Como administrar o contrato remoto? Confira nossas 3 orientações

Nos últimos anos, o trabalho remoto vem ganhando força como forma de trabalho. Assim, muitas empresas e profissionais preferem essa modalidade pelas suas vantagens. Mas, se não houver organização, esse formato pode apresentar algumas desvantagens.

Por isso, vamos apresentar como administrar o contrato remoto, explicar seu funcionamento e apresentar 3 dicas para melhorar seu dia a dia. Confira!

O que é o contrato remoto?

O contrato remoto pode ser conhecido como trabalho remoto ou teletrabalho. Foi regularizado em 2017, pela Lei 13.467/2017, e é caracterizado pelo profissional que exerce seu serviço em um local remoto às dependências do empregador.

Não são considerados trabalhos de contrato remoto vagas como entregador, motorista e vendedores externos. Para ser configurado contrato remoto, o profissional realiza uma prestação de serviço fora das dependências do empregador, utilizando tecnologias de informação e comunicação, não constituindo um trabalho externo.

Como funciona o contrato remoto?

Para que fique configurado o contrato remoto, deve haver um contrato individual de trabalho em que são apresentadas as funções e atividades a serem realizadas pelo empregado. Esse documento também contém informações sobre valores salariais e jornada.

Para a mudança de modalidade do trabalho presencial para remoto, o acordo deve ser mútuo. Já para retorno à modalidade presencial, o empregador pode tomar a decisão a qualquer momento, desde que haja 15 dias de prazo para a transição. Ambos os casos devem ter a informação adicionada ao contrato inicial.

Decididas as formalidades do tipo de contrato remoto, o empregado então tem a disponibilidade de trabalhar onde preferir, desde que tenha acesso às tecnologias necessárias. Essa é uma das vantagens do trabalho remoto, poder trabalhar de casa, um café ou um coworking.

Quais as vantagens do contrato remoto?

Como falamos anteriormente, o contrato remoto tem várias vantagens tanto para o empregador quanto para o empregado. Essas vantagens vão desde corte de custos até a possibilidade de realizar mais atividades durante o dia.

Para a empresa, ou quem esteja solicitando o contrato, a principal vantagem é a diminuição de custos, já que não precisa se preocupar com manter uma grande estrutura de trabalho.

Já em relação ao trabalhador, as vantagens são ainda maiores, já que a pessoa pode economizar tempo, especialmente se morar em cidades muito grandes, de deslocamento e focar em outras atividades. Há também um incremento da qualidade de vida ao poder passar mais tempo com a família.

Outra vantagem é a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar. Com isso, você consegue estar em casa durante parte da semana e ir a um coworking nos outros dias para ter mais foco no seu trabalho. Ainda, é possível visitar parentes ou até mesmo viajar.

Como administrar o contrato remoto?

Algumas das muitas vantagens do contrato remoto foram informadas acima, mas nem tudo são somente flores. Se o profissional não souber administrar bem o trabalho remoto pode ter alguns problemas e até atrasos em suas funções diárias e com prazos.

Para ajudar, vamos apresentar algumas orientações do que você pode fazer para melhorar seu dia a dia e a controlar melhor sua forma de trabalhar.

1. Organização da rotina

Muitas pessoas têm problemas com o contrato remoto, pois acabam procrastinando suas tarefas e deixando tudo para a última hora, dessa forma podem acabar perdendo prazos e consequentemente até o emprego.

Por isso é muito importante se manter organizado durante seu período de trabalho. Se as suas atividades não precisam ser feitas em algum horário específico, delimite um horário específico para poder realizá-las e coloque metas diárias do que deve ser realizado para cumprir tudo dentro dos prazos.

2. Uso de ferramentas

Uma forma de se organizar melhor para conseguir cumprir as metas e prazos é fazer uso de ferramentas online. Essas ferramentas podem ser uma simples agenda para anotar todos os compromissos ou as metas a serem cumpridas naquele dia.

Ou as ferramentas podem ser outros tipos de intenção para facilitar no dia a dia como produtos de assinatura eletrônica e aplicativos de salvamento e gerenciamento de documentos. Aqui também pode entrar qualquer ferramenta específica que necessite para executar as tarefas.

3. Escolha de locais diferentes

Se sempre esteve acostumado a trabalhar presencialmente com várias pessoas e no local especificado pelo empregador pode ser que tenha alguma dificuldade em se acostumar com o trabalho em casa. Seja pela falta de pessoas ou do próprio ambiente corporativo.

Por isso, mude de local de trabalho de vez em quando. Vá para um café onde possa ver mais pessoas circulando e até fazer amizade com os colegas da mesa ao lado. Ou se precisa do ambiente mais corporativo para focar, os coworkings são ótimas escolhas.

Por que contar com a parceria da DocuSign?

Uma das formas de conseguir organizar e administrar o contrato remoto que citamos é o uso de ferramentas. E para ajudar a gerenciar o dia a dia e tornar as atividades mais rápidas e fáceis, é possível contar com a parceria da DocuSign, que tem alguns produtos prontos para isso.

Uma dessas ferramentas é o DocuSign eSignature, uma plataforma para assinaturas eletrônicas que pode ser acessada a qualquer momento e em qualquer lugar, economizando assim tempo e dinheiro.

Outras ferramentas oferecidas pela DocuSign são de criação e gerenciamento de documentos e acordos, além de um sistema de nuvem próprio para que você encontre tudo que precisa no mesmo lugar.

Vimos que o trabalho remoto tem muitas vantagens, mas é preciso saber como administrar o contrato remoto de maneira eficiente para cumprir com todas as metas e prazos. Para isso, é ter organização e contar com as ferramentas online certas, muitas delas oferecidas pela DocuSign.

Agora que você sabe como administrar o contrato remoto, que tal adquirir as melhores ferramentas para facilitar o dia a dia da sua empresa? Entre em contato com nosso suporte de vendas e saiba mais.

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