Quais os tipos de API e para que servem?

As Interfaces de Programação de Aplicações, também conhecidas pela sigla API, funcionam como pontes que conectam diferentes sistemas e softwares. Graças a elas, é possível que as informações se inter-relacionem, ampliando as funcionalidades e aplicações nas organizações.

Neste artigo, você aprofundará o seu conhecimento sobre os diferentes tipos de API, conhecendo mais a respeito das suas características, diferenças e funcionalidades. Acompanhe! 

O que é uma API?

Na prática, a API pode ser entendida como um conjunto de regras e definições que permitem a comunicação entre aplicações. Dessa forma, é possível fazer com que dois sistemas diferentes “conversem” entre si e compartilhem dados, funções e serviços.

Por analogia, imagine o contexto de um restaurante, a API desempenharia o papel de cardápio, à medida que define quais pratos estão disponíveis e como você pode fazer o pedido.

No contexto da tecnologia e da associação com softwares, a API determina quais dados e funcionalidades estão disponíveis para um usuário e como ele pode acessar essas informações.

Assim, as APIs se apresentam de diversas formas e com características e objetivos distintos. Entendê-las permite fazer a escolha mais adequada, afinal, cada um dos tipos de API se encaixa em diferentes necessidades. Logo, conhecer as opções disponíveis garante que você selecionará a que melhor atende aos seus objetivos.

Somado a isso, ao saber como cada tipo funciona, fica mais fácil explorar todo o seu potencial, otimizando o desenvolvimento e a integração de sistemas. As APIs podem ter diferentes formatos e protocolos de comunicação, ao compreendê-las, você aumenta as chances de manter uma comunicação sem falhas.

Quais os tipos de API?

As APIs podem ser divididas em cinco tipos principais: web, RESTful, SOAP, hardware e plataforma. A seguir, explicamos brevemente as características e diferenças entre elas. Confira!

API Web

As APIs Web são aquelas que permitem a comunicação entre sistemas via internet, facilitando a integração de dados e utilização de suas diferentes funcionalidades. Um exemplo de API web bastante conhecida e utilizada é a API do Google Maps.

API RESTful

As APIs RESTful têm um estilo de construção que utiliza o protocolo HTTP. Por meio desse protocolo é que ocorre a comunicação. Isso faz com que essas APIs sejam mais leves e escaláveis. As APIs da DocuSign são RESTful, por exemplo.

API SOAP

As APIs SOAP são baseadas no protocolo XML para troca de mensagens entre sistemas, sendo a opção perfeita para ambientes mais complexos, como o caso dos ambientes corporativos.

API Hardware

As APIs de hardware, como o próprio nome sugere, fornecem interfaces para interação com componentes físicos, como sensores e dispositivos embarcados.

API de plataforma

As APIs de plataforma são aquelas que possibilitam integrações e desenvolvimento de aplicativos em plataformas específicas, como Facebook ou Google. Nesse sentido, um exemplo conhecido é o API do Facebook Graph.

Quais as APIs segundo as políticas de uso?

Os tipos de APIs também podem ser classificados segundo as políticas de uso. Nesse contexto, elas se dividem em quatro tipos. Conheça!

APIs públicas

As APIs públicas são aquelas acessíveis a qualquer pessoa, geralmente, com documentação completa e exemplos de uso. Um exemplo de aplicação que se enquadra nessa categoria é a API do Google Translate.

APIs privadas

As APIs privadas são desenvolvidas para uso interno de uma empresa ou organização, com acesso totalmente restrito.

APIs de parceiros

As APIs de parceiros recebem esse nome, pois são compartilhadas com parceiros específicos para fins de integração e colaboração.

APIs compostas

Por fim, as APIs compostas são aquelas resultantes da combinação de APIs de diferentes fontes, criando novas funcionalidades e serviços.

Quais as APIs em relação ao uso?

Existem três categorias de APIs na classificação de uso: as de dados, de sistemas operacionais e remotas.

APIs de dados

Aquelas que fornecem acesso a bancos de dados e conjuntos de informações específicos, como o API do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

APIs de sistemas operacionais

Tipos de APIs que permitem interação com funcionalidades do sistema operacional, como gerenciamento de arquivos e processos. O API do Windows se enquadra nessa classificação. 

APIs remotas

Todas aquelas acessíveis via internet, permitindo interação com sistemas e dispositivos à distância. As APIs utilizadas por serviços de streaming, como a Netflix, Prime e Spotify são exemplos que enquadram nessa categoria. 

Como as APIs são aplicadas na prática?

Como você já pode perceber, as APIs estão presentes em diversas áreas, desde o desenvolvimento de websites e aplicativos até a integração de sistemas corporativos. Portanto, elas podem ser usadas em e-commerces, na integração com plataformas de pagamento, para realizar assinaturas eletrônicas, marketplaces e sistemas de logística.

Ainda, são comuns em redes sociais, viabilizando a publicação e gerenciamento de conteúdos, análise de dados e integração com outras plataformas. O setor de finanças também utiliza APIs na automação de transações bancárias, integração com sistemas de contabilidade e análise de investimentos.

Por fim, podemos destacar a sua aplicação na Internet das Coisas (IoT), já que ela permite a conexão e controle de dispositivos inteligentes, como lâmpadas, termostatos, sensores, entre outros.

Por que usar uma API na gestão de contratos digitais?

A utilização de APIs em uma organização gera mais agilidade e eficiência aos processos. Essa lógica se aplica inclusive com contratos, que fazem parte do dia a dia empresarial.

Em casos de soluções tecnológicas como a assinatura eletrônica e a gestão de contratos, as APIs são usadas na integração desses softwares com outros já usados pela empresa, como um CRM, ERP ou HCM. 

Vale a pena buscar soluções oferecidas por quem tem expertise no assunto. A DocuSign, por exemplo, possui APIs líderes de mercado para plataformas como o eSignature. Mas além da assinatura eletrônica, a DocuSign também fornece integrações para diversas outras ferramentas do portfólio, como o DocuSign CLM, plataforma voltada para a gestão de contratos. 

Como vimos, conhecer os tipos de API e suas aplicações práticas permite que você agilize os processos na empresa, aumente a eficiência operacional, a qualidade dos serviços e a satisfação do cliente.

Quer saber mais sobre como funcionam integrações e APIs? Baixe o e-book gratuito API e integração: guia completo sobre como funciona nas empresas. Neste material, você confere a importância de integrar sistemas para o negócio, os benefícios e as dicas para implementar esses recursos de forma eficaz. 

API e Integrações: como funcionam, benefícios e dicas para implementar

Publicados
Temas relacionados