Inovação no mercado financeiro: 6 tendências para acompanhar

Uma mulher analiza gráficos financeiros na tela de seu computador

O mercado financeiro passa por diferentes mudanças todos os anos, sendo fruto das modificações nos modos de consumo e vida das pessoas por todo o mundo, devido à inovação no mercado financeiro.

Neste texto, você conhecerá melhor algumas das tendências do mercado financeiro para os próximos anos e, assim, já conseguirá preparar a sua empresa para essa nova realidade. Vamos lá?

1. Livre de burocracias

Cada vez mais as empresas da área financeira estão diminuindo as burocracias necessárias para realizar diversas atividades, como pagar contas, fazer transferências, entre outras atividades importantes para seus usuários.

Uma das inovações para a redução de burocracias são as tecnologias para pagamentos. Por meio delas, é possível realizar um pagamento de maneira rápida, sem fazer cadastros ou ações complexas.

O vendedor também sai ganhando, já que ele poderá receber o dinheiro rapidamente, na hora, sem precisar lidar com o pagamento de taxas ou esperar dias para ter o dinheiro em sua conta.

Assim, ambos conseguem finalizar o processo de pagamento em instantes, garantem uma melhor experiência e economizam tempo e dinheiro, além de ter suas vidas facilitadas.

2. Gestão estratégica integrada

Um dos grandes estresses corporativos eram problemas relacionados à própria gestão das empresas. Antes, era muito complicado acompanhar todos os setores, principalmente em grandes corporações.

Agora, é possível fazer uma gestão por resultados, viabilizando assim que todos os departamentos sejam analisados e monitorados mais rapidamente. Além disso, ao utilizar programas de gestão, a empresa consegue coletar informações sobre suas áreas.

Com isso, são recolhidos dados atualizados sobre os resultados conseguidos em tal setor, além de possibilitar com que sejam feitas modificações para eliminar erros e gargalos ou otimizar a empresa.

Outra vantagem dos sistemas de gestão é que diversas atividades podem ser efetuadas de forma padronizada e prática, já que é possível criar modelos de formulários, notas fiscais, entre outras atividades importantes.

3. Transparência nas cobranças

Os acordos comerciais, bem como as transações com clientes, podem ser feitos de maneira muito mais segura e fácil, porque existem soluções que apresentam as principais informações sobre tais atividades.

Isso acaba fornecendo transparência para os envolvidos no processo, que terão todas as informações disponíveis. Isso ajuda empresas a terem um melhor controle financeiro, assim como auxilia no controle financeiro das pessoas físicas.

Ainda, uma empresa que investe em meios de cobrança mais transparentes pode ajudar a melhorar a experiência do cliente, ao mesmo tempo em que ganha a sua confiança.

Com isso, os clientes se sentirão mais seguros ao realizar compras com a sua instituição, já que ela se mostra bastante compromissada com a transparência e lealdade com clientes e fornecedores.

4. Blockchain

Blockchain é um tipo de livro em razão pública, que realiza o registro de transações efetuadas com moedas digitais (como os bitcoins). Assim, é possível ter um controle dessas transações de modo seguro.

Nele, são registrados alguns dados, como a quantia enviada ou recebida, quem foram as pessoas ou instituições envolvidas no processo e a data dessa transação.

O blockchain oferece alguns benefícios, principalmente para as empresas que fazem trâmites utilizando moedas digitais, como mais controle das movimentações e mais proteção.

Além disso, o blockchain facilita a coordenação entre as empresas, já que elas terão acesso a todos os dados referentes às movimentações, e não existirão mal-entendidos nem erros.

A redução de custos também é mais uma vantagem do blockchain, pois impede que a empresa precise investir em outros meios para controlar as suas transações financeiras, assim, conseguirá fazer tudo isso em um só lugar.

Os dados registrados no blockchain são realizados em ordem cronológica. Por conta disso, é mais fácil identificar as transações, caso necessite fazer uma análise aprofundada de alguma transferência específica feita pela empresa.

5. Prop trading

O prop trading (ou proprietary trading) é uma plataforma para negociação de ativos em renda fixa, um tipo de investimento muito comum efetuado por empresas e pessoas mais conservadoras (ou seja, que não querem se arriscar em aplicações arriscadas).

Ela possibilita a troca de ativos com diversos "players" no mercado, permitindo que qualquer pessoa possa dar ou aceitar um lance. A conversa entre as partes interessadas pode ser realizada dentro de um chat da plataforma.

Um dos grandes benefícios da prop trading é a facilidade com que os ativos podem ser trocados, de maneira direta e rápida, sem intermediadores, conversando diretamente com o interessado em comprar ou vender tais ativos.

Além disso, é uma plataforma segura, com a empresa se certificando de que ambas as partes receberão o que foi acordado, diminuindo o risco de fraudes ou outros problemas decorrentes dessa transação.

6. Aplicativos

Esta é uma inovação não apenas no mercado financeiro, mas sim em diferentes segmentos. Os aplicativos têm sido uma grande tendência no setor financeiro, já que eles facilitam o acesso da população ao mundo financeiro.

Diversos internet bankings utilizam os aplicativos para que seus usuários possam realizar diferentes atividades, como pagar contas, conferir extratos, tirar dúvidas e até mesmo investir seu dinheiro em ativos, sem precisar ir a um banco ou local específico.

Eles são baratos de serem criados e permitem um alcance maior das empresas financeiras aos seus clientes, ao mesmo tempo em que oferecem uma ótima experiência ao usuário.

Cada vez mais as empresas do setor financeiro têm investido em versões mobile dos seus serviços para que os seus clientes continuem sendo fiéis à sua marca e tenham mais facilidade no dia a dia.

Os aplicativos servem como uma forma de estender o contato da empresa com os seus clientes, seja viabilizando as funções já existentes em seu site, seja proporcionando funcionalidades novas, que podem ajudar a estreitar a relação de ambos.

Assim, entendendo melhor algumas das inovações no mercado financeiro, você poderá preparar a sua empresa para essas novidades ou até mesmo usufruí-las dentro da instituição, trazendo mais economia e facilidades para sua equipe, seus clientes e para a gestão em si da empresa.

E você sabia que a DocuSign também oferece inovações para a gestão contratual da sua empresa? Entre em contato conosco e entenda melhor!

Publicados
Temas relacionados