5 ferramentas para a transformação digital nas empresas

As pessoas estão cada vez mais conectadas com as tecnologias e isso traz novos desafios para as empresas. Afinal, se optarem por não se adaptar às novas demandas do público podem acabar tendo problemas competitivos. Portanto, para atender às novas exigências do mercado as organizações estão se tornando mais digitais por meio de ferramentas voltadas para a transformação digital

Para se ter uma noção, o E-commerce Brasil divulgou que em janeiro de 2022 houve aumento de 25,31% de vendas online em relação a todo o ano de 2021, além disso a tendência é que cresça ainda mais.

Nas vendas a transformação digital tem grande impacto, já que as empresas ganharam uma grande gama de clientes que antes não podiam alcançar. Abaixo explicamos um pouco mais sobre como pode ser feita essa transição para o digital. Confira!

O que é transformação digital?

A transformação digital se traduz em uma série de iniciativas em que se utiliza a tecnologia e a coloca como centro das relações - é sobre usar as ferramentas digitais para aperfeiçoar a gestão empresarial, por meio do aumento de vendas, otimização de processos, diminuição de custos e outros benefícios, quebrando antigos paradigmas de mercado.

Ademais, não é só nas vendas que essa transformação pode ajudar. As ferramentas para transformação digital chegaram com força total, e estão mudando a forma das empresas operarem internamente. Por exemplo, como os meios de comunicação, os meios utilizados para métricas de vendas, além das parcerias e negócios à distância utilizando as assinaturas eletrônicas.

Para te ajudar a entender como digitalização pode ajudar a sua empresa, nós listamos 5 ferramentas para a  transformação digital. Confira!

1 - Vendas/ Marketing - CRM

O CRM, ou Customer Relationship Management, é a sigla mais importante para o setor de vendas de qualquer negócio, independente se a empresa é grande ou pequena. É a gestão de relacionamento com o cliente.

O CRM é a gestão completa das vendas, marketing, atendimento e todo contato com os clientes. Para os mais antigos, essa ferramenta substitui aquele antigo caderno de contatos dos fregueses. Assim como aquelas ideias e estratégias para publicidades, propagandas e promoções, que ficavam guardadas na cabeça ou em um pedaço de papel jogado.

Existem muitas plataformas de CRM online, as melhores te dão em um mesmo local informações de clientes atuais e potenciais consumidores futuros. Além de informações como contato, endereço, nome completo, como foi feito ou recebido o contato com os clientes e leads, e muito mais.

Essa ferramenta pode simplificar as suas tarefas diárias ao permitir colocar metas, realizar contatos e vendas assertivas, além de ter um acompanhamento dos leads e fornecer recomendações e insights. 

2 - Jurídico - CLM

O CLM, ou Contract Lifecycle Management, em português Gestão do Ciclo de Vida do Contrato, é a plataforma que vai te ajudar na gestão de documentos de ponta a ponta - é uma solução que facilita o cotidiano dos departamentos jurídicos.

Essa é uma ferramenta muito importante pois, além de oferecer um repositório centralizado para o armazenamento de todos os documentos da empresa, também possui funcionalidades como o desenvolvimento de fluxos de assinatura complexos, configuração de bibliotecas de cláusulas pré-aprovadas, automatização tarefas relacionadas a contratos - seja de clientes, parceiros ou funcionários da empresa.

Utilizando a ferramenta é possível eliminar riscos, melhorar a produção das equipes e, principalmente, a organização e o tempo dos processos contratuais.

As organizações que usam o DocuSign CLM, por exemplo, reduziram o tempo de processo de contratos em 83% e o tempo de elaboração de um contrato em 80%. É possível usar a plataforma para gerar documentos, fazer versionamento, verificar aprovações e cuidar dos seus documentos antes e depois da assinatura dos mesmos e muito mais.

3 - Recursos Humanos - HCM

O gerenciamento de capital humano, ou Human Capital Management (HCM), tem como objetivo modificar as funções administrativas da área de Recursos Humanos, como os recrutamentos, treinamentos, gerenciamento de desempenho, as folhas de pagamento, entre outros.

Essa ferramenta pode transformar essas atividades exercidas pelo RH em possibilidades de engajamento, produtividade e valor comercial. Por meio do uso desse tipo de ferramenta a empresa pode deliberar de forma mais rápida e inteligente em relação às experiências que o funcionário tem e pode ter.

4 - Compras - SRM

O SRM (Supplier Relationship Management) é uma solução de gestão de relacionamento com os fornecedores ou gestão de suprimentos. As plataformas que oferecem este serviço tem como objetivo centralizar as informações sobre e manter análise do relacionamento das empresas com seus parceiros, sempre reunindo dados sobre desempenho e a cadeia de comando.

Portanto, o SRM pode indicar melhorias nos relacionamentos, contatos e contratos com fornecedores da empresa.

5 - Qualquer departamento - Assinatura Eletrônica

Se a assinatura já era importante antes, com o mundo cada vez mais digital, se torna ainda mais importante. Para simplificar o processo de fechamento de contratos, documentos e negociações das empresas, foi criada a assinatura eletrônica, que nada mais é um registro digital atestando o teor de uma declaração de duas ou mais partes.

Este tipo de assinatura tem a mesma validade jurídica que a assinatura feita à caneta, mas tem como vantagem não depender do encontro presencial ou a necessidade do papel. A ferramenta permite uma diminuição nos custos, fornece maior segurança, sem contar a agilidade. Com o eSignature, por exemplo, 79% dos acordos são concluídos no mesmo dia.

Como o eSignature pode te ajudar?

O eSignature, produto da DocuSign de assinatura eletrônica, faz exatamente o trabalho de facilitar e agilizar a conclusão de negócios. Isso porque permite que documentos sejam firmados qualquer local e a qualquer momento, desde que a pessoa tenha acesso a internet. 

A ferramenta pode ser adquirida sozinha ou em conjunto com quaisquer outros produtos da empresa. O eSignature em conjunto com o CLM salva muitas empresas de ter perda de tempo e dinheiro.

Já para o SRM, o eSignature ajuda na assinatura de contratos com novos e antigos fornecedores. No caso do CRM, é possível ganhar velocidade das negociações e gerar documentos com dados do sistema. Já no HCM, a assinatura eletrônica pode ser usada para fechar treinamentos, assinar contratos de trabalho e muitos outros.

Como você pôde perceber, se adequar ao digital é cada vez mais necessário! Essas são apenas algumas das ferramentas para a transformação digital que podem e devem ser utilizadas por quem quer estar à frente do mercado. E que também quer garantir que sua gestão interna de vendas esteja atualizada e em pleno funcionamento.

O impacto da transformação digital nas empresas

Conforme comentado, a transformação digital é a mola propulsora entre o mercado atual e futuro. Quanto mais madura uma empresa for em termos de transformação digital, melhor preparada ela está para conquistar uma fatia maior de mercado e competir de igual para igual com os maiores players atuais.

Mas qual tem sido o desempenho de empresas brasileiras nesse cenário? Como é possível identificar o ROI da transformação digital?

Obtenha as respostas a essas e demais perguntas no nosso eBook gratuito "O impacto da transformação digital nas empresas: Qual é o ROI da digitalização?".

Entenda qual é o panorama no país, as tendências tecnológicas corporativas, como avançar na digitalização e mais! Faça download gratuito aqui.

Publicados
Temas relacionados