Faturamento da empresa: o que é e como administrar?

Não é à toa que muitas pessoas consideram o empreendedorismo como um tipo de arte. Afinal, são diversos detalhes que merecem atenção e é preciso ter sensibilidade para aumentar o faturamento da empresa e levar o negócio ao sucesso.

No entanto, muitos empreendedores têm dúvidas sobre os conceitos de faturamento, lucro, sobre como calcular esses valores e o que realmente faz diferença no desempenho das atividades empresariais. Por isso, antes de desenhar um plano de ação, é fundamental esclarecer esses pontos.

Neste artigo, você vai entender de uma vez por todas o que é faturamento, de que maneira difere de lucro e como calcular esses valores na sua empresa. Além disso, você também vai descobrir o que impacta os resultados do seu negócio e como você pode faturar ainda mais nos próximos meses. Confira!

O que é faturamento da empresa?

Basicamente, o faturamento de uma empresa é a soma de todas as vendas de produtos e serviços realizadas em determinado período. Diferentemente da receita, outro importante aspecto do balanço empresarial, o faturamento, por definição, está relacionado à atividade fim da organização.

Isso significa que o faturamento é o resultado objetivo do desempenho de um modelo de negócio. Por isso, é considerado um dos principais indicadores de performance a serem analisados, visto que ele reflete diretamente no resultado das estratégias de marketing e vendas.

Mas não é apenas para medir os resultados de um negócio que esse indicador é relevante. Também é pelo volume do faturamento que uma empresa é enquadrada entre os tipos de regime tributário no Brasil.

Ou seja, a depender de quanto uma empresa fatura no ano, sua relação com a Receita Federal pode diferir e exigir diferentes tipos de burocracia. Logo, também é necessário acompanhar com precisão os valores do faturamento para evitar problemas fiscais.

Qual a diferença entre faturamento e lucro?

Agora que você entendeu o que é faturamento, é importante destacar que esse termo não é sinônimo de lucro. Embora sejam conceitos relacionados, faturamento e lucro são essencialmente muito diferentes. 

Uma empresa pode, por exemplo, faturar valores expressivos e ainda assim contabilizar prejuízo no período. Isso porque o lucro pressupõe um resultado positivo no balanço da empresa após serem descontadas todas as despesas.

Isso quer dizer que o lucro corresponde a uma fração do faturamento que excede os custos operacionais do negócio, o que inclui:

  • dívidas;
  • matéria-prima;
  • tributos;
  • deduções;
  • pagamentos, entre outros.

Lucro líquido x lucro bruto

Como você viu, faturamento não é lucro, mas é sua fonte principal. Ou seja, lucro é o que sobra do faturamento após serem descontados os custos do negócio. Nesse sentido, podemos falar de dois tipos de lucro: bruto e líquido.

A diferença se refere ao que cada tipo de lucro considera para desconto do faturamento. O lucro bruto, por exemplo, leva em conta apenas os valores variáveis relativos à produção, como matéria-prima e outros gastos que dependem do volume produzido. O cálculo é o seguinte:

  • Lucro bruto = faturamento - custos variáveis de produção

Por sua vez, o lucro líquido toma para cálculo todos os custos operacionais e financeiros da empresa, tanto fixos quanto variáveis, como salários, impostos, aluguéis etc, conforme a fórmula:

  • Lucro líquido = faturamento - custos fixos - custos variáveis - impostos

Portanto, o lucro não depende apenas de maior faturamento, mas também de eficiência operacional. Afinal, ainda que uma empresa não venda mais, ao diminuir os custos de seus processos, ela aumenta sua margem de lucro na medida em que consome menos do faturamento.

De qualquer maneira, havendo mercado, é sempre possível intensificar a força de vendas e expandir as atividades para conquistar mais clientes. A seguir, conheça algumas formas de aumentar o faturamento da sua empresa!

Como administrar o faturamento da empresa? 

No curto prazo, o faturamento revela a força de vendas de um modelo de negócio. Contudo, existem inúmeros fatores que merecem cuidado se o objetivo do empreendedor é construir um legado de sucesso com sua marca.

Transformar clientes em fãs, por exemplo, é um detalhe que transcende o simples desejo de aumentar as vendas, mas que faz toda a diferença no longo prazo.

Valor do ticket médio

O jeito mais simples de aumentar o faturamento é elevar o valor do ticket médio da empresa, ou seja, aumentar os preços dos produtos ou serviços. É claro que isso tem um custo relativo, pois pode impactar o número de clientes.

Logo, apesar de simples, essa não é uma solução fácil e, sem o devido cuidado, pode produzir o efeito contrário. Por isso é fundamental trabalhar o modelo de negócio em suas bases para construir uma marca sólida, capaz de sustentar o aumento de seu próprio valor diante dos consumidores.

Modelo de negócio

Já que o modelo de negócio é tão importante para uma empresa, vale a pena considerar com muito cuidado sua estrutura a fim de tornar a organização altamente eficiente e, se possível, disruptiva. 

Afinal, as evidências revelam que a disrupção, além de ter levado muitas startups à liderança de seus mercados, foi também responsável pela transformação maciça da sociedade.

Sendo assim, o cuidado de avaliar os processos da empresa, desde a concepção de ideias até o contato com os consumidores, pode ser determinante para o aumento das vendas e a multiplicação do faturamento.

Inteligência de vendas

Cultivar a inteligência de vendas também é uma das alternativas mais eficazes para aumentar o faturamento da empresa. Com o desenvolvimento dos estudos do comportamento humano, é possível criar estratégias de impacto com custos reduzidos. 

Existem diversos meios para atingir esse objetivo, seja qualificando a oferta, treinando a equipe de vendas ou se valendo de tecnologias.

Tecnologia

No século XXI, é impossível falar de crescimento empresarial sem considerar a implementação de recursos tecnológicos. Em uma sociedade cada vez mais digital, utilizar as ferramentas disponíveis é uma exigência para todo empreendedor que queira se destacar da concorrência.

Qualquer empresa pode adotar uma variedade de soluções para otimizar os processos e reduzir custos operacionais. A inteligência artificial para automação tem sido cada vez mais comum, e o nível de confiabilidade de sua atuação é impressionante.

A digitalização de processos também é um meio inteligente de reduzir custos e permitir investimentos em outras áreas. Por meio da geração de contratos e assinatura eletrônica, por exemplo, sua empresa pode acelerar a obtenção de receita de maneira segura e confortável para seus clientes.

O mesmo processo de gestão de contratos digitais também otimiza as atividades de diversos departamentos da sua empresa, como compras, recursos humanos, jurídico etc.

Com atenção a esses detalhes, o faturamento da sua empresa só pode ser o melhor possível. Por isso, faça uma avaliação cuidadosa do desempenho do seu negócio e crie um plano de ação para implementar as soluções que você aprendeu neste conteúdo!

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