TI em 2024: fique por dentro das principais iniciativas

As tendências para o setor de TI em 2024 são excelentes sugestões de investimentos que podem valorizar ainda mais uma organização. Dentro do contexto corporativo, estar em constante evolução é uma necessidade para manter a competitividade, e a tecnologia é uma grande aliada.

Uma maneira de apostar em um bom planejamento de implementações na empresa é estar sempre por dentro das mudanças e tendências, sobretudo na área da tecnologia. Com isso, é possível se antecipar e garantir que a organização esteja atualizada, utilizando esse fator como uma força no mercado.

Neste artigo, saiba mais sobre o que observar no setor de Tecnologia da Informação em 2024 e confira insights do Relatório do IDC: Tendências de Tecnologia na América Latina!

Qual o papel do setor de TI?

O setor de TI tem como principal papel a busca por soluções, com o uso de recursos da computação, para promover a segurança, a produção, o armazenamento, o acesso e o compartilhamento das informações. Em uma empresa, os dados são conteúdos valiosos para todos os processos. Por essa razão, trata-se de uma área fundamental para o sucesso organizacional.

Em um cenário em que a digitalização é fundamental para qualquer área de atuação, o setor de Tecnologia da Informação se destaca ainda mais. Com as melhores escolhas de implementação e investimento dentro desse segmento, é possível criar uma cultura organizacional inovadora e conquistar melhores resultados.

Como foi a evolução do setor de TI?

Entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000, o setor do TI começou a se desenvolver com muito mais velocidade. O lançamento de celulares, sistemas operacionais para computadores, disquetes para armazenamento de dados e demais ferramentas tornou a tecnologia mais popular no ambiente corporativo.

Ao longo dos anos, com a transformação digital, tecnologias de qualidade se tornaram mais acessíveis, além de necessárias. Com isso, as empresas não viram outra opção a não ser acompanhar as tendências para se manterem atualizadas e com uma boa presença no mercado.

Ao mesmo tempo, as organizações notaram também os benefícios, tanto em faturamento quanto em crescimento, de investir em tecnologia. Atualmente, segundo o relatório do IDC, 75% das empresas estimam que 60% da receita serão obtidos por meio de produtos ou serviços digitais e 25% espera que esse faturamento digital seja de 61% a 90%.

Qual a importância de conhecer as mudanças e tendências do setor de TI?

Conhecer as mudanças na área da tecnologia e o que está em alta no setor de TI é uma iniciativa importante para a atualização do negócio. A partir de responsáveis que façam o acompanhamento das tendências, é possível desenhar planejamentos estratégicos para aproveitar as vantagens dessas ferramentas e fazer uma aplicação útil em algum segmento da empresa, como:

  • otimização de tempo;
  • redução de gastos;
  • aumento da produtividade;
  • maior integração da empresa;
  • mais engajamento das equipes;
  • entre muitas outras.

Com a atualização do negócio, existe também a possibilidade de utilizar essa característica como um diferencial competitivo. Sendo assim, a empresa tem mais recursos para oferecer algo de destaque ao mercado.

Quais as iniciativas de investimento em TI para 2024?

Mas, afinal, quais são os maiores investimentos de TI em 2024? A seguir, confira as principais tendências para o setor nos próximos meses!

Segurança de nuvem

De acordo com o relatório, 37,5% das iniciativas se voltam para os investimentos em infraestrutura de tecnologia. Para isso, contar com mais robustez na segurança é fundamental, e a computação em nuvem oferece essas vantagens para impulsionar os resultados.

TI híbrida

Outra aplicação da gestão em nuvem é a TI híbrida. Isso significa que é possível mesclar entre processos presenciais e remotos, por meio de plataformas digitais e ferramentas integrativas, para otimizar a rotina organizacional.

IA generativa

Uma das grandes novidades dos últimos anos foi a Inteligência Artificial generativa. Por meio dessa tecnologia, é possível agilizar diferentes processos nos negócios, além de contar com uma boa infraestrutura para dar suporte às atividades.

Com essa tecnologia, o potencial criativo da empresa aumenta, tal como a produtividade e a melhora da gestão de tarefas. Não é à toa que a IA generativa faz parte dos 22% dos projetos de investimentos em 2024, segundo o IDC.

SaaS

O Software as a Service (SaaS) também é uma tendência para 2024, principalmente com o crescimento da procura por soluções digitais disponíveis por meio da internet. Desse modo, é possível reduzir tempo de instalações, aumentar o acesso e tornar a rotina mais prática com o uso de ferramentas eficientes.

Serviços gerenciados

A terceirização é mais um ponto de destaque para o mercado de TI, com 16% das expectativas de investimento para 2024. Com serviços gerenciados por empresas parceiras, é possível reduzir burocracias, agilizar contratos e negócios, além de reduzir custos com gestão de pessoas.

Infraestrutura em nuvem

Que a computação em nuvem é uma grande aposta da atualidade, muita gente sabe. E esse tipo de infraestrutura não poderia ficar de fora da lista. IaaS e PaaS, por exemplo, fazem parte dos investimentos mais estimados em tecnologia das empresas.

Análise de Big Data

O Big Data amplia a possibilidade de processamento e uso de dados. Com análises por meio dessa tecnologia, é possível chegar a resultados muito mais estratégicos e usá-los a favor do negócio. Por essa razão, 15% das empresas pretendem investir em Inteligência de Mercado por meio de dados em 2024.

Aplicações de experiência

O setor de TI não está focado apenas em novos desenvolvimentos, como também no uso de recursos atuais para dar suporte nas atividades mais essenciais do negócio. A avaliação, assim como o estudo da experiência e da segmentação do cliente são exemplos disso.

O relatório do IDC indica que 15% das empresas desejam investir mais em compromisso com o cliente em 2024, principalmente em torno da sua experiência com a marca, com o apoio da tecnologia. Algumas das soluções que podem ser aplicadas são a Internet das Coisas (IoT), IA generativa, Machine Learning e muito mais.

Como implementar iniciativas de investimento em TI?

O primeiro passo para implementar tendências de TI no negócio é manter a atualização. Desse modo, logo no início, é possível observar o potencial de ferramentas e recursos que podem ser úteis para a empresa.

Em seguida, é fundamental estruturar um planejamento inteligente que atenda às necessidades do negócio. Com isso, a tecnologia pode promover resultados expressivos.

Em geral, acompanhar as tendências de TI em 2024 favorece o posicionamento do negócio no mercado e aumenta o potencial de sucesso nos próximos investimentos. A atualização também ajuda a identificar os melhores parceiros para a digitalização e a inovação da empresa, estabelecendo vínculos com marcas confiáveis que oferecem soluções estratégicas para a organização.

Conte com a DocuSign nesse processo. Entre em contato com a equipe de vendas ou experimente as soluções de assinatura digital gratuitamente por 30 dias e conheça um novo jeito de inovar nos negócios!

Consulte o Especialista

Fale com quem entende de transformação digital
Publicados
Temas relacionados