6 maiores benefícios da integração de sistemas via API

Você já parou para pensar como a integração de sistemas pode transformar a sua empresa? Por meio das APIs, é possível tornar operações mais agéis e eficientes.

Se você deseja descobrir como APIs podem otimizar as atividades corporativas, aumentar a produtividade e reduzir os custos, este conteúdo é para você!

Não deixe de conferir todos os detalhes sobre as vantagens da integração de sistemas via API. Aproveite para explorar o potencial que o recurso oferece e leve a sua empresa a um novo patamar de eficiência e competitividade.

Como funciona a integração de sistemas?

A integração de sistemas corporativos é essencial para unificar e otimizar as operações de diferentes programas em uma organização.

Inicialmente, as companhias identificam os softwares a serem conectados e os objetivos comerciais associados, como aprimorar processos ou garantir a consistência dos dados. As abordagens variam desde a integração ponto a ponto, até o uso de middleware ou APIs — esta última sendo amplamente adotada devido à sua flexibilidade.

Um aspecto crítico dessa prática é a transformação de dados para garantir a compatibilidade entre sistemas que frequentemente usam formatos ou padrões diferentes.

Por fim, a sincronização é crucial para organizações que necessitam de atualizações em tempo real, assegurando que todas as alterações em um sistema sejam refletidas nas demais ferramentas integradas.

Quais são os benefícios da integração de sistemas via API?

A integração de sistemas diferentes (heterogêneos) por meio de APIs oferece uma série de benefícios significativos para as empresas. Ao facilitar a comunicação entre diversas plataformas e aplicativos, as APIs favorecem a transformação digital das organizações, fornecendo uma base sólida para a eficiência operacional e a inovação contínua.

Conheça as 6 vantagens mais evidentes nesse sentido, a seguir!

1. Maior produtividade

As APIs simplificam a troca de informações entre sistemas, automatizando tarefas repetitivas e eliminando a necessidade de entrada manual de dados. Tal condição libera tempo para os funcionários se concentrarem em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado, aumentando a produtividade geral da equipe.

2. Diminuição de custos

A integração pode amenizar os custos operacionais, pois extingue a necessidade de desenvolver e manter soluções de integração complexas e personalizadas. Além disso, ao automatizar processos e melhorar a eficiência, as empresas podem economizar em despesas relacionadas a erros humanos e retrabalho.

3. Melhora no controle de processos

Ao integrar sistemas por meio de APIs, as empresas podem ter uma visão mais abrangente e em tempo real de suas operações. Isso permite um melhor monitoramento e controle das atividades empresariais, facilitando a identificação de áreas de melhoria e oportunidades de otimização.

4. Monitoramento e consulta em tempo real

As APIs permitem o acesso instantâneo a dados e informações atualizadas em tempo real, favorecendo uma tomada de decisão mais rápida e informada. Essa condição é essencial para companhias que precisam de insights imediatos para responder às demandas do mercado e às mudanças nas condições operacionais.

5. Segurança e integridade de dados

A gestão eficiente de APIs oferece métodos seguros para acessar e transferir dados entre sistemas, garantindo a integridade e a confidencialidade das informações. Além disso, as políticas de segurança podem ser aplicadas para controlar quem pode acessar e modificar os dados — o que fortalece os sistemas contra ameaças cibernéticas e violações.

6. Eficiência e redução de erros

A automação proporcionada pela integração via APIs reduz a dependência de processos manuais propensos a erros, garantindo uma execução consistente e precisa das tarefas. Isso leva a uma operação mais eficiente e a uma diminuição significativa de falhas.

Quais são os tipos de sistemas que podem ser integrados via API?

A integração via API pode conectar uma variedade de sistemas em diferentes áreas funcionais de uma empresa, resultando em uma operação mais fluida e eficiente em várias frentes.

Abaixo, destacamos os tipos de sistemas que podem ser integrados e como isso pode ser aplicado em diferentes departamentos com as APIs da DocuSign.

Recursos Humanos (RH)

As equipes de RH podem se beneficiar da integração das soluções da DocuSign via API com o sistema de gestão que já utilizam. Além disso, é possível integrar nativamente com ferramentas conhecidas no mercado como Workday, Oracle HCM, SAP Success Factors e FieldGlass e outras.

Assim é possível fazer a gestão de todos os documentos e processos que precisam de assinatura e aprovação, desde o processo de contratação à aposentadoria dos colaboradores.

Compras

Você também pode fazer integrações via API com as ferramentas utilizadas nos departamento de compras, como um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM),  um ERP (Enterprise Resource Planning), ou até mesmo  através de uma integração nativa com o SAP ECC e Ariba e do Oracle.

Vendas

O setor de vendas consegue integrar soluções da DocuSign via API com o sistema CRM de sua escolha (Customer Relationship Management). Mas não só isso - as nossas tecnologias também são integráveis nativamente a softwares reconhecidos como o Salesforce Sales Cloud, Microsoft Dynamics 365, SAP C/4HANA e mais.

Marketing

É possível conectar as soluções DocuSign as ferramentas de automação de marketing, análise de dados e CRM. O DocuSign Click, por exemplo, pode ser utilizado para obter consentimento em campanhas de marketing, como políticas de privacidade e termos de serviço. São mais de 900 integrações pré-construídas para aplicar no seu negócio.

Como vimos, a integração de sistemas via API oferece uma gama de benefícios, desde a melhoria da produtividade e eficiência até a redução de custos e erros.

Você consegue integrar sem dificuldades as soluções DocuSign aos seus sistemas para otimizar os processos de contrato da sua empresa, elevar a qualidade dos serviços prestados e gerar mais oportunidades.

Caso queira entender a fundo como funcionam as integrações e APIs nas empresas, baixe o e-book gratuito API e integração: guia completo sobre como funciona nas empresas. Neste material, você confere a importância de integrar sistemas para o negócio, os benefícios e as dicas para implementar esses recursos de forma eficaz. 

Publicados
Temas relacionados