O que são fornecedores sustentáveis e como identificá-los?

O que são fornecedores sustentáveis e como identificá-los

Sustentabilidade, eficiência e transformação: essas são algumas das tendências que devem orientar as empresas nos próximos anos. Por isso, embarcamos no tema para falar sobre algo fundamental à sua gestão. Afinal de contas, você sabe como identificar fornecedores sustentáveis?

Caso não, sem problemas. Na leitura de hoje, você descobrirá como avaliar a operação das diferentes marcas no mercado, identificando as mais eficientes, éticas e responsáveis para realizar negócios. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que são fornecedores sustentáveis?

A começar pela curiosidade mais importante no tema: o que considerar como negócios sustentáveis? São aqueles que conciliam sua atividade econômica com processos e métodos de responsabilidade socioambiental.

Eles vão além na tentativa de minimizar os efeitos nocivos de suas atividades no meio ambiente. Entre as empresas de tecnologia, existe uma nova tendência muito importante que é popularmente conhecida como zerar a pegada de carbono.

Em outras palavras, zerar essa pegada é reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera em atividades que sejam inerentes à operação de uma organização. Isso significa, muitas vezes:

  • operar com fontes de energia renovável;
  • promover campanhas de conscientização;
  • repensar modelos logísticos;
  • redesenhar embalagens;
  • substituir materiais;
  • modernizar frotas;
  • replanejar rotas, e muito mais.

No entanto, esses exemplos só são emblemáticos para o caso da tal pegada de carbono. Para além desse foco ambiental, uma empresa sustentável é identificada pelos seus esforços de reparação, preservação e incentivo social. Aqui, as abordagens são as mais variadas.

Há empreendimentos que promovem programas sociais importantes nas regiões em que estão localizados. Outros investem diretamente na qualidade de vida e na evolução educacional dos funcionários e de seus filhos — algo comum quando pensamos em montadoras automotivas.

No entanto, engana-se quem pensa que a sustentabilidade só é alcançada em setores estratégicos, como o industrial e o tecnológico. Na realidade, organizações de todas as áreas têm formas de se tornarem mais éticas e responsáveis tanto social quanto ambientalmente.

Escritórios de advocacia, por exemplo, têm a opção de adotar o conceito paperless, apostando em tecnologias de digitalização como a resposta para reduzir a papelada, os custos e a pegada de carbono. Outro exemplo pertinente, que foi popularizado durante a pandemia de 2020, é a adoção generalizada do home office.

Com essa modalidade, há um benefício considerável ao clima, com uma redução drástica na emissão de carbono pela diminuição do número de veículos nas ruas. Por fim, vale destacar outras iniciativas igualmente importantes, como o estímulo à diversidade e à responsabilidade corporativa.

Por que optar por eles?

Essa é uma pergunta com duas respostas. A primeira considera um panorama econômico e social ao futuro da sociedade. Afinal, negociar com fornecedores sustentáveis é uma forma de, mesmo que indiretamente, colaborar para a construção de um amanhã mais inclusivo e eficiente.

Já a segunda resposta é pragmática e gerencial, pois indica os benefícios de curto prazo, visto que buscar esses fornecedores é uma forma eficiente de orientar a empresa em direção à sustentabilidade, evitando a perda de competitividade, protegendo a reputação do negócio e aprimorando a imagem da própria marca por meio de uma parceria estratégica e saudável.

Como identificar um fornecedor sustentável?

Agora que você sabe a importância desse tema à sua decisão, chega o momento de implementar algumas observações importantes no seu processo de compra. O primeiro passo é se atualizar sobre as licenças e certificações do fornecedor para oferecer seus serviços e/ou produtos ao mercado.

Essa é uma análise especialmente importante ao lidar com fornecedores de matéria-prima ambiental e/ou química. Afinal de contas, ambas as áreas são repletas de tecnicalidades, principalmente em termos de reflorestamento e gestão de resíduos.

O segundo passo é pesquisar a atuação da empresa no mercado. De modo geral, negócios sustentáveis fazem questão de dizer ao mundo que têm essa “pegada verde” e responsável. Por isso, é possível encontrar boas iniciativas logo na página institucional — como exemplo, a DocuSign introduziu o DocuSign for Forests no Fórum Econômico Mundial de 2019.

Por fim, além de verificar esses aspectos, é importante conduzir uma pesquisa sobre a reputação dos negócios a fim de entender o perfil deles em relação aos seus funcionários. Novamente, é possível considerar a DocuSign como uma referência, vide a nota 4,6 de 5, colhida a partir de mais de 1.500 avaliações.

Como tornar minha empresa mais sustentável?

É simples: basta combinar boas parcerias com a implementação de uma cultura digital. Tornar a sua empresa sustentável é mais fácil do que parece. Quer um exemplo disso? Pois bem, digamos que você queira reduzir custos com material de escritório, logística e taxas cartorárias. Para isso, basta adotar a assinatura eletrônica.

Essa é uma das soluções que mais se popularizaram em 2020. Com ela, a autenticação de contratos, termos, acordos e pedidos carrega a mesma validade jurídica de uma assinatura física, mas com muito mais eficiência, segurança, economia e velocidade.

Além disso, a assinatura eletrônica é a tecnologia mais importante para qualquer operação que deseje embarcar na tendência paperless. Para além dela, também destacamos softwares importantes, como o DocuSign CLM, que simplifica a gestão do ciclo de vida dos seus contratos.

Além das nossas soluções, pense de modo mais amplo e operacional, adotando a modalidade de home office para os seus funcionários e, com isso, minimizando custos elétricos e hídricos na sede física.

Como sempre, as medidas de sustentabilidade estarão ligadas ao seu modelo operacional. Por exemplo, os restaurantes contam com oportunidades de melhoria diferentes das que existem para os galpões logísticos, mas, no fim das contas, todas as atividades podem ser repensadas e melhoradas a partir desse conceito.

Por fim, se considerarmos parte do público deste portal, atingimos muitos departamentos escritoriais, como vendas, recursos humanos, advocacia, contabilidade e afins. Em comum, todos esses setores são revolucionados a partir de uma cultura digital, tecnológica e menos dependente dos documentos físicos.

Agora que você sabe como identificar fornecedores sustentáveis, vá em busca de fazer essas parcerias com quem é referência no tema. Para alavancar e eficiência das suas rotinas com as nossas soluções, basta acessar nossa página e entrar em contato!

Publicados
Temas relacionados