Economia circular: entenda o conceito e a importância para as empresas

Publicado em 4/11/21. Atualizado em 21/7/23.

A sustentabilidade é uma agenda global, da qual depende o futuro da humanidade. Adequar-se a ela é uma iniciativa imprescindível para os negócios que desejam se manter competitivos — sobretudo, em uma época em que compras sustentáveis e responsabilidade ambiental são cada vez mais valorizados pelos consumidores. Nesse contexto, entender o que é economia circular é um importante passo para tornar a empresa mais sustentável.

A economia circular propõe uma gestão sustentável de negócios, em que o desenvolvimento econômico está alinhado a um melhor aproveitamento dos recursos naturais. Ao contrário da economia linear, que se caracteriza pelo uso de produtos até que sejam descartados como resíduos, a circular utiliza esses resíduos como insumos para produzir novos itens.

Essa estratégia traz impactos positivos tanto para o meio ambiente quanto para o desenvolvimento dos negócios. Quer saber como colocá-la em prática? Neste post, vamos abordar o que é economia circular e como aplicá-la em empresas. Confira!

O que é economia circular?

Uma economia circular é aquela que utiliza os recursos sem desperdícios. Em vez de jogar fora os excedentes, essa forma de trabalho foca no reaproveitamento, reduzindo extrações e aumentando a vida útil dos produtos.

Esse conceito nasceu com estudos de David W. Pearce e R. Kerry Turner, que mostravam que a economia tradicional não levava a reciclagem em conta — apenas extraía, produzia e descartava.

Assim, ele se baseia na inteligência da natureza: no meio ambiente, por exemplo, as sobras dos frutos consumidos pelos animais se decompõem e se transformam em adubo, que contribui para o crescimento de plantas.

A economia circular — que também é conhecida por "cradle to cradle", ou "do berço ao berço" — entende que não existe resíduo a ser descartado, pois tudo pode ser convertido em nutriente ou matéria-prima para o início de um novo ciclo.

Podemos dizer que essa ideia rompe com modelos lineares de produção e de consumo. Isso se deve ao fato de estimular a transição para um sistema que preza a reutilização e reciclagem total de todos os produtos pós-uso. E, quando a reciclagem não é uma possibilidade, a economia circular atua reincorporando os resíduos ao meio ambiente, sem contaminações — como ao tratar a água das indústrias. 

Exemplos de economia circular

Com o intuito de se se alinhar à sustentabilidade, cada vez mais empresas nacionais e internacionais estão adotando essa prática, adequando-a às particularidades de suas atividades.

Acompanhe, abaixo, alguns exemplos de economia circular.

CBPak

A CBPak é uma empresa brasileira que atua na fabricação de bandejas, potes e copos. Em vez de utilizar plástico ou demais materiais poluentes, a fécula de mandioca é a sua principal matéria-prima.

Dessa maneira, quando perdem a vida útil, os produtos podem servir de adubo para hortas, não havendo necessidade de descartá-los. No mercado desde 2002, a marca segue investindo na produção de embalagens customizadas e biodegradáveis.

Coca-Cola

Dentre as diversas iniciativas da Coca-Cola em relação à economia circular, uma das principais é a reutilização de suas garrafas. No ano de 2019, a sede brasileira da empresa de bebidas divulgou ter recolhido e reciclado aproximadamente 100 milhões de garrafas PET.

Para que isso fosse possível, a organização criou o projeto SustentaPET — uma unidade de coleta que funciona a partir de parcerias com cooperativas e catadores de material reciclável, favorecendo o descarte adequado dos resíduos.

Nespresso

Com o intuito de reduzir o impacto causado pelas suas cápsulas de alumínio no meio ambiente, a Nespresso, marca de máquina de café e bebidas, fundou um centro de reciclagem específica para esse produto após o vencimento de sua utilidade.

A empresa utiliza um sistema composto por carros elétricos, no Rio de Janeiro e em São Paulo, para coletar as cápsulas de alumínio. Os restos de pó de café são transformados em adubo, enquanto o alumínio é reciclado.

Diferenças entre economia circular e economia linear

Oposta à circular, a economia linear funciona a partir dos pilares de extração, produção, consumo e descarte. Ela não leva em consideração a responsabilidade ambiental e o fato de que muitos recursos vão se esgotando aos poucos.

Na economia linear, os produtos são descartados depois de utilizados. Já na economia circular, eles são pensados para ter maior duração e serem reutilizados após a sua vida útil.

As empresas pautadas pela economia linear extraem os recursos naturais, utiliza-os e descarta-os em um processo de linha reta. Por sua vez, no conceito circular, os recursos são utilizados pelo maior tempo possível — diminuindo a necessidade de novas extrações e o desperdício.

A economia linear tem um impacto ambiental negativo relevante, o que inclui a poluição do ar, do solo e da água, além da degradação dos ecossistemas naturais. Em se tratando da economia circular, a finalidade é reduzir esse impacto, colaborando para a recuperação das áreas afetadas no meio ambiente.

Quais são os benefícios da economia circular para os negócios?

A implementação da economia circular é uma importante medida para preservar a natureza — e, consequentemente, a espécie humana. Mas não é só isso: essa estratégia também proporciona diversos benefícios para as empresas.

Saiba quais são eles, a seguir! 

Mais economia

Como a economia circular prevê a reutilização de produtos e materiais a curto, médio e longo prazo, a empresa pode reduzir os seus custos de forma significativa. O montante economizado pode ser destinado para um fundo de reserva ou aplicado em ações que impulsionem o crescimento do negócio.

Vantagem competitiva

Uma vez que você está economizando e pode aplicar mais recursos em inovações, diferencia-se da concorrência. Por exemplo, ao apostar em processos digitais, como a assinatura eletrônica, você gasta menos papel e traz muito mais comodidade aos seus clientes.

É interessante entender que, hoje, a economia circular é feita a partir de processos acessíveis, sem tanto investimento. A transformação digital, portanto, é um processo democrático — veja o exemplo do marketing digital: com uma estratégia bem-feita, empresas pequenas podem disputar um lugar nos buscadores da mesma forma que grandes companhias.

Transparência com o público 

Imagine reduzir 70% do plástico e 80% dos papéis em sua empresa. Compartilhar com o público tais dados e demais feitos é uma forma importante de mostrar a transparência da sua marca. 

Trata-se de um cuidado que, inclusive, pode conversar com o que a sua audiência procura — visto que, cada vez mais, o consumidor prefere comprar de negócios sustentáveis e que cuidam do meio ambiente.

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 75% dos consumidores brasileiros estão mais propensos a fazer negócios com empresas que realizam práticas sustentáveis. Esse dado mostra que eles estão exigentes quando o assunto é sustentabilidade. Logo, aderi-la é imprescindível para se manter relevante para o seu público-alvo.

Contribuição para o meio ambiente e a sociedade

O plástico descartado sem cuidado é muito prejudicial ao meio ambiente — você já deve ter visto animais marinhos morrerem ao ficarem presos em sacos. Mas tem outros pontos: os produtos químicos que vêm da sua decomposição são cancerígenos e podem afetar a saúde reprodutiva das mulheres.

Ademais, não é só o plástico que traz problemas: o excesso de papel também tem seus pontos negativos. Além da derrubada de árvores, para produzir uma mera folha de papel são necessários cerca de dois copos de água — fora a produção de CO2.

Quando você pensa em bons processos de economia circular, diminui esses impactos ao meio ambiente e, consequentemente, permite que as pessoas tenham uma vida mais saudável, com ar mais puro para respirar.

Pode parecer que uma empresa sozinha não muda o mundo, mas a coletividade faz toda a diferença!

Como a economia circular se aplica às empresas?

Para que a sua empresa passe a ter a economia circular em seu DNA, há inúmeros processos a serem repensados. Você pode se basear, por exemplo, na certificação de ISO 14001, focada no desenvolvimento sustentável das empresas.

Para começar, algumas ações são essenciais. Confira as principais!

Repense os resíduos gerados

É importante tratar a água antes de devolvê-la ao meio ambiente, além de diminuir o consumo de itens de plástico e de papel. Assim, você gera menos resíduos e tem mais responsabilidade ambiental.

Aposte em documentos digitais

A digitalização dos processos, como a assinatura eletrônica e o uso da nuvem, reduz consideravelmente o uso de papel e os espaços físicos de armazenamento, tornando tudo mais ágil.

Os documentos digitais são um ótimo começo. Para tanto, vale apostar nos melhores fornecedores — como a DocuSign.

Incentive seus colaboradores

Assistir a workshops e palestras sobre como manter os produtos em uso por mais tempo, repensar hábitos e apostar na reciclagem é uma forma de incentivar a economia circular além das paredes da empresa.

Qual é a relação entre economia circular e gestão sustentável?

Conforme observado, a economia circular ganha mais força quando vira foco de inúmeras empresas. Quanto mais marcas aderirem, melhores serão os impactos a médio e longo prazo. Assim, agir coletivamente em busca de um mundo melhor faz toda a diferença!

O estabelecimento desse conceito só é viável quando a empresa conta com uma gestão sustentável de negócios. É necessário integrar as questões ambientais, sociais e econômicas em todos os processos da companhia, visando resultados que permitam a sua consolidação no mercado.

A prática de uma gestão sustentável possibilita o crescimento saudável das organizações, o que ocorre a partir de medidas que contribuem para a redução do impacto negativo das suas atividades na natureza, o desenvolvimento social da comunidade em que está inserida, a lucratividade e o crescimento econômico.

Como você pôde perceber, a economia circular surge como uma saída para a harmonia entre as atividades empresariais e a preservação do meio ambiente. Ao propor o uso dos recursos pelo maior tempo possível, essa abordagem desacelera a exploração das matérias-primas naturais, sem interferir no crescimento dos negócios

As pessoas estão mais conscientes na hora de negociar e comprar, dando preferência para as empresas que se preocupam com a sustentabilidade. Assim, adaptar o seu modo de atuação a essa nova realidade é fundamental para atrair e fidelizar clientes, além de criar uma marca de impacto social positivo.

Quer tornar a sua empresa mais sustentável? Entre em contato com a DocuSign e entenda como as nossas soluções ajudam nessa missão!

Consulte o Especialista

Fale com quem entende de transformação digital
Publicados
Temas relacionados