Compras sustentáveis: formas de reduzir custos e desperdícios

compras sustentáveis

Cada vez mais o tema sustentabilidade ganha relevância na sociedade. Mas você já parou para pensar em como a sua empresa pode aderir a esse conceito de forma eficiente? O primeiro passo é apostar em uma política de compras sustentáveis.

Neste post, vamos explicar melhor o que é essa ideia, quais os benefícios que ela gera para o negócio e como implementá-la. Tem interesse no assunto? Então, continue a leitura.

O que é uma compra sustentável?

Trata-se de uma modalidade de aquisição que prevê o uso eficiente de recursos materiais e a diminuição do desperdício de forma a reduzir o impacto ambiental. O intuito é uma tomada de decisões que beneficie não só a organização, mas a sociedade como um todo.

Para isso, é importante que o departamento de compras avalie bem cada processo para evitar aquisições desnecessárias e substituir insumos por elementos mais sustentáveis. Um exemplo seria investir em uma gestão de documentos na nuvem, minimizando o consumo de papel e a necessidade de espaços para arquivo.

De modo geral, podemos dizer que os produtos são sustentáveis quando eles são fabricados de acordo com algumas características, que são:

  • condições de trabalho adequadas;
  • menor uso de recursos naturais;
  • redução de materiais tóxicos ou que agridem o meio ambiente;
  • maior vida útil;
  • menor consumo de energia ou água para a fabricação ou utilização;
  • menor geração de resíduos;
  • possibilidade de reciclagem ou reutilização.

É importante ter em mente que a sustentabilidade é um tema importante e que vem sendo discutido há alguns anos. Dessa forma, há cada dia mais fornecedores preocupados em atender aos requisitos e à demanda, e optar por esse modelo de compras na sua empresa não é tão difícil quanto parece.

Quais os benefícios de adotar esse conceito na sua empresa?

Um ponto interessante sobre o assunto é que as compras sustentáveis não trazem apenas benefícios para a empresa. Elas também beneficiam o mercado e a comunidade na qual a organização está inserida. A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre essas vantagens.

Redução dos custos

Apostando em uma política de compras sustentável, seu negócio obtém um melhor custo-benefício e uma maior eficiência no uso dos recursos. Além disso, é possível gerar mais economia por conta de eficiência energética, diminuição do uso de água, eliminação de resíduos e reuso de produtos e materiais.

Tudo isso gera um grande impacto nas contas ao final do mês, e essa diferença vai ser notada durante todo o ciclo de vida do produto adquirido.

Diminuição do desperdício

Você já parou para pensar na quantidade de itens que são adquiridos, mas não são utilizados na sua empresa? As aquisições desnecessárias trazem um desperdício real que impacta não só no financeiro da organização, mas também a quantidade de material descartado.

Dessa forma, optando por um modelo de compras planejado e consciente, seu empreendimento faz aquisições eficientes sem gastar recursos com itens desnecessários.

Publicidade positiva

Os recursos naturais são escassos e muito se tem falado sobre economia sustentável. Por isso, a compra e a utilização de serviços, produtos e fornecedores preocupados com o meio ambiente é ser uma boa publicidade para a sua marca, pois tratam-se de pontos valorizados pelos consumidores na atualidade.

Contribuição para a sociedade

As compras sustentáveis também trazem diversas vantagens para a comunidade. Isso porque, essa tomada de decisões possibilita a diminuição dos impactos ao meio ambiente e à sociedade, redução da quantidade de resíduos gerados, economia de água e menor emissão de gases de efeito estufa.

Como começar a trabalhar com compras sustentáveis?

Você já percebeu que adotar uma política de compras sustentáveis é uma boa opção para o seu negócio. Mas e agora? Como colocar essa ideia em prática e mudar o seu sistema de aquisições? A seguir, listamos algumas dicas que vão ajudar o departamento.

Crie um bom planejamento

O primeiro passo para qualquer mudança dentro da empresa é o planejamento. Logo, é preciso organizar e controlar todas as aquisições de forma mais eficiente e sustentável. Comece revendo os gastos fixos e variáveis, analisando orçamentos e identificando em quais etapas é possível optar por compras mais sustentáveis.

Identifique as necessidades

Esse também é um passo importante para um planejamento mais estratégico no setor de compras. Isso porque, quando o departamento não tem uma ideia clara sobre quantidades e demandas, transforma boas oportunidades em prejuízo.

Um exemplo são os descontos por quantidade. Esse tipo de atrativo costuma fazer com que o departamento adquira uma quantidade de insumos muito maior do que a sua necessidade, levando a dificuldades de armazenamento, custos excessivos e desperdício de produtos.

Selecione bem os seus fornecedores

Se a ideia da organização é criar uma gestão mais sustentável, é importante contar com fornecedores que também estejam alinhados a essa prática e desenvolver um bom relacionamento de parceria. Dessa forma, a empresa contribui para a fomentação de uma rede sustentável. 

Não deixe de exigir, por exemplo, que a legislação ambiental seja cumprida nas transações e atente-se para a regulamentação de todos os produtos e serviços adquiridos.

Invista em um conceito paperless

O termo paperless vem do inglês e significa "sem papel". Esse conceito busca a redução máxima do uso de papel na rotina de trabalho, priorizando novas tecnologias.

O conceito pode ser aplicado em diversos setores da empresa, inclusive no departamento de contas. Para isso, vale a pena apostar em sistemas de gestão de compras que reduzam o uso de insumos e possibilitem facilidades, como a assinatura eletrônica. Que permite que você, seus funcionários e seus fornecedores assinem os documentos da área de compras com mobilidade, via celular, sem precisar imprimir, transportar ou qualquer outra burocracia que o papel necessita. 

Adotar uma política de compras sustentáveis na sua empresa é uma forma de minimizar os impactos socioambientais, evitar desperdícios e reduzir custos de aquisição. Para investir na prática, vale a pena buscar novos fornecedores e implementar tecnologias que permitam minimizar o uso de papel e armazenar documentos na nuvem.

A DocuSign conta com produtos específicos para o departamento de compras que auxiliam a equipe desde a aquisição até o pagamento, ajudando a reduzir custos e a atuar de forma mais sustentável. Quer conhecer melhor essas soluções? Entre em contato com um de nossos especialistas.

Publicados
Temas relacionados