8 maneiras de melhorar a experiência do funcionário

Mulher trabalhando em pé em um tablet

Este ainda pode ser o ano de maior transformação para o setor de RH. Como as empresas enfrentam desafios sem precedentes, as equipes de recursos humanos estão se adaptando para encontrar o que funciona, tanto agora quanto no futuro. Organizamos um evento virtual com os Chief People Officers (CPOs) das principais empresas de tecnologia para perguntar como eles estão lidando com contratações, trabalho remoto e bem-estar dos colaboradores.

Resumimos as práticas recomendadas para melhorar a experiência dos funcionários de líderes de RH no Workday, Zoom e DocuSign abaixo. Confira:

Cuide de seus funcionários

Se você der um bom suporte para os seus funcionários, eles apoiarão seus clientes. Nas primeiras semanas de trabalho, o foco principal do RH foi a saúde e segurança dos funcionários. O Workday e Zoom distribuíram um pagamento extra de meio mês para apoiar os funcionários durante a transição. A DocuSign ofereceu reembolso aos funcionários por uma ampla gama de despesas em que eles poderiam ter repentinamente, incluindo equipamentos de home office, despesas com idosos e entrega de mantimentos.

O painel também discutiu o bem-estar emocional dos funcionários. Isso é algo em que o Zoom, Workday e DocuSign investiram atenção extra, seja reservando tempo para comemorações de equipe, dias de trabalho temáticos ou criando espaço para chats virtuais de "corredor".

Conheça os funcionários onde eles estão

Hoje, as funções de trabalho dos funcionários são secundárias as outras da vida, como ser cônjuge e pai. “A experiência do funcionário é, em primeiro lugar, uma experiência humana”, disse Ashley Goldsmith, Chief People Officer da Workday. As equipes de RH estão adotando uma visão mais ampla da experiência do funcionário. Estão se concentrando em coisas que tradicionalmente não se enquadrariam na experiência do local de trabalho. O Workday oferece um menu de horários modificados para os funcionários que cuidam de crianças, com uma opção de licença por até 12 semanas.

Entenda as expectativas dos funcionários

A situação atual abriu um precedente para acordos de trabalho mais flexíveis e em regime remoto. Os funcionários que podem fazer suas atividades de casa, inclusive continuar nesse modelo se preferirem o home office, mesmo depois de os escritórios abrirem. Flexibilidade e autonomia em como e quando realizar o trabalho é algo que os funcionários podem esperar daqui para frente. O Zoom se inclinou para essa mudança e está experimentando um dia sem reunião em que os funcionários são encorajados a não fazer ligações com o Zoom e, em vez disso, focar em fazer um trabalho independente.

Joan Burke, Chief People Officer da DocuSign, compartilhou que a empresa mudou o foco para o bem-estar físico, principalmente com seus benefícios de saúde ao incluir recursos de saúde mental. Isso aconteceu depois de aprender com os funcionários que eles estavam realmente lutando para manter tudo sob controle este ano. “Não tínhamos certeza se estávamos fazendo a coisa certa, mas adotamos uma mentalidade que prioriza o funcionário”. A DocuSign agora oferece uma rede virtual de saúde para visitas de telessaúde e um benefício de saúde mental que estende o que é oferecido por meio do Programa de Assistência ao Funcionário.

Ouça primeiro, aja depois

Lynne Oldham, Chief People Officer do Zoom, ofereceu conselhos sobre como iniciar o processo de mudança da experiência do funcionário. No Zoom, eles enviaram pesquisas nos primeiros dias da pandemia para entender as necessidades imediatas, depois, recentemente, outra mais abrangente para avaliar como os desafios foram enfrentados e o que ainda precisa ser resolvido. Eles também coordenaram sessões de audição virtual, proporcionando aos funcionários a oportunidade de expressar como estão se sentindo. A Workday envia uma pequena pesquisa todas as sextas-feiras para avaliar como os funcionários estão se sentindo.

O cuidado do candidato deve ser prioridade

Ao examinar especificamente o processo de contratação, o painel concordou que o atendimento ao candidato deve ser uma prioridade. Lynn Oldham aconselhou que é fundamental dar aos candidatos o máximo de liberdade possível nas entrevistas. Ela estava em uma entrevista ao Zoom recentemente, em que o filho do candidato se juntou à chamada de entrevista porque estava no meio das aulas. “Você não pode manter velhos ideais de como uma entrevista profissional deve ser conduzida”, resumiu ela.

Depois que os candidatos são contratados, é importante entender que as pessoas consomem informações de maneiras diferentes e, portanto, aprendem de formas diferentes, e que o tempo de aceleração potencialmente demorará mais para novas contratações.

Encontre maneiras de enfatizar a cultura

A DocuSign investiu em treinamento e recursos de gerentes de pessoas para apoiar a transição para integração remota. “Os gestores de pessoas fazem parte do processo de contratação e, de várias maneiras, estão mantendo a cultura”, diz Burke. O Zoom também investiu ao repensar a integração. É totalmente virtual agora e é ainda mais uma profunda imersão na cultura do que antes. “Cuidamos de toda a TI e benefícios de antemão para que possamos nos aprofundar em valores, cultura e marca”, disse Oldham.

Invista em processos de negócios centrais remotos

Isso leva oito meses para o que tem sido uma experiência de trabalho totalmente remota para a maioria dos profissionais da informação. Mas se o seu departamento de RH ainda não adotou ferramentas para apoiar a contratação virtual, integração e operações contínuas, todos os três líderes de RH concordam que é fundamental. O home office veio para ficar.

Experimente e continue aprendendo

Os líderes de RH reconheceram que a colaboração pessoal não pode ser substituída. Será importante encontrar a combinação certa de trabalho e home office para a cultura da sua empresa. Por enquanto, porém, todos ainda estão experimentando para ver o que funciona. Esteja aberto a formas inovadoras de manter os funcionários conectados e engajados, seja por meio de ferramentas de colaboração, tendo um repositório central para documentos, digitalizando o processo de integração ou obtendo acordos de funcionários assinados mais rapidamente. Agora é a hora de investir nas ferramentas certas para dar suporte a uma força de trabalho digital, remota e móvel.

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