Sustentabilidade corporativa: entenda a importância desse conceito

Sustentabilidade corporativa

O tema sustentabilidade não é mais uma novidade no mundo hoje. Fatos relacionados ao meio ambiente fazem parte de pautas de vários debates há anos, o que chama a atenção de gestores e líderes políticos para problemas que devem ser evitados.

Contudo, nos últimos anos, essa preocupação deixou de ser somente a coadjuvante de reuniões da alta cúpula e passou a ser um debate entre toda a sociedade. É nessa seara que também surgem discussões relacionadas à sustentabilidade corporativa.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, preparamos este conteúdo para demonstrar a importância dessa sustentabilidade no mundo empresarial. Confira agora!

O que é sustentabilidade corporativa?

A conscientização dos países em descobrir meios de incentivar o crescimento econômico das companhias ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente para as próximas gerações é um ponto essencial ao termo sustentabilidade.

A partir desse princípio, a sustentabilidade corporativa passou a ser uma estratégia que é capaz de estipular se uma empresa alcançará ou não o sucesso. Ela reúne, de forma simultânea, análises econômicas, sociais e ambientais.

Na realidade, isso quer dizer que as empresas devem priorizar os resultados econômicos ao passo que desenvolvem metodologias para erradicar os impactos socioambientais, a fim de manter a longevidade dos negócios. Ela contribui para uma sociedade cada vez mais justa e trabalha de modo ético e transparente.

Assim, a sustentabilidade corporativa deve ser pensada como criadora de valor e que esse termo é um conceito que pode diminuir riscos, reduzir custos e atrair potenciais investimentos, fazendo com que a empresa gere mais valor e motive seus colaboradores.

Quais são as vantagens para a empresa ser sustentável?

Adotar a sustentabilidade corporativa pode proporcionar diversas vantagens para as empresas. Veja, a seguir, algumas delas.

Melhorar o valor da marca

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que realmente faz com que uma empresa tenha uma boa imagem no mercado. Um bom atendimento, um produto ou serviço de alta qualidade são exemplos disso, mas o ideal é entender qual é a diferença que tudo isso faz para o mundo.

Os clientes estão em busca de um comprometimento social, ou seja, que vá além do puro interesse comercial. E uma das formas de certificar esse envolvimento é por meio da sustentabilidade.

As companhias que fazem do meio ambiente uma bandeira constante são capazes de otimizar sua imagem perante consumidores e mercado, fazendo com que sua empresa ganhe o destaque necessário para solidificar sua marca.

Aumentar a competitividade

Não importa em qual área você trabalhe, um fato é certo: a concorrência está bastante acirrada. Nessa perspectiva, é interessante contar com um diferencial e sair na frente. Por conta disso, você deve empregar os conceitos da sustentabilidade na sua empresa.

E isso vale para qualquer negócio, não importa o segmento de atuação. Até mesmo bares e restaurantes investem em sustentabilidade. Esses gestores enxergaram o inevitável: as empresas que não forem administradas considerando os aspectos sociais, econômicos e sustentáveis correm o risco de serem descartadas pelos consumidores.

Sendo assim, a lógica reversa também existe, ou seja, as empresas sustentáveis terão maior competitividade no mercado.

Ajudar a sociedade

A existência da sociedade está envolvida na manutenção do meio em que ela está inserida. Melhor dizendo, a preservação ambiental se contempla, por conseguinte, na conservação de diversas espécies, incluindo a humana. Além do mais, nossa qualidade de vida é dependente do estado do ambiente em que vivemos.

Como é possível perceber, as companhias têm um papel de destaque em todo esse processo. Por meio de projetos corretos, elas podem investir em modos de produção menos ou nada poluentes, a fim de proteger as florestas e os rios. Nesses casos, um retorno importante à sociedade se baseia na melhoria da qualidade do ar por conta da preservação ambiental.

E quais são os principais desafios da implementação?

Mesmo com várias mudanças acontecendo, ainda existem vários desafios para cumprir com efetividades a implementação da sustentabilidade corporativa. Veja, agora, alguns deles.

Investimento inicial

De modo a estabilizar para um desenvolvimento econômico sustentável, é preciso fazer determinados investimentos para trocar ferramentas, fornecedores e matéria-prima, por exemplo, por opções que sejam mais responsáveis socialmente e que considerem a cadeia sustentável.

Assim, a primeira impressão para os administradores e investidores é que a companhia vai gastar mais. Mas é necessário apontar que isso se trata de um investimento, uma estratégia que se pagará e produzirá resultados bastante satisfatórios ao longo do tempo.

Um exemplo disso é modernizar todo o setor de gestão de uma empresa, utilizando ferramentas tecnológicas que possam facilitar processos, como a assinatura eletrônica que substitui o papel e, assim, evitar mais ainda a degradação ambiental.

Apoio dos colaboradores

Métodos e atividades laborais também devem se adequar à nova política da empresa. Devido a isso, os colaboradores podem passar por um momento de resistência em modificar os processos com os quais já estavam acostumados.

Assim, é preciso um apoio dos administradores para que essa alteração ocorra do melhor modo viável, sem prejudicar o bem-estar do time. É interessante que palestras e reuniões sejam realizadas para explicar o motivo dessas alterações. Isso torna o aprendizado do trabalhador mais simples pelo fato de que ele terá noção dos impactos positivos. Nesse momento, a comunicação é fundamental.

Sendo assim, os treinamentos serão bem mais úteis, uma vez que o passo a passo facilita a fixação da nova cultura. Essa é uma ocasião de ter paciência, mostrando que problemas ocorrem, e aprender com elas faz parte do desenvolvimento.

Incorporação das atitudes no dia a dia

Para que essas transformações criem bons frutos, é necessário que a ética sustentável seja existente em todas as tarefas que devem ser repetidas cotidianamente. Desse modo, todas as áreas realizarão mecanismos que possam auxiliar para que isso aconteça.

A compra de itens, por exemplo, precisa enfatizar a redução de desperdícios e encontrar fornecedores que estejam inseridos em uma nova política da corporação. Já o marketing precisa investir em ações para lembrar a todos das boas práticas sustentáveis, como economia de água, energia, descarte responsável, entre outras.

Enfim, uma sustentabilidade corporativa é capaz de influenciar a otimização de recursos, conquista de novos investimentos, retenção de colaboradores e melhorar bastante a imagem de uma empresa perante a sociedade. É preciso agir! Saia do lugar comum e transforme o seu negócio conforme os padrões atuais de sustentabilidade.

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