Sustentabilidade na visão das empresas: o impacto da economia remota no meio ambiente

A pandemia de COVID-19 acelerou a transição para uma economia remota, na qual as pessoas podem trabalhar, comprar e se divertir de qualquer lugar. Essa mudança traz desafios e oportunidades para as empresas, que precisam se adaptar às novas demandas e expectativas dos clientes, funcionários e parceiros.

Mas qual é o impacto da economia remota no meio ambiente? Será que ela contribui para a sustentabilidade ou gera mais problemas ambientais Neste conteúdo, vamos explorar a sustentabilidade na visão das empresas e apresentar alguns dados do novo relatório da DocuSign "Liberando o Potencial da economia remota". Acompanhe!

O que é sustentabilidade na visão das empresas?

Sustentabilidade, na perspectiva empresarial, é a estratégia de uma companhia para reduzir o impacto ambiental negativo resultante de suas operações em um determinado mercado. As práticas de sustentabilidade de uma organização são geralmente analisadas com base em métricas ambientais, sociais e de governança (ESG).

A importância da sustentabilidade dentro de uma empresa é que ela ajuda a reduzir o impacto negativo que ela tem sobre o meio ambiente ou a sociedade como um todo. Uma estratégia de sustentabilidade empresarial, portanto, visa impactar positivamente uma ou ambas essas áreas, ajudando a enfrentar alguns dos problemas mais urgentes do mundo.

Além disso, a sustentabilidade empresarial pode contribuir para o sucesso geral da organização, pois pode melhorar a reputação da marca, aumentar a eficiência operacional, atrair e reter talentos, atender às demandas dos clientes, e investidores e criar oportunidades de mercado.

Quais são os principais exemplos de sustentabilidade em uma empresa?

Quando falamos em sustentabilidade na visão das empresas, existe uma grande variedade de aplicações possíveis dentro do ambiente corporativo. Veja alguns desses exemplos:

  • usar materiais sustentáveis no processo de produção;
  • otimizar as cadeias de suprimentos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa;
  • usar fontes de energia renováveis para alimentar as instalações;
  • patrocinar fundos de educação para jovens na comunidade local;
  • introduzir um programa de reciclagem;
  • reduzir o desperdício de alimentos;
  • usar o transporte sustentável;
  • participar de projetos comunitários, como o plantio de árvores.

Qual é o papel do trabalho remoto para a sustentabilidade?

O relatório"Liberando o Potencial da economia remota" avaliou os impactos do trabalho remoto no meio ambiente. Esses efeitos ficaram ainda mais claros na pandemia.

Por exemplo, segundo o estudo, “as emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) caíram 5,3% em 2020 em relação a 2019”. Conforme declarado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA no documento, calcula-se que as emissões provenientes de sistemas de transporte, “que representam cerca de um quarto do total das emissões de GEE dos EUA, caíram 13% em 2020.”

A conclusão é que “esse declínio, sem precedentes na história moderna, foi uma externalidade da pandemia”. No entanto, deu um forte indicativo que o trabalho remoto poderia ser um importante propulsor nas estratégias de redução das emissões de carbono e maior sustentabilidade ambiental.

Esses dados também foram percebidos pelos executivos das empresas. Segundo eles, o teletrabalho contribui para processos mais sustentáveis por diferentes motivos.

Reduz emissões de carbono devido à diminuição do deslocamento

Segundo 47% dos executivos, uma das principais vantagens do trabalho remoto para a sustentabilidade é que ele diminui a necessidade de os trabalhadores se deslocarem diariamente de suas casas para os locais de trabalho. Isso claramente reduz as emissões de carbono provenientes dos veículos.

Economiza energia em escritórios físicos por ter menos funcionários presenciais

A economia de energia nos escritórios físicos é percebida por 46% dos executivos entrevistados — e ela pode ser ainda maior quando há menos funcionários presenciais. Isso significa um menor consumo de eletricidade, água, ar-condicionado e outros recursos nos edifícios comerciais.

Reduz as emissões de carbono ao diminuir as viagens de negócios

A redução de emissões de carbono com um menor número de viagens de negócios foi um fator destacado por 37% dos executivos. Com o trabalho remoto, as empresas podem substituir as viagens presenciais por reuniões virtuais, usando plataformas digitais que facilitam a comunicação e a colaboração à distância.

Diminui a poluição ambiental por usar menos papel

As empresas podem adotar processos digitais que eliminam ou reduzem o uso de papel nos documentos, contratos, faturas e outros materiais impressos. Esse impacto, confirmado por 36% dos gestores, se vê não só pela economia de recursos naturais, mas também pela redução dos resíduos gerados pelo papel e os custos associados à sua produção, transporte e descarte.

Conserva o meio ambiente por adotar energia renovável para tecnologias digitais

O trabalho remoto também tem o potencial de conservar o meio ambiente por adotar energia renovável para tecnologias digitais, que são essenciais para o funcionamento da economia remota. As novas ferramentas dessa transformação digital, como dispositivos eletrônicos, redes de dados e plataformas online, consomem uma grande quantidade de energia e geram emissões e resíduos que afetam o meio ambiente.

Como tornar uma empresa ambientalmente sustentável?

A sustentabilidade é um dos maiores desafios do século XXI, e as empresas têm um papel fundamental na promoção de um desenvolvimento econômico que respeite o meio ambiente e a sociedade. Mas como tornar a sua empresa ambientalmente sustentável?

Uma das formas é adotar o trabalho remoto, que traz diversos benefícios para a redução do impacto ambiental das atividades empresariais. Para isso, é preciso:

  • fornecer aos trabalhadores equipamentos eficientes em termos energéticos e incentivar o uso de fontes de energia renováveis em casa;
  • implementar políticas de segurança cibernética, e fornecer ferramentas e orientações para proteger os dados da empresa e dos clientes;
  • usar plataformas digitais para facilitar a comunicação, a colaboração e o engajamento dos trabalhadores;
  • oferecer treinamento e suporte aos trabalhadores para desenvolver suas habilidades técnicas e gerenciais;
  • monitorar o impacto ambiental e social do trabalho remoto, e buscar formas de melhorá-lo continuamente;
  • reduzir o uso de papel por meio de documentos eletrônicos e a assinatura digital — uma forma de autenticar documentos eletrônicos, garantindo a sua validade jurídica, integridade e confidencialidade.

Essas práticas sustentáveis fazem parte da missão, visão e valores de uma empresa ecológica. Afinal, o trabalho remoto se tornou uma forte ferramenta para alcançar níveis mais avançados de respeito e preservação do meio ambiente. E a sua empresa, já faz parte dessa evolução?

Descubra mais sobre a sustentabilidade na visão das empresas, em nosso relatório sobre economia remota!

Publicados
Temas relacionados