelhos eletrônicos, como a televisão, e silenciar as notificações do celular, principalmente de redes sociais. Além disso, evite realizar tarefas domésticas enquanto trabalha, como cozinhar ou colocar roupa na máquina, pois isso certamente tirará a sua total atenção e dedicação das atividades do trabalho.

 

6. Desenvolva a sua disciplina

Especialmente para quem está habituado ao trabalho fora de casa — tendo uma rotina rígida com horários para acordar, tomar seu café e sair —, desempenhar atividades remotamente, em home office, pode ser bastante difícil.

A grande liberdade e flexibilidade experimentadas no home office, por exemplo, podem dar margem para a procrastinação e a improdutividade. Por essa razão, é muito importante que você desenvolva disciplina, tendo total compromisso com a sua rotina.

Para facilitar, ter uma agenda com os seus compromissos é primordial. Isso evita que você fique em dúvida sobre o que fazer — e acabe não fazendo nada. Além disso, definir metas diárias, semanais e mensais para o trabalho também ajuda a se manter disciplinado e motivado, tendo visão daquilo que precisa ser realizado no curto, médio e longo prazo.

 

7. Oriente seus familiares acerca da sua rotina

Outra medida que potencializa bastante a produtividade no home office é contar com o apoio dos familiares. Afinal, para quem mora com a família, pode ser complicado conseguir se concentrar em suas atividades enquanto toda a rotina da casa acontece logo ao lado.

Nesse sentido, o home office com crianças precisa ser ainda mais bem-planejado. É fundamental que elas entendam a seriedade do seu trabalho, não interrompendo durante determinados períodos, por exemplo. Para isso, oriente a todos sobre as suas responsabilidades e estabeleça algumas regras para que consiga ser ainda mais produtivo dentro de casa.

Embora muitas as pessoas saibam o que é home office e valorizem esse formato de trabalho, nem todas elas consideram os desafios existentes nesse tipo de atuação. Como vimos, existem muitos pontos que acabam prejudicando a performance no dia a dia e que precisam ser contornados por quem deseja manter o bom desempenho profissional. Por isso, seguir as dicas para home office listadas aqui é primordial para ter foco e disciplina no cumprimento das obrigações.

Gostou do conteúdo? Caso tenha interesse em ler mais sobre o tema, recomendamos que descubra agora como ter mais motivação no ambiente de trabalho! Ou realize um teste grátis da plataforma de assinatura eletrônica da DocuSign.

Publicados
Temas relacionados