Entenda o que é ESG e sua importância para as empresas

ESG

O conceito sobre o que é ESG vem do inglês Environmental, Social and Corporate Governance, que em português quer dizer ambiental, social e governança. Esse é um termo que se apresenta em constante ascensão no mundo empresarial, pois representa o desenvolvimento sustentável e investimentos sociais com responsabilidade.

O ESG se constitui com o objetivo de modificar negócios em todo o mundo, transformando-os em lugares melhores e respeitando as leis ambientais a fim de promover a melhor preservação do meio ambiente.

Uma boa gestão ESG corresponde a inserir nos processos e nas atividades de uma organização as melhores práticas que envolvam governança, atividades sociais e métodos de preservação ambiental.

Pensando nisso, vamos mostrar para você tudo sobre esse conceito e qual é a sua importância nos negócios. Continue lendo!

O que é ESG?

Trata-se de um princípio cujo foco é desenvolver melhores métodos ambientais, sociais e de governança. No entanto, dentro dessas questões, há vários itens que necessitam ser avaliados. Por conta da complexidade do assunto, pode-se dizer que para determinar quais são as organizações de destaque no setor, não se analisa quais delas apresentam ESG ou não — visto que grande parte dos negócios contam com, pelo menos, um dos itens desse conceito.

É preciso refletir sobre o quão evoluído está o desenvolvimento dessas práticas em uma empresa sustentável e o quanto o negócio consegue agregar no assunto. Como foco principal, é preciso proteger os recursos naturais e diminuir a emissão de poluentes a fim de impactar de modo positivo o meio ambiente.

Outro ponto a se destacar é quando se fala em causas sociais, as quais se mostram cada vez mais fundamentais na sociedade e que abarcam desde políticas relacionadas à diversidade ambiental até projetos para redução das desigualdades.

Por último, esse tema cuida da transparência que deve existir nos processos corporativos. A meta é garantir a independência do conselho de gestão e investir em estratégias que possam impedir situações que envolvam discriminação, corrupção, assédio, entre outros pontos.

Qual é a importância do ESG na governança das empresas?

Ao entender o que é ESG, é fundamental saber qual é a sua importância nas empresas. Esse tema é responsável pelo sistema de políticas e práticas em que os negócios são focados e controlados, considerando metodologias de contabilidade, diversidade no conselho, políticas antifraudes etc.

Os requisitos ESG não são constituídos de modo homogêneo em todos os investimentos. Um empreendimento no segmento energético, por exemplo, não pode ser avaliado da mesma forma que uma empresa do ramo de TI.

Então, como são analisados esses critérios? Geralmente, os dados de empresas investidas são recebidos por meio de declarações financeiras publicadas. A velocidade com que os fatos se espalham no mundo digital acaba provocando efeitos bem mais rápidos em preços no mercado de ações.

Desse modo, ao exemplificar uma divulgação de uma matéria que exponha determinada organização por promover o trabalho infantil ou por ligação com ações de corrupção, o mercado reage rapidamente. Isso pela questão de que certos padrões deixaram de ser ignorados e não são mais aceitos na sociedade. Por isso, os profissionais devem estar preparados para tudo o que é divulgado no mercado formal ou informal.

Como adequar a empresa a essas diretrizes?

Para os negócios que desejam adotar esse método nos negócios, mas ainda não sabem como fazer, separamos algumas estratégias conforme o significado do que é ESG. O importante é averiguar com cuidado cada uma e ir inserindo gradualmente na sua cultura — até pelo fato disso promover uma organização mais eficaz.

Ambiental

  • use materiais reciclados no cotidiano do negócio;
  • promova a destinação certa dos resíduos;
  • invista em energias limpas e renováveis, como solar e eólica;
  • separe o seu lixo;
  • realize ações de conscientização na sua equipe;
  • digitalize o máximo de processos, utilizando documentos online e a assinatura digital para diminuir a utilização de papel;
  • passe a usar embalagens recicláveis para as suas mercadorias;
  • abrace a sustentabilidade, de fato.

Social

  • incentive a conversa aberta entre líderes e funcionários;
  • utilize a equidade de gênero nos cargos de gerência;
  • promova projetos sociais com a comunidade local;
  • disponibilize um local mais agradável para que mulheres conciliem profissão e maternidade;
  • realize a igualdade salarial entre homens e mulheres que tenham as mesmas especificidades;
  • patrocine eventos culturais e sociais;
  • dê ênfase na segurança do trabalho, de modo a evitar acidentes e doenças ocupacionais;
  • respeite os direitos humanos sempre.

Governança

  • adote um regime de auditoria transparente;
  • conte com uma hierarquia determinada, com cargos e funções descritos;
  • contrate fornecedores confiáveis, éticos e que também trabalhem em valores relacionados ao ESG;
  • estipule um conselho de gestão diversificado e independente, favorecendo membros que não façam parte do quadro de trabalhadores da organização;
  • incentive uma política anticorrupção;
  • respeite os acionistas minoritários;
  • seja claro em suas estratégias, tornando públicos os dados mais importantes.

Quais são os aspectos da governança corporativa no Brasil?

Governança corporativa é um processo que estipula o modo como a companhia é administrada, o que se reflete diretamente em suas políticas, cultura e regulamentos internos. Ou seja, esse conceito visa excelência em gestão e em estratégias negociais.

Pode-se dizer que se trata da forma com que os empreendimentos são controlados. Sua maior virtude se encontra na transparência, assim como o ESG busca implementar nas empresas. O ESG no Brasil não conta com uma unanimidade e relevância como em países europeus, por exemplo. Porém, o cenário é positivo e o tema está cada vez mais ganhando sua devida importância entre os empresários nacionais.

É fato que grandes e médias empresas do Brasil já entendem sobre a importância da preservação ambiental e das mudanças climáticas. Elas já buscam meios de inserir ações efetivas no combate a esse mal, e a pandemia acelerou essas discussões. Os negócios buscam soluções mais sustentáveis e já entendem que devem produzir com foco nesse tema.

Enfim, entender o que é ESG é fundamental para o andamento e desenvolvimento dos negócios. Por isso, práticas que promovam a sustentabilidade corporativa devem ser adotadas, como a gestão digital de documentos, assinatura eletrônica, políticas sociais, entre outros. Tudo isso colabora para o cuidado com o meio ambiente e com a população em geral, além de otimizar o cenário empresarial em todo o planeta.

Além disso, se quiser saber como a DocuSign pode ajudar a digitalizar e modernizar os processos da sua empresa, eliminando o papel, o transporte do papel e com isso ajudando neste processo de sustentabilidade corporativa, entre em contato conosco e torne-a mais sustentável.

Publicados
Temas relacionados