É possível assinar contratos no celular? Veja como!

assinar contratos no celular Assinar contratos no celular com agilidade e segurança é um sonho que qualquer profissional de vendas já teve pelo menos uma vez na vida. E não é sem razão: o transtorno causado pela burocracia dos papéis e assinaturas pode se tornar um último obstáculo para, de fato, fechar a venda e acertar o negócio.

A boa notícia é que essa tecnologia já não é mais um sonho, mas sim uma realidade ao alcance de qualquer um. Com a solução de gestão de contratos da DocuSign é possível assinar com segurança documentos e contratos com o celular com uma fração mínima do tempo necessário no passado e nenhuma dor de cabeça.

Neste artigo, vamos explicar melhor como assinar contratos no celular com o DocuSign Mobile e quais são as vantagens dessa funcionalidade. Boa leitura!

Por que assinar contratos no celular?

A praticidade dos smartphones transformou a forma como nos relacionamos, tanto na vida pessoal como na profissional. Mas à medida que nos tornamos mais digitais, processos analógicos e lentos como a assinatura de papel ficaram ainda mais difíceis de aturar. Portanto, é natural que desejemos resolver nossos documentos e contratos também pelo celular.

Existem diversas formas de fazer isso, o que não quer dizer que todas elas são práticas, seguras ou que tenham validade jurídica. Quem, por exemplo, ainda imprime um documento de papel para assinar e enviar a outra parte, desperdiça seu tempo e papel com um processo inadequado e sem nenhuma validade jurídica.

Outro tipo de problema que faz qualquer um passar raiva são documentos e contratos difíceis de ler no celular. É desgastante ter que pinçar a tela do telefone o tempo todo para conseguir saber do que se trata o texto, para, depois disso, assinar ou não.

Por isso, o primeiro passo recomendado para assinar contratos no celular é com a plataforma da DocuSign, que conta com ferramentas para uma gestão de documentos paperless completa e de ponta a ponta, o que significa que em nenhum momento será necessário imprimir, carregar ou arquivar pilhas de papéis.

Com a DocuSign, os signatários criam assinaturas eletrônicas que são bem mais seguras que as de papel e têm validade jurídica no Brasil. Elas podem ser feitas na tela do aparelho, escaneadas de um papel em branco ou apenas selecionadas a partir de uma série de opções de caligrafias da plataforma.

A DocuSign também facilita o gerenciamento e armazenamento dos documentos, que ficam guardados em segurança na nuvem e podem ser acessados em qualquer lugar. Ou seja, nada mais de passar horas revirando arquivos de papel ou até e-mails em busca do contrato certo.

Além de tudo isso, a DocuSign também conta com a assinatura responsiva, uma ferramenta criada especialmente para a experiência do usuário mobile. Com ela, ao abrir um documento, você não precisa mais fazer malabarismos com os dedos para ter uma leitura aceitável do conteúdo — tudo é automaticamente otimizado, de acordo com o tamanho da tela do dispositivo.

Como assinar contratos no celular?

Com a DocuSign, é fácil assinar contratos no celular em qualquer setor, do agronegócio às telecomunicações. Antes de tudo, é importante que o remetente do documento esteja cadastrado e seja cliente da DocuSign. Uma vez logado na plataforma, basta escolher o arquivo que será assinado e os e-mails de todos os signatários, já quem assina não precisa ser cliente e nem pagar nada por isso.

Depois disso, será preciso fazer a marcação da assinatura no documento, que nada mais é que a seleção dos campos em que a assinatura será inserida. Telefones, nome da empresa e datas também podem ser inseridos nessa etapa, para que os signatários preencham.

Com as marcações feitas, basta clicar em “enviar” que os destinatários receberão o documento e poderão assiná-lo em segurança no próprio celular. Caso não sejam cadastrados na DocuSign, precisarão apenas concordar com um termo de consenso e selecionar ou criar sua assinatura.

O processo todo é extremamente rápido, mas pode ser ainda mais ágil se todas as partes já forem usuárias da DocuSign e se o remetente fizer a marcação das assinaturas no documento previamente.

Quais são as vantagens de assinar contratos no celular?

Não é um exagero dizer que são incontáveis as vantagens de se fazer negócios e assinar contratos eletronicamente no celular. Mas, para não prolongar o assunto, vale a pena conhecer pelo menos as 3 principais.

Agilidade nos negócios

Sem dúvida alguma a principal vantagem da assinatura de contratos no celular é a agilidade e simplicidade do processo, desde a coleta das assinaturas em si até a própria gestão e armazenamento dos documentos.

Com a assinatura eletrônica no celular, não é preciso mais esperar por burocracias morosas para fechar negócios. Seja um acordo presencial, seja um acordo a distância, feito com pessoas em qualquer canto do mundo, basta enviar o documento e em segundos tudo é formalizado e resolvido.

Coleta pode ser feita offline

Outra vantagem da assinatura eletrônica da DocuSign é que a coleta pode ser feita offline, sem a necessidade de enviar o conteúdo pela internet, o que é especialmente útil em lugares em que a conexão é precária, como fazendas distantes de centros urbanos.

A coleta offline também é segura e tem validade jurídica. Basta que, presencialmente, os signatários se encontrem e assinem o documento em um mesmo aparelho. Quando a conexão for restaurada, ele será enviado para a nuvem e armazenado com praticidade e segurança.

Dispensa uso de papel

Uma folha de papel pode até ser muito fina, mas o volume de documentos e contratos em qualquer empresa faz com que elas se multipliquem rapidamente e dominem o espaço de trabalho. Além disso, essas pilhas de papéis lotando arquivos não são nem um pouco seguras, já que traças, cupins, mofo e até incêndios podem transformar tudo isso em pó.

E se no escritório o papel já é um transtorno, para quem trabalha em campo é ainda mais desagradável carregar pastas cheias de contratos e documentos que podem ou não ser utilizados.

Com a DocuSign, tudo fica armazenado na nuvem, imune a qualquer ameaça física e acessível de qualquer lugar.

E você, já está pronto para assinar contratos no celular? Ficou curioso em conferir na prática? Aproveite então e teste o app da DocuSign gratuitamente para descobrir se a solução se encaixa no seu negócio!

https://go.docusign.com.br/o/trial/

Publicados