Anywhere office: como se adaptar a essa nova tendência do mercado?

Anywhere office

A transformação digital está modificando completamente os métodos de trabalho de organização ao redor do mundo. Com um notebook e uma rede Wi-Fi, já é possível realizar muitas tarefas profissionais, não é mesmo? Essa facilidade de conexão com a internet tem possibilitado o surgimento de diferentes conceitos, e um dos mais relevantes é o anywhere office.

Em uma tradução literal para o português, o termo quer dizer "escritório em qualquer lugar" e exemplifica muito bem o que significa. Com todos os recursos mais simples de ser acessados, por que ter um local fixo de trabalho? A ideia desse conceito é permitir que profissionais de uma empresa não precisem estar, por exemplo, na mesma cidade, estado ou até país da sede da companhia.

Mas existe uma série de impactos que esse método de trabalho gera em uma organização. Afinal, como a equipe de Recursos Humanos deve trabalhar? E como deve ser estruturada a rotina dentro da companhia? Para que essa opção funcione, portanto, é essencial avaliar uma série de fatores.

O que acha, então, de se aprofundar no assunto e entender tudo sobre anywhere office? Continue a leitura e confira!

O que é anywhere office?

Muito por conta da pandemia da Covid-19, as relações de trabalho se modificaram por completo. O home office, por exemplo, tornou-se uma necessidade na maior parte das organizações. Mas por que limitar o ambiente de trabalho para a sua casa? Por que não expandir fronteiras e levar as suas responsabilidades para qualquer lugar do globo? Esse é o conceito de anywhere office.

Como a tradução já indica — "escritório em qualquer lugar" —, o objetivo é possibilitar a realização do trabalho remoto. Ou seja, mesmo que o profissional esteja em outra localidade, possa realizar as suas tarefas. Mais do que uma adaptação por conta da pandemia, trata-se de um modelo dentro da cultura de trabalho flexível.

Ao mesmo tempo em que oferece maior liberdade para os profissionais de uma organização, o anywhere office também implica em mais responsabilidades. Afinal, é preciso garantir que o trabalho seja, de fato, realizado de onde quer que esteja. Quer trabalhar de um hotel? Sem problemas, mas a conexão precisa ter qualidade ou barulho no quarto não pode ser tão alto.

O anywhere office é, portanto, um novo método de trabalho que vem se tornando cada vez mais comum, especialmente, por conta da pandemia. Vale lembrar que ele proporciona pontos positivos, mas também, exige uma atuação ainda mais cuidadosa de gestão de equipe e do time de Recursos Humanos.

Como isso impacta o RH?

Uma das áreas mais impactadas pelo anywhere office é o setor de Recursos Humanos. Além de precisar adaptar todo o processo seletivo para a contratação de novos talentos, também é necessário garantir a comunicação direta e sem ruídos entre toda a organização. Por mais que cada equipe tenha o seu fluxo de trabalho, é importante definir alguns padrões, como os canais que vão ser utilizados.

Ao definir a remuneração de um profissional, por exemplo, é preciso considerar o país em que ele se encontra. Afinal, qual é o sentido de oferecer um plano de saúde no Brasil para quem está fora do país? A flexibilização deve ser ainda mais ampla, portanto, permitindo que o colaborador possa personalizar o seu pacote de benefícios de acordo com as suas demandas.

Além disso, a logística também deve ser alterada. Durante a pandemia, tornou-se bastante comum o envio de brindes e equipamentos úteis para o profissional em seu dia a dia de trabalho. Seja um monitor para facilitar as tarefas, seja um almofada personalizada para o momento de lazer. Todas essas questões também devem ser repensadas para garantir que ninguém (nem mesmo a companhia) seja prejudicado.

Como se adaptar a essa nova forma de trabalho?

Para que o anywhere office funcione, porém, é preciso um esforço enorme do time de Recursos Humanos. A adaptação não é tão simples e a atuação começa com reuniões individuais e coletivas com todos os profissionais da organização. Em um primeiro momento, é necessário entender a melhor forma de adaptar o fluxo de trabalho para esse formato.

Uma possibilidade é a estipulação de horários mais flexíveis, mas com algumas faixas obrigatórias para a realização de reuniões e atendimentos aos seus clientes. Ao mesmo tempo, é preciso se certificar de que toda a equipe tenha os recursos necessários para se conectar e realizar suas funções. A parte estrutural também é uma necessidade para que o anywhere office funcione corretamente.

Além disso, o time de Recursos Humanos deve estabelecer boas práticas que devem ser seguidas — para evitar o vazamento de dados, por exemplo — e oferecer todas as ferramentas e soluções necessárias para que os profissionais possam realizar suas respectivas funções com um bom desempenho.

Como a tecnologia pode ajudar?

Dentro desse cenário, a tecnologia desempenha um papel essencial para a implementação do anywhere office. É por meio das soluções tecnológicas certas que a sua equipe pode se preocupar apenas com suas responsabilidades e funções. Afinal, como estabelecer um processo seletivo totalmente online sem permitir que os colaboradores assinem documentos à distância?

Ou como garantir que um vendedor envie um documento solicitando um aumento na proposta para o cliente e não realizar esse controle? Com a digitalização, é preciso realizar uma gestão ainda mais eficiente em relação ao armazenamento de arquivos, dados e documentos online. Para que tudo isso aconteça de forma efetiva, é necessário contar com as soluções certas.

Assim como qualquer outro método de trabalho, o anywhere office tem uma série de benefícios e desafios. Apesar da maior liberdade para os profissionais, a equipe de Recursos Humano e os gestores da companhia devem fazer um esforço ainda maior para garantir que o fluxo de trabalho não seja impactado pela diferença no fuso horário ou qualidade da conexão.

Agora que você já sabe o que é anywhere office e como esse conceito pode ser aplicado no dia a dia da sua companhia, o que acha de dar um passo relevante para implementar essa cultura? Entre em contato conosco, conheça as nossas ferramentas e permita que a sua equipe trabalhe de qualquer lugar.

Publicados
Temas relacionados