Como fazer uma mudança cultural na empresa?

O ambiente de trabalho, assim como em outros aspectos e locais, também detém uma cultura. Geralmente os costumes adotados dentro das empresas vêm das culturas organizacionais previamente estabelecidas.

Essa cultura organizacional pode sofrer variações com o tempo e com os profissionais que passam pela empresa, trazendo cada um alguma alteração — que pode ser benéfica ou não.

Se você acha que pode ser bom realizar uma mudança cultural na sua empresa, continue conosco que vamos explicar como fazer essas alterações, além de verificar se há realmente necessidade para que essa mudança seja feita. Confira!

Como funciona a mudança cultural na empresa?

A mudança cultural dentro de uma empresa pode não ocorrer de maneira tão fácil, especialmente se os funcionários já estiverem há muito tempo na organização e acostumados a fazer tudo da mesma maneira de sempre.

Por isso uma mudança cultural bem executada depende de alguns passos, como verificação dos comportamentos internos, além das metas e desempenhos dos funcionários. Também é preciso transparência durante a realização da mudança.

Será que é o momento certo para fazer mudança cultural na sua empresa?

Muito importante — antes de realizar uma mudança cultural na sua empresa — é verificar se há necessidade de realizar essa mudança, especialmente no momento atual da organização. Pensando nisso, avalie e responda as perguntas abaixo.

Minha empresa precisa de mudança cultural? 

Caso você esteja pensando em realizar uma mudança cultural, mas não tem certeza do que mudar ou por onde começar, é importante como primeiro passo realizar uma pesquisa. Faça enquetes ou pesquisas anônimas sobre o comportamento entre os funcionários.

Além disso, avalie o desempenho da empresa por meio dos índices de performance, como lucratividade, rentabilidade e produtividade. Esses números refletem muito a cultura organizacional do local.

Escute seus empregados

Não adianta realizar pesquisas de satisfação e solicitar informações sobre o comportamento dos funcionários se todos os dados não forem considerados. Portanto, escute ou leia, se tiver feito algo para escrever, todas as opiniões.

Verifique o que pode estar afetando o desempenho dos empregados e da empresa, mas lembre-se de checar tudo o que for falado para que haja mudanças caso necessário ou uma conversa com quem for preciso.

Que aspectos analisar para tomar essa decisão? 

Feita a pesquisa e a análise do desempenho empresarial, é necessário analisar se os números dos índices estão bons, dentro da meta ou muito abaixo do esperado. Se for o último caso, é preciso verificar se os comportamentos informados pelos funcionários estão atrapalhando ou não.

Mesmo que os números não estejam ruins, é bom investigar os comportamentos de maneira que você perceba e coloque em uma lista o que poderia melhorar ou o que não está de acordo com o que acha importante para sua empresa.

Quais os benefícios da mudança cultural?

A mudança cultural pode trazer diversos benefícios. Um deles seria no caso dos índices de desempenho estarem baixos, já que novos hábitos podem trazer resultados diferentes dos encontrados anteriormente.

Outro benefício que pode ser encontrado é a convivência dos funcionários dentro da organização. Em muitos casos, pode facilitar e melhorar o diálogo e a compreensão entre as diversas partes envolvidas.

Por onde começar uma mudança cultural?

Se você já realizou suas pesquisas e viu que realmente é necessária uma mudança cultural na sua empresa e que precisa ser realizada neste momento, vamos te dar um passo a passo que pode auxiliar nessa jornada.

Defina valores e comportamentos

Como você já verificou os índices e comportamentos realizados na empresa até o momento, provavelmente já sabe alguns pontos que deseja mudar. Agora é a hora de fazer uma lista com tudo que não deseja que continue na empresa.

A partir dessa lista, é possível realizar uma outra definindo o que você gostaria e espera que seja colocado, como valores e os comportamentos aceitáveis dos colaboradores dentro da empresa. 

Seja transparente

Para que uma mudança na cultura seja bem implementada, é preciso que haja comunicação clara e transparente de todo o processo e do que deseja ser alterado. Aqui, é necessário passar as informações a todos os setores da empresa: do mais alto ao mais baixo.

Realize reuniões, faça vídeos, panfletos e explique bem, especialmente aos gestores, o que será feito. Abra um canal de comunicação para que as dúvidas sejam sanadas e todos dentro da empresa estejam cientes do que está acontecendo.

Contrate novas pessoas

Caso seja necessário, contrate novos funcionários que estejam conectados com a cultura organizacional que deseja implementar. Além de trazer novas perspectivas, podem engajar os antigos empregados a realizar as mudanças de maneira mais fácil.

Avalie e monitore

Realizar uma mudança cultural não ocorre de um dia para o outro, portanto esteja sempre atento ao que está sendo realizado. Monitore constantemente e avalie o que funciona e o que não funciona de maneira a ser melhorado.

Pode haver resistência dos colaboradores. Esteja sempre aberto e comunicativo sobre as intenções, além de realizar modificações no plano inicial caso seja necessário.

Quais ferramentas auxiliam nesse processo?

Em alguns casos, a mudança cultural pode envolver não apenas trocas comportamentais, mas também de métodos de produção e uso de novas ferramentas para facilitar no dia a dia. Podem ser novos maquinários, computadores e utensílios necessários ou ferramentas online.

No quesito ferramentas online, podemos elencar algumas que têm o poder de facilitar e auxiliar em vários setores da empresa, como a de assinatura eletrônica. Neste caso é possível diminuir tempo e dinheiro em muitos processos, podendo realizar essas assinaturas de qualquer local por meio de plataformas específicas para isso, como o DocuSign e-Signature.

Outra ferramenta que auxilia é do tipo que ajuda a criar, organizar e atualizar documentos e contratos. Além, claro, de uma opção de salvamento em nuvem para que todos os arquivos necessários fiquem em segurança em um só local. Essas e outras ferramentas podem ser encontradas na DocuSign.

Vimos que, para realizar uma mudança cultural na empresa, primeiro é preciso saber se essa mudança é realmente necessária e se é o momento adequado para realizá-la. Caso seja, é preciso seguir alguns passos para que a mesma seja eficiente, como ser transparente com o processo, utilizar ferramentas online para facilitar não só a transição como o dia a dia de toda a empresa.

Deu para perceber que fazer uma mudança cultural na empresa não é nenhum bicho de sete cabeças, não é mesmo? Então, aproveite e entre em contato com nosso suporte de vendas para ter acesso às melhores ferramentas do mercado e facilitar ainda mais esse processo.

Fale com o Especialista

Quer conhecer as dicas que otimizam milhões de empresas no mundo? Fale com nossos especialistas.
Publicados