Não existe uma receita para o êxito no mundo dos negócios. Para alguns basta uma boa ideia. Para outros o trabalho duro e persistência são o suficiente para chegar lá. Porém, com o passar dos anos, algumas características comuns foram percebidas em negócios de sucesso. Os empreendedores que conseguem transformar ideias em lucro costumam contar com uma aliada em comum: a informação.

Muitos pesquisadores definem o nosso tempo como “A Era da Informação”. Ela está em todos os lugares e aparelhos modernos. Por isso, este artigo traz 6 dicas de como ter sucesso em seu empreendimento.

Planejando negócios de sucesso

Quando descobrem que terão um filho, os casais planejam-se. Verificam se a casa atual é ideal para criar uma criança e levantam os gastos que terão que ser feitos para cuidar dela. Com uma empresa é bem parecido.

Antes de tirar sua ideia do papel, para criar um empreendimento, você precisa de um plano de negócios. Esse estudo vai te ajudar a responder algumas perguntas antes de colocar seus planos em prática.

  • Como você pretende fazer seu produto ou serviço?
  • O que você vai oferecer?
  • Para quem você  vai oferecer?
  • Quanto vai custar a produção?
  • Quais serão suas fontes de receita?

Essas são questões simples, mas acredite, muitos empreendedores as ignoram, o que atrasa muito o sucesso de suas empresa.

Negócios de sucesso: tenha uma análise de concorrência

Uma análise de concorrência dá ao empresário uma visão clara sobre a situação de mercado. Além disso, esse estudo apresenta os acertos e erros das empresas que oferecem o mesmo que você. É muito mais fácil ter um negócio de sucesso quando antecipamos alguns erros de percurso.

O preço ideal que você deve cobrar, as novas tendências de mercado, as mudanças no comportamento de compra do consumidor, além dos riscos do segmento de mercado, tudo isso é apresentado por uma análise – ou estudo – de concorrência.

Realizar esse levantamento é simples. Uma consulta aos sites das empresas concorrentes, já identificadas, e alguns telefonemas já apresentam bons resultados.

Digitalize seus processos de trabalho

Você é um empresário de seu tempo, portanto deve se adaptar às mudanças tecnológicas e tirar o máximo de proveito delas. Existem muitos processos de trabalho que já podem ser aperfeiçoados, por exemplo:

  • Reuniões com clientes: porque você vai gastar recursos com passagem de avião e hospedagem, quando pode ter uma reunião com o cliente por videoconferência?
  • Gastos com arquivos: com tantas possibilidades de armazenamento em nuvem manter um arquivo físico, ocupando espaço em sua empresa é mesmo necessário?
  • Atividades de escritório: acompanhar as atividades da equipe pode ser bem mais fácil se todos usarem ferramentas como o Google Docs, por exemplo. A interatividade torna o trabalho mais ágil.

Esses foram apenas alguns exemplos, mais simples, para que fique claro que o mercado oferece soluções inteligentes para as mais diversas tarefas de uma empresa.

Pesquisas de público-alvo ajudam a criar negócios de sucesso

Conhecer seu público é fundamental para saber se as estratégias estabelecidas deram certo.  Nem sempre o consumidor entende, com clareza, as propostas da empresa. Identificar essas falhas de percepção dão ao empresário oportunidade de realizar modificações, e evitar prejuízos.

A internet facilitou muito a coleta desse tipo de dados. Desde o envio de questionários on-line, até às métricas oferecidas pelas redes sociais.

Com elas é possível saber a localização das pessoas que se interessam pelo seu produto, a percepção que elas têm da sua marca, além de poder interagir com os clientes, sempre priorizando um contato profissional, claro.

Evite problemas com a burocracia

O Brasil é um país burocrático. Se comparado a outras nações temos graves problemas em facilitar a vida dos empreendedores. Sabendo disso, é importante que você conheça os impostos e taxas que deve pagar, assim como ter em mente outros processos burocráticos que serão importantes para abrir, ou manter, sua empresa.

Consulte o site oficial da sua cidade e faça uma lista dos documentos necessários para regularizar seu empreendimento, independentemente do tamanho da sua empresa. Trabalhar na informalidade é sempre um mal negócio.

Não é apenas ao iniciar um projeto que o empresário lidará com processos burocráticos. Na verdade, a burocracia pode estar presente no dia a dia de trabalho, como um hábito que deve ser eliminado.

Neste artigo está listado algumas dicas para diminuir a burocracia na sua empresa.

Cuide da sua saúde emocional

Ter um papel decisivo em uma empresa pode causar grande desgaste físico e emocional. Sabendo disso, você deve dar atenção à sua saúde, mas não só a física.

Imagine a seguinte situação: cliente insatisfeito reclama de forma grosseira por algo que não funcionou como ele gostaria. No mesmo dia, um colaborador com problemas em casa, acaba sendo agressivo com você, porque não concordou com uma decisão da companhia.

Quando se está em posição de destaque, as outras pessoas tendem a projetar em você os seus problemas. Não é que elas estejam atacando o líder por razões pessoais, mas sim, porque ele representa uma personificação daquilo com que elas estão insatisfeitas. Nesse caso, um bom chefe sabe separar o profissional do pessoal. Assim ele não absorve essa carga negativa e consegue ser mais assertivo em suas decisões.

Defina o que são negócios de  sucesso

Para alguns empresários o sucesso é ter uma pequena empresa que traga o seu sustento. Para outros, o sucesso é tornar-se líder de mercado. Reflita sobre o que é sucesso para você e estabeleça metas viáveis para alcançar seus objetivos.

Empreender é o objetivo de muitos brasileiros, um estudo divulgado pelo Sebrae, em 2014, revelou que o Brasil conta com mais de 45 milhões de empreendedores. Uma parcela costuma fechar as portas, normalmente por questões internas, por não ter se preparado antes de fazer o investimento.

Empresários que estudam o mercado, estabelecem metas e se planejam conseguem passar com certa tranquilidade por períodos econômicos turbulentos, como o que estamos vivendo nos últimos dois anos.

Crises econômicas costumam ser cíclicas. No entanto, não existe negócios de sucesso para aqueles que não se preparam

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