O que é transformação digital?

Transformação digital é o processo de reestruturação das empresas que coloca a tecnologia como protagonista dos avanços corporativos. A ideia é utilizar toda a potencialidade de ferramentas digitais para melhorar a gestão empresarial, diminuir custos, aumentar o número de vendas, além de padronizar, automatizar e otimizar processos internos.

Negócios que ficam parados no tempo perdem relevância e, eventualmente, deixam de estar no mercado. Vivendo na era da informação e da revolução digital, os empreendimentos precisam estar cada vez mais atentos e responsivos às novidades.

Muitas dessas novidades e mudanças são trazidas, apoiadas e possíveis graças à tecnologia, que, hoje, beneficia a atuação da empresa em diferentes frentes. Nesse cenário, que adquire novas feições a cada dia, a transformação digital é um fenômeno muito importante, que deve ser observado por qualquer negócio que busca o sucesso.

Por isso, vamos explicar, neste artigo, o que é transformação digital e quais são os impactos causados por ela. Confira!

O que significa transformação digital?

A tecnologia está mais presente do que nunca na vida das pessoas, mas, já há algum tempo, também ganha cada vez mais espaço nas corporações. De todos os tamanhos e em todos os segmentos, as empresas se veem cada vez mais imersas em um mundo altamente digital e automatizado.

Para que se adaptem a tais demandas, elas vêm se transformando em negócios digitais, de modo a se adequarem à nova realidade. A esse fenômeno é dado o nome de transformação digital. Mais do que apenas aumentar o uso de tecnologia, essa transformação tem como papel modificar e/ou romper paradigmas e criar outros.

As empresas agora atuam de forma diferente e não apenas estão mais dependentes da tecnologia, como também estão mais dinâmicas e preparadas para atender às necessidades de seus clientes.

Com o desenvolvimento contínuo da tecnologia, a tendência é que essa transformação seja cada vez mais intensa, rápida e abrangente, fazendo com que todos os negócios estejam imersos nessa realidade.

Quais são os 4 fatores da transformação digital?

Para que seja possível implementar a transformação digital, é preciso ter atenção aos quatros fatores dessa mudança. Veja a seguir que fatores são esses.

Otimização de processos 

Um dos maiores objetivos de promover a transformação digital é mudar o modo como tudo é feito. Assim, é possível aumentar a eficiência e a produtividade, elevando a qualidade das entregas. Portanto um dos fatores é a otimização dos processos.

Porém, de nada adianta investir em tecnologias se as operações são confusas e burocráticas. Então, é importante pensar no modo como as operações são realizadas agora para considerar as demandas do negócio e dos clientes, a fim de traçar novas estratégias. Aliando esse pensamento às tecnologias, promovemos a transformação com eficiência.

Foco nas pessoas

Apesar de estarmos falando sobre a adoção de novas tecnologias, um dos maiores objetivos da transformação digital é trazer soluções que facilitem a vida das pessoas. Assim, o foco continua nelas.

Antes de implementar as mudanças, precisamos levar em conta as necessidades humanas, as exigências dos clientes, o que eles esperam encontrar, quais são suas objeções, como solucionar seus problemas e o que seria ideal para isso.

Mantendo o foco nas pessoas, você também conseguirá otimizar as operações internas. Ofereça uma experiência positiva para os clientes, pois isso faz toda a diferença para que ele tome a decisão de compra, fique satisfeito e seja fidelizado.

Transformação do ambiente de trabalho

A transformação digital não envolve apenas clientes, mas também está relacionada de forma direta com os colaboradores. Você viu que as tecnologias auxiliam na otimização de processos, e isso simplifica as rotinas.

Então, também é possível promover uma grande transformação do ambiente de trabalho, oferecendo recursos muito mais consistentes para que seu time possa atuar com produtividade.

Com a transformação digital é possível eliminar o uso do papel, utilizar o armazenamento na nuvem, adotar sistemas integrados para os setores de marketing, vendas, financeiro, compras, logística e outros, soluções online, e assim por diante. Tudo isso traz praticidade e agilidade para sua equipe.

Engajamento com clientes

As tecnologias também permitem engajar muito mais com os clientes. Afinal, é possível melhorar a comunicação para se aproximar ainda mais e fazer parte do dia a dia do público.

A tecnologia permite coletar dados muito importantes sobre clientes específicos e o público em geral. No primeiro caso, fica mais fácil construir um histórico de relacionamento para que o cliente receba um atendimento personalizado.

No segundo caso, os dados permitem criar estratégias para direcionar ações e campanhas, de modo que consigam alcançar as pessoas certas. Em vez de uma publicidade em massa e homogênea, conseguimos segmentar os públicos para que a abordagem esteja adequada aos momentos da sua jornada.

Quais são as principais causas da transformação digital?

Uma das principais causas da transformação digital é a grande evolução pela qual as tecnologias passaram. Esse avanço fez com que a sociedade passasse por uma transformação grande. As pessoas têm acesso a recursos que antes não eram nem mesmo imaginados, e isso modificou o seu comportamento, inclusive de consumo.

Suas expectativas se tornaram diferentes, e as empresas encontraram um novo mercado, novas exigências e a necessidade de reinventar promovendo uma transformação estrutural.

O digital é muito importante para que as empresas tenham um melhor desempenho, consigam atender a realidade do segmento, as necessidades da sociedade e também possam se manter vivas no mercado.

Se uma empresa não passa pelo processo de transformação, acaba ficando para trás, perde seu espaço e é superada pela concorrência. Portanto, vai muito além de acompanhar as tecnologias. É uma questão de se adequar a uma nova realidade do mundo para sobreviver ao mercado.

O que é transformação digital nas empresas?

O uso da tecnologia e a transformação digital estão mudando a forma como os clientes se comunicam com as marcas e como as percebem, assim como o modo de fazer negócios. Hoje, as empresas conseguem coletar e analisar uma quantidade de dados muito maior e mais relevante pelo uso de Big Data e Business Intelligence. Isso permite não apenas que a empresa otimize seus processos, como também os faça voltados para as necessidades específicas de seus clientes.

Além disso, atualmente, a gestão tem mais visibilidade sobre o mercado e consegue avaliar melhor os concorrentes, por exemplo. Com isso, a tomada de decisão é mais baseada em dados coletados e analisados, aumentando a assertividade e a competitividade.

Por fim, vale lembrar que a transformação digital é um dos fatores que explicam por que, a qualquer momento, pode aparecer um novo modelo de negócio fortemente ancorado no uso de tecnologia e visto como disruptivo, mudando como determinado produto ou serviço é consumido. Netflix, Spotify, Waze e Airbnb são apenas alguns dos bons exemplos que se encaixam nessa categoria.

Explosão do mobile

Entre as novidades tecnológicas que invadem o mundo dos negócios, a tecnologia mobile ganha destaque. Ao mesmo tempo que a empresa precisa se preocupar em se comunicar com seus clientes via mobile de maneira eficiente, ela também se beneficia disso em sua estrutura.

Em 2014, a Gartner divulgou que cerca de 40% dos colaboradores de grandes empresas dos Estados Unidos já usavam seus próprios dispositivos para trabalhar, gerando uma redução de custos no quesito estrutura. E tudo isso só é possível graças à presença da tecnologia móvel.

Uma pesquisa feita pela Boston Consulting Group e pela Qualcomm com países emergentes, incluindo o Brasil, indicou que os negócios que usam tecnologia móvel crescem 50% mais.

Comunicação interna

A comunicação interna também mudou e, agora, as empresas dispõem de alternativas muito mais viáveis para uma comunicação fluida. Enquanto os comunicadores instantâneos e VoIPs reduzem os custos com a telefonia tradicional, as plataformas colaborativas ajudam na implantação de metodologias ágeis para a tomada de decisão.

Graças a soluções de cloud computing, agora é possível que diversos membros de um mesmo time acessem documentos e itens importantes, a distância ou não, alterando-os de maneira simultânea. Segundo a IDC Brasil, em seu levantamento mais recente disponível, o mercado de serviços de TIC registrou alta de 7% no país em 2021.

Negócios a distância

E por falar nisso, atualmente as empresas podem fazer negócios a distância de maneira mais fácil. Se antes o fax era necessário entre cada transação, hoje, a assinatura eletrônica pode funcionar para uma série de fatores.

Propostas comerciais, aberturas de conta, matrículas, pedidos de compra e quaisquer outros documentos que precisem de uma assinatura se beneficiam disso graças à transformação digital. Isso, inclusive, ajuda funcionários que trabalham longe da sede da empresa.

Além disso, com a assinatura digital, o home office também é uma realidade mais presente nos negócios.

Vendas e comunicação online

A transformação digital ainda impacta a forma como as empresas vendem. Com o crescimento das vendas online — atualmente as vendas por e-commerce representam quase 7% do total de todas as vendas nos Estados Unidos —, os negócios precisam atentar cada vez mais para essa necessidade.

Isso cria novas questões logísticas e de gestão, que precisam ser observadas corretamente e também influenciam a comunicação das empresas. Atualmente, o marketing digital é uma estratégia considerada mais barata e com mais retorno do que outras opções e vem mudando a forma como as empresas falam com seus clientes.

A integração entre canais é mais uma realidade, fazendo com que as organizações se preocupem cada vez mais em criar um ambiente sem barreiras entre o online e o offline.

Gestão administrativa

Outro ponto de mudança é a gestão. Além de agora possuírem mais dados para analisar e utilizar, as empresas têm cada vez mais ferramentas de TI para ajudar a gestão administrativa do negócio como um todo.

Softwares de gestão, plataformas de acompanhamento de dados e serviços cloud based são apenas algumas das inúmeras possibilidades utilizadas para favorecer todo o processo de tomada de decisão.

Quais são os pilares da transformação digital?

Apesar de os autores e pesquisadores da área de transformação digital não concordarem com todos os pilares desse movimento, há 5 domínios essenciais em toda empresa que estão em mutação neste momento: dados, clientes, valor, competição e inovação. Vamos analisar cada um separadamente.

Dados

É um dos domínios mais centrais da transformação digital e um dos mais difíceis de ser utilizado pelas empresas. E o motivo é simples: analisar grandes quantidades de dados e transformá-los em informações estratégicas para alavancar os negócios não são tarefas fáceis.

Além de coletar, armazenar, estruturar e analisar os dados, as companhias precisam disponibilizá-los para que todas as equipes tenham acesso a eles e consigam utilizá-los em suas estratégias.

Mas por mais difícil que a tarefa possa parecer em um primeiro momento, investir na análise de dados é cada vez mais fundamental para que um empreendimento consiga crescer e atingir suas metas.

Clientes

Os clientes têm um papel central e fundamental nas novas formas de fazer negócios trazidas pela transformação digital. Se pensarmos na época pré-internet, eles eram considerados apenas um público-alvo.

As empresas faziam suas campanhas de vendas e publicidade tendo seu cliente ideal em mente como público, mas não existia muita interação, a não ser no momento da compra em si.

Hoje em dia, as relações entre empresas e clientes são mediadas pelas redes sociais, pelas experiências de usuário que cada cliente tem com a empresa e com a rede de clientes que se comunicam continuamente e se influenciam.

Essa facilidade de comunicação faz com que os clientes sejam capazes de alavancar ou prejudicar a imagem de um negócio, baseados no tipo de tratamento que tiveram ao realizar suas compras ou ao encontrar soluções para seus problemas.

Portanto, as empresas que não estiverem alinhadas com as expectativas de seus consumidores dificilmente conseguirão espaço para progredir em um mercado competitivo e digital.

Valor

Qual é o tipo de valor que seu negócio agrega ao cliente? Na era da transformação digital, entregar valor não é algo fixo, como costumava ser. O valor que a empresa entrega precisa estar sempre alinhado com os desejos dos consumidores.

Pense, por exemplo, em um cliente que deseja escolher um vinho para dar de presente para alguém muito especial. Existem muitas lojas físicas e online que vendem vinho, certo? Como fazer para se diferenciar nesse nicho?

Se você consegue não apenas vender o vinho, mas entregar ao seu cliente informações confiáveis a respeito das vinícolas, dos tipos de uvas, de como escolher o vinho certo para a pessoa certa, você entrega muito mais que uma loja que apenas exibe suas garrafas.

Competição

A competição na era digital é, sem dúvida, mais acirrada. O acesso à internet possibilitou que quase todos tenham capacidade para mostrar seu trabalho de forma competitiva.

Mas é interessante notar que a competição também se transformou. Agora, antigos competidores ferrenhos que vendiam praticamente o mesmo produto podem se tornar parceiros na medida em que entregam valores diferentes aos clientes.

Da mesma forma, com uma facilidade maior de comunicação entre o produtor e o consumidor final, antigos parceiros transformam-se em competidores, pois atendem ao mesmo público.

Inovação

A inovação sempre fez parte da rotina das empresas. Criar novos produtos e lançar para o consumidor soluções melhores e mais práticas são ações fundamentais para que a empresa não se torne obsoleta.

Com a era da transformação digital, a inovação ficou mais rápida e com custos menores. Agora não há a necessidade de esperar o novo produto chegar às prateleiras para só depois analisar a relação do consumidor com a novidade.

É possível receber uma devolutiva do mercado durante todo o processo e ajustar os problemas antes mesmo do lançamento do produto, reduzindo custos e agilizando o teste de ideias.

Vale ressaltar que não vale inovar só por inovar. A inovação precisa fazer parte de uma estratégia bem definida de negócio, que planeje todos os passos do processo de inovação e evite principalmente gastos desnecessários.

Qual é a importância da transformação digital?

Como acabamos de analisar, a transformação digital possui vários pilares. E os benefícios desse processo passam por muitas etapas operacionais de um empreendimento. O setor de vendas, de marketing, de estratégia, de criação de novos produtos, enfim, todos acabam se beneficiando do uso da tecnologia.

Se pensarmos nos benefícios em relação aos clientes, podemos observar consumidores mais satisfeitos, que são atendidos mais prontamente e acabam ajudando a empresa ao compartilhar suas boas experiências online. 

Já em relação aos funcionários, é possível conseguir equipes que trabalhem de forma mais integrada, sempre em colaboração, diminuindo a competição entre os setores. Além disso, equipes que trabalham juntas têm mais facilidade na hora de inovar, pois conseguem analisar um problema de muitos ângulos diferentes.

Outro benefício interessante é o aumento da flexibilidade para poder mudar e se adequar às necessidades do mercado. Ao ter esse relacionamento mais estreito com os clientes, é mais fácil conhecer seus hábitos de compra e se adequar a necessidades sempre em transformação.

Quando a tecnologia, a coleta e análise de dados, a estratégia de negócio enxuta e todas as novidades que a transformação digital traz consigo são colocadas em prática, acontece uma diminuição da burocracia.

Com isso, as decisões podem ser tomadas de forma muito mais rápida, as equipes ficam mais autônomas e podem se concentrar na parte mais criativa do trabalho, em vez de ficarem preenchendo papelada.

E este é outro grande benefício que a transformação digital traz: o aumento da produtividade com a redução de custos. É importante esclarecer que o intuito não é fazer com que funcionários trabalhem além de seus limites. Mas, dentro do horário de trabalho, o tempo é muito melhor aproveitado quando serviços repetitivos e manuais podem ser automatizados.

Quando puxamos a linha desses benefícios, parece que um sempre traz o outro, e todos estão conectados. O aumento da produtividade das equipes, que trabalham juntas para atingir o mesmo objetivo, gera vantagem competitiva no mercado.

Afinal, para conseguir se sobressair e alcançar melhores resultados que a concorrência, a estratégia precisa estar alinhada e ser seguida por todos. Portanto, investir na transformação digital também significa estar muito mais preparado para encontrar seu nicho e vencer a concorrência.

Quais são os impactos da transformação digital?

Como você viu, a transformação digital começou acontecer pelo avanço da tecnologia que mudou o mercado e as relações entre marcas e consumidores. Assim, ela promove grandes impactos no que diz respeito a essa relação e também ao modo como as próprias empresas conduzem os seus processos.

Uma das grandes mudanças é a comunicação instantânea. As tecnologias permitem manter contato sem qualquer empecilho. O cliente, por exemplo, pode conversar com o atendente em tempo real ou recorrer ao autoatendimento sem ter que esperar muito por isso.

Também fica mais fácil para que a comunicação interna da empresa aconteça de uma forma fluida. Não é necessário nem mesmo utilizar recursos da massa, já que existem sistemas privados que ajudam a preservar o sigilo e são mais estáveis.

Outro grande impacto é o amplo acesso à informação, para pessoas e empresas. Falamos a respeito dos dados que podem ser coletados com o objetivo de conhecer de maneira mais profunda o público.

Ao mesmo tempo, as empresas podem mergulhar mais fundo no seu próprio mercado e conhecer os seus concorrentes. Isso contribui de forma significativa com suas estratégias e nas tomadas de decisão.

Por falar em decisões e estratégias, a transformação digital permite o uso de metodologias ágeis para alcançar uma alta produtividade, a melhor gestão de tempo e excelência em qualidade. São muitos os impactos, mas, em todos eles, temos uma convergência para eficiência e agilidade.

Como fazer a transformação digital no meu negócio?

Já ficou claro que a sua empresa precisa apostar em transformação digital para não ficar para trás, certo? O importante é entender que, embora as mudanças no mundo tecnológico sejam rápidas, as organizações precisam trabalhar com planejamento estratégico de médio e longo prazos para adotar novas tecnologias e colocá-las como elementos-chave do negócio.

Para não se perder nesse processo, siga as dicas!

Entenda a sua estrutura tecnológica

Antes de planejar os próximos passos, é preciso saber em qual patamar tecnológico sua empresa está agora. Isso só é possível por meio de um diagnóstico amplo das ferramentas e metodologias utilizadas pelas equipes de todas as áreas.

Para isso, procure responder perguntas como:

  • quais softwares são utilizados por todos os funcionários?
  • Quais empresas de TI são nossas prestadoras de serviços?
  • Quais equipes ainda fazem trabalhos manuais em atividades que já poderiam ser automatizadas?

A ideia é justamente fazer um inventário de tecnologias já utilizadas e, assim, identificar onde será necessário realizar mudanças. O diagnóstico, portanto, é o primeiro passo para um calendário de investimentos que deve seguir critérios como urgência, potencial de ganho e capacidade orçamentária da empresa.

Lembre-se de estruturar o seu planejamento estratégico em métricas e metas. Por exemplo: se o objetivo é conseguir fechar negócios mais rápido, é necessário entender quanto tempo um cliente demora para responder a uma proposta e projetar se o investimento em envios digitais pode encurtar esse tempo para melhorar a lucratividade da empresa.

Invista em inovação

É impossível realizar a transformação digital sem colocar a mão no bolso. Afinal, é necessário comprar equipamentos, softwares, treinar pessoal, contratar novos profissionais ou procurar fornecedores de TI. É claro que o investimento deve ser estratégico, conforme o diagnóstico do qual falamos no tópico anterior.

Mas não acredite que “investir” é comprar licenças de softwares ou adquirir um armazenamento na nuvem. É preciso, sobretudo, dedicar uma parte do orçamento à pesquisa de mercado e de tendências tecnológicas e até ao desenvolvimento de soluções próprias da sua organização.

Uma maneira de realizar esse passo é criar uma equipe focada em transformação digital: ela não terá obrigações operacionais, visto que sua missão é justamente mapear tendências e auxiliar a direção da empresa para decidir onde serão realizados os investimentos em tecnologia.

O ideal é que essa equipe seja permanente, mas não se pode ignorar que muitas empresas não têm recursos necessários para manter essa força de trabalho internamente. Por isso, vale criar equipes de inovação temporárias, que vão focar em uma mudança tecnológica específica ou contratar uma consultoria permanente.

Construa parcerias

Muitas empresas ainda hesitam em investir em transformação digital por um motivo simples: elas sentem que não possuem o conhecimento técnico necessário para bancar mudanças profundas sem enfrentar maiores dores de cabeça. A preocupação faz sentido, já que a implementação e o uso de ferramentas digitais podem demandar algum tipo de especialização, como em TI.

A boa notícia é que os fornecedores de soluções empresariais entendem esse problema. Por isso, não oferecem apenas produtos, mas também atendimento intermitente, apoio durante a implementação e mesmo uma consultoria para treinamentos dos funcionários.

A ideia, portanto, é garantir que a empresa que compra uma solução tecnológica tenha condições de extrair os melhores resultados possíveis daquele investimento.

Também crie parcerias com empresas próximas à sua ou mesmo com entidades que representam o seu setor. Assim, é possível participar de convenções e eventos com foco na transformação tecnológica do seu nicho específico de mercado, ter acesso a publicações voltadas à análise de inovações do segmento e se manter informado do que anda fazendo a concorrência.

Envolva toda a empresa

Embora a transição de empresa offline para digital implique uma grande participação de profissionais mais técnicos e especializados, como os profissionais de TI, isso não significa que o processo deva passar longe do restante da empresa.

É importante que todas as áreas sejam envolvidas na transformação digital da empresa, afinal, todos serão impactados pela mudança. A participação das demais áreas pode começar lá no diagnóstico inicial, onde cada uma ajuda a descrever seus processos internos, os usos de tecnologias no dia a dia e os gargalos de produção que encontram.

Cada área também pode auxiliar na pesquisa por novas soluções tecnológicas e ser decisiva na escolha de investimentos. O gestor do estoque, por exemplo, pode apontar que o software X apresenta mais vantagens para a empresa do que o software Y, já que atende a uma demanda específica do negócio.

Por fim, vale lembrar que cada funcionário deve participar de treinamentos de rotina para que consiga utilizar os recursos digitais em todo o seu potencial. Não adianta ter um emissor automático de NF-e, se a equipe de vendas não entende como o software funciona, certo? Portanto, faça com que os profissionais entendam que a transformação digital não é apenas um momento de transição, e sim um esforço contínuo de todos.

Quais são os desafios da transformação digital?

Para promover a transformação digital é preciso enfrentar uma série de desafios. Eles envolvem uma mudança de cultura dentro da empresa, além da necessidade de repensar os próprios processos. No entanto, o maior desafio que as empresas têm enfrentado é a falta de profissionais capacitados para executar a mudança.

Para você ter uma ideia da escassez de profissionais que o Brasil enfrenta, para os próximos cinco anos, a expectativa é de que sejam criados quase 800 mil novos postos de trabalho no setor de Tecnologia, porém, são formados apenas cerca de 53 mil profissionais por ano. Logo, seria necessário mais 532 mil profissionais para atender de forma satisfatória a área.

Mais um desafio é planejar essa mudança entendendo as necessidades e demandas da empresa e aquilo que o mercado precisa. Assim, esbarramos ainda em outro grande desafio, que é o investimento, muitas vezes negligenciado ou mal direcionado, o que acaba dificultando a mudança.

Tendências tecnológicas

A transformação digital vai muito além de instalar um computador na empresa e digitalizar seus documentos. Existem muitas tecnologias para diferentes finalidades, e algumas promovem mudanças significativas. Veja a seguir alguns exemplos.

Big Data

Como os dados são fundamentais para a transformação digital, o Big Data é uma grande tendência porque permite coletar e tratar grandes volumes, que não podem ser trabalhados por meio de sistemas tradicionais.

Realidade virtual e realidade aumentada

Essas duas tecnologias permitem que os clientes apreciem objetos em uma escala real, mesmo estando remoto. Assim, é possível analisar com mais detalhes, ver o produto e experimentar antes de adquirir.

Internet das Coisas

Nessa tendência de transformação digital, os objetos mais simples do cotidiano podem ser conectados com a internet, de modo que podemos construir ambientes inteligentes para promover a automatização de tarefas rotineiras.

Inteligência artificial

É uma tecnologia que tem sido muito utilizada e que permite que sistemas desenvolvam um potencial de aprendizagem baseado em algoritmos. Eles conseguem imitar o raciocínio humano para buscar soluções cada vez mais eficazes para os problemas apresentados.

Podemos citar ainda outras tendências tecnológicas, como:

  • business intelligence;
  • automação de marketing;
  • computação em nuvem;
  • mídias sociais.

Todos esses são grandes recursos para promover a transformação digital no seu negócio, implementando aqueles que melhor atendem às suas demandas.

Portanto, a transformação digital consiste em todos os processos de mudanças ou de adaptação pelos quais as empresas vêm passando ao longo dos anos para se tornarem mais modernas. Isso vem para atender às necessidades cada vez mais exigentes, originadas do aumento do emprego da tecnologia, e gera impactos internos e externos na forma como as empresas fazem negócios atualmente.

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