Pesquisa sobre o momento atual da tecnologia de assinatura eletrônica

Mudar as expectativas dos consumidores, ambientes regulatórios mutáveis e mudanças tecnológicas contínuas impulsionam a transformação do processo em todos os setores. Mas, como demonstram os acontecimentos do ano passado, as regras podem mudar rapidamente. 

O COVID-19 fechou escritórios e interrompeu os processos de negócios de repente. Para facilitar uma transição imediata para o trabalho remoto, mantendo a eficiência operacional, muitas organizações se voltaram para novas soluções digitais. A adoção generalizada de assinaturas eletrônicas liderou o caminho, fornecendo às corporações em todo o mundo uma maneira simples de agilizar um passo crucial no processo de gerenciamento de contratos de casa. 

Veja como as organizações modernas estão usando soluções de assinatura eletrônica para realizar o trabalho remoto de forma mais rápida e fácil. BAIXE AGORA A PESQUISA COMPLETA.

A assinatura eletrônica é uma solução global para o home office

É impossível negar o papel do COVID-19 no avanço da transformação digital. Em um esforço para avaliar o papel da pandemia na aceleração da mudança tecnológica em todo o mundo, a DocuSign realizou um grande estudo, pesquisando e entrevistando cerca de 400 clientes do eSignature, plataforma focada em assinatura eletrônica. Para baixar a pesquisa completa clique aqui.

Como resultado da crise de saúde pública, as organizações em todos os setores dizem que seus dois maiores desafios operacionais atuais são conduzir remotamente processos que anteriormente exigiam assinaturas físicas e promover uma força de trabalho remota eficiente. Além disso, mesmo as empresas que utilizaram uma solução de assinatura eletrônica antes da pandemia relataram um aumento no número de documentos que precisam ser assinados eletronicamente, muitas vezes em até 100%. 

Com quase todas as organizações buscando novas maneiras de melhorar a continuidade dos negócios ao longo do último ano, o uso de assinaturas eletrônicas disparou. Noventa por cento dos clientes do DocuSign eSignature, por exemplo, aumentaram significativamente seu uso, com cerca de metade dos entrevistados relatando aumentos de 50% ou mais. À medida que o cenário competitivo evolui e o trabalho remoto prolifera, as ineficiências dos processos manuais baseados em papel se tornam mais difíceis de sustentar. Como resultado, é improvável que a trajetória ascendente da adoção da assinatura eletrônica desacelere em um futuro próximo. 

As empresas estão usando assinatura eletrônica para promover a segurança e a produtividade dos funcionários

De uma forma estranha, o trabalho remoto fortaleceu as relações entre as empresas e seus funcionários. Durante um período de intensa agitação social e política, os empregadores reconhecem que, para promover a eficiência no local de trabalho, é fundamental estar atento e responder às necessidades dos funcionários. E muitos estão usando uma solução de assinatura eletrônica para chegar lá. 

O gráfico abaixo ilustra os resultados de uma pesquisa com 84 líderes empresariais globais sobre suas prioridades mais urgentes. Os resultados também destacam como a tecnologia está sendo usada para apoiar essas preocupações.

o estado da assinatura eletrônica

Existe um claro paralelo entre o foco organizacional e o investimento tecnológico. As empresas afirmam que suas principais prioridades são a segurança dos funcionários, a continuidade dos negócios e a produtividade, e também estão investindo na infraestrutura tecnológica para apoiar essas reivindicações. Também vale a pena notar que os líderes empresariais agora estão investindo em seus funcionários antes das metas transacionais, como receita ou crescimento.  

Como funciona, na prática, investir em tecnologia para apoiar a produtividade dos funcionários? As duas ferramentas em que os entrevistados provavelmente fariam um investimento foram as ferramentas de conferência via web e soluções de assinatura eletrônica. À medida que as organizações se adaptam ao trabalho remoto, fica claro que muitos profissionais estão buscando a tecnologia de assinatura eletrônica como uma maneira simples de apoiar preocupações empresariais centradas nas pessoas, como a satisfação e a produtividade dos funcionários. 

Nem todas as soluções de assinatura eletrônica são criadas da mesma forma 

Organizações em todo o mundo identificaram a assinatura eletrônica como uma maneira viável de otimizar os fluxos de trabalho que envolvem a criação e assinatura de um contrato e melhorar a produtividade dos funcionários em um ambiente de trabalho remoto. Mas nem todas as soluções de assinatura eletrônica são criadas da mesma forma. Para ajudar os líderes empresariais a determinar quais recursos procurar ao implementar a tecnologia de assinatura eletrônica, a DocuSign pediu aos usuários de assinatura eletrônica que classificassem suas prioridades na seleção de uma solução tecnológica. Da ordem mais alta (1) para a mais baixa (7), as prioridades são: 

  1. Facilidade de uso 
  2. Velocidade de implementação 
  3. Segurança e conformidade
  4. Assistência à implementação 
  5. Custo
  6. Mitigação de riscos
  7. Escalabilidade 

A máxima eficiência é melhor alcançada através da implementação cuidadosa da tecnologia certa no lugar certo e na hora certa. Antes de chegar a uma solução de assinatura eletrônica, certifique-se de que ela atenda melhor às necessidades organizacionais agora e no futuro. 

Fluxos de trabalho em todos os departamentos se beneficiam da assinatura eletrônica

Como é uma solução de assinatura eletrônica em ação? Para ajudar a estabelecer uma melhor compreensão de como as organizações estão se beneficiando da implementação de assinatura eletrônica, a DocuSign conversou com clientes de assinatura eletrônica de todo o mundo. Veja como a tecnologia de assinatura eletrônica e outras ferramentas integradas ajudaram as corporações em uma ampla gama de setores a enfrentar os desafios do novo cenário de negócios.

  • Modernização da comunicação remota com os funcionários: Em todo o mundo, as equipes de RH se deparam com uma enxurrada de atualizações de políticas focadas na transição segura e eficiente das equipes para o trabalho remoto. Graças aos recursos de envio e assinatura em massa, as informações podem ser facilmente compartilhadas em nível corporativo. Para documentos que contenham informações confidenciais, as equipes de RH podem até utilizar ferramentas de verificação de ID para manter o compartilhamento seguro de dados em um ambiente remoto, confirmando a identidade do funcionário após o recebimento.
  • Processamento mais rápido de empréstimos governamentais: As instituições financeiras têm um papel importante a desempenhar na batalha para manter pequenas empresas abertas. Processar solicitações e empréstimos de auxílio do COVID de forma eficiente ajuda essas instituições a atender mais clientes, o que significa que milhões de empresários conseguem manter suas luzes acesas.  
  • Capacitar os cidadãos com ferramentas de autoatendimento: No centro da pandemia, a indústria de saúde tem prestado cuidados que salvam vidas aos pacientes em todo o mundo, enquanto lida com os maiores volumes de pacientes e preocupações de segurança pública de todos os tempos. 

Ir além da assinatura eletrônica proporciona uma vantagem estratégica

No geral, a implementação tática de uma solução de assinatura eletrônica levou a vantagens tangíveis para as organizações em todos os setores. Expandir esse sistema de acordos além de simplesmente coletar uma assinatura cria ainda mais oportunidades para a eficiência e o crescimento dos negócios. Por exemplo, os clientes DocuSign relatam o uso de processos digitais adicionais para facilitar práticas de acordos remotos mais eficientes, incluindo:

o estado da assinatura eletrônica no mundo

A automação pode começar com a implementação tática de uma assinatura eletrônica. Mas a automação de ponta a ponta em todas as fases do processo de gerenciamento de contratos ajuda a criar uma estratégia de gerenciamento de documentos com vantagens que vão muito além da resposta ao COVID, tais como:

  • maior agilidade nos negócios
  • riscos reduzidos
  • menores custos
  • melhor visibilidade
  • aumento da produtividade
  • maior satisfação dos funcionários/clientes 

A DocuSign oferece uma melhor forma para gerenciar contratos

Cada parte do negócio depende da capacidade de gerar, assinar e agir de forma eficiente em contratos. No mercado remoto e em rápida evolução de hoje, o DocuSign Agreement Cloud oferece às organizações em todo o mundo uma maneira simples e segura de gerenciar contratos. Envie, assine e assista aos negócios aumentarem com a solução de assinatura eletrônica nº 1 do mundo.  Baixe a pesquisa completa e tenha acesso a mais dados sobre como as empresas estão atuando durante este momento de pandemia com a ajuda da tecnologia.

 

Publicados