Estratégias de sustentabilidade: qual a importância e como aplicar

Existe uma demanda cada vez maior por estratégias de sustentabilidade nas empresas. Seja por questões de redução de custo, seja por exigência dos clientes, a verdade é que há uma mudança de paradigma em curso — e quem ignorar essa transformação ficará para trás.

Atualmente, as ações social e ambientalmente conscientes se refletem em vantagem competitiva. A empresa tem a chance de melhorar seus resultados financeiros e se destacar da concorrência. Além disso, fica mais fácil conquistar investimentos.

Isso porque muitos investidores buscam a adoção dessas estratégias, tanto é que existe a governança ambiental, social e corporativa (da sigla em inglês ESG). Inclusive, o Brasil foi o país da América Latina que teve o maior número de pesquisas por esse termo, conforme levantamento do Google Trends e do Valor.

Então, quais medidas sustentáveis devem ser aplicadas no seu negócio? Quais são os impactos para a empresa e os riscos de adotar políticas que ignoram essas iniciativas? Vamos abordar esses e outros aspectos neste artigo. Continue lendo e saiba mais.

Qual é o significado de sustentabilidade nas empresas?

A sustentabilidade empresarial — ou corporativa — se refere às ações e às políticas adotadas em um negócio para serem social e economicamente responsáveis. O objetivo é garantir um desenvolvimento consolidado e que se mantém em crescimento, tudo causando impactos mínimos ao meio ambiente e respeitando os aspectos da sociedade.

Assim, o propósito de adotar políticas sustentáveis é fazer com que o crescimento do negócio seja vantajoso para seus sócios e investidores, mas também para a sociedade. Ou seja, é uma consolidação que abrange diferentes stakeholders.

Segundo o Priberam, o termo sustentabilidade é sinônimo de "qualidade ou condição do que é sustentável. Modelo de sistema que tem condições para se manter ou conservar". Por sua vez, a ex-primeira ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, afirmou que se refere a "o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades".

Dessa forma, quando pensamos nesse termo, é preciso considerar que as ações empresariais devem ser ecologicamente viáveis, corretas e justas. Mais do que isso, é fundamental respeitar as demandas sociais e as próprias necessidades do negócio.

Quais são os impactos da sustentabilidade nas empresas?

A gestão ESG já vem se tornando comum no Brasil. Porém, nem todas as empresas conseguem relacionar as iniciativas para alcançar o melhor resultado possível. Afinal, elas devem estar integradas à lógica empresarial e ao seu desempenho econômico-financeiro.

Quando essas ações são bem executadas, os benefícios são sentidos de forma ampla. Confira quais são os principais.

Redução de custos

A empresa que adota estratégias sustentáveis consegue diminuir seus gastos. Isso porque reduz o uso de papel, evita desperdícios, garante uma boa manutenção de equipamentos etc.

O impacto financeiro também é percebido pelos empresários. Conforme um estudo da Grant Thornton, 70,8% dos entrevistados acreditam em benefícios financeiros líquidos positivos no negócio. Muito desse resultado é derivado de:

  • conformidade com as leis, os regulamentos e os requisitos de relatórios (60%), o que evita a aplicação de multas e sanções em processos de fiscalização;
  • eficiência operacional e redução de custos (51,6%) devido à melhoria dos processos e dos fluxos de trabalho, bem como a diminuição de desperdícios;
  • reputação corporativa e melhores relações com as partes interessadas (49,2%), o que traz vários benefícios comerciais.

O benefício da redução de custos com as estratégias de sustentabilidade é tão visível que 39% dos CEOs já adotam ou estão desenvolvendo um plano estratégico voltado para o ESG, de acordo com outro estudo da Grant Thornton. Ainda há 54% que querem investir em novos projetos nessa área no período de 12 meses.

Outro levantamento, da Forrester Consulting e da Johnson Controls, mostrou que 72% querem implementar ou amadurecer os programas voltados à sustentabilidade. Além disso, 8 de cada 10 empresas veem esse tema como prioridade devido a:

  • melhoria da reputação da marca: 89%¨;
  • redução de custos: 89%;
  • aperfeiçoamento da aquisição e/ou da fidelização de clientes: 86%;
  • crescimento da receita: 83%.

Otimização do tempo e aumento da produtividade

A substituição de processos manuais por outros automatizados garante melhoria do fluxo de trabalho. Assim, as equipes têm mais foco nas ações estratégicas, em vez de atentar às operacionais.

Ao mesmo tempo, há mais conformidade dos processos. Ou seja, eles seguem as boas práticas do mercado e as exigências legais. Tudo isso se traduz em eficiência — e dados comprovam essa afirmação.

A mesma pesquisa da Forrester Consulting e Johnson Controls mostrou que 96% das empresas engajadas em estratégias de sustentabilidade obtiveram mais eficiência. Esse cenário se reflete em produtividade, algo muito buscado pela indústria brasileira.

Inclusive, 75% das empresas do setor investirão em aspectos que garantem esse benefício, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O relatório ainda mostrou que há um desejo de aplicar mais esforços na sustentabilidade por meio da renovação de máquinas e equipamentos e a própria melhoria da produtividade.

Segurança no armazenamento de informações

A adoção de estratégias sustentáveis também aumenta a segurança das informações organizacionais. Ao adotar uma cultura paperless, os dados são armazenados de forma digital. Isso evita perdas e outros problemas, como alterações não identificadas no arquivo.

Além disso, os processos de gestão de ciclo de vida dos contratos podem ser automatizados. Assim, é possível utilizar a assinatura eletrônica e usar softwares integrados que agilizam todas as etapas relacionadas.

E na sociedade em geral?

A sociedade também é beneficiada com as políticas de sustentabilidade. Existem duas principais vantagens. Veja quais são elas.

Preservação do meio ambiente

Os desperdícios das empresas e a falta de procedimentos adequados causam danos ao meio ambiente — e eles impactam a sociedade. Por isso, o consumidor brasileiro tem uma atenção cada vez maior com relação a esses aspectos.

O estudo Consumer Life 2021, da Gfk, mostrou que os millenials são o público mais preocupado com as questões ambientais. Essa classificação abrange quem nasceu entre os anos 1980 e o final da década de 1990.

Além disso, o diretor-geral da Gfk para a América Latina, Felipe Mendes, destacou 5 pontos para a construção de um negócio sustentável. Eles são:

  • responsabilidade das empresas na adoção de uma agenda sustentável: 83,2%;
  • melhoria da educação e da informação sobre como ser mais sustentável: 65,8%;
  • oferta de produtos e serviços sustentáveis e adequados à renda do brasileiro: 51,4%;
  • melhoria da qualidade dos produtos sustentáveis: 32,9%;
  • cobrança de governo e órgãos públicos no que se refere a mais responsabilidade nas iniciativas ecológicas: 32,8%.

Impacto social positivo

As iniciativas sustentáveis também são encaradas de forma positiva pela sociedade. Além de gerarem emprego e renda, garantem mais qualidade de vida. Por isso, uma parcela significativa dos consumidores opta por mudar seus hábitos de consumo e comprar em empresas preocupadas com o meio ambiente.

Isso é verificado pelo estudo Consumers Want it All, do Institute for Business Value (IBM). De acordo com o levantamento, 44% dos entrevistados são os consumidores com propósito. Ou seja, que escolhem produtos e marcas baseados em seus valores — inclusive, a sustentabilidade.

Além disso, 62% dizem estar dispostos a pagar mais para reduzir os impactos ambientais. Cerca de 50% dizem estar dispostos a pagar até 70% a mais pela sustentabilidade. Esse é o novo comportamento do consumidor.

Quais são os riscos de políticas não sustentáveis?

As empresas que se recusam a adotar estratégias de sustentabilidade correm diferentes riscos. Eles vão desde a falta de obtenção de investimentos até a perda de vantagem competitiva, faturamento e clientes. Entenda quais são as consequências de ignorar essa demanda ambiental e social.

Perda de investimentos

A sustentabilidade é útil para as empresas conquistarem investimentos, especialmente aquelas que têm capital aberto, ou seja, que negociam suas ações na bolsa de valores. É o que mostra a Pesquisa Global com Investidores 2021, da PwC.

Segundo o estudo, 79% dos entrevistados consideram os riscos e as oportunidades ESG na hora de tomar uma decisão de investimento. Além disso, 49% venderiam suas ações se a companhia ignorasse as medidas para melhorar a sustentabilidade na empresa.

Inclusive, 75% dos gestores e analistas afirmam que é válido ter uma lucratividade mais baixa no curto prazo se o objetivo for melhorar o tratamento das questões ESG.

Perda de valor de mercado

Os aspectos ambientais e sociais são capazes de gerar perdas no valor de mercado. Isso pode acontecer em situações mais trágicas — como o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG). No entanto, também pode ocorrer gradativamente.

Por exemplo, uma empresa que costuma se envolver em problemas ambientais e sociais tende a perder clientes. Isso faz com que diminua sua vantagem competitiva e seu valor de mercado seja reduzido.

Ineficiência dos processos

O chamado risco operacional e legal é aquele causado por falhas, deficiências e inadequações dos processos internos. Também pode se referir a sistemas, pessoas e eventos externos. Por isso, a sustentabilidade também traz essa consequência.

A falta de práticas adequadas ao ESG faz com que menos tecnologias sejam utilizadas. Portanto, são adotados mais processos manuais e que implicam no uso de papel. Isso gera mais tempo na execução de atividades e perda de produtividade.

Prejuízos à reputação

Os dados mostram que as empresas que aplicam estratégias sustentáveis tendem a ser as preferidas dos consumidores, como já mostramos. Portanto, deixar essas boas práticas de lado é sinônimo de ter problemas para a reputação.

As empresas já perceberam isso, tanto é que o Brasil é o país com o maior número de empresas que implementou estratégias sustentáveis, segundo um estudo da SAP.

Do total de entrevistados, 68% dizem ter aplicado essas práticas. Desse montante, 28% afirmam ter agregado alguns pilares relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nos 12 meses anteriores.

O que a reputação tem a ver com isso? Esse é um dos principais motivos para as empresas adotarem essas boas práticas. No Brasil, esse é um fator prioritário para 63%.

Dessa forma, é importante atentar a esses aspectos e cuidar das estratégias de sustentabilidade na empresa. Então, o que deve ser feito? Vamos apresentar em seguida.

Como aplicar estratégias de sustentabilidade na empresa?

A demanda dos consumidores por práticas amigáveis ao meio ambiente e à sociedade exige que as empresas atentem a esses critérios. Aqui, é importante ver o que deve ser feito para evitar o chamado greenwashing.

Esse termo se refere a uma estratégia de mercado em que a empresa se coloca como ESG, sem ser de verdade. Por isso, é fundamental evitar esse enquadramento. Dessa forma, a companhia se torna responsável nas questões ambientais e sociais, e consegue se conectar com as demandas dos consumidores.

Nesse cenário, as melhores estratégias sustentáveis são as que apresentamos em seguida. Veja quais são elas.

Reduza o consumo dos recursos energéticos

O alcance desse objetivo passa por várias alternativas, como reaproveitamento da luz solar, medidas de isolamento térmico, busca por perda de energia devido a danos na infraestrutura etc.

Aqui, também vale a pena apostar na eficiência energética das lâmpadas de LED. Elas são mais econômicas e duram mais. Assim, há uma redução de consumo importante.

Aproveite os recursos próximos

O uso de outros recursos, além da energia, também deve ser bem aproveitado. Isso significa analisar a disponibilidade do local e, então, definir o que pode ser feito. Por exemplo, em um lugar com muito vento, é possível implementar um parque eólico.

Ainda, a depender da região, é possível economizar no transporte e contatar os fornecedores adequados para aproveitar as matérias-primas existentes no local. Isso ajuda a reduzir os impactos ambientais e ainda gera uma relação de confiança com a comunidade.

Impulsione a cadeia de abastecimento sustentável

O ideal é escolher fornecedores também comprometidos com as estratégias de sustentabilidade. Isso ajuda a garantir toda uma cadeia de abastecimento adequada, que adota as melhores práticas.

Adote a economia circular

O propósito da economia circular é reduzir, reutilizar e reciclar materiais e energia. Assim, os resíduos gerados são melhorados ou gerenciados internamente. Isso também vale para máquinas, equipamentos, embalagens etc. Aqui, o foco é reparar, em vez de substituir — inclusive, porque o custo é menor.

Administre o transporte de maneira ecológica

O transporte é uma atividade altamente poluente. Por isso, várias medidas podem ser adotadas, por exemplo, o compartilhamento de veículos ou até mesmo o trabalho remoto. Assim, haverá uma boa redução de custos e menos impacto no meio ambiente.

Escolha os materiais certos

A escolha dos materiais deve ser acertada. O ideal é que eles sejam recicláveis e, se possível, provenientes da reciclagem. No entanto, é importante considerar 3 principais aspectos. Veja a seguir!

Pertinência

A pertinência se refere a evitar problemas na qualidade e segurança do produto. Por exemplo, tubulações de água e fiação elétrica não devem ter material reciclado.

Toxicidade

É preciso evitar que o resíduo inapropriado seja incorporado a um novo produto, já que isso pode gerar toxicidade. É o caso dos pisos fabricados com resíduos dos pneus.

Potencial de reciclagem

Nem todo produto que vem da reciclagem pode passar pelo mesmo procedimento mais uma vez.

Aqui, é preciso ver se o nutriente é técnico — pode ser reciclado química ou mecanicamente, como metal, vidro e plástico — ou biológico — é biodegradável ou pode ser restaurado pela compostagem, como madeira e algodão. Se houver a reunião desses dois critérios, fica mais difícil fazer a reciclagem.

Adote as ferramentas mais adequadas

As estratégias de sustentabilidade dependem da tecnologia para serem bem viabilizadas. Aqui, você pode considerar desde ferramentas para a gestão de projetos quanto para a disponibilização do trabalho remoto, até plataformas para videoconferência.

Além disso, lembre-se de ferramentas que automatizam atividades. Por exemplo, um Contract Lifecycle Management (CLM) permite otimizar todo o ciclo de vida dos contratos. Por isso, abrange desde a geração de documentos até depois da assinatura eletrônica, caso tenha um software específico integrado.

Assim, sua equipe deixa de se preocupar com cada uma das etapas e consegue agir de forma estratégica. Ou seja, a empresa se destaca pelas estratégias de sustentabilidade e ainda alcança a redução de custos.

Engaje a equipe nas estratégias de sustentabilidade

As pessoas são coautoras do que acontece na empresa. Engajá-las é a melhor saída para encontrar medidas sustentáveis. Afinal, não existe uma fórmula única a aplicar. Tudo depende do contexto organizacional.

Lembre-se de que ideias diferentes podem gerar oportunidades de melhores resultados. Portanto, permita que os colaboradores exponham suas opiniões e deem ideias para inovar.

Atente às mudanças que acontecem no mundo

As transformações são constantes e continuarão acontecendo. Por isso, acompanhe o desempenho econômico, mas também avalie outros critérios, especialmente a sustentabilidade. Dessa forma, você adapta o negócio às necessidades e garante a vantagem competitiva.

Saiba que a comunidade é mais ampla do que a vizinhança

A comunidade em que a empresa está inserida vai além das pessoas e das empresas localizadas nos arredores. É preciso entender que ela está fragmentada e consiste em todos aqueles que se interessam, acompanham e interagem com o negócio.

Isso significa que o contato digital faz toda a diferença. Afinal, a internet reduziu as barreiras — e o que acontece em um lugar do país pode afetar o negócio, mesmo a distância.

Entenda os fatores ambientais e sociais como intrínsecos à empresa

As empresas, muitas vezes, encaram os fatores ambientais e sociais como paralelos, complementares ou adjacentes ao negócio. No entanto, são pilares que devem estar incluídos em todas as decisões organizacionais.

Aqui, é importante mudar a mentalidade e entender que esse é um único planeta. Portanto, todos devem agir da mesma forma para alcançar os objetivos definidos.

Seja transparente

As empresas devem comunicar os consumidores sobre todos os impactos ecológicos de seus produtos, tanto para o bem quanto para o mal. No segundo caso, é a hora de divulgar as ações a serem adotadas para melhorar os resultados.

Isso ajuda a conquistar vantagem competitiva e melhorar a sua reputação. Além disso, mostra ao público consumidor que a sua empresa é confiável.

Utilize a tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada na adoção de estratégias sustentáveis. Grande parte das boas práticas citadas aqui é fomentada por meio das ferramentas adequadas. Por exemplo, a assinatura eletrônica evita gastos com papel, transporte etc.

Ainda há mais eficiência operacional. Isso porque todas as ações são documentadas. Portanto, os arquivos não são perdidos, nem as informações são adulteradas.

Por que contar com a DocuSign?

Com atuação em mais de 180 países e mais de 1 milhão de empresas como cliente, a DocuSign facilita o processo de assinatura e gestão de documentos. Isso porque suas soluções são especializadas nesses objetivos. Isoladamente, existem os seguintes produtos:

  • CLM: gera documento, faz o versionamento, oferece a aprovação e tem templates pré-criados já com o workflow de aprovação;
  • eSignature: permite realizar a assinatura eletrônica;
  • DocuSign Gen: garante a geração automática de contratos otimizados por parte dos representantes de vendas. Os documentos também podem ser configurados com alguns cliques no Salesforce;
  • DocuSign Payments: traz rapidez e facilidade à solicitação de pagamentos e assinaturas em uma etapa.

Todas estas soluções fazem parde de uma plataforma, uma abordagem que permite que toda empresa gerencie seus contratos desde um mesmo ambiente. Tudo isso otimiza a experiência do cliente e garante melhores resultados.

O eSignature, inclusive, aumenta o tempo de atividade para 99,99%. Ou seja, o período de inatividade por manutenção cai para zero. Isso sem contar que todas as soluções estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a General Data Protection Regulation (GDPR).

Assim, sua empresa começa a adotar estratégias de sustentabilidade e vê resultados. Afinal, eles aparecem na eficiência, na redução de custos, na transparência e na melhoria dos processos.

Além disso, há aumento da confiança e da experiência dos consumidores, assim como da identificação com a sua marca. Tudo isso aumenta a vantagem competitiva. Desse modo, o resultado é a possibilidade de fechar mais contratos e aumentar seu faturamento.

Gostou desse assunto e quer se aprofundar nesse conhecimento? Veja o webinar on-demand que trata da adoção de práticas sustentáveis e debate se são risco ou oportunidade. Dessa forma, você poderá tomar uma decisão mais embasada.

Fale com o especialista

Encontre as respostas para aumentar eficiencia em seus procesos.
Publicados
Temas relacionados