O que é Recursos Humanos e como ter sucesso?

Publicado em 29/3/2021. Atualizado 6/2/2024

Você realmente sabe o que é Recursos Humanos? Esse setor é responsável pelas ações administrativas internas e pelo relacionamento dos colaboradores com a companhia. Por isso, tem se tornado cada vez mais estratégico na gestão do capital humano das empresas.

É responsabilidade de todos os envolvidos nessa área equiparar as políticas de gestão de pessoas aos objetivos e valores da companhia. O intuito é garantir maior bem-estar no ambiente laboral, aumento da produtividade e otimização das condições para a retenção de talentos.

Com tantas competências e possibilidades de atuação, existe ainda quem confunda quais são as subdivisões dos Recursos Humanos e quais atividades devem ser executadas por esse setor. O fato é que o RH não é um segmento isolado, mas uma parte essencial no andamento empresarial.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar melhor o que é Recursos Humanos. Continue lendo e entenda qual é o objetivo do RH, a importância desse setor nas empresas e outras informações que detalham e especificam tudo sobre o papel dessa área no cotidiano dos negócios. Boa leitura!

O que é Recursos Humanos?

A área de Recursos Humanos é a junção de colaboradores de uma determinada empresa. A base do segmento responsável são as ações de seleção, recrutamento, treinamento, remuneração e fornecimento de vantagens aos trabalhadores.

O setor de RH surgiu no início do século XX, ainda como resultado da Revolução Industrial. Foi nomeado de Relações Industriais e seu início se deu baseado na intenção de intermediar o relacionamento entre empregador e empregado.

Ao longo dos anos, o RH foi crescendo com bastante rapidez, inserindo os variados métodos de se trabalhar as pessoas dentro de uma organização. Por se tratar de uma meta de trabalho em sua maior parte subjetiva, foi necessário que o setor de Recursos Humanos criasse ações para unir essa subjetividade a técnicas de planejamento estratégico.

Ao ter que enfrentar desafios cada vez mais complexos, esse setor passou a ser um excelente direcionador de decisões empresariais. Ele toma a frente de uma função fundamental para a manutenção de uma empresa e preenche os espaços de conexão entre os setores e os colaboradores.

Qual é a função de Recursos Humanos?

Há alguns anos, o departamento de Recursos Humanos era visto como um segmento que buscava solucionar questões burocráticas. Diversos trabalhadores só sabiam da existência dessa área em duas situações: ao ser contratado pela companhia e ao passar por um processo de desligamento. Ou seja, anteriormente, o RH era conhecido apenas como a parte da empresa responsável por realizar assinaturas e baixas em carteiras de trabalho.

Hoje em dia, o RH vem sendo mais valorizado e ganhando espaço nas corporações, notadamente em empresas de grande porte. Com times maiores e capacitados, busca-se realizar o processo de recrutamento e seleção, mas também administrar e conduzir os profissionais conforme as expectativas corporativas.

Ao mesmo tempo, cabe ao RH auxiliar na manutenção do bom clima no ambiente de trabalho, conforme citamos. Esse setor pode desenvolver ações com o intuito, por exemplo, de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores. Também auxilia na manutenção das boas relações, seja entre todos os profissionais seja entre colaboradores e líderes ou entre gestores.

Enfim, o RH, hoje, tem também a função de manter a harmonia dentro da organização e auxiliar no aumento da satisfação dos profissionais que atuam na empresa. Além disso, contribui para o cuidado com a saúde física e mental dessas pessoas.

A evolução do RH

Assim, com a instituição das leis trabalhistas e a modificação de postura da sociedade perante as relações de trabalho, a área de Recursos Humanos passou por transformações consideráveis. Ela assumiu a responsabilidade de zelar pelas boas relações profissionais — considerando o trabalhador como parte essencial de um negócio.

Com isso, a tecnologia começou a fazer parte também dessa área como um facilitador na gestão de negócios. Um exemplo é a digitalização do RH, que visa agilizar processos e reduzir custos.

Os contratos digitais e a assinatura eletrônica também facilitaram bastante as rotinas. Sem falar da automatização de processos e do uso de sistemas inteligentes para análise de currículos e candidatos.

Em relação à gestão de pessoas, o setor de RH passou a utilizar técnicas, habilidades e estratégias para propiciar satisfação aos funcionários. Ao mesmo tempo, isso permite auxiliar a companhia a conquistar suas metas.

De forma geral, a gestão de Recursos Humanos conta com o direcionamento de ser o segmento mediador entre a empresa e os colaboradores. Também visa que todos os envolvidos tenham seus interesses solucionados, desenvolvendo uma relação vantajosa para ambos.

Perceba que a explicação sobre o que é Recursos Humanos é mais complexa hoje em dia. Pode-se compreender que o RH de uma corporação são os profissionais envolvidos, já o setor de RH é a área responsável por gerir esses colaboradores.

A Gestão dos Recursos Humanos, ou seja, das pessoas que compõem uma empresa, é uma função estratégica dentro do RH. Basicamente, enquanto a logística, por exemplo, cuida de materiais e produtos e o financeiro cuida do dinheiro, o RH cuida de pessoas.

Qual é a importância dos Recursos Humanos?

Quando você encontra um colaborador de confiança para a empresa, é comum querer mantê-lo sempre no negócio. Mas como fazer isso de maneira correta? É aí que começamos a entender qual é o objetivo do RH e notamos a sua grande importância.

Esse setor organiza iniciativas que permitem demonstrar o apreço e o valor que cada profissional tem para a organização. Assim, o negócio demonstra preocupação com seus talentos e faz com que eles se mantenham mais envolvidos e entusiasmados com o trabalho que devem realizar.

A produtividade de uma companhia que tem uma perspectiva maior na adequada gestão de RH é muito melhor quando comparada àquelas em que gestores se mostram desatentos ao setor. Da mesma maneira, é a boa gestão de Recursos Humanos que faz com que você possa conhecer as efetivas aptidões e vocações dos colaboradores e explorá-las do melhor modo possível.

Assim, você terá certeza de que cada pessoa está oferecendo seu máximo para alcançar as metas corporativas e os objetivos estratégicos do negócio. Ressalta-se que o uso da tecnologia é fundamental ao otimizar os trabalhos no RH, melhorar a gestão de documentos e controlar todos os recursos do setor.

Quando compreendemos bem o que é Recursos Humanos, conseguimos explorar melhor o seu potencial, pois o setor de RH realiza diversas outras atividades na empresa. Veja a seguir algumas delas!

Recrutamento e seleção de pessoal

Assim que uma empresa sente a necessidade de inserir um profissional para executar determinada função, inicia-se o processo de recrutamento e seleção de pessoal. Ao autorizar a abertura do processo seletivo, os recrutadores precisam apontar quais serão os requisitos e detalhamento da vaga para começar a busca por novos talentos.

No caso de realização de um recrutamento online, as empresas devem contar com o uso de softwares especializados, a fim de ajudar nesse método que otimiza bastante os resultados do setor. No decorrer desse processo, a equipe de RH escolhe os candidatos, aplica testes, estipula datas de entrevista e envia a proposta assim que há um selecionado.

Treinamento e desenvolvimento

Considerando esse aspecto, alguns se perguntam sobre o papel dos Recursos Humanos: o que faz o setor ser tão importante nesse sentido? A verdade é que ele tem uma relação direta com o aprimoramento do pessoal.

Não importa o cargo, todas as novas contratações devem aprender determinadas habilidades para exercer uma função. Além do mais, mesmo que alguém esteja na companhia há bastante tempo, novas tecnologias surgem e, com isso, esse colaborador precisa se adaptar às novidades do mercado.

O setor de RH é responsável por garantir que os colaboradores tenham as ferramentas e os conhecimentos fundamentais para exercerem com maestria suas atividades laborais. Os profissionais de Recursos Humanos também podem se especializar a fim de conquistarem outras oportunidades de desenvolvimento profissional — tudo isso incentiva os trabalhadores e faz com que a empresa desenvolva novos talentos.

Políticas de gestão de RH

A política do RH apresenta o objetivo de estipular regras da atuação do quadro de colaboradores conforme o plano estratégico da empresa. Refere-se ao modo como a organização lida com seus funcionários e varia de acordo com a cultura organizacional.

Essa política auxilia os trabalhos dos envolvidos, além de fazer com que eles se sintam valorizados enquanto peças importantes da companhia. As políticas envolvem desde boas oportunidades de atividades até o controle de férias dos profissionais.

Engajamento dos colaboradores

Como explicamos ao apresentar o que é Recursos Humanos, esse setor determina um papel importante no clima organizacional e na produtividade. Por consequência, também no engajamento e motivação dos colaboradores. Assim, abrir espaço para feedbacks constantes, escutar reclamações e sugestões e repassar isso para os gestores da empresa é muito importante.

Por isso, é preciso que o RH promova pesquisas de satisfação, eventos, entre outros. Essas são somente algumas medidas que os profissionais do setor podem colocar em prática para ter um constante engajamento com os funcionários, melhorar a experiência deles e fazer com que eles se sintam prestativos na empresa.

Employer branding

Atualmente, as companhias, além de atraírem clientes, devem conquistar talentos. É natural uma corporação disputar com outras os melhores profissionais para fazer parte do time, e isso influencia sua imagem como um todo. Para isso, é preciso investir na promoção de uma cultura organizacional eficiente.

Muitos têm uma impressão de que o Google seria uma empresa incrível de se fazer parte, por exemplo. Além de um produto globalmente famoso, eles não economizam esforços em employer branding, divulgando como são os escritórios e de que forma realizam tudo para manter seus colaboradores motivados.

O employer branding é uma metodologia que visa atrair e criar uma percepção positiva do mercado em relação à empresa como ambiente de trabalho para, com isso, conquistar novos talentos.

Avaliação e melhorias

É essencial realizar uma constante avaliação de como está o andamento dos negócios, promover avaliações individuais com cada funcionário e entender melhor como está a qualidade de trabalho dentro da corporação. Para isso, é necessário encontrar modos de otimizar e inovar seu ambiente de trabalho, a fim de potencializar o bem-estar da equipe.

Como a gestão de Recursos Humanos é um papel importante do setor de RH, ela também busca essas melhorias. As pesquisas de satisfação, análises de rendimento e outros indicadores ajudam a mostrar o que precisa ser modificado para que a empresa seja um lugar cada vez melhor de se trabalhar.

Por que investir em RH?

Realizar a transformação do setor tradicional para a área com caráter gerencial proporciona vários benefícios aos negócios. Conhecê-los é fundamental para compreender que, de fato, vale a pena encarar o processo de modificação.

Agora que você já entendeu o que é Recursos Humanos em sua completude e importância, veja quais são as melhores vantagens de contar com um setor estruturado em sua empresa.

Melhor eficiência no recrutamento e seleção de pessoas

Um RH bem estruturado conta com um trabalho muito meticuloso no momento de contratar pessoas e coordená-las. No recrutamento, o setor de Recursos Humanos busca identificar a pessoa que melhor se adapta àquela cultura organizacional, a fim de otimizar processos de contratação.

Em contrapartida, quando se cogita o assunto de retenção de talentos, é necessário que o colaborador conte com incentivos como:

  • benefícios — o hábito de disponibilizar benefícios, como plano de saúde e vales, deixa claro ao trabalhador que a empresa sabe das suas mais variadas necessidades e o auxilia nesse sentido;
  • salário — a boa remuneração reflete, além da compensação pelo trabalho ofertado, o reconhecimento da companhia pelo empenho do colaborador;
  • feedbacks positivos é bastante ruim quando um funcionário recebe uma ligação do RH e sente receio. Com uma estruturação estratégica do setor, é preciso ter o propósito de ajudar o empregado a crescer, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, e não somente apontar seus erros.

Alinhamento da gestão de pessoas ao panorama da empresa

Um dos maiores desafios das empresas é identificar colaboradores que sejam capazes de compartilhar seus princípios em alinhamento à projeção de trabalho e cultura organizacional.

Profissionais talentosos, que contam com metas claras e valores corretos, entendem melhor como gerir seus trabalhos e têm uma noção mais eficiente do seu papel na companhia. Para isso, a integração é um ponto fundamental a ser seguido.

Com um RH bem-estruturado e estratégico, é viável juntar propósitos e ideias à atuação. Isso proporciona direcionamentos determinados sobre a forma certa de atuar.

Redução do turnover

Com uma seleção otimizada e um onboarding de qualidade, torna-se viável ampliar a retenção de talentos. Afinal, a rotatividade de colaboradores não é um método eficiente e atrasa o avanço da companhia. Ao reconhecer o papel do trabalhador, mantendo a comunicação aberta e propiciando conforto para ele, esses pontos são aprimorados corretamente.

Isso tem tudo a ver com a atividade estratégica. Afinal, a redução do turnover também diminui custos e esforços. Para concluir, é uma excelente forma de estipular diferenciais competitivos no negócio, visto que uma equipe engajada tem aumento de produtividade.

União de competências variadas

Uma loja de roupas não se faz somente de vendedores específicos, por exemplo, assim como uma companhia não sobrevive apenas com um tipo de profissional. A diversidade de competências é algo imprescindível em uma empresa que deseja crescer e prosperar.

Com colaboradores de visões diferentes, é possível olhar de modo amplo para as questões do cotidiano e pensar em ações a partir de diversos ângulos. Nessa perspectiva, o setor de Recursos Humanos aprimorado busca pessoas de formações, competências e personalidades diferentes para que elas auxiliem o negócio a desenvolver várias frentes, sempre prezando por uma meta em comum.

Além disso, essa área da empresa desempenha o papel de ajudar na integração de todas as habilidades rumo aos objetivos da organização. Assim, é possível alcançar o máximo de aproveitamento dos funcionários.

Integração de funções

O desempenho competente de um colaborador novo na empresa é o resultado de uma integração eficiente. Com a utilização de treinamentos bem aplicados, o novo membro vai se ambientar social e culturalmente. Contudo, é essencial que este novo funcionário tenha uma visão ampla.

Para inseri-lo nesse sentido, tarefas de integração são muito mais eficazes do que discursos motivacionais. Imagine que seja colocado um novato em contato com outros setores, por exemplo. Ele perceberá e visualizará os objetivos e ambições do negócio de outra perspectiva, desenvolvendo, dessa forma, um entendimento apurado do todo.

Economia de recursos

Por todas as suas particularidades, um RH estratégico é definitivo para diminuir os custos de atuação da empresa. Com reduzida perda de talentos, por exemplo, existem menos gastos com novas contratações e treinamentos. Também há redução de problemas e erros, aumento na capacidade de trabalho e máxima integração dos setores de um negócio.

Não somente o dinheiro é usado de modo mais inteligente, mas também outros recursos, como o capital humano e o tempo dos colaboradores. Assim, o melhor aproveitamento promove na empresa a possibilidade de entregar mais em menos tempo e com a melhor qualidade possível.

Desenvolvimento efetivo dos profissionais

Tão fundamental quanto contratar pessoas com as habilidades corretas é desenvolvê-las de forma constante. Por conta disso, um setor de Recursos Humanos aprimorado também se preocupa com o aperfeiçoamento da capacidade dos funcionários.

Por meio de treinamentos, desenvolvimento e até outras tarefas e parcerias, é possível garantir que os profissionais ampliem seus conhecimentos, atuando diretamente na motivação dos colaboradores. Isso auxilia na geração de maior qualidade de trabalho e melhor nível de produtividade.

Todavia, também é favorável para disponibilizar maior satisfação às pessoas. Por sentirem que a empresa se preocupa com seu desempenho, tornam-se mais atraídas ao negócio e há um nível mais eficiente de retenção.

Auxílio na tomada de decisão

O trabalho ligado ao caráter gerencial faz com que esse setor tenha um papel crucial na tomada de decisão. O RH aprimorado conta com uma visão completa e pormenorizada sobre o negócio, e se torna capaz de saber melhor quais são as ameaças e as oportunidades.

Além do mais, existe o uso das ferramentas corretas para criar relatórios e inteligência de negócios. Sendo assim, o segmento disponibiliza os subsídios fundamentais para que a gestão tome decisões certeiras. Na realidade, isso diminui os riscos de erros e salienta as chances de o gerenciamento atuar de forma ainda mais fundamentada e funcional.

Verticalização reduzida

A verticalização tem sido desfeita notadamente em negócios que prezam pela inovação. Isso quer dizer que o cotidiano dessas empresas está se tornando menos burocrático, mais rápido e objetivo.

O RH aprimorado acompanha a tendência de horizontalização por fazer o relacionamento entre líderes e profissionais ser mais fluido, translúcido e eficiente. A menor verticalização torna o colaborador confiante e faz com que ele se sinta parte de toda a organização — e, por conseguinte, que tenha uma relação ainda mais eficaz com a empresa.

Aumento na vantagem competitiva

A disposição da empresa em relação ao mercado externo, também passa a ser desigual com a atuação desse segmento. A ampliação da produtividade e o aumento de qualidade são questões primordiais para conquistar os consumidores e se destacar da concorrência.

O trabalho ainda reforça a marca do empregador — ou employer branding. Dessa forma, é possível conquistar os melhores talentos do mercado, o que também simplifica a fase de seleção e recrutamento. Como um todo, é uma excelente maneira de diferenciar a empresa e ampliar a competitividade.

As principais ferramentas de Recursos Humanos

É importante que a empresa invista em inovações tecnológicas e processos estratégicos para garantir um bom trabalho nesse setor. As ferramentas de RH proporcionam mais agilidade nas rotinas, ampliam a produtividade dos colaboradores e permitem uma tomada de decisão mais correta e eficiente.

Veja a seguir as principais ferramentas para uma gestão de RH efetiva e saiba como otimizar sua empresa e melhorar o fluxo de trabalho.

Plataforma de treinamento

Habilitar seus funcionários é essencial para garantir a motivação e o engajamento no ambiente laboral. Essa atitude comprova a preocupação com o desenvolvimento pessoal e profissional do seu time. Além disso, investir em treinamento e desenvolvimento amplia o nível de capacitação da equipe, que realiza a entrega com maior velocidade e qualidade.

Uma das ferramentas de RH que é vantajoso inserir na empresa é a plataforma de treinamento. Esse mecanismo se baseia em um software ou plataforma web em que você aplica treinamentos únicos aos funcionários.

Os instrumentos de capacitação ficam à disposição a todo o momento durante certo tempo. Assim, o seu time de trabalho conta com a autonomia para fazer os cursos e consultar o material de estudo sempre que quiser.

Perfil Comportamental

Entender o perfil comportamental dos seus colaboradores é uma ferramenta ímpar no desenvolvimento da cultura organizacional. Esse método ajuda na integração e na gestão de equipes, compreendendo qual é o perfil certo para cada vaga e otimizando o processo seletivo.

Há várias metodologias para conhecer o perfil comportamental de uma pessoa. A partir desse conhecimento, torna-se viável inserir uma gestão estratégica de capital humano. Para que isso ocorra, é necessário mapear os perfis dos trabalhadores utilizando determinados testes.

Então, é preciso investir no diálogo entre líderes e equipes para utilizar os perfis da melhor maneira no cotidiano. Também para aplicar estratégias na integração dos funcionários, de forma a explorar suas qualidades mais marcantes.

Essa medida provoca impactos diretamente na cultura do negócio, captando colaboradores que tenham os mesmos valores da organização. Além disso, o método melhora os processos de recrutamento e permite que haja uma efetiva retenção de talentos.

Coaching

O coaching é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional que tem cada vez mais destaque no mundo corporativo. Ele é constituído por estudos científicos e atua na aceleração da evolução dos seus trabalhadores.

Esse método propõe a utilização de técnicas eficientes para que os indivíduos sejam capazes de alcançar seus objetivos da melhor forma possível. O uso dele enquanto ferramenta de RH pode proporcionar várias vantagens à corporação.

Sua equipe se torna mais capacitada, tanto pessoal quanto profissionalmente. Isso permite que ela gere mais e melhores resultados, além de propiciar um maior engajamento e produtividade nas atividades da empresa.

Pesquisa de clima organizacional

O ambiente laboral da organização é uma questão bastante importante na motivação e engajamento dos funcionários. Portanto, a pesquisa de clima organizacional se torna uma ferramenta crucial para uma atuação efetiva da área de Recursos Humanos.

Por meio da utilização dessa metodologia, é possível diagnosticar aspectos do seu local organizacional que geram impactos na produtividade dos colaboradores, tanto de modo positivo quanto negativo. Você pode aplicar planos de ação e promover intervenções de forma a ofertar um ambiente de atividades cada vez melhor para os envolvidos.

Plataforma de gestão de talentos

No mercado, há várias ferramentas capazes de otimizar a gestão dos talentos da empresa. Por meio desse tipo de plataforma de RH, é possível identificar com simplicidade as principais competências dos seus colaboradores. Também descobrimos as necessidades de desenvolvimentos existentes em cada um deles.

Com o uso de uma ferramenta de gestão de talentos, você pode cruzar informações dos seus funcionários com os cargos que ainda não foram ocupados. Essa ação permite fazer realocações mais coerentes e aproveitar ainda mais o talento dos colaboradores.

Dashboard

O dashboard se baseia em uma apresentação visual que traz para o Recursos Humanos o resumo e a relação de todas as questões críticas do setor. Nele, é possível averiguar de um jeito fácil e interativo seus processos críticos, além de poder mensurar objetivos e resultados.

A ferramenta faz a organização dos dados de forma sistemática e transforma essas informações em insumos à tomada de decisão. Além disso, com o uso de um dashboard, você pode ver e analisar problemas para atuar de maneira eficiente na correção dessas questões, otimizando sua gestão e processos como um todo.

Gamificação

A gamificação passou a ser usada há pouco tempo no setor de Recursos Humanos das empresas. A ideia dessa ferramenta é a introdução de técnicas de jogos nos processos dos seus funcionários.

Ou seja, você cria um tipo de jogo customizado e conveniente ao perfil dos colaboradores e à realidade da sua empresa, com a meta de mensurar competências ou motivá-los a conquistarem objetivos.

Assim podemos inserir um elemento lúdico no processo seletivo, na avaliação de desempenho ou na verificação de resultados da organização. Ainda é possível fazer o uso de recompensas particularizadas para o atingimento de propósitos e deixar os seus processos mais tênues.

Também podemos aplicar princípios e conceitos da gamificação em treinamentos. Conforme o profissional avança nos conteúdos, ele acumula pontos ou recebe recompensas, e pode até mesmo participar de um ranking. Isso incentiva uma competição saudável e aumenta a eficiência do treinamento por transformar um conteúdo denso em algo mais interessante e interativo.

Avaliação de desempenho

São os funcionários que realmente produzem os resultados da empresa, fazendo com que você alcance, ou não, as suas metas estratégicas. Isso faz com que a avaliação de desempenho seja uma ação bastante importante na mensuração de resultados individuais e dos times de trabalho como um todo.

Essa ferramenta visa realizar uma averiguação quantitativa da produtividade e performance dos seus colaboradores. Essas informações são essenciais para identificar os seus melhores talentos, possibilidades de realocações e a precisão de investimento em capacitação e treinamentos.

Também é possível usar a estratégia para capacitar os funcionários ou otimizar a adaptação de novos à companhia. Assim, você aumenta os seus resultados, criando frutos positivos para o negócio.

Tudo isso amplia o engajamento da equipe nos processos e otimiza o RH, por meio da melhoria de resultados e fazendo com que haja uma atuação mais estratégica. Logo, você cria um diferencial para o setor de Recursos Humanos da sua empresa.

People Analytics

O People Analytics é a utilização de um grande volume de informações com o objetivo de saber e prever comportamentos na empresa. Para isso, é necessário usar softwares de análise de dados específicos e optar por fontes de coleta de informação conforme as metas e necessidades.

Ele permite que você antecipe o comportamento de candidatos em processos seletivos, constate variações que possam interferir na satisfação e produtividade dos seus trabalhadores e averígue o desempenho de forma mais eficiente.

Desse modo, é possível ampliar a probabilidade de tomar uma decisão acertada. Além de facilitar a criação de planos de ação mais conectados com a realidade, com maiores possibilidades de alcançarem os resultados almejados.

Identificação de perfil comportamental

Para que os objetivos sejam conquistados, você deve colocar as pessoas certas nas funções corretas. Uma boa maneira de realizar isso é identificando o perfil comportamental de cada um, que se baseia em classificar as pessoas de acordo com quatro modelos predeterminados:

  • comunicador — em geral, apresenta muita competência em conversar e convencer clientes;
  • analista — conta como característica principal ser metódico e atento às particularidades;
  • planejador — seu valor é ser sempre paciente, voltado a soluções e em evitar o improviso;
  • executor — trata-se do colaborador competitivo e bastante focado em bater metas.

Mas todo recurso só cria resultados quando é aplicado com conhecimento de causa. Isso quer dizer que, quanto mais informação você adquirir, mais habilidade terá ao usar uma ferramenta no setor de RH, não importa qual seja.

Assinatura eletrônica de contratos

Outra ferramenta que otimiza bastante o setor de RH de uma empresa é a assinatura eletrônica de contratos. Desde contratos com fornecedores, cartas de oferta, férias até aberturas de contas e faturas, os acordos são facilitados com essa solução.

O DocuSign eSignature, por exemplo, permite que você conclua contratos, cartas ofertas, aprovações, férias, reembolsos e outros acordos em apenas alguns minutos, e não dias. Ele dispensa a presença física, pois os documentos podem ser assinados remotamente via celular ou computador.

A revolução 4.0 da área de Recursos Humanos

O RH 4.0 foca na utilização de ferramentas tecnológicas para ajudar na tomada de decisões e otimizar a gestão de pessoas, principalmente, com atenção voltada aos trabalhadores. Percebe-se uma valorização do capital humano e um avanço estratégico, apontando as competências dos colaboradores e aproveitando-as de modo eficaz.

Tudo isso direcionado ao alcance dos objetivos e ao desenvolvimento de toda a organização com o uso de processos totalmente digitais. Esse modelo de Recursos Humanos se diferencia do tradicional exatamente nessa abordagem.

Atualmente, com o auxílio de mecanismos que automatizam as atividades rotineiras, os profissionais de RH trabalham com um processo seletivo que aborda e soluciona as necessidades da organização.

A partir disso, a revolução 4.0 do RH impacta positivamente as empresas. Veja algumas mudanças notadas com esse avanço.

Aumento da produtividade

A implementação de ferramentas também é capaz de proporcionar um aumento da produtividade. É possível fazer mais em menos tempo e com alta qualidade. Essa abordagem melhora os processos internos, o que é fundamental para que a empresa seja capaz de acompanhar o ritmo das mudanças atuais, além de eliminar processos manuais.

Diminuição da burocracia

As inovações tecnológicas estimulam a praticidade e a rapidez dos processos. Elas erradicam a necessidade de grandes quantidades de papéis e controles realizados manualmente. A criação de documentos comuns em companhias, como holerites e avisos de férias, bem como o controle do banco de horas, são realizados de modo automático, reduzindo a burocracia e simplificando as atividades por meio de documentos digitais.

Rompimento de paradigmas

Apesar de a adaptação contínua ser indispensável para manter o valor e a competitividade, diversas empresas não conseguem romper com velhas práticas e ações. Negócios que tomam uma postura mais rígida, provavelmente, têm problemas para acompanhar tendências. Mas o RH 4.0 ajuda a romper tudo isso e reduzir os efeitos negativos do apego a conceitos ultrapassados.

Melhora da comunicação

A comunicação é um dos setores mais afetados pela utilização dos meios tecnológicos. É fato que as empresas necessitam dessa rapidez no fluxo dos dados internos, usando mecanismos que permitam o diálogo veloz e a troca de informações de maneira dinâmica.

Nesse quesito, há várias ferramentas disponíveis no mercado capazes de otimizar os processos de comunicação. Existem aquelas utilizadas em conversas diretas, como Google Hangouts e Skype, até as direcionadas à gestão do time, como Slack e Trello.

Mudança da cultura da empresa

A modificação dos meios tradicionais para o RH 4.0 exige uma alteração na cultura da empresa. Conceitos como liderança empática, hierarquia horizontal e desenvolvimento de colaboradores devem fazer parte dos valores e da missão da companhia, assim como o compromisso social.

Também é interessante fortificar internamente essa visão, para que os colaboradores estejam envolvidos na finalidade corporativa. Assim, serão capazes de atuar em direção a um objetivo específico.

Administração da diversidade de gerações

Quando você analisa o quadro de funcionários de empresas, é possível se deparar com uma situação bem interessante: colaboradores seniores, com mais de 50 anos, os que se encontram na faixa entre 30 e 40 anos, e os mais jovens, na casa dos 20 anos.

Essas três gerações são bem diferentes entre si. Isso influencia o modo como enxergam a atividade laboral, a simplicidade de lidar com novas ferramentas e o relacionamento com os colegas e a corporação.

Mesmo que seja bastante interessante contar com aspectos diversificados, os gestores devem lidar com a situação para que um seja capaz de complementar o outro. Caso contrário, esse local heterogêneo pode provocar dificuldades na gestão de equipes e na fluidez do trabalho.

Rapidez com atividades diárias

O RH é um dos segmentos que, várias vezes, se encarrega dos processos burocráticos. Manter o controle da jornada de trabalho, administrar a folha de pagamento, ter controle sobre as finanças da companhia etc. — tudo isso faz parte da rotina desse setor.

Contudo, a tecnologia auxilia bastante, uma vez que há softwares que permitem economizar tempo, eliminar papel e automatizar processos. Por isso, é importante às empresas se adequarem à revolução 4.0, a fim de se manterem competitivas no mercado.

A transformação do RH por conta do home office

É fato que o mercado de trabalho passou por grandes modificações nos últimos anos. Naturalmente, as empresas e suas respectivas áreas estão acompanhando essas alterações, inclusive o RH. Com processos mais digitais e autônomos, como o uso de documentos online, uma estratégia que ganhou bastante força foi a implementação do home office.

Sabe-se que treinar as pessoas para novas tendências e cenários é umas das atribuições do setor de Recursos Humanos. Ou seja, a área conta com uma função central na adequação do time a essa modalidade. Afinal, há variações entre o trabalho remoto e o presencial. A comunicação deve ser contínua e mais efetiva, por exemplo.

É preciso ter muito mais disciplina e autogestão para promover as entregas e cumprir objetivos. Apesar disso, o home office não leva a mudanças radicais nas estratégias do RH. Na realidade, vai perfeitamente de encontro ao que se espera da evolução natural dos processos empresariais: um departamento moderno, digital e eficiente na tomada de decisões.

Sendo assim, a importância do RH tende a aumentar nesses tempos. Confira a seguir algumas medidas que devem ser tomadas no decorrer do home office e teletrabalho.

Determinação de horários

Uma das principais atribuições do setor de Recursos Humanos na implantação do home office é ajudar os profissionais a criar uma rotina organizada, estruturar atividades, manter o engajamento com as obrigações e a assertividade das demandas.

Trabalhar em casa traz autonomia e a possibilidade de estabelecer os próprios horários, o que faz com que a disciplina seja muito importante. Cabe ao RH averiguar o comportamento dos trabalhadores e, dessa forma, incentivar a produtividade.

Reuniões virtuais

Reuniões presenciais, muitas vezes, são consideradas de baixa produtividade, além de obstruírem o andamento das tarefas diárias. Mas não é que esses encontros deixaram de ser importantes.

Eles continuam sendo fundamentais no alinhamento das estratégias dentro do negócio. Porém, com a nova modalidade de trabalho, as reuniões virtuais são consideradas mais pontuais, rápidas, bem direcionadas e aproveitadas.

Entrevistas online

As entrevistas virtuais deixaram de ser uma opção e começaram a se tornar uma estratégia do RH. A contratação 100% digital pode ser realizada por meio de plataformas específicas. Algo já normal em diversas corporações, sobressaiu-se tão eficiente quanto o modelo tradicional e presencial, só que com mais benefícios, tanto para o colaborador quanto para o gestor.

Acompanhamento de metas

A importância do setor de Recursos Humanos no acompanhamento de objetivos já é bastante conhecida. O RH trabalha, principalmente, na constituição de uma cultura organizacional, na formação de profissionais e na comunicação com os colaboradores.

Uma cultura organizacional eficiente demonstra de forma precisa quais são os valores considerados pela empresa. Isso apoia o funcionamento do trabalho em casa ao instruir sobre a necessidade de ser dedicado e proativo.

Dentro da formação dos profissionais, o direcionamento está no reforço da autonomia na solução de aspectos do dia a dia de trabalho. Também é preciso que haja comprometimento com o time e com o calendário de entregas.

Por fim, o RH pode auxiliar na garantia de produtividade ao estipular uma comunicação direta e frequente entre administradores e colaboradores. Somente dessa forma é possível acompanhar os objetivos, o comportamento dos funcionários e suas entregas.

Como ter um RH de sucesso?

Muitos pensam que a transformação digital na operação de RH não interfere de forma efetiva em um departamento cujas funções são direcionadas às pessoas. Contudo, a tecnologia foi um importante divisor de águas no modo como vários colaboradores atuam em todo o mundo, inclusive no setor de Recursos Humanos.

De maneira geral, equipamentos modernos ampliam a qualidade do serviço prestado, melhoram recursos, diminuem custos e aperfeiçoam a tomada de decisões. Mas também existem recursos que transformam o trabalho exercido no segmento.

Como os computadores são capazes de atuar com uma grande quantidade de informações em um breve período, criam-se tecnologias que podem averiguar grandes perfis, traçar milhares de dados e promover várias ações de modo simultâneo.

Isso tudo torna viável um trabalho que seria difícil caso prestado sem recursos tecnológicos. Logo, é fundamental saber que as máquinas não substituirão os trabalhadores do RH, mas servirão como base de apoio para a otimização dos resultados.

Conheça algumas ferramentas que tendem a viabilizar mudanças importantes no setor de Recursos Humanos.

Automação de gestão

Uma das principais mudanças no setor de RH se baseia na automação de diversas atividades oferecidas pela área. Em qualquer segmento de uma companhia existem muitas operações consideradas burocráticas, como o envio de documentos, a realização de cálculos e a organização e armazenamento de conteúdos.

Essas tarefas podem ser feitas sem prejuízos por meio de computadores. Afinal, são consideradas ações mecânicas, podendo, inclusive, serem realizadas em trabalho home office. De forma geral, a tecnologia traz os seguintes benefícios para os negócios:

  • segurança — reduz chances de perdas e extravios de documentos;
  • unificação das informações — reúne dados da companhia automaticamente em uma solução, o que simplifica o acesso às informações;
  • produtividade — reduz o volume de trabalhos operacionais feitos pelos colaboradores, o que permite dedicação à tarefa principal do negócio;
  • economia — diminui custos com materiais físicos e com a contratação de mais funcionários;
  • agilidade dos processos — todas as atividades são realizadas de modo instantâneo;
  • integração – compartilha em tempo real as informações do RH com as de outros setores, facilitando a criação da folha de pagamento por outro setor, por exemplo;
  • minimização de falhas — diferentemente de um cérebro humano, os processadores são capazes de calcular de forma complexa e sem erros.

É preciso ressaltar que a tecnologia tratada neste tópico se baseia em soluções de gestão especializadas.

Inteligência Artificial no RH

Inteligência Artificial (IA) tem como objetivo reproduzir o raciocínio humano por meio de ferramentas ou softwares. Os computadores interagem com referências e ambientes do mesmo modo que o homem, no entanto, com os benefícios de uma máquina, uma vez que os processos são precisos, rápidos e sem falhas.

Assim, trata-se de um conceito muito abrangente, visto que podem se desenvolver diversas ferramentas com variadas funcionalidades. Em relação ao setor de RH, há três subgrupos de IA em que a aplicação prática no segmento é vantajosa. Veja quais são:

  • bots e automatizadores — promovem buscas e estudos automatizados em dados, tanto na internet quanto nas redes internas da companhia;
  • biometria — baseia-se na identificação de um aspecto físico de um indivíduo. Hoje em dia, é usado para constatar o funcionamento de máquinas a partir do reconhecimento de digitais, íris, palma da mão etc.;
  • algoritmos — atuam por meio de códigos que podem aprender sozinhos considerando as ações das pessoas.

Enfim, bots e automatizadores são bastante utilizados no setor de recrutamento e seleção das corporações. Eles são úteis para pesquisar informações do histórico e das redes sociais dos candidatos, também.

People Analytics

Trata-se de uma expressão voltada à análise de pessoas. Ou seja, o People Analytics promove um processo de coleta, organização e análise de informações sobre o comportamento dos indivíduos por meio da tecnologia.

No setor de Recursos Humanos, é bastante usada para auxiliar na escolha de profissionais alinhados às características do negócio. Também se aplica em várias outras situações, como nas decisões que envolvem corte de funcionários, contratações, criação de programas de treinamento e políticas de remuneração.

Melhoria de processos

O Big Data é um recurso que vem se tornando essencial em várias áreas empresariais. Com o RH não poderia ser diferente. De forma ampla, os colaboradores utilizam ferramentas que conseguem integrar grandes volumes de informação e enviá-las de modo automático.

Com a modificação de operacional para um segmento de RH estratégico, a disciplina passa a ser ainda mais explorada, simplificando, dessa forma, processos de departamentos. Com isso, é viável utilizar dados para acompanhar o desempenho de trabalhadores e estimular o desenvolvimento de habilidades únicas.

Perceba que não basta entender o que é Recursos Humanos. É preciso investir nesse setor. As ferramentas de melhoria de processos chegaram como uma oportunidade de desburocratizar as operações empresariais, tornando-as mais rápidas e eficientes. Além do mais, propiciam melhor segurança no armazenamento de documentosgerenciamento de contratos.

Quando um negócio automatiza seus processos, o RH reduz, por consequência, prejuízos financeiros, diminui a ocorrência de falhas, torna o desempenho dos colaboradores mais eficiente e ganha tempo para investir em outras estratégias.

O profissional ideal para o RH do futuro

Com todas essas mudanças, o profissional de RH também deve se atualizar para ser capaz de se manter no mercado de trabalho e cumprir suas atividades com eficiência. Existe uma modificação de mindset a ser explorada, em que essas pessoas devem otimizar habilidades de compreensão de informações.

colaborador do RH do futuro pode exercer todas essas ações por meio da coleta e análise de informações. O conceito de Big Data faz parte dessa área, abrangendo desde a análise de currículos até a organização de dados para demissões, treinamentos e promoções.

Compreender o comportamento dos colaboradores por meio de informações e prever suas próximas estratégias é um dos recursos que o setor de RH vai contar para otimizar a gestão de pessoas. O People Analytics é uma questão bastante interessante na tomada de decisão. Seu conceito interpreta a utilização de dados estatísticos para fundamentar as próximas ações dos Recursos Humanos.

Essa solução nasceu dentro do esporte e foi bastante usada pelo Google, com foco no recrutamento e seleção de pessoas. Posteriormente, sua utilização se deu para o engajamento e retenção dos colaboradores. A aplicação desses dados também pode ser inserida para encantar os trabalhadores — outro ponto essencial na gestão de RH do futuro.

Os CEOs já compreenderam e sabem sobre a importância do engajamento. Porém, como lidar com uma equipe heterogênea, uma vez que contar com profissionais variados é tão interessante no crescimento e inovação do negócio?

Mais uma vez, a resposta está no Big Data. Ele contribui para o entendimento eficiente do perfil de cada profissional e auxilia em uma administração mais individualizada, que vai de encontro às expectativas de cada contratado.

É importante frisar que essas metodologias precisam ser separadas e, em negócios que promovem a inovação, esse pagamento de bônus não pode enfatizar apenas resultados e objetivos. Enfim, é essencial se adaptar ao RH online, e os profissionais envolvidos devem buscar a capacitação exigida no mercado atual.

Como a DocuSign pode ajudar o RH?

A DocuSign é uma empresa que criou soluções que permitem que todo o ciclo de vida de um documento seja feito de forma automática. Um dos produtos mais famosos é o serviço de assinatura eletrônica, que permite assinar eletronicamente qualquer documento, entre eles contratos e processos de aprovação.

Essa é a primeira solução em nível global a oferecer esse tipo de serviço. Você pode, por meio do sistema, realizar acordos, melhorar suas operações e agilizar processos relacionados a transações e assinaturas. Permite o envio de documentos para assinatura dos funcionários e devolução de modo rápido e ágil.

Com uma utilização simples e que otimiza todos os seus processos empresariais, essa plataforma realiza o envio de documentos para assinatura eletrônica de forma muito rápida. Com o armazenamento em nuvem, o processo pode ser feito de qualquer dispositivo ou lugar.

É importante saber que a DocuSign oferece a assinatura com o certificado digital ICP-Brasil, que é utilizado para saber, de modo seguro, quem é o autor de uma mensagem ou transação feita por meio digital. Confira alguns dos serviços e funcionalidades dessa plataforma e saiba como ela pode oferecer soluções efetivas no RH!

Dados

Os recursos de validação de campos e formulários da DocuSign facilitam o processo de inserção de informações dos assinantes. A funcionalidade oferece aos remetentes o controle correto sobre a coleta de dados.

Autenticação

Os variados níveis de autenticação certificam que os signatários são mesmo as pessoas relacionadas nos documentos. Dessa forma, a identidade será comprovada antes que os arquivos sejam acessados.

Relatórios

O sistema concede aos usuários e gestores a opção de emitir relatórios sobre estatísticas da empresa. Também podem verificar dados da conta, com acesso em tempo real, facilitando a gestão e as rotinas diárias.

Conformidade legal

A assinatura eletrônica tem validade jurídica e execução dos documentos em tribunais, protegendo os contratos contra renúncias, por exemplo. Ela é reconhecida nas mais diferentes transações e tem o mesmo peso das assinaturas físicas

Retenção

Os documentos assinados são criptografados e armazenados no sistema contra falsificações da DocuSign. Isso garante o sigilo e a segurança das negociações e transações, para preservar os interesses do seu negócio.

Disponibilidade

A solução DocuSign disponibiliza tempo de atividade com transparência em relação ao status dos serviços, como:

  • status de disponibilidade do serviço;
  • disponibilidade de nível corporativo;
  • estatísticas mensais de tempo de tarefa;
  • notificação e alertas de serviço.

Fluxo de trabalho

A plataforma permite estipular e ordenar os signatários, atribuindo a destinatários diversas funções e acessos. Tudo isso é feito com controle das fases de cada processo para manter a fluidez das transações.

Configuração

As funcionalidades da DocuSign são configuráveis conforme as questões legais para manter a conformidade em relação às políticas da companhia:

  • gerenciamento das assinaturas dos signatários;
  • custódia e retenção de documentos;
  • especificação de autenticação por pessoa.

A DocuSign atua com os aplicativos mais populares, serviços e dispositivos já usados dentro da corporação.

Segurança

proteção inviolável dos dados confidenciais, com criptografia e diversos certificados de segurança, incluindo:

  • criptografia de documentos;
  • central de confiabilidade da DocuSign;
  • certificação ISO 27001;
  • gestão de custódia de documento;
  • proteção contra spam.

Ficou claro o que é Recursos Humanos e o peso desse setor para o sucesso do seu negócio? Agora será mais fácil atualizar o RH e acompanhar o mercado, implementando ferramentas e ações para otimizar o trabalho. As novas tecnologias trazem mais eficiência e produtividade para as empresas. Logo, é essencial que a sua organização se adapte a essa realidade para ter melhores resultados também.

Comece agora essa mudança. Venha fazer o teste grátis da nossa ferramenta e descubra como a DocuSign pode otimizar o setor de RH da sua empresa!

Faça o seu teste agora!

Conheça a plataforma de assinatura eletrônica #1 no mundo
Publicados