Como é o comportamento do consumidor sustentável? Entenda!

As preocupações sociais e ambientais estão provocando mudanças na sociedade. O comportamento do consumidor sustentável está cada vez mais pautando as relações de consumo. Por isso, as empresas precisam se adaptar a essas novas exigências se quiserem se manter no mercado.

Mas o que realmente significa isso? De que forma adequar um negócio a essa tendência? Conheça as respostas dessas e de outras perguntas neste artigo e saiba como dar o primeiro passo em direção à sustentabilidade!

O que significa ser um consumidor sustentável?

Ter o comportamento de um consumidor sustentável significa considerar as consequências ecológicas e sociais para a tomada de decisão de compra. Isso implica tanto em optar por fornecedores e produtos verdes quanto em reduzir o consumo.

Ou seja, além de avaliar preço, design, necessidade e qualidade do que deseja comprar, bem como a comodidade e o atendimento do estabelecimento do qual quer fazer isso, fatores como o impacto ambiental da produção, distribuição e descarte de um item também pesam na escolha do cliente.

Qual é o comportamento do consumidor sustentável?

O comportamento do consumidor sustentável é um conjunto de ações e preocupações na hora da escolha por um produto ou serviço que será adquirido. Trata-se de tomar decisões com base em princípios como:

  • optar por materiais que são biodegradáveis, reciclados, recicláveis ou renováveis;
  • preferir comprar de negócios cujo processo produtivo consome energia limpa, não desperdiça água ou recursos naturais, não polui os recursos hídricos ou o solo e gera a menor quantidade de resíduos possível;
  • dar prioridade para fornecedores que atendem à legislação trabalhista, não utilizam trabalho infantil e oferecem condições de trabalho dignas;
  • somente comprar se o item for útil, necessário, durável e de produção local;
  • trocar empresas e multinacionais por cooperativas e associações;
  • primar por estabelecimentos que atuam de forma responsável em sua comunidade e de maneira justa em suas relações com os clientes, empregados, fornecedores e vizinhos.

Qual é a importância das empresas se adaptarem a esses consumidores?

Ser uma empresa sustentável não é mais uma ideia para o futuro ou exclusiva de negócios focados em vender para as novas gerações, pois a população economicamente ativa já considera essa questão na hora de comprar. Nesse sentido, os negócios que vêm se adaptando estão ganhando a preferência dos consumidores.

Mais do que a melhoria na imagem, os impactos dessa mudança são produtivos e financeiros. No primeiro caso, condições de trabalho dignas, ambientes com uma cultura colaborativa, relações justas e respeito à qualidade de vida dos funcionários os tornam mais eficientes, criativos e proativos, melhorando o seu desempenho.

No que se refere ao efeito econômico de investir em sustentabilidade, ele pode ser percebido pela redução de custos provenientes da minimização de desperdícios e da racionalização dos processos, bem como pelo aumento do volume de negócios que isso gera.

Veja o caso da MRV, que economiza tempo e dinheiro desde que implementou as soluções da DocuSign para a assinatura de contratos. Ao eliminar o uso do papel, deixou de gerar 24 toneladas de resíduos, de consumir 3,6 milhões de litros de água e 146 toneladas de madeira, assim como de emitir 344 toneladas de carbono na atmosfera. Um ganho para o meio ambiente e para a empresa.

Como se tornar uma empresa sustentável?

A transição que impulsionou o comportamento do consumidor sustentável a se tornar o foco de muitas empresas deve ocorrer em todo o mercado. Por isso, preparamos algumas dicas sobre como começar a adaptar seu negócio.

Garanta a origem dos insumos

A cadeia de suprimentos tem papel fundamental no impacto ambiental de uma empresa. A origem dos insumos, quer sejam matérias-primas, quer sejam recursos necessários aos processos, também entra nessa conta. O primeiro passo a fim de demonstrar sua preocupação para o consumidor final é optar por fornecedores sustentáveis.

Atualize processos

Otimizar os processos permite que menos recursos sejam usados e, por consequência, desperdiçados. Além disso, ao atualizar a operação da empresa é possível migrar para opções de energia limpas e renováveis.

Invista em tecnologia

A tecnologia possibilita que os processos se tornem mais eficazes, eliminando a necessidade de recursos materiais, ambientais e humanos, por automatizar tarefas e substituir práticas manuais repetitivas. Ela economiza tempo e custos para a empresa.

Cuide dos resíduos

Em certas ocasiões, mesmo os processos produtivos mais eficientes ainda geram resíduos. No entanto, os seus impactos no solo e na água podem ser reduzidos e até eliminados. Para isso, coleta seletiva, reciclagem e descarte adequados devem ser implementados.

Pense nas relações

As atitudes que compõem uma relação sustentável no ambiente de negócios vão desde o tipo de marketing e atendimento ao cliente, com respeito aos direitos dele como consumidor, passando por oferecer um ambiente de trabalho justo aos colaboradores, com condições dignas e que atendam à legislação.

Além disso, ter uma liderança mais empática e uma gestão de fornecedores adequada, assegurando seu pagamento em dia também garante uma boa relação.

Tomar iniciativas que apoiem a comunidade e criar uma mentalidade com foco em gerar benefícios para todos os envolvidos, e não só no lucro, também são atitudes fundamentais. Tudo isso acaba revertido de maneira positiva para a organização, o meio ambiente e a sociedade.

Qual é a relação entre consumo sustentável e a necessidade de digitalização de documentos?

Qualquer tipo de empresa pode se tornar um negócio mais sustentável com o uso da tecnologia, sendo ela um componente central nessa nova mentalidade. Um exemplo disso é como as inovações ajudam a reduzir o consumo de papel quando é substituído por opções digitais por meio de plataformas como a da DocuSign em que negociações podem ser feitas, documentos emitidos e assinados, sem a necessidade de serem impressos, transportados e armazenados fisicamente depois.

Essa prática tem uma relação clara com a sustentabilidade ambiental. Quanto menos impressões são feitas, menor é o número de árvores derrubadas para a produção de celulose. Mas, além disso, o transporte para coleta de assinaturas deixa de ser necessário, reduzindo a emissão de gases.

Agora é a hora de fazer da sua empresa uma organização mais sustentável. Não subestime a mudança que está acontecendo, ela é muito importante no cenário que está se desenrolando, principalmente diante dos fatores que ganham peso na tomada de decisão de compra.

Adaptar seu empreendimento às novas exigências do mercado quanto ao impacto social e ambiental do negócio parte de entender o que é o comportamento do consumidor sustentável. Investir em práticas, relações e tecnologias para isso fará toda a diferença nesse processo.

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