Entenda a importância da ergonomia em home office

Com o aumento do número de profissionais que desempenham as suas funções a distância, chegou a hora de entender como o ambiente domiciliar de trabalho afeta a saúde. Nesse sentido, trataremos acerca da ergonomia em home office, que tende a ser impactada já que as pessoas ficam mais desatentas a esse aspecto quando estão em casa.

No entanto, com alguns cuidados, é perfeitamente possível evitar problemas e garantir o bem-estar no regime de trabalho remoto. Então, neste post, descubra a importância dessas precauções e como isso impacta a produtividade. Boa leitura!

O que é ergonomia?

A ergonomia é definida como a área de estudos voltada a conhecer e a otimizar a relação do trabalhador com os elementos biomecânicos, físicos, fisiológicos e psicossociais do seu espaço de trabalho — meios, políticas, métodos, processos etc. —, visando a:

  • preservar a sua saúde;
  • prevenir acidentes laborais;
  • evitar doenças ocupacionais;
  • garantir o conforto durante o exercício da atividade profissional;
  • diminuir as fontes de estresse para quem trabalha.

A sua finalidade principal é adaptar o ambiente para assegurar o bem-estar do colaborador e aumentar a produtividade, de forma a gerar melhores resultados para a empresa. Para tanto, são eliminados ou reduzidos os processos que oferecem riscos.

Por que a ergonomia em home office é tão importante?

A ergonomia em home office é tão relevante quanto é no ambiente da empresa. Isso porque a saúde física e mental do trabalhador pode ser afetada independentemente do local onde ele está alocado, interferindo na produtividade e, por consequência, nos resultados organizacionais. Mais do que isso, considerando a ampliação do trabalho remoto por meio do uso de tecnologias, como a assinatura eletrônica da DocuSign, esse aspecto ganha cada vez mais relevância. 

Comparativamente, dentro do espaço empresarial, é possível acompanhar as condições diretamente ou verificá-las nas taxas de absenteísmo e no número de afastamentos para tratar doenças ocupacionais. Já nas atividades a distância, isso é mais difícil, principalmente porque as pessoas tendem a se adaptar, fazendo do diagnóstico um desafio.

Dessa forma, os seus efeitos negativos somente serão percebidos quando forem graves demais. Assim, dar atenção à ergonomia em home office é o que vai garantir que o pior não aconteça, prejudicando a equipe e, por conseguinte, os negócios.

Quais são os principais problemas causados pela falta de ergonomia?

Quando se trata dos problemas causados pela ausência de atenção à ergonomia, o primeiro ponto que vem à mente é a coluna, não é mesmo? Porém, situações de desconforto afetam todo o corpo. Entenda melhor a seguir.

LER/DORT

Esse é um grupo de doenças conhecido como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) — ou também LTC (Lesão por Trauma Cumulativo) e ainda como AMERT (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho). Trata-se, em suma, de um conjunto de males osteoarticulares cuja causa está na execução de atividades profissionais que:

  • dependem da aplicação de muita força;
  • apresentam vibrações contínuas;
  • são realizadas em uma postura inadequada;
  • geram tensão muscular devido ao estresse;
  • dependem de movimentos repetitivos.

Essas doenças atingem músculos, articulações, nervos ou tendões, provocando dores e inflamações que reduzem a capacidade funcional da área atingida. Alguns exemplos são:

  • tendinite;
  • bursite;
  • síndrome do túnel do carpo;
  • mialgias;
  • síndrome dos movimentos repetitivos.

Hérnia de disco/escoliose/lordose

Toda a coluna — cervical, torácica e lombar — pode desenvolver desvios, como hérnia de disco, escoliose, lordose ou cifose, devido à má postura e à tensão muscular. Dores no pescoço e nas costas, via de regra, são os primeiros sintomas.

Esses males afetam principalmente quem trabalha na mesma posição por muito tempo — de pé ou sentado. Outra causa está relacionada aos problemas emocionais, como ansiedade e estresse, que geram uma reação física.

Como garantir o bem-estar no home office?

A ergonomia em home office depende de uma atuação preventiva tanto da empresa quanto do funcionário. Enquanto o setor de RH deve orientar e oferecer equipamentos adequados, os profissionais precisam colocar em prática essas ações. Veja as principais dicas a seguir!

Faça pequenas pausas durante o dia

Tanto a saúde física quanto a emocional se beneficiam de pequenas pausas ao longo do trabalho. Nessas horas, é válido mudar de posição, descansar, caminhar ou se alongar. Assim, o corpo e a mente são estimulados, aumentando a produtividade.

Fique atento à postura

Devido às novas ferramentas que facilitam a atuação remota, muitas pessoas transformaram o seu sofá ou a cama no escritório. Entretanto, isso é muito prejudicial à postura. Sentar-se corretamente, em um local que permita deixar a coluna ereta, os braços a uma altura ideal para utilizar o computador e as pernas em um ângulo de 90º diminui o risco de lesões.

Escolha uma cadeira e uma mesa de altura adequada

Para que a postura ideal seja alcançada, a mesa e a cadeira usadas devem ser adequadas. A altura do conjunto precisa permitir que o colaborador "se encaixe" sentado na mesa, de maneira que a distância entre ele e o móvel seja confortável, sem que seja necessário se curvar, esticar demais os braços ou levantá-los para alcançá-lo, por exemplo.

Cadeiras com regulagem na altura e nos braços, encostos altos e rodízio também ajudam no posicionamento correto das costas e das pernas. Nesse sentido, os pés precisam ficar completamente no chão, as coxas devem ficar retas no assento, e os antebraços, apoiados.

Mantenha a tela do computador na altura dos olhos

A altura da cadeira e da mesa também interferem no posicionamento da tela do computador. Ela não pode ficar muito baixa, a ponto de o funcionário precisar se curvar, ou muito alta, para não causar dores no pescoço. A melhor solução, nesse caso, é usar suportes, ou mesmo livros, embaixo do equipamento para colocá-lo na altura dos olhos.

Preste atenção à iluminação

A luz natural é bem-vinda, servindo de apoio para clarear o ambiente. Luminárias de mesa são ideais para uma iluminação mais próxima ao computador, mas nenhuma deve incidir diretamente nas telas para não gerar reflexos. Além disso, as lâmpadas de LED brancas são a melhor opção para evitar danos aos olhos.

Com a tendência de aumento da atuação em regime remoto, como destacamos, novos problemas de saúde ocupacional estão surgindo. Assim, a ergonomia em home office requer uma especial atenção dos envolvidos, pois somente isso garantirá a manutenção da produtividade da equipe. 

Agora que você sabe como evitar situações danosas ao bem-estar em home office, que tal conhecer as soluções da DocuSign para utilizar esse modelo de trabalho em sua empresa? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Trabalho remoto - o que saber antes de adotá-lo na empresa?

Confira tudo sobre o trabalho remoto e seu crescimento no Brasil: os desafios de implementar, o ROI e muito mais!
Publicados