Conheça a importância do tripé da sustentabilidade empresarial e como aderir

Conforme aumentam as preocupações em relação aos impactos causados pelas pessoas ao meio ambiente, aumenta também a necessidade de encontrar meios de reparar os danos já causados e reduzi-los no futuro. Nesse cenário, o tripé da sustentabilidade é um conceito que vem chamando a atenção da sociedade e ganhando espaço nas empresas.

Também chamado Triple Bottom Line, esse tripé foi idealizado em 1994 por John Elkington, um sociólogo britânico que ficou conhecido como o pai da sustentabilidade. A ideia, de modo geral, é de que é viável ter uma gestão empresarial com foco tanto no lucro quanto nas suas consequências sobre as pessoas e o planeta - uma gestão sustentável de negócios, portanto. 

Tendo isso em vista, desenvolvemos este artigo para ajudar você a entender como funciona o tripé da sustentabilidade, qual é a sua importância e de que modo sua empresa pode começar a adotá-lo. Continue a leitura!

Qual é o tripé da sustentabilidade?

Esse conceito se baseia nos seguintes pilares — social, ambiental e econômico — a partir dos quais as empresas devem mensurar seus resultados. Assim, só alcançam a sustentabilidade empresarial aquelas organizações que conseguem ter sucesso nesses três aspectos ao mesmo tempo.

A seguir, destacamos cada um desses pilares para você entender melhor o que eles significam.

Pilar social

Esse pilar se refere à responsabilidade social que uma organização tem em relação às pessoas que a cercam — desde os funcionários até os membros da comunidade em que está inserida. É necessário oferecer boas condições de trabalho e remuneração justa, entre outros benefícios. Também não se esquecer de investir no bem-estar da população, o que pode ser feito por meio de projetos sociais.

Pilar ambiental

O segundo pilar do tripé da sustentabilidade tem como foco os impactos da empresa no meio ambiente. Durante muito tempo a exploração dos recursos naturais foi feita sem pensar no futuro, causando danos profundos ao planeta. Por isso as empresas precisam adotar práticas que permitam utilizar os recursos sem esgotá-los e apoiar causas que auxiliam na restauração dos mesmos.

Pilar econômico

Esse pilar é voltado para a sustentabilidade financeira da empresa. É importante fazer a gestão do patrimônio sem pensar apenas no lucro imediato e, em vez disso, investir em equipamentos para melhoria da produção e pagar todos os impostos, por exemplo. Ademais, tudo deve ser feito com transparência, especialmente quando é preciso prestar contas aos acionistas/ investidores.

Qual é a importância desse tripé para as empresas?

O tripé da sustentabilidade deixa evidente que os fatores social, ambiental e econômico são igualmente importantes para o sucesso do negócio. Um bom ambiente organizacional está ligado ao aumento da produtividade, o que resulta em aumento da receita. Isso significa que cuidar do bem-estar dos funcionários é, também, cuidar da própria empresa.

Do mesmo modo, preservar os recursos naturais permite que eles continuem a ser usados por muito mais tempo, garantindo a longevidade da companhia. A gestão financeira responsável faz com que as finanças continuem crescendo de forma ética, sem endividamento e com fluxo de caixa saudável.

Desse modo, uma gestão sustentável dos negócios garante muito mais chances de sucesso do que visar apenas o lucro. Além disso, investir em sustentabilidade faz com que a empresa seja vista de forma positiva na sociedade. Isso ajuda a fidelizar clientes e atrair parcerias com outras organizações igualmente comprometidas.

Como alcançar o equilíbrio social, ambiental e econômico na empresa?

Diante da importância do tripé da sustentabilidade empresarial, vale a pena conhecer maneiras de colocar esse conceito em prática. Destacamos algumas dicas para você. Confira!

Treine os colaboradores

Para que a empresa se torne realmente sustentável, a mudança precisa acontecer em todos os setores. Tanto executivos quanto colaboradores devem se familiarizar com o conceito de sustentabilidade e as formas de colocá-lo em prática. Portanto, é interessante analisar as práticas que têm sido adotadas e realizar um treinamento para orientar a equipe sobre como agir dali em diante.

Avalie seus fornecedores

Na hora de realizar compras para o seu negócio, opte por fornecedores sustentáveis, ou seja, aqueles que também estão comprometidos em reduzir os danos que podem causar ao planeta e às pessoas. Para isso, verifique se a empresa é licenciada e certificada em processos sustentáveis e dê preferência aos fornecedores locais, pois isso incentiva a economia local.

Gerencie os resíduos sólidos

Pensar no volume de lixo que produzimos é um passo essencial rumo à sustentabilidade. Então, avalie os métodos de produção da empresa, encontre formas de diminuir os resíduos gerados e dê o destino correto aos que forem inevitáveis. Materiais recicláveis devem ir para cooperativas de catadores e orgânicos podem ser usados para compostagem, enquanto pilhas e baterias precisam ser descartadas em empresas especializadas.

Não desperdice água

Os métodos de produção também devem ser reavaliados para encontrar formas de reduzir o consumo de água. Além disso, é importante verificar se é viável reutilizar parte da água consumida e conscientizar os colaboradores para a necessidade de economizar no dia a dia.

Economize energia elétrica

A economia de energia não precisa se limitar apenas a tirar aparelhos da tomada ou desligar interruptores ao fim do expediente. Você pode escolher equipamentos que tenham um baixo consumo de energia, limpar regularmente filtros de ar-condicionado, fazer a manutenção regular da rede elétrica e, sempre que possível, adotar o uso de energias sustentáveis, como a eólica, solar ou de biomassa.

Utilize tecnologias sustentáveis

O cotidiano de uma empresa sempre gera um grande volume de papel, que mais cedo ou mais tarde será descartado. Para evitar esse problema, há a opção de adotar tecnologias sustentáveis, como a assinatura eletrônica e a gestão de documentos digitais. É possível, por exemplo, gerar, negociar e assinar contratos totalmente sem o uso de papel.

Primeiro passo: uma gestão sustentável de negócios

Existem práticas simples que podem te auxiliar na implementação do tripé da sustentabilidade empresarial, conforme foi abordado acima, e que causam um impacto positivo tanto no dia a dia da empresa quanto no meio ambiente, provando ser possível conciliar desenvolvimento e consciência ambiental.

Mas para que a sua organização se sustente ao longo do tempo de forma saudável, os esforços precisam ir além: é necessário implantar uma estratégia de gestão sustentável de negócios - e é importante ressaltar que a sustentabilidade não se trata apenas da relação de uma empresa com o meio ambiente.

Uma gestão sustentável de negócios contribui para que empresas continuem operando de forma saudável através de iniciativas dentro dos três pilares citados.

Pensando nisso, desenvolvemos um guia completo sobre o assunto: o material contém as respostas de que você precisa para superar os desafios de construir uma empresa mais limpa, sustentável e saudável - além de dicas para conquistar seu espaço em um mercado cada dia mais competitivo, com consumidores que se tornam cada vez mais exigentes. Clique aqui e acesse o eBook gratuito!

 

Publicados
Temas relacionados