Transformação digital no agronegócio: veja como fazer esse processo de forma sustentável

Transformação digital no agronegócio: veja como fazer esse processo de forma sustentável

A tecnologia está presente em todos os setores do mercado, inclusive no campo. A transformação digital no agronegócio começou e os gestores desse segmento devem compreender, cada vez mais, suas estratégias, inovações e metodologias utilizadas a fim de otimizar sua produção e melhorar suas vendas.

É fato que, nos últimos anos, o aumento da produtividade só foi possível por conta da modernização da área agrícola e pecuária por meio de equipamentos e programas tecnológicos. Contudo, sem uma infraestrutura conectada nada disso é possível.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você conheça mais sobre a tecnologia aplicada ao agronegócio e como realizar esse processo de forma sustentável. Continue lendo!

A transformação digital no agronegócio nos últimos anos

Já tem algum tempo que o setor do agronegócio aumenta os ganhos da nossa economia. Isso acontece pela alta quantidade de insumos produzidos, pela qualidade e pela alta taxa de exportação.

Contudo, uma questão que vem chamando a atenção do mercado é relativa aos grandes impactos negativos ao meio ambiente provocados pelas atividades da agricultura, os quais demonstram a falsa impressão de que toda a cadeia de produção agrícola nacional esteja desinteressada aos seus resultados na natureza.

Em uma época que os assuntos mais falados internacionalmente são a transformação climática, a poluição de águas, o excesso de queimadas, entre outras questões, é fundamental apontar que a agricultura do nosso país não é indiferente a esses assuntos importantes.

Notadamente, pelo fato de que ter uma reputação de uma nação que não preza pelo meio ambiente, pode gerar obstáculos à entrada de mercadorias agrícolas nacionais em mercados internacionais.

Portanto, o tema da sustentabilidade no agronegócio é de bastante importância, tanto por questões ambientais quanto econômicos a toda a população. Assim, a sustentabilidade na agricultura é propiciar o aumento da produção de alimentos e otimizar a segurança alimentar, utilizando métodos responsáveis e que considerem o meio ambiente.

Um dos fatores que podem auxiliar bastante na otimização da sustentabilidade do agronegócio brasileiro é a transformação digital na propriedade rural. Existem muitas tecnologias sendo inseridas no setor e que são capazes de melhorar, averiguar e trabalhar nos diversos aspectos ambientais da produção agrícola — provocando efeitos ambientais ou ampliando a qualidade e produtividade do agronegócio.

Estas são algumas ótimas aplicações que podem ser transportadas ao campo para que haja uma agricultura 4.0 sustentável:

  • utilização mais consciente dos recursos naturais;
  • redução do uso de químicos e ampliação da eficiência da sua aplicação (evitando operações prejudiciais);
  • monitoramento das condições das culturas e rebanhos;
  • racionalização das operações do campo.

Dicas para que a transação ajude a tornar a empresa mais sustentável

Para que a transformação digital no agronegócio seja realizada de maneira sustentável, algumas ações devem ser tomadas nesse processo. Veja, a seguir, algumas delas.

Insira a agricultura de precisão

A agricultura de precisão é um mecanismo que antecipa a coleta de dados sobre cada metro quadrado da área produtiva a fim de adotar insumos de modo mais eficiente, no momento e no volume corretos para cada porção de solo.

A partir da melhoria da utilização de insumos, evita-se desperdícios, como na perda de safras por conta do cultivo inadequado. Além de ajudar no processo de sustentabilidade, a agricultura de precisão faz com que o produtor rural tenha maior controle sobre sua produção e consiga otimizar seus resultados.

Adote práticas para evitar a degradação do meio ambiente

A transformação digital no agronegócio pode ser sustentável quando você utiliza métodos que tenham menor impacto ao meio ambiente, como não promover processos que provoquem alterações negativas da qualidade do solo — o que ocasiona processos de desertificação e erosão. O trabalhador do campo precisa realizar um estudo para saber a competência de produção que não provocará danos para o local em que a propriedade se encontra.

A sustentabilidade tem ligação com as análises para o futuro, portanto, é preciso identificar qual é a capacidade para não desgastar um local, de modo a não tornar esse ambiente improdutivo.

Utilize Data Analytics

Data Analytics é o processo de estudar dados com um objetivo específico — isto é, analisar e responder perguntas baseadas em informações e com uma metodologia eficiente.

Dessa forma, o Analytics atua como o uso da matemática e de informações estatísticas captadas pela análise de dados que permitem fragmentar, unir ou disponibilizar notas aos variados cenários e antever quais deles são mais capacitados.

Em se tratando do agronegócio, Data Analytics é uma metodologia de análise de informações tiradas do campo, buscando detectar conexões e tendências. Com essa análise de dados, é viável compreender o comportamento de suas variáveis.

Por exemplo: pode-se contar com um Data Analytics das informações do solo de uma cultura. Por meio desse estudo, é possível saber o impacto das diferentes ações no solo, como nível de nutrientes, umidade, material orgânico e assim por diante. A partir disso, você pode promover atividades que reduzem a agressão e as interferências ao solo.

Sendo assim, Data Analytics é uma importante solução de auxílio na manutenção das práticas ambientais, respaldando-se em dados do campo e antevendo quais são os manejos eficientes e mais corretos para cada caso.

Invista na assinatura digital

A assinatura digital é uma importante aliada quando se fala em transformação digital no agronegócio. Ela é capaz de unir as áreas de produção agrícola, jurídica, finanças, entre outras — reformulando, assim, o fluxo de documentos relacionados ao setor.

Um caso de sucesso em utilizar a assinatura digital é a empresa Souza Cruz. A implementação dessa tecnologia em seu negócio permitiu que muitos agricultores não precisassem se locomover vários quilômetros para a captação de assinaturas. Isso promoveu maior agilidade na formalização de contratos, evitando gastos com deslocamento, impressão de documentos em papel, além de disponibilizar alta segurança conforme a governança corporativa da organização.

Enfim, a transformação digital no agronegócio veio para ficar! As tecnologias estão a cada dia sendo introduzidas no cenário agrícola por conta do aumento da evolução da capacidade de processamento de máquinas, como também as altas alternativas de conectividade que chegam ao homem do campo. Por isso, é importante se adequar a essa realidade a fim de aumentar a competitividade do seu negócio.

E aí, gostou deste texto? Entre em contato conosco e saiba como nossas soluções são ideais para você!

Publicados
Temas relacionados