A importância do uso de soluções integradas nas empresas

Vivemos em uma era de transformação digital — e isso já não é uma novidade. Não há dúvidas de que a tecnologia, que avança em um ritmo altamente acelerado, tornou muito mais fácil o andamento de inúmeros processos em empresas de diferentes segmentos.

Da guarda e do gerenciamento de informações até as ações de marketing e a atração de novos públicos, as ferramentas digitais implicam a diminuição dos custos e o aumento da lucratividade e, é claro, agilizam as rotinas. No entanto, levar em conta a utilização simples e isolada de cada uma, com o fim em si mesmas, significa ignorar quão melhores os resultados seriam com o uso das soluções integradas.

Pensando nisso, neste post, vamos falar da importância dessa integração e listar as principais vantagens observadas. Boa leitura!

Qual é a importância de apostar na utilização de soluções integradas?

Nos últimos anos, temos assistido à modernização do mercado, com o lançamento de inúmeras ferramentas que trazem mais praticidade à gestão dos negócios. Porém, como as organizações normalmente extraem informações distintas das diferentes plataformas, um gerenciamento mais efetivo dos dados coletados se faz necessário, ainda que seja mais complexo. Nesse contexto, evidencia-se a importância do uso de soluções integradas.

Reflita: você já se viu perdendo um tempo precioso para buscar uma determinada informação ou até sentiu dificuldade de finalizar uma atividade inerente à sua função por não dispor dos dados necessários? Esse tipo de problema, na verdade, é bem comum em vários setores das empresas.

No entanto, o fato é que o mundo mudou — e permanece em contínua transformação. Nesse sentido, de mãos dadas com o crescimento organizacional e com a sustentabilidade, está a modernização dos processos corporativos. A integração das ferramentas, nesse caso, significa um trabalho desenvolvido de modo colaborativo, assegurando a fluidez das informações e um acesso aos diferentes estágios de um fluxo mais democratizado.

Sendo assim, companhias de todos os segmentos fazem uso de soluções integradas para o bom gerenciamento da sua operação e, com isso, diminuem as chances de falhas e eventuais inconsistências e têm acesso a dados mais completos e confiáveis.

Quais são as principais vantagens?

Complementando o tópico anterior, nesta seção, listaremos as vantagens mais marcantes da utilização de soluções integradas na rotina empresarial. Veja!

Maior confiabilidade das informações

O investimento na integração das soluções utilizadas se traduz no aumento da segurança das informações manipuladas, afinal, a possibilidade de haver deslizes humanos é praticamente eliminada. Além disso, todos os dados são gerados de modo informatizado, o que evita eventuais alterações.

Ainda nesse contexto, pode-se falar de uma veracidade maior conferida àquilo que é verdadeiramente relevante para o crescimento organizacional, já que a reunião de informações fidedignas acerca dos processos internos forma — ao longo de tempo — uma base de dados altamente estruturada que serve como norte para uma tomada de decisão mais acertada.

Mais produtividade

A integração das ferramentas digitais está diretamente associada a uma utilização bem mais efetiva dos recursos de uma companhia, a exemplo do tempo dos colaboradores — um dos mais preciosos, inclusive. Essas soluções colaborativas facilitam e aceleram o acesso aos dados do negócio, promovendo dinamismo ao fluxo de trabalho e e adiantando a chegada às conclusões.

Menor índice de retrabalho

Quando diferentes sistemas são integrados, por conseguinte, ocorre a automatização de funções — de cujo rol a DocuSign para Salesforce faz parte — que, a princípio, desenvolviam-se manualmente. Com isso, a tendência é de que haja uma diminuição de erros, como a exclusão acidental de informações importantes, a resolução equivocada de cálculos e a duplicação de dados.

Ou seja, contando com uma boa comunicação entre os diferentes departamentos de uma organização, com o consequente cruzamento das informações geradas por cada solução, os índices de retrabalho diminuem. Isso, por sua vez, significa que os profissionais passam a dispor de mais tempo para se dedicarem a outras atividades essenciais, relativas ao core business.

Mais eficiência no gerenciamento de processos e dados

As soluções integradas de gestão empresarial viabilizam um gerenciamento mais preciso dos dados conforme os cruzam e centralizam em um único lugar, tornando a consulta mais fácil. Diante disso, é possível observar a simplificação dos fluxos de informações e a eliminação de eventuais redundâncias, o que também implica a diminuição de falhas.

No entanto, não são apenas os processos operacionais do negócio que saem ganhando. Outros departamentos da organização, como o de marketing, também se beneficiam com as soluções integradas, já que o planejamento, a execução e a análises dos resultados das campanhas publicitárias, por exemplo, passam a ser bem mais eficientes.

Quais são as integrações possíveis com as soluções da DocuSign?

A DocuSign foi pioneira no desenvolvimento da tecnologia de assinatura eletrônica. A partir dessa tecnologia, a empresa ampliou a solução para oferecer uma plataforma que permite gerenciar tofo o fluxo que envolve um contrato: desde sua criação, revisão, colaboração, assinatura até a execução dos termos do contrato.

Com diversas soluções integradas e baseadas na nuvem, as organizações dos mais diversos portes e de setores de atuação distintos podem modernizar e digitalizar de forma ágil todos os processos que envolvem contratos. Por exemplo, o DocuSign Click simplifica a criação de contratos de clickwrap para a aceitação dos clientes no app ou no site institucional, com rapidez e a facilidade de um clique.

Além disso, há mais de 400 integrações nativas com os software que as organizações já usam, independentemente dos recursos que você utiliza no dia a dia para desempenhar as suas tarefas. A plataforma sincroniza perfeitamente com diversos produtos que você já usa rotineiramente, como o SAP, Salesforce e Oracle.

Inclusive, a DocuSign oferece a assinatura eletrônica por meio da plataforma eSignature, integrável a soluções de gestão de documentos, o que impacta positivamente a agilidade dos negócios, já que traz flexibilidade aos fluxos de trabalho. Afinal, atualmente, os clientes exigem conveniência e as empresas que desejam preservar a própria sustentabilidade devem se adaptar a essa realidade.

Entendeu por que, em meio aos avanços tecnológicos desta era de transformação digital, as soluções integradas podem fazer toda a diferença na rotina empresarial? Atualmente, o dinamismo e a otimização são palavras de ordem no que diz respeito a uma operação bem-sucedida. Portanto, a falta de modernização nos processos internos pode ser um fator determinante para a estagnação diante de um mercado competitivo.

Publicados