Entenda os efeitos da transformação digital no sistema financeiro

A tecnologia está conseguindo viabilizar diversas alternativas que, antes, eram restritas aos métodos antigos. Por isso, é importante que se entenda os efeitos da transformação digital no sistema financeiro, a fim de aproveitar os benefícios desse tipo de inovação no seu próprio mercado.

O acúmulo de papel é um dos entraves resolvidos, e isso ocorre pela utilização da assinatura eletrônica que atua de maneira vital para a aceleração de processos internos nas empresas.

Ao ler o texto, você tomará conhecimento da importância desse tema para o mercado de finanças e conhecerá os efeitos decorrentes de tanta tecnologia aplicada de forma inteligente, visando à otimização de processos. Por fim, acompanhará dois exemplos que mostram os bons resultados conseguidos dessa forma. Pronto para a leitura? Então, prossiga!

O que é transformação digital?

A transformação digital representa o processo de usar tecnologias digitais para mudar a forma como as pessoas interagem com os demais. Isso pode incluir a criação de novos produtos ou serviços, a modificação de processos internos ou a alteração da forma como as pessoas se comunicam com os demais membros de sua equipe.

Por meio desse tipo de recurso, as corporações conseguem adquirir um importante ganho de produtividade em relação às atividades exercidas por meio de métodos antigos. Assim, todas as tarefas são redesenhadas para incluir tais elementos, sejam eles aplicativos, sistemas, plataformas e demais recursos digitais.

Como funciona o financeiro digital?

A fim de explorar os benefícios das inovações, o mercado financeiro também está desenvolvendo diversos recursos a fim de assegurar agilidade, produtividade e resultados favoráveis em seus processos.

Tais recursos podem ser utilizados tanto por empresas que atuam diretamente no sistema financeiro, quanto pela equipe financeira das empresas. Visto que o sucesso financeiro é fundamental para manter a corporação lucrativa, o uso de programas, aplicativos e ferramentas desenvolvidos para esse fim, contribui de forma direta para manter sua empresa competitiva no mercado.

A geração e uso de dados representa um ótimo exemplo de como a transformação digital está trazendo melhores condições para todo o mercado. Enquanto as instituições financeiras podem explorar as inovações do Open Finance para fazer bons negócios, em um nível empresarial, você pode ter acesso a dados relevantes para o processo de tomada de decisões.

Qual é a importância da transformação digital no sistema financeiro?

Muito provavelmente, a transformação digital é o grande agente causador da inovação no mercado financeiro. Diversos procedimentos que antes eram repletos de burocracia, agora, contam com uma agilidade nunca antes vista.

Dessa forma, podemos concluir que, sem as novas tecnologias, o mercado financeiro não se apresentaria tão disruptivo como é hoje. Um bom exemplo disso é a assinatura eletrônica para bancos e instituições financeiras.

Esse tipo de transformação digital permite que se abram contas digitais e empréstimos sejam feitos no conforto do lar, sem precisar de deslocamento. A antiga papelada deu vez a processos dinâmicos e, muitos deles, são encabeçados por diversas fintechs do mercado brasileiro.

Quais são os efeitos da transformação digital no sistema financeiro?

Entre os diversos impactos positivos causados pela transformação digital no sistema financeiro certamente está a revolução nos métodos de pagamentos. O caso mais emblemático é a recente implantação do PIX, um meio de transações desenvolvido pelo Banco Central que disponibiliza transferências e pagamentos em até 10 segundos, todos os dias da semana.

Além disso, casos de profundo ganho operacional se verificam em empresas que adotaram soluções em assinatura eletrônica. Foi o que aconteceu com o Banco Inter. Ao utilizar a assinatura no formato eletrônico em seus processos, o tempo de contratação de empréstimos consignados caiu para apenas 6 dias (antes eram 15). A taxa de desistência também caiu para, aproximadamente, 10%.

Já a área de seguros da Unimed conseguiu excelentes resultados implementando recursos que a transformação digital oferece. Até o momento, foram mais de R$ 13 milhões em insumos de escritório economizados, 10 milhões de folhas de papel usadas em 3 anos, e uma incrível redução de 70% no tempo gasto na conclusão de procedimentos internos.

Quais são as principais tecnologias do mercado financeiro?

Entender quais são as principais tecnologias aplicadas no mercado financeiro é relevante para encontrar e aplicar as melhores soluções. Com o intuito de ajudá-lo nessa tarefa, separamos várias ferramentas fundamentais para o sucesso nesse segmento. Continue lendo e confira!

Uso de API

As APIs (Application Programming Intergace) servem para interligar informações importantes por meio de códigos de programação. Assim, é possível ampliar a visão e encontrar boas oportunidades no mercado.

Por exemplo, por meio das APIs, é possível ter uma comunicação interna e externa mais eficaz. Desse modo, consegue-se melhorar o relacionamento com o cliente e encontrar meios de personalizar soluções e oferecer serviços mais adequados, aumentando o resultado da instituição financeira.

Aplicação de identificação biométrica

Nos caixas eletrônicos, a biometria já é utilizada há muitos anos. Por meio dela, foi possível aumentar a segurança dos usuários e proporcionar maior facilidade para acessar os dados da conta bancária.

Nesse sentido, os bancos digitais também disponibilizam esse recurso aos clientes para acessar o aplicativo, confirmar operações financeiras e aumentar a proteção das contas dos seus usuários. Além disso, o reconhecimento facial está ganhando campo, elevando ainda mais a segurança e evitando fraudes no mercado financeiro.

Utilização de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma aliada importante na hora de automatizar tarefas dos bancos e instituições financeiras, gerando eficiência e proporcionando melhores serviços aos clientes. Por meio dela, é possível ter acesso a muitos dados importantes na hora de fidelizar o consumidor.

Além disso, é plausível conhecer mais sobre os clientes e melhorar a tomada de decisão na organização, por meio da coleta e tratamento de dados usando IA. Há ainda mais um uso comum desse recurso, no atendimento ao cliente.

Por meio de chatbots, evitam-se filas longas, o que melhora o suporte ao cliente e garante maior satisfação aos usuários. Assim, pode-se destinar os colaboradores para atividades mais estratégicas.

Recursos de criptografia

A proteção de dados é um aspecto cada vez mais importante em todos os setores. No mercado financeiro, ainda mais, dado a sensibilidade das informações financeiras das pessoas. Além disso, com a LGPD se faz relevante encontrar meios de assegurar tranquilidade e proteção aos seus clientes.

Nesse sentido, a criptografia é uma aliada importante para as empresas no setor financeiro. Por meio dela, garantem-se transações seguras e transparentes, dados armazenados em locais adequados a fim de evitar vazamentos e tranquilidade aos clientes na hora de usar suas contas bancárias.

Portanto, investir em soluções de transformação digital que usam criptografia e assegurar que essa e as demais ferramentas sejam aplicadas é fundamental para ter sucesso. Além disso, é válido acompanhar as novidades do mercado para implementar na empresa.

E as tendências da transformação digital para o mercado financeiro?

Agora que você já conhece como a transformação digital está impactando o mercado financeiro, é hora de entender quais as principais tendências para esse setor, além de saber o que esperar do futuro dessas inovações.

Centralização dos pagamentos

A centralização de pagamentos é uma das inovações mais importantes para trazer segurança e agilidade para todos os envolvidos com as etapas financeiras de uma empresa.

Entre as principais novidades que estão em desenvolvimento, há expectativa para a centralização dos tributos em um único meio para facilitar as atividades contábeis do negócio. Como a legislação tributária do Brasil é profundamente completa, é necessário realizar o pagamento de tributos em diversos níveis: estadual, federal e municipal. 

Nesse contexto, uma das principais inovações previstas para entrar em vigor nos próximos anos é a utilização de uma plataforma que centraliza o pagamento de tributos ao contar com um Carteira Digital. Esse tipo de instrumento promete reduzir os erros de cálculo e facilitar o processo contábil nas empresas.

Uso de certificado eletrônico

Os certificados eletrônicos são uma tecnologia que utiliza mecanismos de segurança no intuito de assegurar a autenticidade de uma assinatura eletrônica. Por meio dessa inovação, há o armazenamento de um arquivo eletrônico em uma mídia digital que pode ser ligada a um cartão — chamado smart card — ou token, semelhante a um pendrive.

Desse modo, o arquivo digital contém o nome de usuário, um código usado para validação da assinatura e uma chave privada que apenas o proprietário tem acesso. Assim, é possível realizar a assinatura de maneira simples, prática e segura.

Desse modo, o certificado pode ser utilizado para:

  • trazer segurança de informações restritas na empresa;
  • trazer agilidade para os processos internos;
  • reduzir custo com a impressão física dos documentos;
  • trazer uma nova perspectiva alinhada aos melhores padrões de sustentabilidade;
  • gerar mobilidade para que os líderes tenham acesso aos documentos, independentemente de onde estejam.

É importante que você entenda os efeitos da transformação digital no sistema financeiro e como podem auxiliar na hora de alcançar resultados incríveis para as organizações. Contar com todos os recursos tecnológicos disponíveis promove ganho de tempo e ótima redução de custos, além de aumentar o faturamento pela aquisição de mais clientes. Outro ponto de grande benefício é ajudar o meio ambiente com colaborações sustentáveis, como a redução no uso de material impresso de utilização geral.

Gostou do conteúdo e quer contar com as melhores soluções para a sua empresa? Então, aproveite e entre em contato conosco para ter ótimos recursos para elevar os lucros da sua instituição.

Fale com o especialista

Encontre as respostas para aumentar eficiencia em seus procesos.
Publicados