Benefícios corporativos: como aumentar a satisfação dos funcionários em relação a eles?

Grupo de pessoas rindo do lado de fora de um escritório

Contar com um bom clima organizacional é bastante importante para manter a harmonia e otimizar a produção dos seus colaboradores. A boa relação entre funcionários é vantajosa para a empresa, porém, também há outros meios para privilegiar o trabalhador, como os benefícios corporativos.

Eles têm se mostrado uma ferramenta cada vez mais eficaz para a retenção de talentos, promoção do bem-estar e ganho de produtividade. Contar com esse tipo de benefício pode apresentar uma grande vantagem, até mesmo maior que o aumento salarial para uma parte considerável dos colaboradores. Isso vai fazer com que eles se sintam mais valorizados pela companhia.

Preparamos este texto para demonstrar como os benefícios corporativos podem aumentar a satisfação dos seus funcionários. Confira, agora, como colocar isso em prática no seu negócio!

Faça um planejamento eficiente

É muito comum que determinadas empresas não coloquem em prática planos estruturados conforme as necessidades de seus colaboradores, o que acaba criando problemas no momento de optar por benefícios corporativos oferecidos. Esses enganos podem proporcionar malefícios, com resultados que não vão ao encontro dos almejados.

Se o seu negócio é composto por uma maioria de profissionais jovens e que ainda não têm filhos, ofertar o auxílio-creche, por exemplo, não é uma opção adequada. Talvez, para esse público, atividades culturais possam ser a melhor opção.

Para realizar essa gestão de modo eficiente, é fundamental ter um planejamento estratégico, estruturado em pesquisas, a fim de entender e conhecer melhor o gosto e as necessidades de grande parte da sua equipe de vendas, administrativa, entre outras.

Tenha uma política clara e bem estruturada

Ao fazer parte do quadro de funcionários de uma empresa, o colaborador deve ter acesso às políticas de benefícios oferecidos, tudo de modo bem transparente. Um bom exemplo disso seria a possibilidade de o trabalhador ter participação nos lucros e resultados.

Para as companhias que disponibilizam essa vantagem, o profissional deve saber exatamente quais são as condições necessárias e o que ele deve fazer para ter o direito de receber tais valores.

A participação nos lucros e resultados é uma questão importante no incentivo ao cumprimento de objetivos. Contudo, dependendo do modo como isso foi estruturado, pode também se tornar um problema para os negócios. Por isso, as políticas devem ser claras e criadas de forma otimizada.

Além disso, é fundamental manter o colaborador bem informado sobre qualquer mudança, a fim de que ele não se sinta enganado. Ou seja, qualquer eventual modificação na oferta de benefícios deve ser esclarecida tão logo colocada em prática.

Realize pesquisas periódicas

Para uma boa gestão de benefícios corporativos, é preciso realizar pesquisas periódicas sobre o clima organizacional, cuja periodicidade ideal é bianual. Além disso, essa análise deve ter a política de vantagens como foco principal da avaliação.

Dessa forma, você consegue manter atualizada a opinião dos trabalhadores sobre o que é disponibilizado pela empresa e pode seguir melhorando constantemente a sua política. Essa pesquisa é uma excelente ferramenta para a boa gestão de benefícios e manterá sua equipe satisfeita e bem motivada.

Utilize ferramentas de controle

Contar com um sistema informatizado de gestão de RH é fundamental para o gerenciamento dos benefícios corporativos. Sem a devida automatização, você pode acabar não atualizando dados quando for preciso ou mesmo perder informações fundamentais ao longo do tempo.

Nessa perspectiva, imagine que você tenha um negócio que disponibilize um plano de saúde para os colaboradores e que necessite realizar uma modificação de enquadramento, por conta da idade de alguns deles, periodicamente.

Um sistema de gestão seria capaz de fornecer dados efetivos ao responsável pelo setor de RH sobre a necessidade de mudar esse enquadramento. Além disso, ele teria embasamento para poder ofertar todos os documentos fundamentais para que a alteração seja concluída com sucesso, algo que não seria viável em um sistema manual.

Adapte o benefício ao perfil do colaborador

Com o objetivo de disponibilizar benefícios em conformidade com as reais necessidades dos colaboradores, é fundamental que o gestor conheça o perfil de cada um e saiba o que é necessário para a maioria deles. Por exemplo, para um trabalhador que já tem uma família, pode ser mais viável contar com um plano de saúde melhor ou horários flexíveis do que um plano de academia.

Assim, é essencial que o gestor saiba flexibilizar as vantagens ofertadas pela empresa conforme o perfil de cada colaborador. Nesses casos, é interessante criar pequenos grupos dentro do público interno, levando em conta a sua identidade e, dessa forma, disponibilizar incentivos que realmente sejam benéficos para cada um deles.

Invista na administração de custos

Apesar de ser muito importante para otimizar o relacionamento entre empesa e colaborador, a gestão de benefícios corporativos, como qualquer outra atividade, deve contar com uma administração de custos.

De tal forma, antes de ofertar certo tipo de benefício, é recomendado que sejam realizados cálculos para identificar quanto eles vão custar para a empresa e quanto representarão em otimizações para o capital humano, ou seja, no trabalho dos colaboradores.

Peça feedbacks dos profissionais

Aqui, é preciso entender sua equipe e saber exatamente o que os trabalhadores desejam. Isso justifica a promoção de pesquisas de perfil e satisfação dos colaboradores, que podem ser realizadas duas vezes ao ano.

Por meio desse instrumento, você pode saber se os benefícios corporativos oferecidos estão agradando e colher ideias de outros funcionários para mensurar se vale a pena ou não incluir no pacote, conforme os anseios que surgirem ao longo do tempo. A tecnologia pode auxiliar nesse sentido, a fim de ampliar a motivação no ambiente de trabalho, permitindo que haja uma melhor comunicação entre gestores e colaboradores.

A partir dos benefícios listados, é perceptível que dá para sair do comum na hora de oferecer um bom pacote de benefícios corporativos para seus profissionais. Uma empresa que disponibiliza essas possibilidades mostra que realmente se preocupa com o time.

Além de proporcionar o bem-estar do colaborador na empresa, os benefícios corporativos promovem qualidade de vida e otimizam a produtividade de todos os envolvidos, gerando bons resultados no mercado. Para isso, é importante contar com uma ferramenta que seja eficiente. O DocuSign Agreement Cloud para Recursos Humanos é a solução ideal para a sua gestão destes benefícios, com ele você pode assinar todos os contratos com as prestadoras de serviço, pode atualizar e assinar políticas entre seus funcionários e permitir que qualquer novo benefício seja assinado de forma rápida e sem a burocracia do papel.

E aí, gostou deste texto? Então, que tal testar agora nossa plataforma de assinatura eletrônica gratuitamente e ver como ela pode otimizar o seu negócio? Ou entre em contato com um dos nossos especialistas e veja como podemos ajudar o seu negócio a crescer.

Publicados
Temas relacionados