Como melhorar o fluxo de trabalho impacta o resultado das vendas?

fluxo de trabalho

Você sabia que a produtividade da equipe está diretamente ligada ao resultado de vendas da empresa? É importante verificar como está a organização interna do seu negócio e o fluxo de trabalho dele, já que tais aspectos podem refletir nos produtos/serviços oferecidos por você.

Neste texto, abordaremos alguns tópicos importantes sobre os assuntos como, o que é um fluxo de trabalho, como melhorá-lo e de que modo ele causa impacto e pode aumentar as vendas. Confira mais no texto!

O que é fluxo de trabalho?

Um fluxo de trabalho é uma sequência de passos que devem ser dados por um funcionário ou equipe para que a atividade em questão seja automatizada ou feita de maneira padronizada.

Geralmente, tais atividades são realizadas de forma repetitiva e sequencial. Isso contribui para manter um certo padrão nos procedimentos concretizados dentro da empresa, ao mesmo tempo em que auxilia na adaptação de novos funcionários ou em um aumento de produtividade.

A principal função de um fluxo de trabalho é eliminar problemas e gargalos de produção, já que todos os processos são efetuados claramente, além de cada funcionário saber exatamente o que e quando deve ser feito.

Assim, a empresa consegue funcionar de modo muito mais fluído, e os colaboradores são capazes de identificar mais rapidamente os problemas, bem como entender como o seu trabalho deve funcionar.

Cada vez mais as empresas têm focado em criar fluxos de trabalho para diferentes setores e atividades internas, pois viram que esse é um jeito de economizar tempo e recursos e otimizar os resultados da sua instituição.

É possível realizar a criação de um fluxo de trabalho manualmente, apenas reorganizando atividades e instruindo melhor os seus funcionários. Mas você pode também investir em tecnologias para aperfeiçoar a execução de certas atividades.

A DocuSign oferece algumas ferramentas nesse quesito, como a DocuSign Payments, que permite ao cliente pagar pelo produto/serviço após a realização da assinatura, facilitando para ambos os lados.

Além disso, a empresa poderá receber o pagamento mais rápido e evitar gastar esforços e tempo para cobrar os consumidores de pagarem pelo produto ou cumprirem o prazo de mensalidade.

Qual é a importância de um gerenciamento eficiente do fluxo de trabalho?

O fluxo de trabalho está ligado ao funcionamento da empresa. Por isso, uma desorganização vai interferir diretamente nos produtos/serviços que são oferecidos para os clientes. Logo, é importante que ele seja organizado corretamente e avaliado para verificar se realmente está sendo eficiente ou precisa de mudanças.

Caso contrário, poderão ocorrer falhas de comunicação, etapas importantes podem ser esquecidas ou os funcionários podem se ver perdidos dentro do ambiente de trabalho, já que não sabem qual sua função e importância em tal espaço.

Por isso, é indispensável fazer uma análise das atividades desempenhadas pela empresa e de como elas podem ser melhor organizadas dentro do dia a dia de trabalho e entre os funcionários.

Utilizar um software para auxiliar na gestão eficiente de um fluxo de trabalho é uma escolha inteligente, já que ele vai possibilitar uma melhor organização interna nas atividades e guardar informações de maneira bem mais segura e prática.

Além disso, ficará mais fácil para o gestor acompanhar o andamento de tais tarefas, encontrar erros e oportunidades de otimizar o fluxo de trabalho e, assim, conseguir ganhar tempo ou qualidade nos serviços/produtos oferecidos.

Por mais que essa atividade auxilie em uma divisão justa de trabalho e na importância da execução em equipe, é fundamental a presença da gerência e de métodos para gerir todo o grupo.

Entretanto, tão importante quanto liderar, esse gestor precisa estar por dentro das atividades e ter uma função clara e colaborativa, tanto para incentivar esses funcionários, como para auxiliar no ganho de produtividade.

Como melhorar o fluxo de trabalho?

O primeiro passo é descobrir quais são os desafios relacionados ao fluxo de trabalho com a sua empresa, quais são os principais problemas e gargalos que estão atrapalhando o seu desenvolvimento?

Assim, você terá um melhor direcionamento para o seu fluxo de trabalho, além de já começar a solucionar esses problemas e também encontrar maneiras de otimizar a produção e fornecer um resultado mais efetivo para os seus clientes.

Além de sanar as falhas, ainda é imprescindível encontrar jeitos de otimizar o trabalho da sua equipe, seja com a implantação de um novo sistema, seja com o aperfeiçoamento de algum aspecto do setor, como tornar mais fácil para os clientes o modo de concretizar os pagamentos.

Com tudo mapeado, está na hora de definir o fluxo de trabalho. Comece a elencar quais são as atividades que devem ser executadas e quem deverá ser o responsável por elas, além de todos os detalhes que precisam ser seguidos e levados em conta pelos funcionários.

Qual é o impacto do fluxo de trabalho no resultado de vendas?

Com um fluxo de trabalho mais organizado, o produto/serviço final será de melhor qualidade e, assim, vai otimizar a experiência dos clientes. Ao mesmo tempo, a empresa realizará todas as suas funções de forma mais efetiva.

Uma delas são os serviços de marketing e de vendas, que têm um impacto direto na visão do consumidor sobre a marca. Por exemplo: com um fluxo de trabalho bem-definido na área de marketing, será possível criar campanhas mais eficientes e realmente compatíveis com as dores do consumidor.

Ao mesmo tempo, a equipe de vendas consolidará um procedimento padronizado e bem-sucedido para conversar com o cliente, conseguindo agilizar o processo de compra de determinado produto.

Por isso, ter um fluxo de trabalho influencia positivamente toda a empresa e até mesmo o público dela. A sua instituição trabalhará melhor e trará resultados mais positivos, o que também significará mais vendas.

Você sabia que a DocuSign pode ajudá-lo a ter um fluxo de trabalho mais organizado? Com o Agreement Cluod, é possível automatizar processos dentro da empresa, diminuir ou até mesmo eliminar o uso de papel e trazer mais ganhos para a gestão de contratos da instituição.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre essa e outras soluções da DocuSign!

Autor
DocuSign Contributor
Publicados
Temas relacionados