Pesquisa revela que estamos à beira do próximo boom global de produtividade

Relatório examina as vantagens de um mundo mais distribuído

A DocuSign divulgou hoje as descobertas de um novo relatório que examina como um mundo mais distribuído e conectado desencadeia a necessidade de estratégias inovadoras e investimentos mais profundos em tecnologia.

A pesquisa mostra que executivos e consumidores estão bastante otimistas de que os investimentos digitais feitos nos últimos anos criarão oportunidades notáveis e melhorarão a qualidade de vida conforme a economia remota se expande. A capacidade de fazer negócios de qualquer lugar a qualquer momento tem o potencial de aumentar significativamente a produtividade individual e criar expansão econômica na próxima década. 

Economia remota

Descubra as tendencias apontadas pelo novo relatório encomendado pela DocuSign ao Economist Impact

A DocuSign patrocinou duas pesquisas globais com 2.800 consumidores e 764 executivos em 10 países para analisar os efeitos da economia remota na maneira como vivemos, trabalhamos e fazemos negócios. A pesquisa, conduzida pelo laboratório de ideias da Economist Impact, também aplica modelos econométricos para prever o potencial impacto futuro da economia remota nos países investigados: EUA, Austrália, Japão, França, Alemanha, Irlanda, Reino Unido, Brasil, México e Canadá.

Quer entender mais? Leia nossa série sobre o impacto da economia remota:

Principais mensagens

Os resultados da pesquisa, realizada durante 2022, demonstram que:

  • A produtividade individual ampliará em média 10% nos 10 países estudados, adicionando US$ 19,4 trilhões ao PIB acumulado até 2030.
  • A Diversidade na contratação está melhorando, pois dois terços dos executivos entrevistados acreditam que o trabalho remoto e a digitalização permitem que as empresas recrutem mais amplamente e criem oportunidades para que mais pessoas se juntem à equipe.
  • Áreas rurais estão sendo valorizadas já que a economia remota traz milhões de empregos para áreas suburbanas e rurais. 

A característica de mundo cada vez mais distribuído levou a um investimento sem precedentes na transformação digital. Esse investimento, combinado com dispositivos eletrônicos, com conectividade com a Internet e com poderosas novas plataformas digitais, está transformando a sociedade, permitindo uma conexão cada vez maior e mais impactante. Tais recursos permitiram que as empresas se dissociassem do tempo e do lugar e possibilitaram às pessoas fazerem compras, socializar, comunicar, colaborar e conduzir negócios de maneiras antes inimagináveis.

As organizações se adaptaram para atender às mudanças nas expectativas dos consumidores. Quase todas as organizações pesquisadas (90%) relataram que aumentaram a comunicação digital entre colegas e com clientes, e 77% relatam que estão vendendo mais produtos e serviços on-line.

Por mais profundas que tenham sido essas mudanças, o potencial total da economia remota ainda não foi alcançado. Na próxima década, a economia remota criará novas oportunidades econômicas, permitirá que milhões de pessoas ingressem na equipe, melhorará a equidade e o bem-estar e contribuirá para a redução da pobreza.

Para capturar esses benefícios, as organizações devem repensar todos os aspectos de como operam e devem ousar experimentar novas estratégias e iniciativas. Os líderes precisam desenvolver um entendimento mais profundo dos complexos efeitos e fundamentos da economia remota e dedicar recursos para criar novos produtos, entrar em novos mercados e fazer mais negócios internacionais.

Allan Thygesen, CEO, DocuSign
Para obter o aumento extraordinário de produtividade e expansão da economia global que será possível na próxima década, os líderes precisarão embarcar em uma nova jornada baseada em inovação, transformação e confiança no futuro digital.”
Allan Thygesen
CEO
DocuSign

A economia remota estimulará o crescimento econômico por meio do aumento da produtividade e possibilitando que as empresas entrem em novos mercados

Mais de três quartos dos executivos entrevistados concordam que a flexibilidade para trabalhar a qualquer hora e de qualquer lugar já aumentou a produtividade, projeta-se que esse crescimento continue nos 10 países estudados.

Notavelmente, os países que devem obter os maiores ganhos de produtividade também são os países que estão aumentando de maneira mais intensiva os investimentos em pesquisa e desenvolvimento. 

Em média, as empresas em todos os 10 países aumentarão os gastos com P&D de 1,3 a 1,5 vez em relação ao nível de 2021 até 2030. Mas os maiores aumentos de gastos ocorrerão no Reino Unido (51%), na França (47%), na Alemanha (44%), nos Estados Unidos (44%) e no Canadá (42%).

Do mesmo modo, em média, a produtividade individual deverá aumentar 9,7% nos 10 países, mas os maiores ganhos serão obtidos no Reino Unido (12%), no Canadá (11%), na Alemanha (11%), na França (10%) e nos Estados Unidos (10%).

Os resultados sugerem que maiores investimentos são obrigatórios para colher os benefícios da economia remota. As empresas que inovam, experimentam e investem têm maior probabilidade de identificar e capturar novas oportunidades e obter uma vantagem competitiva sobre a concorrência. 

Os líderes devem buscar com afinco novas maneiras de obter eficiência e otimizar as operações internas, ao mesmo tempo em que se concentram externamente em oportunidades de desenvolver novos produtos e serviços. Novos produtos podem complementar ou aprimorar produtos existentes, mas também podem envolver a criação de linhas de negócios totalmente diferentes. Os líderes também devem tentar entrar em novos mercados e expandir geograficamente, pois 70% dos executivos concordaram que a capacidade de se conectar a compradores e vendedores globais on-line permitiu mais negócios internacionais.

Além disso, devem reconhecer que as próprias organizações estão mudando e considerar que, para manter a competitividade, as estruturas organizacionais que os serviram bem nas últimas décadas provavelmente precisam ser reinventadas. Novas empresas não usarão estruturas organizacionais tradicionais. Elas adotarão estilos de trabalho flexíveis e modelos de negócios distribuídos desde o início, permitindo uma operação mais veloz e ágil. Para acompanhar, as empresas existentes devem se adaptar e evoluir.

Na teoria, a economia está ao nosso alcance. Há uma tendência natural a economias de escala, pois novos produtos digitais estão sendo criados.
Dr. Javier Lopez
Analista sênior de política comercial
OECD

Empregadores recrutam de uma rede mais ampla, criando oportunidades mais diversificadas e equitativas 

A ascensão do trabalho remoto e híbrido está permitindo que as organizações recrutem candidatos de uma variedade regional mais ampla. Também está apresentando mais oportunidades para mulheres, pais e mães que trabalham, trabalhadores mais velhos e pessoas com deficiência. Uma melhor experiência de trabalho reduz o absenteísmo e a rotatividade de pessoal, incentivando os funcionários a permanecerem engajados na equipe por mais tempo.

Quatro em cada cinco executivos entrevistados disseram que a economia remota permitiu que contratassem de um grupo mais amplo de candidatos. A maioria declarou que o trabalho remoto e os horários de trabalho flexíveis estão tornando sua equipe mais diversificada e equitativa, enquanto mais de 60% disseram ter contratado trabalhadores em novos locais devido à possibilidade de trabalho remoto.

Dois grupos mais propensos a se beneficiar dessa mudança são mulheres e trabalhadores mais velhos, cuja participação na equipe aumentará significativamente até 2030. Somente em 2030, a economia remota trará mais 25 milhões de mulheres para a força de trabalho nos dez países estudados.

Os empregos estão migrando para as áreas rurais, levando prosperidade para mais pessoas e desenvolvendo economias regionais

Depois de passarem a trabalhar de casa durante a pandemia, muitos trabalhadores migraram dos centros urbanos para cidades menores onde poderiam reduzir seus custos de moradia, mantendo ou até mesmo melhorando seu acesso à educação, lazer e outros serviços. 

A inquietação não diminuiu. Quase 60% dos consumidores entrevistados disseram que se o custo, o trabalho e a comunidade não fossem barreiras, eles prefeririam morar em um lugar diferente. Desses, 18% disseram que gostariam de morar em outro lugar no mesmo país, enquanto 14% gostariam de morar em outro país e 25% gostariam de se tornar nômades digitais, viajando continuamente por todo o mundo. 

Essa migração está trazendo milhões de novos empregos para as áreas rurais. Em todos os 10 países, cerca de 2,6 milhões de empregos serão criados nas áreas rurais somente em 2030. 

Adaptando-se aos desejos dos funcionários, 17% das empresas relataram que mudaram seus escritórios de uma cidade grande para os subúrbios, com um terço delas abrindo mais escritórios satélites. Um quarto das empresas afirma que reduziu o tamanho de suas instalações.

A nova economia oferece a possibilidade de elevar o padrão de vida de milhões de pessoas, pois a ampliação das oportunidades econômicas reduz a pobreza. Projeta-se que oito dos 10 países do estudo verão uma diminuição na porcentagem de famílias de baixa renda até 2030. Dois terços dos executivos esperam que a mudança na maneira de fazer negócios seja "um grande equalizador social" e ajude as economias emergentes a obter maior acesso aos mercados globais.

Existe o risco, no entanto, de que a economia remota possa ampliar a exclusão digital, pois os países mais ricos são capazes de criar valor em um ritmo mais rápido, já os países menos desenvolvidos que têm maior dificuldade de acesso à tecnologia ficariam ainda mais para trás. As tecnologias digitais criam um "efeito multiplicador" e amplificam as desigualdades de renda, diz o Dr. Soumitra Dutta, reitor da Said Business School da Universidade de Oxford.

É fundamental que os países comecem a investir no fortalecimento da infraestrutura digital, proporcionando acesso à Internet para mais pessoas: Também, 34% dos executivos disseram que o aumento do suporte estatal poderia permitir que mais cidadãos se beneficiassem das oportunidades criadas pela economia remota. O desenvolvimento de habilidades de alfabetização digital permitirá que populações remotas e de baixa renda aproveitem os empregos remotos, que são principalmente digitais. 

Podemos capturar os benefícios do próximo boom de produtividade investindo em inovação e estabelecendo novos níveis de confiança

A pesquisa mostra que a confiança é essencial em um mundo em que trabalhamos e negociamos com pessoas que nunca encontramos antes, que podem viver do outro lado do mundo. Operar uma organização na qual os funcionários trabalham remotamente e nunca são supervisionados diretamente requer um certo nível de confiança. O mesmo vale para comprar um produto que você nunca viu e realizar transações digitalmente, sem o envolvimento de um vendedor humano.

A confiança que será obrigatória está atrelada não apenas em ser capaz de proteger contra pessoas mal intencionadas, mas também em ser um parceiro confiável que pode entregar produtos e serviços rapidamente. 

Dos executivos entrevistados, aproximadamente dois terços disseram que a economia remota impactou positivamente a capacidade de sua organização de desenvolver confiança nas relações comerciais, ao mesmo tempo melhorando sua reputação e a confiança de seus clientes. Dos consumidores pesquisados, 44% disseram que a economia remota aumentou sua confiança nas informações e 42% disseram que aumentou sua confiança nas empresas. 

Consumidores e executivos expressaram preocupação com microcrimes como roubo de identidade e macroataques como ransomware. Quase metade dos consumidores e executivos concordou que a área mais importante para atenção e investimento é a tecnologia de segurança cibernética, incluindo a verificação de identidade digital. Uma base digital segura remove obstáculos e acelera os negócios. O aprofundamento da confiança nos sistemas digitais, entre empregadores e funcionários e entre consumidores e as empresas que eles patrocinam, será fundamental para a expansão e o sucesso da economia remota. 

A economia remota traz um enorme potencial de melhoria para nossas vidas com:

  • o aumento da produtividade do trabalhador
  • a criação de mais oportunidades econômicas para mais pessoas em mais lugares
  • o aumento da diversidade e da inclusão
  • a contribuição para a redução do número de famílias de baixa renda

O que os líderes podem fazer?

Na próxima década, as empresas terão oportunidades de se ampliar criando novos produtos, ingressando em novos mercados e negociando mais amplamente além das fronteiras geográficas. 

Mas os líderes devem entender as restrições e os riscos atuais, além das vantagens, da economia remota. Quase metade dos oito bilhões de pessoas do mundo permanece off-line e não podem acessar a economia remota. 

É importante ter em mente que este relatório demonstra uma forte correlação entre investimento em P&D e crescimento econômico. Em nível nacional, os formuladores de políticas públicas devem apresentar iniciativas para oferecer acesso de alta velocidade a mais cidadãos e investir no desenvolvimento de habilidades de alfabetização digital. 

No nível organizacional, os líderes podem ajudar a aumentar a distribuição continuando a investir em tecnologias digitais que facilitam o trabalho remoto e aprimoram a colaboração. Eles devem aproveitar a capacidade de alcançar uma rede mais ampla durante o recrutamento e priorizar a inclusão ao contratar.

Talvez o mais importante, as organizações devem adotar a transparência e reconhecer que a confiança é a base do sucesso na economia remota. Os líderes devem priorizar a confiança em todos os aspectos da operação: com parceiros de negócios, clientes e entre empregadores e funcionários. Isso envolve além de investir em tecnologia de segurança cibernética, se comunicar bem e construir relacionamentos sólidos.

Estamos adentrando uma era empolgante em que novas tecnologias gerarão crescimento econômico robusto, ao mesmo tempo em que beneficiam e melhoram a qualidade de vida de milhões de pessoas. As empresas continuam enfrentando o desafio de reinventar a maneira como operam, mas, nesse processo, também podem capturar as vantagens e oportunidades para se ampliar, expandir e prosperar em um mundo em rápida mudança. 

    Economia remota

    Descubra as tendencias apontadas pelo novo relatório encomendado pela DocuSign ao Economist Impact
    Publicados
    Temas relacionados