UX: Como a experiência do usuário pode ajudar nos negócios

Para tornar o seu negócio uma referência e se diferenciar dos principais concorrentes, é fundamental atender às demandas dos consumidores. Sendo assim, sempre que o cliente estiver navegando pelo seu site, software ou aplicativo, é preciso que esteja satisfeito. Por isso é tão importante conhecer o conceito de UX e aplicá-lo aos serviços e produtos da sua empresa.

Afinal, o cliente está cada vez mais exigente, e cada detalhe faz uma enorme diferença no nível de satisfação com a sua marca. Na prática, o UX, também conhecido como user experience (em português, experiência do usuário), está presente em cada etapa da jornada de compra do consumidor, seja um negócio B2B, seja um negócio B2C. O seu papel é fazer com que essa experiência seja sempre positiva para todos os possíveis interessados.

Na rotina da sua organização, qual é o impacto de UX no desempenho das vendas, por exemplo? Além disso, como analisar os seus resultados e o que fazer para melhorar a experiência do usuário nos pontos de contato com a sua marca? Tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto, continue a leitura!

O que é User Experience?

Ser uma marca customer centric já se tornou um pré-requisito no mercado, ou seja, colocar o cliente como foco ao desenvolver serviços, produtos e soluções. É aí que entra o conceito de UX, também fundamental para o sucesso da sua empresa. Toda interação que um possível futuro cliente (ou cliente de fato) tenha com seus canais (site, app, software, entre outros) é primordial para conseguir, por exemplo, uma venda.

Do tempo de carregamento do site até a visualização dos produtos em estoque, cada detalhe interfere na experiência do consumidor no ambiente da sua marca. Como consequência, isso impacta diretamente no desempenho do negócio.

Imagine o seguinte cenário: você acessou um site em busca de um produto, mas não encontra a seção com o que deseja. Quais são as chances de continuar nessa página? Você está perdendo tempo e não consegue sequer encontrar o que procura. Por mais que seja atrativo em preço e funcionalidades, isso não vai sustentar a negociação.

O conceito de UX é, portanto, fundamental para o sucesso da sua organização. A seguir, estão alguns dos fatores que o tornam tão relevante para o seu negócio.

Como as empresas devem olhar para o UX de seus produtos e serviços?

O que fazer para melhorar a experiência do usuário com os seus produtos e serviços? Confira abaixo algumas dicas que podem melhorar a performance do seu negócio.

Analise o comportamento dos clientes

A primeira tarefa é analisar o comportamento dos seus clientes. Quais são as preferências, o que procuram, quais são as dificuldades e os objetivos? A partir dessas respostas, você vai definir quais devem ser as suas prioridades, focando determinadas ações para aprimorar a experiência e a oferta de valor que cada produto tem para fazer.

Melhore a usabilidade do site/app

A usabilidade deve ser, em seguida, a sua prioridade — ou seja, facilitar todas as ações dos consumidores enquanto eles estiverem no ambiente do negócio, seja em uma página de cadastro ou para entrar em contato. Dessa forma, se ele precisar encontrar um produto ou um canal de comunicação, tudo vai estar ao alcance.

Um exemplo que pode facilitar a usabilidade é investir em uma solução de assinatura eletrônica, integrando a ferramenta com as plataformas da sua marca. Isso pode agilizar a contratação de um serviço que exige formalização contratual e conectar o processo de compra de ponta a ponta, sem precisar recorrer a assinatura a papel e caneta e perder tempo com trâmites logísticos.

Aposte no design responsivo

Outro ponto importante é o design responsivo, que garante a mesma experiência ao usuário em qualquer dispositivo que ele utilizar. A maioria das pessoas faz hoje praticamente tudo pelo celular - uma boa experiência mobile é, portanto, fundamental. Seja via smartphone, seja pelo desktop, o importante é que qualquer consumidor possa encontrar aquilo que procura sem nenhum problema de adaptação. Um negócio SaaS (Software as a Service), por exemplo, deve pensar nos mínimos detalhes para que a experiência de produto seja totalmente positiva.

Realize testes A/B

Os testes A/B também são importantes para avaliar o que funciona melhor ou pior com os seus consumidores. A partir da criação de duas opções de uso, você consegue monitorar qual dos formatos gera o melhor retorno — no caso, a melhor experiência para os seus clientes. Assim, aos poucos você vai aprimorando a experiência do usuário.

Foque no bom atendimento

O atendimento na sua empresa deve ser eficiente. Caso o cliente tenha uma dúvida, ele precisa ter formas de solucioná-la. Independentemente de qual seja a plataforma escolhida, você deve prestar o atendimento necessário em qualquer etapa da jornada.

Invista em acessibilidade

Outro ponto importante a ser avaliado é a acessibilidade. Dessa forma, é necessário pensar, por exemplo, em oferecer uma ferramenta para o controle e a busca por voz ou na possibilidade de aumentar a fonte ao acessar a sua página. O objetivo é que qualquer pessoa que entre em contato com a sua empresa tenha as chances de ter uma experiência positiva.

De que maneira a UX pode ajudar nos negócios?

Auxilia os consumidores para a tomada de decisão

Quando o usuário está em contato com a sua marca, o objetivo deve ser garantir que ele se concentre apenas no processo de decisão de compra. Quando o UX é bem aplicado, fica muito mais fácil para o usuário encontrar aquilo que procura sem obstáculos e distrações, tornando a decisão muito mais fácil de ser realizada. Se ele já tem um produto, pode se concentrar apenas nos benefícios que oferece.

Aumenta a taxa de conversão

Ao fazer isso, a tendência é que a taxa de conversão da sua organização também aumente. Afinal, sem empecilhos e insatisfação, o usuário se sente mais confortável para realizar a compra, confiante de que aquele produto e/ou serviço é de fato ideal para o que ele precisa. Quando toda a experiência é planejada, ele passa a confiar ainda mais no que você tem a oferecer.

Amplia a satisfação dos clientes

Como consequência das duas situações acima, a satisfação do consumidor aumenta. Para quem deseja fidelizar mais clientes e se destacar dentro do seu segmento, esse é o caminho mais efetivo.

Como tornar sua empresa mais ágil e escalável

Entendeu melhor o que está por trás do UX e os benefícios que uma boa experiência de usuário pode trazer ao negócio? Como você viu, existem diversas práticas que auxiliam na melhoria do UX. Empresas ágeis e escaláveis inclusive tendem a ter mais facilidade para continuar melhorar a experiência do usuário.

Mas o que é ser uma empresa ágil e escalável afinal? Mais do que contar com um produto de qualidade ou ter estratégias comerciais eficientes, é fundamental que as organizações tenham tanto a escalabilidade quanto a agilidade no centro de todas as suas práticas para que consigam evoluir.

Qual é o impacto de ambas no dia a dia? Quais metodologias ágeis podem ser implementadas na empresa? Como a automatização de processos e tarefas se encaixa nesse cenário? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto no nosso guia gratuito de agilidade e escalabilidade e impulsione os resultados da companhia de forma inteligente! Clique aqui para acessar.

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