Desorganização é uma palavra que não pode estar no vocabulário de uma empresa de sucesso. Mesmo tendo pessoas para auxiliar no dia a dia do trabalho, ficamos receosos de não produzirmos o suficiente, de não completarmos tudo que estava planejado, de acumular tarefas.

Há inúmeros motivos para que isso aconteça, como não delegar o trabalho, escolher a tarefa que não tem prioridade, esquecer da vida no celular e redes sociais. São coisas inúteis, que nos fazem perder tempo e produtividade no nosso negócio.

Por isso, preparamos uma lista de 8 dicas incríveis para você ser mais produtivo no trabalho. Você vai notar que elas impactam diretamente na gestão do seu tempo e desempenho pessoal.

Organize sua vida

Não adianta ter mil aplicativos que ajudam a ser produtivo, se você não tem organização na hora de aplicá-los. Se você é ainda adepto da agenda de papel, repense sobre a agenda do Google.
Ela sincroniza automaticamente com seu celular e notebook, você pode listar seus afazeres por prioridade, dia, hora, colocar alarme, entre outros. Se você ainda prefere a agenda física não tem problema, somente lembre-se de anotar tudo. Deixe post-its na sua mesa ou carro para que nada fique esquecido.

Delegue tarefas

Se você tem um time de confiança, que nunca te deixa na mão, comece a delegar suas tarefas para eles. Talvez você tenha uma grata surpresa de como as coisas fluem melhor no seu ambiente de trabalho. Mantenha uma tabela com as tarefas delegadas a cada um, assim você não se perde na hora de verificar os resultados.

Seja mais produtivo no trabalho usando aplicativos

Hoje em dia é muito comum trabalhar online, por isso pesquise sobre aplicativos que possam ajudar a responder a questão de como ser mais produtivo no trabalho. Quer algumas dicas?

Evernote

Com ele é possível criar um “bloco de notas” virtual. Você pode colocar textos, fotos, áudios e tudo através do computador ou celular. Está disponível para Windows, iTunes e Google Play.

Rescue Time

Esse aplicativo permite que você possa ver o tempo que está passando conectado. Ele analisa suas atividades e mostra a quantidade de tempo gasto em determinada página ou e-mail, por exemplo. Ótimo para organizar seu tempo. Disponível no Google Play.

Asana

O Asana é um aplicativo que ajuda nos trabalhos em grupo. Ele permite distribuir tarefas para seus funcionários, acompanhar e organizar projetos do seu time. Disponível no iTunes e Google Play.

Productivity Owl

Em português seria “a coruja da produtividade”. Através desta extensão do Google, é possível ver quanto tempo você está passando em um determinado site, e a partir disso uma coruja aparece e voa fechando estas páginas abertas. Você pode liberar alguns sites para que ela não faça isso, é só ajustar as configurações. Disponível no Chrome Web Store.

Trello

Esse aplicativo é conhecido por auxiliar nos fluxos de trabalhos particulares e em grupo. Você pode organizar e controlar suas pendências, seguir os prazos e ver seu progresso. Disponível no iTunes e Google Play.

Todoist

Um aplicativo que funciona como agenda. Você pode colocar prioridade, data, dia, hora e o que está devendo. Ele vai lembrar do que você planejou e avisar. Ainda é possível criar uma “conta conjunta”, assim seu parceiro pode visualizar as tarefas que você separou. Além disso, você ganha pontos se cumprir todas as suas tarefas do dia. Disponível no iTunes e Google Play.

Remember the Millk

Ele tem quase a mesma função do Todoist, também organiza suas tarefas em uma lista, porém envia lembretes por e-mail e SMS e você pode compartilhar suas tarefas e sincronizar documentos. Disponível no iTunes e Google Play.

Clear Focus

Esse aplicativo é um cronômetro que possibilita ao usuário intercalar trabalho e descanso. Ele se baseia na técnica Pomodoro, em que o trabalho é dividido em tempos de 25 minutos e intervalos de 5m, assim ajuda na hora de produzir.

São inúmeros aplicativos que podem ajudar a ser mais produtivo no seu ambiente de trabalho. Mas, vamos voltar a nossa lista.

Deixe suas prioridades claras

Não adianta fazer aquela tarefa que é para daqui a uma semana, se você tem uma para ser realizada amanhã. Deixar tarefas importantes de lado só aumenta o estresse na hora de fazê-las. Tenha uma lista de tarefas que precisam ser prioridades, ela ajuda a não deixar trabalhos acumulados.

Tenha metas do dia, da semana, do mês

Definir metas é se organizar. Não deixe o seu trabalho ser interrompido sem necessidade, se você definiu que fará de 11h as 12h um relatório, faça. Determine um tempo para suas atividades e dedique-se a ela até que esteja terminada.

Reserve um tempo para esfriar a cabeça

Sempre tem um dia em que achamos que não conseguimos produzir nada. Se você estiver passando por isso, respire, saia para tomar um café ou uma água, pegar uma bala, descansar por 5 minutos. Isso pode fazer a diferença na hora de começar suas tarefas.

Faça uma autoavaliação

Se você quer aprender a como ser mais produtivo no trabalho, é preciso se superar sempre. Por isso, tenha em mente que autoavaliações são uma ótima maneira para ver se o trabalho está rendendo. Peça que seus funcionários também façam isso. Assim, eles podem observar onde estão errando e melhorar.

Trabalhe só na hora do trabalho

Não adianta correr atrás do tempo perdido fora do trabalho. Se mantenha saudável, com uma vida social ativa, pratique hobbies como ler, escrever, ver filmes, saia com sua família. Praticar uma atividade fora do ambiente de trabalho ajuda a descansar sua mente. Por isso, é importante garantir que todos os dias você esteja revigorado para dar novas opiniões, aumentar a produção e inovar dentro do seu negócio. Seu cérebro agradece. Todas estas dicas e aplicativos são fáceis de usar e implementar, mas procure saber qual funciona melhor para os seus funcionários e sua empresa. Pesquise com os próprios se eles já utilizam algum deles. Mantenha um diálogo com seus funcionários, eles podem dar bons feedbacks e ajudar você a aumentar a produtividade.

Essas são dicas que você pode seguir, experimentar e repassar para seu time. Vire referência em inovação, pesquise e busque sempre melhorar o seu ambiente de trabalho. Quanto mais vocês evoluírem no processo de organização da empresa, mais produtivos serão.

Gostou das nossas dicas de como ser mais produtivo no trabalho? Tem alguma dúvida sobre esse tema? Mande um e-mail para nós.

(Visited 339 times, 1 visits today)

Tags