5 desafios da transformação digital nas empresas

A transformação digital nas empresas é um processo de transição para o uso da tecnologia de forma intensa e estratégica. O seu objetivo é impulsionar resultados, expandir as vendas e promover a alta performance dos times. Mas ela vai bem além da implementação de alguns softwares. Inclusive, existem muitos desafios da transformação digital que rodeiam os gestores.

Digitalizar os processos de uma empresa é extremamente benéfico para o negócio. Recursos como a assinatura eletrônica e a gestão de contratos tornam o dia a dia corporativo mais ágil e seguro. Além disso, promovem uma mudança profunda na mentalidade das pessoas e na maneira como elas encaram o próprio trabalho.

Que tal saber mais sobre o que é transformação digital nas empresas e como colocar em prática? Acompanhe nosso artigo e fique por dentro!

Qual o conceito de transformação digital nas empresas? 

A transformação digital é um processo que envolve o uso de tecnologias digitais para criar ou modificar novas formas de operar negócios, cultura e experiência do cliente, visando atender às mudanças no comportamento geral e nas demandas do mercado. Esta é a reinvenção para a era digital.

A constante necessidade de adaptação dos modelos de negócios faz parte do dia a dia e deve ser encarada como algo natural. Desta forma, a transformação digital é uma realidade incontornável que exige que as empresas entrem em um ambiente digital não apenas por competitividade, mas também como uma necessidade para se manter no mercado. 

Vale lembrar que as mudanças culturais gerais devem preceder a transformação digital, que precisa ser liderada pelo topo da gestão de comando de uma empresa.

Quais os 5 pilares da transformação digital nas empresas? 

Embora os autores e pesquisadores da área de transformação digital não concordem com todos os pilares desse movimento, existem 5 áreas fundamentais que estão mudando em todas as empresas: dados, clientes, valor, concorrência e inovação. Vamos analisá-las de maneira individual.

Dados

É uma das áreas mais centrais da transformação digital e difíceis de usar pelas empresas. O motivo é simples: analisar grandes volumes de dados e transformá-los em informações estratégicas para alavancar o negócio não é tarefa fácil.

Além de coletar, armazenar, estruturar e analisar dados, as empresas precisam disponibilizar essas informações para que todas as equipes possam acessá-las e utilizá-las em sua estratégia. Mas, mesmo que a tarefa pareça difícil no começo, investir em análise de dados é cada vez mais importante para que as empresas cresçam e alcancem seus objetivos.

Clientes

No novo modelo de negócios trazido pela transformação digital, os clientes têm um papel central e fundamental. Se pensarmos nos dias anteriores à internet, eles eram vistos apenas como público-alvo. As empresas pensavam em seu cliente ideal como um público ao realizar vendas e campanhas publicitárias, mas não havia muita interação além da própria compra.

Hoje, a relação entre uma empresa e seus clientes é mediada pelas redes sociais, pela experiência do usuário de cada consumidor e da empresa, e por uma rede de pessoas que estão em constante comunicação e influenciam umas às outras.

Essa facilidade de comunicação permite que os clientes ajudem a alavancar ou prejudiquem a imagem corporativa, dependendo do tipo de tratamento recebido ao fazer uma compra ou buscar uma solução para determinado problema. Assim, empresas que não atendam às expectativas dos consumidores sentem dificuldade em abrir espaço para avançar em um mercado digital e competitivo.

Valor

Qual o valor que sua empresa agrega aos clientes? Na era da transformação digital, a entrega de valor não é tão fixa como costumava ser. Ela deve estar sempre alinhada com as necessidades dos consumidores.

Por exemplo, pense em um cliente que deseja escolher um vinho para presentear alguém muito especial. Existem muitas lojas físicas e online que vendem bebidas, certo? Como se destacar nesse nicho de mercado?

Se quer não só vender vinho, mas dar aos seus clientes informação sólida sobre adegas, tipos de uvas, vinícolas, como escolher o vinho certo para a pessoa certa, então está a oferecer mais do que uma loja que se limita a expor as suas garrafas.

Competição

A competição na era digital é, sem dúvida, mais intensa. O acesso à Internet permitiu que quase todos apresentassem seu trabalho de forma competitiva.

Mas, curiosamente, a competição também mudou. Agora, concorrentes ferozes que vendiam produtos quase idênticos podem se tornar parceiros porque oferecem valores diferentes aos clientes.

Da mesma forma, à medida que a comunicação entre produtores e consumidores finais se torna mais fácil, os ex-parceiros viram concorrentes porque atendem ao mesmo público.

Inovação

A inovação sempre foi o trabalho diário das empresas. Criar novos produtos e apresentar soluções melhores e mais práticas para os consumidores é fundamental para que as empresas não fiquem para trás.

Com o advento da transformação digital, a inovação se torna mais rápida e barata. Agora não é preciso esperar que novos produtos cheguem às prateleiras para analisar a relação entre consumidores e novidades.

É possível receber feedback do mercado antes de o produto ir ao mercado, ajustar problemas, reduzir custos e agilizar os testes de novos produtos ou serviços.

Vale ressaltar que inovar só por si não vale a pena. A inovação precisa fazer parte de uma estratégia empresarial bem definida, que planeje todas as etapas do processo de inovação, principalmente para evitar gastos desnecessários.

Como fazer a transformação digital nas empresas?

Deu para perceber que sua empresa precisa investir em transformação digital se quiser manter sua relevância, certo? É importante entender que, embora o mundo tecnológico esteja mudando rapidamente, as organizações devem ter um planejamento estratégico de médio a longo prazo para adotar a nova tecnologia como elemento-chave de seus negócios.

Para não se perder no processo de transformação digital, acompanhe nossas dicas!

Faça um planejamento

O planejamento será a base para todas as fases da implementação da transformação digital nas empresas, independentemente do porte. O tempo de preparação para uma organização abraçar a inovação pode demorar um pouco mais, pois exige consideração de múltiplos fatores, ampla pesquisa de tendências e análise aprofundada do negócio.

Avalie os processos

Também é necessário avaliar quais são os processos atuais da empresa e como eles mudarão com a transformação digital. O ideal é priorizar desde o início aqueles departamentos que exigem mais otimização e que trarão maior retorno por meio da inovação. As áreas de vendas e marketing são algumas que merecem atenção.

Desenvolva uma cultura organizacional

Quais são os valores e a filosofia da empresa? Qual é a sua contribuição e compromisso com a sociedade? Algum funcionário sabe responder facilmente a essas perguntas? Se a resposta for não, indica que a cultura organizacional não foi bem desenvolvida.

Percebe-se que a transformação digital está intimamente relacionada à cultura organizacional. Afinal, é preciso entender a empresa para saber quais ferramentas são benéficas para ela, assim como todos os colaboradores estão aptos a utilizá-las todos os dias.

Busque o engajamento

Uma das responsabilidades da liderança atual é engajar-se com os objetivos da empresa. Além disso, quando a gestão consegue inspirar esse comportamento em outros colaboradores, fica muito mais fácil chegar a um acordo com a área integrada e focar no alcance dos resultados planejados.

Uma estratégia para ter uma equipe engajada é por meio do exemplo. Quando os líderes vão além do que dizem, os funcionários entendem como fazer suas funções. Além disso, é muito mais fácil se motivar com ações do que com palavras.

Invista em tecnologias

Com tudo no lugar, agora é a hora de investir na tecnologia mais adequada para tomar as decisões de aplicação da transformação digital em sua empresa. Depois disso, o cliente precisa saber sobre a nova funcionalidade implementada no negócio. Nesse caso, o marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta para informar e engajar seu público.

Quais os principais desafios da transformação digital nas empresas?

Como pudemos perceber, para colher os resultados desejados é preciso ter disposição para superar os principais desafios da transformação digital. Vamos conferir quais são eles?

Iniciar uma mudança cultural

O primeiro grande desafio é sair de uma cultura analógica ou tradicional e entrar em uma cultura digital. Isso muda a mentalidade das pessoas, exige que elas comecem a trabalhar de forma mais colaborativa e adotem certa agilidade nos seus processos e suas decisões.

Portanto, treinar e capacitar as equipes é fundamental. Primeiro, porque atribui mais conhecimento técnico e teórico sobre o que precisa ser feito. E, depois, porque essas capacitações aumentam a autoconfiança e a autonomia dos profissionais.

No entanto, como tudo que envolve cultura, também é importante que os colaboradores percebam valor na mudança. Então, se você quer um time engajado com a nova direção do negócio, é preciso mostrar como cada um pode se beneficiar dos esforços solicitados.

Colocar os clientes no centro da estratégia da empresa

O segundo passo é fazer uma remodelação interna para colocar os clientes no centro da estratégia da empresa. Um dos grandes desafios dos negócios atuais é fazer um grande volume de esforços para, no final, não conseguir satisfazer o seu público.

E para frear esse comportamento cíclico, é fundamental conhecer o cliente, entender a sua jornada de compra, investigar seu comportamento de consumo e tentar projetar seus próximos passos na cadeia de necessidades e desejos. Só que isso pode ser realmente desafiador.

O comportamento dos consumidores está sempre mudando, por isso uma estratégia que se destacou no último semestre pode cair em obsolescência agora. Então, você precisa andar junto das ferramentas tecnológicas disponíveis para acompanhar essas mudanças nas demandas.

É importante, por exemplo, monitorar as tendências de compra em tempo real, sendo que cada ação tomada por um consumidor é capaz de afetar os indicadores. Isso permite que você produza e entregue mais valor para o cliente, de forma rápida, eficaz e precisa.

Viabilizar a automação de processos

Não se pode falar em transformação digital sem considerar a necessidade de automatizar processos básicos e parar de ocupar seus profissionais qualificados com eles. Essa prática é o que leva a produtividade a um novo nível e contribui para a realização pessoal dos seus colaboradores, que podem se dedicar a tarefas mais estratégicas.

No entanto, é preciso atentar para acertar na escolha do que automatizar e em que ordem de prioridade fazer isso. Para tanto, é possível recorrer aos dados internos. Com algumas ferramentas certas, você poderá entender onde o tempo da sua equipe está sendo gasto e o que, nisso tudo, pode ser automatizado visando poupar tempo.

Os algoritmos são a resposta para a maioria dessas questões, porém você precisará investir em um desenvolvedor ou em alguma ferramenta pronta para essa finalidade. Inclusive, existem sistemas autônomos capazes de dar conta dos principais trabalhos rotineiros das organizações.

Armazenar e usar dados de forma inteligente

Entre os grandes desafios da transformação digital, também está a questão do armazenamento e uso de dados. Ao longo dos últimos anos, uma quantidade bem expressiva de informações vem sendo gerada. E tudo isso está jogado por aí, grande parte sem receber uma aplicação devida.

Então, ainda é desafiador que as empresas consigam gerar informações realmente valiosas a partir desse amontoado de dados aleatórios e soltos. Um exemplo é em relação às redes sociais, alimentadas por cliques, postagens, comentários, likes e deslikes. A geração de dados está a todo vapor, mas de que maneira resulta em decisões coerentes para o negócio? Como avaliar isso?

O primeiro passo para suprir essa questão é garantir a capacidade de armazenamento adequada para tanta informação. Isso é feito por meio de um banco ou de uma central de dados, que servirá como ponto de partida para a análise desses recursos, resultando em informações concisas que melhorem a experiência e o atendimento ao usuário.

Valorizar mais as empresas e pessoas especializadas em tecnologia

Com tantos avanços tecnológicos e a intensificação da transformação digital, a demanda por profissionais capacitados e pela parceria com empresas especializadas em tecnologia só tende a crescer. Assim, aumenta também a demanda pela entrada de novos profissionais do mercado, sem contar na constante qualificação e especialização em funções específicas.

Muitas empresas começam a desenvolver seus próprios centros tecnológicos, apesar de essa ser uma decisão onerosa e, nem sempre, de sucesso. Outras, no entanto, tendem a recorrer a quem já tem conhecimento e domínio em um assunto específico, como uma empresa especialista em CRM, e contratar o sistema para acelerar suas operações.

Desta forma, com diversas parcerias e sistemas especializados de ponta, conseguem sair na frente da concorrência com experiências digitais transformadoras para os clientes.

É fundamental portanto contar com parcerias estratégicas e preparadas para enfrentar os desafios do mercado e, mais do que isso, superá-los de forma criativa e competitiva. É por isso que a DocuSign, pioneira mundial em soluções de contratos, trabalha constantemente no desenvolvimento e aprimoramento de novas alternativas.

A assinatura eletrônica, por exemplo, simplifica o fluxo de contratos da empresa, além de reduzir a burocracia, eliminar o papel e as tarefas manuais, assim como se conectar facilmente a outras tecnologias e sistemas que você já usa.

O DocuSign CLM, por sua vez, automatiza todo o ciclo de vida de documentos (da preparação ao armazenamento após a assinatura) e centraliza em um repositório de fácil pesquisa todos os contratos formalizados.

Esses são alguns exemplos de tecnologia que podem fazer a diferença no cotidiano do negócio e impulsionar a transformação digital.

Conforme comentado, a transformação digital é a mola propulsora entre o mercado atual e futuro. Quanto mais madura uma empresa for em termos de transformação digital, melhor preparada ela está para conquistar uma fatia maior de mercado e competir de igual para igual com os maiores players atuais.

Gostou de saber o que é e como fazer transformação digital nas empresas? Quer aprender mais sobre o assunto? Então, acesse nosso artigo sobre transformação digital e descubra como ela pode mudar sua forma de fazer negócio. Se preferir, realize um teste grátis da plataforma de assinatura eletrônica da DocuSign.

Publicados
Temas relacionados