Como desenvolver a cultura digital nas empresas?

Como desenvolver a cultura digital nas empresas

Com a consolidação dos aparelhos móveis, como celulares e tablets, e a constante ampliação do universo online, o modo como o público consome e interage com as empresas mudou. Para acompanhar essa nova demanda, empresários e gestores precisam promover a criação de uma cultura digital organizacional.

Essa transformação corporativa é indispensável para que as atividades internas e externas se adaptem às exigências modernas. Mídias sociais, blogs, sites e e-mails são essenciais para oferecer uma experiência memorável aos consumidores, e marcas que não investirem nesses recursos perdem relevância no mercado.

Ao mesmo tempo em que esse contexto pode ser desafiador para a gerência, ele também mostra uma enorme oportunidade de inovação operacional. Essa transição tem grandes chances de gerar competitividade e contribuir para a expansão dos negócios.

Quer aprender como desenvolver a cultura digital no seu empreendimento? É o que explicaremos no decorrer deste conteúdo. Confira.

O que é cultura digital?

A cultura digital é facilmente confundida com o uso da tecnologia na empresa, mas na verdade, é a mudança estrutural vivida pela sociedade por meio de inovações tecnológicas. É o processo de integrar recursos digitais em todas as atividades e departamentos, a fim de agilizar e dinamizar a rotina das pessoas (colaboradores, gestores, fornecedores e público consumidor).

Tarefas que antes eram executadas manualmente podem ser automatizadas. Mas o simples uso de ferramentas digitais não é o bastante, é preciso que elas promovam verdadeiras revoluções operacionais, que possam impactar toda a sociedade que interage com a marca.

O problema é que muitas instituições ainda não fizeram essa transição (nem pensam nela), o que pode ser muito perigoso em médio prazo. Afinal, o mercado está extremamente concorrido e não tolera marcas acomodadas por muito tempo.

Para descobrir em qual fase de mudança cultural sua empresa está, vale analisar sobre seu atual nível tecnológico, entendendo de que maneira essas ferramentas estão sendo empregadas no ambiente de trabalho. A partir desse levantamento, elaborar um plano estratégico para seu negócio.

Qual a importância dessa cultura para as empresas?

Há um bom tempo, a cultura digital vem impactando o cotidiano das pessoas e as atividades empresariais no mundo todo. Muitas dessas consequências estão atreladas a praticidade, produtividade, faturamento, rentabilidade e sobrevivência.

Nesse sentido, vale citar que as companhias precisam adotar inovações tecnológicas para aprimorar suas ofertas ao mercado. Assim, poderão melhorar a experiência comercial do público com a marca e conquistar uma posição de destaque.

É necessário mencionar, também, que os profissionais que fazem parte da empresa devem aderir às mudanças necessárias, pois a eficiência só será sentida se o capital humano fizer acontecer.

Quais os principais benefícios da cultura digital?

Conheça, a seguir, as maiores vantagens dessa cultura para a sua instituição.

Processos mais eficientes

A cultura digital permite melhorar as demandas e departamentos de um negócio (administrativo, comercial, contábil, financeiro, produção, RH etc.). Ela torna os processos mais simples, eficientes e econômicos.

Ao adotar as ferramentas certas, principalmente, as que são voltadas para a automação, os funcionários ganham em motivação e produtividade. Isso porque reduzem o desperdício de energia com atividades repetitivas e podem concentrar seu tempo em funções estratégicas.

Sem falar que esse cenário permite que a gerência consiga acompanhar, em tempo real, o fluxo de todos os processos. Metas, indicadores de desempenho e equivalentes podem contribuir com a mensuração dessa mudança, deixando a tomada de decisões mais certeira para possíveis melhorias e correções.

Praticidade na rotina

Outro benefício que merece destaque é a praticidade das interações no cotidiano corporativo por meio da cultura digital. Por exemplo, tarefas e situações que antes eram vivenciadas offline passam a ser online, sem barreiras físicas. Reuniões, treinamentos, contato entre departamentos, supervisão de atividades, contratações e demissões, entre outros exemplos dessa mudança.

Não usufruir dessa oportunidade que a inovação tecnológica proporciona impede a evolução do negócio. Por isso, a implantação de recursos estratégicos precisa ser avaliada com cuidado para que tudo funcione de forma fluida.

Como desenvolver a cultura digital nas organizações?

Implementar a transformação digital e cultural na empresa ajuda a impulsionar todas as operações, tanto dentro quanto fora. Confira alguns fatores que você precisa considerar.

Mapeamento

Mapear processos pode ser trabalhoso, mas é muito válido. É nesse instante que você conhece as etapas necessárias para providenciar as inovações de que a companhia precisa. Assim, é possível detectar gargalos, pontos de melhorias e até quais recursos tecnológicos podem agilizar essa tarefa.

Presença online

Se a marca já tem site corporativo e está presente em mídias sociais, é necessário analisar o uso dessas ferramentas. Para isso, levante os seguintes questionamentos:

  • Quais plataformas geram tráfego ao negócio?
  • As redes estão sendo bem administradas pelo time de marketing?
  • Os colaboradores responsáveis estão entrosados com o público e as políticas da empresa?
  • O consumidor está interagindo de forma positiva?

Esses são alguns detalhes que devem ser avaliados por você.

Funcionários

Para que tudo funcione como o planejado, é necessário alinhar comportamentos e funções com as equipes. Treinamentos específicos permitem que esses profissionais saibam utilizar todo o potencial das novas tecnologias. Assuntos que devem fazer parte desse processo:

  • padronização de atendimentos;
  • definição da melhor forma de utilizar os canais digitais;
  • estímulo à criatividade do time, além da escuta de críticas e sugestões de melhoria.

Integração

A integração de softwares e tecnologias é um passo muito importante para o sucesso operacional. Esse processo deve ser bastante claro e eficiente para garantir que todos os departamentos possam trabalhar de forma cooperada, sem ruídos de informação.

Sendo assim, que tal usar um recurso que elimina o uso de papéis, automatiza atividades e pode ser interligado a outros sistemas que sua empresa já usa? Esses são alguns dos benefícios do Agreement Cloud.

Experiência do cliente

A preocupação com a experiência do público é indispensável para dinamizar negociações e vendas. Isso melhora a qualidade dos serviços e pode levar sua empresa para um novo patamar no mercado.

O detalhe fica por conta do comportamento e das demandas de seus clientes para melhorar a jornada de compra. Nesse sentido, tente inovar por meio da digitalização de obrigações burocráticas, que podem ser facilitadas mediante funcionalidades pontuais.

Uma recomendação para favorecer a cultura digital da sua empresa de dentro para fora é a assinatura eletrônica de documentos. Com essa solução, é possível atuar de forma remota sem ter contato físico com os clientes, o que é muito valorizado por grande parte do público consumidor atual.

Gerencie contratos de serviços, compras, vendas, admissões, demissões, matrículas, até mesmo, outras demandas, como acordos e aprovações. O Docusign eSignature pode fazer tudo isso por você e por seus consumidores.

Por fim, aproveite e entre em contato com a gente para conhecer todo o nosso catálogo de soluções gerenciais, tirar dúvidas e conferir sugestões de melhoria para tornar seu negócio mais eficiente e digital.

Publicados
Temas relacionados