Exemplos de transformação digital: histórias de empresas para inspirar a sua mudança

A transformação digital é uma mudança de mindset que coloca a tecnologia, a inovação e os clientes como foco das estratégias. Ela vai muito além da simples digitalização da empresa. É um processo amplo e integrado que envolve diversos setores da organização.

Pode trazer benefícios como aumento de produtividade e da satisfação do cliente com a automatização de processos, redução de custos e diversas outras oportunidades para seu negócio. A seguir, mostraremos exemplos de transformação digital para você se inspirar.

Conheça alguns exemplos de transformação digital

Veja quais benefícios a transformação digital pode assegurar à sua empresa por meio de três histórias de sucesso.

1. Seguros Unimed

Entre os casos mais expressivos de transformação digital, podemos citar todo o processo de reestruturação implementado pela Seguradora Unimed em 2018.

A empresa percebia um alto custo de tempo e pessoal em atividades manuais que envolviam elaboração de contratos, boletos, apólices e termos. O orçamento com material de escritório era muito dispendioso. Além disso, os contratos físicos ficavam circulando entre um departamento e outro, então demoravam dias para ficarem prontos.

A solução foi transformar digitalmente os processos e instaurar a assinatura eletrônica da DocuSign. Em três anos de uso, a seguradora conseguiu economizar mais de R$13 milhões em insumos de escritório e transporte de documentos.

A assinatura eletrônica possibilitou otimizar mais de 100 processos em áreas diversas da Unimed Seguros. Com isso, o tempo médio de fechamento de contrato da área jurídica caiu de 10 para 2 dias. Outras áreas tiveram uma redução média de 70% no tempo de conclusão.

O resultado da transformação digital implementada pela seguradora foi tão expressivo que as ações foram estendidas para os demais setores.

2 . Febrafar

A Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias) é um exemplo clássico de como uma instituição, por meio da transformação digital, pode impactar o dia a dia de milhares de pessoas. 

Com base em Data Science eles conseguem entender o comportamento dos consumidores e a partir daí oferecer produtos, promoções e cupons de desconto. 

E não só isso, a nova plataforma de integração entre as lojas é um verdadeiro ecossistema. Reúne soluções estratégicas para melhorar processos administrativos e fluxos, assim como também trilhas de conhecimento para capacitar equipes de PDVs.

A rede possui 60 farmácias independentes associadas com mais de 12 mil lojas por todo o país.

3. Riachuelo

O maior grupo empresarial de moda do país, a Riachuelo, via uma necessidade muito grande de inovar para reduzir custos, agilizar e garantir segurança jurídica para os processos. Ela tem mais de 40 mil colaboradores espalhados pelo Brasil, o que tornava a troca de informações demorada, cara e pouco segura.

Durante a pandemia essa situação piorou e a transformação digital em curso encontrou ainda mais problemas. Por exemplo, a empresa tinha uma média de 400 a 500 documentos mensais assinados em papel e caneta e que precisavam circular entre a sede e filiais via motoboy. Administrar tudo isso era bem difícil.

A assinatura eletrônica, nesse sentido, ajudou a digitalizar sua documentação para serem assinados eletronicamente e garantir rastreabilidade. Como prova de que é possível aplicar a transformação digital em poucos dias, já em maio de 2020 o departamento jurídico começou a produzir melhores resultados.

Antes da implantação do eSignature, o setor levava de 20 a 45 dias para finalizar um contrato. Com a solução, 75% dos documentos já estavam sendo assinados em até 7 dias.

O segundo setor a se transformar digitalmente foi o RH. A assinatura eletrônica possibilitou, por exemplo, que toda a equipe da matriz pudesse realizar suas atividades em regime home office por meio dos modelos de aditivos de contratos disponibilizados pela ferramenta.

Com a ajuda dos recursos oferecidos pela DocuSign, a Riachuelo conseguiu acelerar sua transformação digital que já estava em curso. Hoje, a assinatura eletrônica também é usada em outros setores como auditoria, compliance, tributário, relacionamento com o cliente e contabilidade.

Ferramentas da DocuSign que colaboram com a transformação digital

A transformação digital é muito importante para as empresas modernas que desejam unir inovação, agilidade, redução de custos e segurança para suas ações e processos.

A DocuSign oferece ferramentas que colaboram com a transformação digital. A seguir, você poderá conhecer algumas delas.

Assinatura eletrônica

Com a assinatura eletrônica da DocuSign é possível assinar eletronicamente diversos documentos, como acordos, cartas e relatórios, e enviar para os demais signatários por meio de uma plataforma online segura e eficiente.

Em média, com a assinatura eletrônica, 79% dos acordos são concluídos em menos de um dia, trazendo rapidez, eficiência e segurança para os processos.

CLM

O DocuSign CLM é um software de gerenciamento do ciclo de vida de contratos com diversos recursos. Com ele você pode elaborar e organizar contratos, automatizar processos e interagir com diferentes equipes e setores, como revisão interna e negociação, para trazer dinamicidade e rapidez para as ações.

Além disso, o software serve como repositório central de documentos, facilitando o armazenamento de contratos assinados e a pesquisa dos mesmos quando necessário. O CLM ainda pode facilmente se integrar com outros softwares corporativos que você já usa, como Salesforce, Oracle Netsuite, SAP Ariba e centenas mais.

Geração de documentos

Uma geração de documentos inteligente é indispensável para trazer eficiência e resultados positivos, motivo pelo qual foi desenvolvida uma solução específica e bem completa, o DocuSign Gen.

Ele é um aplicativo nativo para Salesforce que funciona com soluções como Salesforce CRM e Salesforce CPQ. Com o Gen é possível gerar contratos automatizados e sem erros em poucos minutos.

O estado da transformação digital nas empresas brasileiras

A transformação digital é de extrema importância para assegurar inovação e diferencial competitivo. Quanto mais madura uma empresa for em termos de digitalização, melhor preparada ela está para conquistar uma fatia maior de mercado e competir de igual para igual com os maiores players atuais.

Qual tem sido o desempenho de empresas brasileiras nesse cenário? Como é possível identificar o ROI da transformação digital?

Obtenha as respostas a essas e demais perguntas no nosso eBook gratuito "O impacto da transformação digital nas empresas: Qual é o ROI da digitalização?".

Entenda qual é o panorama no país, as tendências tecnológicas corporativas, como avançar na digitalização e mais! Faça download gratuito aqui.

Publicados
Temas relacionados