Trabalho remoto e home office: quais as diferenças entre as duas modalidades?

As relações entre empresas e profissionais vêm passando por transformações nos últimos anos e estão cada vez mais adaptáveis a diferentes perfis. Nesse cenário, muitas pessoas passaram a exercer suas funções por meio de trabalho remoto, home office e outros modelos de trabalho que vão além da clássica rotina de escritório.

Ao aderir a eles, no entanto, é importante saber o que caracteriza cada um e como isso funciona na prática. Desse jeito é possível buscar ferramentas que sejam verdadeiras aliadas no dia a dia profissional, simplificando a rotina, garantindo a segurança das atividades e, consequentemente, ajudando a conquistar bons resultados.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para esclarecer quais são as diferenças entre o trabalho remoto e o home office, além de mostrar as vantagens de cada modalidade e apresentar alguns recursos tecnológicos que facilitam a rotina. Tem interesse nessas informações? É só continuar a leitura!

O que é e como funciona o home office?

O termo home office significa exatamente “escritório em casa”. Nesse modelo de trabalho, o profissional tem na própria casa uma estrutura que permite exercer suas funções como se estivesse na empresa. Para que funcione apropriadamente, é fundamental que haja uma estratégia de comunicação com outros membros da equipe, o que costuma acontecer por meio de telefone e internet.

Em alguns casos, o profissional atua em um formato híbrido, trabalhando na empresa algumas vezes por semana e ficando em casa no restante do tempo. Naturalmente, o home office não é um formato que se adequa a todas as profissões, mas vem ganhando cada vez mais adeptos nos casos em que é viável.

Quais são as vantagens do home office?

Por trabalhar em casa, quem atua no sistema home office está sempre perto da família. Para quem tem filhos, por exemplo, essa é uma vantagem que certamente pode chamar a atenção. Outro benefício é a praticidade de não precisar se deslocar até a empresa, nem ter que gastar com combustível ou lidar com o estresse do deslocamento.

Estar em casa também pode trazer benefícios à saúde, já que é mais viável manter uma alimentação balanceada nesse ambiente, por exemplo. E como o foco da atuação em home office são os resultados, na maioria das vezes também existe uma flexibilidade de horários, que quem trabalha fisicamente na empresa não tem. Consequentemente, há um aumento da produtividade.

O que é e como funciona o trabalho remoto?

Enquanto quem atua em home office se limita a trabalhar em casa, os trabalhadores remotos podem executar suas atividades a partir de qualquer local. Também chamada de anywhere office — “escritório em qualquer lugar” —, é mais uma modalidade que depende de uma boa comunicação com a empresa para dar certo.

No trabalho remoto, o profissional escolhe onde trabalhar de acordo com as suas necessidades, variando sempre que quiser. Assim, pode trabalhar em coworkings, que são espaços compartilhados por várias empresas, em cafés, hotéis e até mesmo em casa ou na empresa.

Quais são as vantagens do trabalho remoto?

A liberdade de escolher onde trabalhar permite que quem atua na modalidade de trabalho remoto se encontre a uma grande distância da empresa. Essa vantagem atrai bastante os nômades digitais — pessoas que usam a internet para trabalhar e aproveitam a rotina flexível para viajar.

Quem escolhe frequentar coworkings, por outro lado, aproveita o benefício de conhecer outros profissionais e fazer networking. Além disso, a flexibilidade de horários, a redução do tempo de deslocamento, a menor exposição ao estresse, o aumento da produtividade e o maior contato com a família são vantagens tanto do home office, como vimos, quanto do trabalho remoto.

Quais ferramentas podem ajudar no trabalho remoto e no home office?

De modo geral, é possível afirmar que a tecnologia é a grande responsável por viabilizar a adoção do trabalho remoto, home office e relações mais flexíveis entre empresas e profissionais. Assim, vale a pena buscar recursos tecnológicos seguros e atuais que podem ser usados em qualquer lugar e fazem toda a diferença no cotidiano de quem atua nessas modalidades.

Para saber mais baixe gratuitamente o ebook sobre trabalho remoto e o que saber antes de implementá-lo na organização. 

A seguir, listamos algumas ferramentas que você não pode deixar de conhecer. Confira!

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é um recurso que permite assinar documentos em qualquer lugar e a qualquer momento. Desse modo, evita-se ter que imprimir e enviar os documentos, o que economiza dinheiro e tempo, além de eliminar o risco de extravio da papelada.

Um aspecto importante da assinatura eletrônica é o fato de que ela tem a mesma validade jurídica que a assinatura feita à caneta. Logo, a ferramenta é extremamente vantajosa para quem atua em trabalho remoto e em home office, já que não há a necessidade de deslocamento físico de pessoas, nem de documentos, para que a assinatura seja possível.

CLM

O CLM — sigla em inglês que significa Contract Lifecycle Management — é um tipo de ferramenta voltado para a gestão do ciclo de vida de contratos. Trata-se de uma plataforma digital na qual é possível gerar, editar e revisar contratos, gerenciando-os desde sua criação até depois da assinatura.

No CLM, todas as alterações e revisões dos contratos ficam registradas no histórico, evitando que diferentes versões de um documento circulem ao mesmo tempo e diminuindo as chances de erros na versão final. Além disso, tudo é armazenado em uma nuvem privada, garantindo praticidade de acesso pelos profissionais autorizados sem abrir mão da segurança dos dados.

Sistema de pagamento

Para facilitar o trabalho remoto e o home office, também é interessante contar com uma ferramenta para cobrar pagamentos online. Esse tipo de recurso permite configurar gateways de pagamento para receber por meio de cartões de crédito e débito, boletos, Pix, carteiras digitais e outros.

Como é possível perceber, essas ferramentas são bastante úteis no trabalho remoto, home office e em qualquer outra modalidade. Portanto, vale a pena investir nelas para ter à disposição todos os recursos necessários para a execução de um bom trabalho. Desse modo, você vai alcançar resultados cada vez melhores e só terá a evoluir em sua vida profissional.

Então, quer começar a aproveitar os benefícios das ferramentas que listamos aqui? Inicie agora mesmo um teste gratuito das soluções DocuSign!

Publicados