Tudo o que você precisa saber sobre responsabilidade social corporativa

A responsabilidade social corporativa atua no trabalho com ética e transparência, dentro do escopo de gestão empresarial, considerando estratégias criadas com total comprometimento na tomada de decisões, as quais podem impactar o meio ambiente, a sociedade e o desenvolvimento das empresas. Esse conceito surgiu na década de 70 visando cumprir demandas que contribuem na diminuição de problemas sociais, éticos, ambientais e trabalhistas.

Hoje em dia, cada vez mais as organizações têm se preocupado e investido em ações voltadas para a responsabilidade social. Além disso, grande parte dos consumidores em todo o mundo almeja que negócios trabalhem de modo responsável, a fim de tratar das atuais questões referentes à sustentabilidade.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você saber do que se trata a responsabilidade social e como ela é importante para o mundo empresarial. Continue lendo!

O que é responsabilidade social corporativa?

Uma empresa que preza pela responsabilidade social corporativa visa o bem-estar de todos os envolvidos, sejam colaboradores ou consumidores. Trata-se da disposição das organizações em colaborar com a sociedade, buscando melhorias sociais e ambientais para auxiliar na construção de um mundo melhor.

Dessa maneira, a companhia opta pela colaboração social de modo espontâneo, sem ser obrigada a realizar determinada ação por conta de alguma legislação ou algo similar. A responsabilidade social corporativa se traduz na adoção de estratégias capazes de contribuir para a otimização social.

Além disso, segundo Takeshy Tachizawa, autor do livro Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa, "a gestão ambiental e a responsabilidade social tornam-se importantes instrumentos gerenciais para capacitação e criação de condições de competitividade para as organizações, qualquer que seja seu segmento econômico."

Ou seja, não importa qual sua área de atuação, prezar pela responsabilidade social precisa se tornar um dever de qualquer negócio que queira se tornar competitivo no mercado.

Qual é a importância para as organizações?

Um negócio socialmente responsável está envolvido em ações sociais, o que não se confunde com o conceito de assistencialismo, mas sim com o foco da organização nos objetivos sociais. A empresa se responsabiliza pelos impactos gerados das suas decisões e atividades no meio ambiente e sociedade, utilizando-se de um comportamento correto e maior transparência nas suas ações.

Esse tipo de companhia pauta pela conformidade das normas vigentes e conta com processos estruturados de maneira integrada com todos os envolvidos. É preciso considerar que não se trata somente de atitudes para evitar sanções ou ter diminuição de impostos, pois sua maior preocupação está direcionada à construção de um mundo melhor.

Daí sua grande importância para a sociedade. Afinal, ações voltadas para a saúde, cultura e fomento à educação, por exemplo, são pilares responsáveis pelo crescimento de toda uma comunidade empresarial que se preocupa com a sustentabilidade corporativa e busca o desenvolvimento respeitando as estratégias sociais.

Como se tornar uma empresa responsável socialmente?

Para se tornar uma empresa responsável socialmente, diferentes práticas podem ser adotadas. Confira algumas sugestões: 

Alinhe-se com/ eduque seu público-alvo

No mercado atual, é cada vez mais comum que os consumidores analisem o posicionamento e valores de uma empresa, inclusive estudando temas como a sustentabilidade e impacto social da mesma,  para adquirir seus produtos e serviços. Apesar disso, o processo de conscientização acontece gradualmente, por isso é importante que organizações possuam em seu core valores alinhados com práticas sustentáveis e pautem/apoiem causas relevantes de caráter socioambiental. Estão, desta forma, se alinhando ao seu público alvo, e podem até mesmo auxiliar consumidores no ganho de maior conscientização.

Diminua impactos ambientais

Essa é uma estratégia bastante usada por muitos negócios. Alguns deles buscam utilizar matérias-primas menos poluentes, o que contribui para a proteção do meio ambiente de modo considerável.

Dependendo do seu ramo de atuação, há várias alternativas mais baratas e sustentáveis que podem substituir seu método de produção. Você pode investir no gerenciamento de contratos online e na assinatura eletrônica, que dispensam o uso de papel no cotidiano da empresa, por exemplo.

Há também como reduzir o consumo de energia elétrica e optar por fontes renováveis, reduzir deslocamentos/ viagens de negócios para economizar nas emissões de carbono ou rever os parceiros na cadeia de suprimentos, garantindo que estejam todos alinhados com suas metas de responsabilidade social e sustentabilidade.

Cumpra com leis trabalhistas

É preciso que você valorize seus colaboradores. Isso pode ser óbvio, mas ainda se observa diversas irregularidades trabalhistas no mundo corporativo. Respeitar as leis é uma atitude de responsabilidade social corporativa, visto que demonstra a preocupação dos gestores com sua força de trabalho. 

Promova ações de engajamento social

A rotina empresarial é bastante corrida, portanto, retirar os funcionários do seu ambiente laboral para promover serviços voluntários nem sempre é uma opção para todas as organizações, apesar de ser de fato uma prática muito importante e recomendada. Contudo, não deve se ter desculpas para não incentivar outras estratégias de responsabilidade social nessa frente.

Os avanços da transformação digital permitem que várias ações de captação de recursos possam ser feitas pelos meios digitais. Isso significa que, para ajudar com projetos e auxiliar na constituição de novas realidades, não necessariamente precisa de deslocamento físico às ONGs, por exemplo. A empresa ainda pode promover palestras e bate papo com especialistas de sustentabilidade corporativa e social, para conscientizar sua força de trabalho sobre o assunto, e transformar tais horas dedicadas à pauta em doações/ auxílio às entidades que ofereceram o tempo e espaço para falar sobre a pauta, por exemplo. 

Invista no consumo consciente

A responsabilidade social corporativa preza pelo bem-estar dos seus colaboradores e da comunidade a qual se encontra. Para isso, é preciso que a empresa esteja alinhada também ao modo de lidar com o desperdício dos recursos naturais fundamentais, como água e energia elétrica.

É importante buscar por fornecedores sustentáveis, já que esse é um ponto crucial para a economia de recursos naturais. Um exemplo simples seria a diminuição do uso de plásticos e copos descartáveis - uma atitude consciente que pode parecer pequena, mas ao se analisar em volume, pode fazer grande diferença no impacto sócio-ambiental da organização. Estimular a reciclagem, compostagem e reaproveitamento de recursos para novos produtos são outras alternativas interessantes de se investir.

O que procura uma empresa socialmente responsável?

A responsabilidade social corporativa preza pela construção de um mundo melhor. Dessa forma, as empresas buscam incluir esse conceito em suas iniciativas — aquelas que são capazes de integrar essas práticas ao seu modelo de negócio. Isso impacta de maneira positiva a sociedade por meio de seus produtos, serviços e operações.

Um negócio responsável socialmente também procura seguir os regulamentos e as leis vigentes, além de adotar um comportamento ético estruturado no respeito à vida em tudo que produz e desenvolve. Essa organização, ainda, é direcionada por valores humanos e busca cumprir com a proteção dos direitos legais já conquistados pela sociedade, bem como ao combate das violações dos direitos fundamentais do indivíduo.

Desse modo, a ideia de sustentabilidade compreende 3 pilares essenciais de atuação - responsabilidade ambiental, econômica e social. Esses três conceitos devem trabalhar mutuamente e de maneira integrada a fim de fazer com que a sustentabilidade seja, de fato, colocada em prática.

Dessa maneira, para promover a sustentabilidade e responsabilidade social nas organizações é preciso:

  • rever visão, missão e valores da companhia conforme os métodos atuais de responsabilidade social;
  • criar um programa de compliance abordando pontos relacionados à responsabilidade social corporativa;
  • estipular um programa interno de voluntariado a fim de engajar e mobilizar os funcionários;
  • criar um código de conduta que alinhe os interesses do negócio e da sociedade;
  • elaborar determinados canais de comunicação entre a comunidade e a organização;
  • estimular a participação da empresa em eventos, palestras e projetos sociais.

A importância de implementar uma gestão sustentável de negócios

Conforme abordado, a responsabilidade social corporativa é um conjunto de ações incorporadas à gestão dos negócios - gestão esta que precisa ser pensada e elaborada com um olhar sustentável desde o princípio.

Uma boa gestão sustentável de negócios permite que as organizações não só foquem na redução do impacto ambiental e contribuam para o desenvolvimento de comunidades, mas também se sustentem ao longo do tempo de forma mais saudável - tudo isso ao mesmo tempo.

Recentemente desenvolvemos um guia completo sobre como implementar uma gestão sustentável de negócios. O eBook contém respostas de que você precisa para superar os desafios de construir uma empresa mais limpa, sustentável e saudável - além de dicas de práticas sustentáveis que podem ser úteis.

Clique aqui para acessar o guia gratuito de gestão sustentável de negócios!

Publicados
Temas relacionados