Exemplos de sustentabilidade nas empresas: veja organizações que tiveram bons resultados

Você quer tornar sua empresa um dos exemplos de sustentabilidade? O conceito de sustentabilidade corporativa se tornou muito comentado nos últimos tempos, mas ainda causa algumas dúvidas. Para boa parte das pessoas, um negócio sustentável é aquele que, de alguma maneira, colabora com o meio ambiente, sem esgotar recursos naturais, certo?

Essa ideia não está errada, porém, vai além e garante um crescimento saudável, olhando para todo o ambiente que nos cerca. Mas como isso pode ser feito exatamente e quais são os bons exemplos de sustentabilidade no Brasil para que sua empresa possa mirar e se ajustar?

São essas respostas que você encontra a seguir. Mas antes dos exemplos de sustentabilidade, é importante que exploremos melhor o conceito. Acompanhe.

Afinal, o que torna uma empresa sustentável?

Uma empresa sustentável é aquela idealizada (ou ajustada para tal) de modo que tenha uma longevidade saudável para os seus negócios. Essa ideia de saúde empresarial também está apoiada no fato de a empresa colaborar ativamente com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida, deixando contribuições para o progresso de sua comunidade.

É importante lembrar que para ser um exemplo de sustentabilidade, o negócio não pode esgotar recursos e possibilidades que estão disponíveis sem existir a chance de serem substituídos. Assim, o crescimento sustentável é real quando as empresas alcançam seus objetivos e conseguem, de alguma maneira, ampliar negócios e interesses.

Parece impossível aliar a sustentabilidade ao seu negócio? Saiba que exemplos sustentáveis estão em toda parte. Como uma firma que usa a maior parte de energia limpa, tem um trabalho firme de reciclagem, opta por digitalizar seus processos e consegue abolir o papel.

De quebra, essa empresa tem papel ativo em atividades na sua comunidade, como apoiar programas de educação e profissionalização aos jovens carentes. Veja que não é nada impossível de ser feito.

Os pilares da sustentabilidade

Para ficar mais claro como um negócio se torna um exemplo de sustentabilidade, precisamos esclarecer 3 pilares básicos. Veja só.

Social

Trata-se do capital humano da empresa — seus colaboradores, fornecedores, clientes e a comunidade que está no entorno desse negócio. Ações sustentáveis são aquelas que estimulam relações saudáveis, sendo beneficiais a todos os lados.

Não vale confundir benefícios com as obrigações da CLT. Pensando em funcionários, sustentabilidade social é proporcionar treinamentos que tragam possibilidade a essas pessoas de crescerem na empresa e na carreira. Nesse contexto, podemos falar em ações para a comunidade, como apoio a creches para que mulheres possam trabalhar ou programas de ensino para jovens.

Econômico

Empresas que são exemplos de sustentabilidade econômica conseguem fabricar e fornecer seus produtos estabelecendo uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado. E tem mais: crescer economicamente não deve acontecer causando desequilíbrio nos ecossistemas ao seu redor.

Em suma, você não vai ver quanto a sua concorrência cobra e precificar com um desconto de 50%, aumentando a sobrecarga de trabalho e usando ainda mais recursos, sejam humanos ou não.

Ambiental

Proteger as florestas ao usar menos papel, certo? Sim, esse é um dos pontos das firmas sustentáveis. Contudo, elas ainda apostam em energia limpa, reaproveitam água e tem suas indústrias pensadas para minimizar todo o impacto ambiental que possam causar — seja repensando todo o processo, seja criando medidas compensatórias.

Quais empresas são exemplos de sustentabilidade?

Passamos por toda a teoria de como deve ser uma empresa sustentável, certo? Então, conheça algumas que contribuem com ações louváveis e que podem ser modelos para você.

MRV

A MRV é a maior construtora no que tange imóveis residenciais na América Latina e ocupa o segundo lugar no mundo. Desde 2007, tem trabalhado fortemente para uma transformação digital sólida, tornando-se exemplo de construtech.

Ela já experimentava serviços de assinatura eletrônica, mas foi em 2019 que fechou parceria com a DocuSign eSignature. O que aconteceu? O digital passou a imperar, não precisando mais ter verdadeiros depósitos de contratos físicos.

Além de diminuir os custos com papéis, a MRV, fazendo tudo de forma eletrônica, diminuiu consideravelmente os custos de logística por carta. Desse modo, passou a ficar 100% alinhada ao propósito ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) — o conjunto de boas práticas que as firmas devem mirar para serem exemplos de sustentabilidade.

Como se não bastasse o impacto positivo de sustentabilidade, o tempo de aprovação dos contratos da MRV passou de 30 para 2 dias. Além disso, melhorou a experiência dos clientes, com a jornada toda digital.

Seguros Unimed

Além de ter seguros de vida e de saúde, a Seguros Unimed comercializa planos odontológicos, patrimoniais e de previdência privada para pessoas físicas e jurídicas, contando com mais de 1,4 mil funcionários. A empresa necessitava de uma transformação digital, pois tinha processos totalmente manuais.

Visto que a Seguros Unimed também presta serviços ao governo dos Estados Unidos, precisava de soluções com alto grau de credibilidade e segurança. A transformação se iniciou ao contratar a assinatura eletrônica da DocuSign, mas teve ajuda dos nossos especialistas para processos mais inovadores.

E deu certo! A assinatura eletrônica permitiu otimizar mais de 100 processos, economizando R$ 13 milhões em insumos de escritório e reduzindo de 10 para 2 dias o fechamento de contratos. A redução no impacto ambiental, conforme a DocuSign IMPACT, aponta que foram poupados mais de 100 mil quilos de madeira e dois milhões de litros de água.

Porém, essas são apenas dois exemplos de empresas que são exemplos de sustentabilidade. A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) aposta em uma matriz energética 100% limpa — para tal conta com usinas solares, eólicas e hidrelétricas.

Já a Natura tem 80% de seus produtos vindos de fontes vegetais, substitui o polietileno pelo polietileno verde e conta com diversas iniciativas a favor da educação.

Hoje, tornar-se um exemplo de sustentabilidade é uma questão vital para as empresas, visto que as pessoas consideram e preferem fazer negócios com quem cuida do meio ambiente e das pessoas ao redor. Além disso, como você viu, processos mais sustentáveis impactam a boa produtividade e os lucros da empresa.

Que tal começar seu processo mais sustentável eliminando papéis e contando com processos digitais, como a assinatura eletrônica? A DocuSign tem todas as ferramentas para ajudar você a alavancar o negócio e se tornar exemplo de sustentabilidade.

Comece fazendo o teste grátis da nossa solução de assinatura eletrônica!

Publicados
Temas relacionados