Veja como impulsionar o crescimento dos seus negócios usando a tecnologia

impulsionar o crescimento dos seus negócios

Nunca na história da humanidade a informação foi tão difundida e, por isso, acessível. Essa nova realidade trouxe mudanças significativas para todos os segmentos da sociedade.

No ambiente corporativo, a acessibilidade informacional contribui para o aumento da competitividade entre as empresas, uma vez que os consumidores tendem a pesquisar bem mais antes de comprar. Isso pode impactar diretamente o crescimento dos negócios.

Levando em conta esse cenário de disputa comercial acirrada, no post de hoje, vamos mostrar como é possível ganhar da concorrência e ainda impulsionar os resultados corporativos com o uso da tecnologia.

Abordaremos a relação entre a transformação digital e o mundo dos negócios, assim como indicaremos quais as ferramentas tecnológicas mais eficientes para o crescimento da empresa. Continue a leitura agora mesmo!

Qual o impacto da transformação digital no mundo dos negócios

Não há dúvidas de que estamos na era digital. Nos conectamos, acessamos, clicamos, logamos, postamos, baixamos e subimos arquivos, enfim, fazemos inúmeras ações específicas ao ambiente online. Isso significa que a informatização passou a fazer parte de nossas vidas, estando na base de boa parte das atividades cotidianas que desempenhamos. Trata-se da integração definitiva entre o mundo físico e o mundo virtual.

E, como não poderia ser diferente, esse novo paradigma vem transformando substancialmente a estruturação e o funcionamento do universo corporativo. Seguindo as tendências atuais da sociedade, as práticas de mercado passaram a se alicerçar na cultura da inovação, que, por sua vez, tem na tecnologia o seu principal fundamento. Nessa lógica, a empresa que não informatiza fica à margem.

As tecnologias digitais já estão em todas as áreas de uma empresa, tendo sido incorporadas em sua rotina. Com variadas configurações e funcionalidades, as ferramentas tecnológicas são usadas com os mais diferentes objetivos, como:

  • mapear processos operacionais;
  • planejar campanhas de marketing;
  • otimizar a cadeia produtiva;
  • gerenciar a elaboração de documentos;
  • atender clientes e realizar procedimentos de vendas.
  • Assinar documentos de forma eletrônica

Além de ser um reflexo positivo da sociedade contemporânea, a transformação digital figura como um diferencial para os negócios que implementam as suas ferramentas. Nessa ótica, ao mesmo tempo que satisfazem às demandas mercadológicas modernas, as tecnologias empresariais se inserem em poderosas estratégias de competitividade.

Como usar a transformação digital para o crescimento dos negócios

No tópico anterior, vimos que a transformação digital é um pré-requisito para que a empresa se mantenha ativa no mercado, tendo condições de enfrentar a concorrência. Mas o poder da informatização não para por aí: as ferramentas tecnológicas que fazem parte do ambiente corporativo podem ser usadas para expandir os negócios, aumentando de forma significativa os lucros da companhia.

É claro que não basta implementar soluções digitais para que o negócio cresça. A empresa precisa gerar mudanças na forma como concebe, planeja e organiza o funcionamento das suas atividades. Isso requer a modificação de sua mentalidade de trabalho, que deve ser inovadora, e a criação de uma cultura tecnológica, capaz de enxergar a informatização como um processo natural e necessário.

A partir daí, a companhia passa a ter condições de iniciar a etapa de seleção das soluções tecnológicas que mais se encaixam na sua estruturação e são capazes de atender às expectativas de crescimento. É importante que a empresa conte com levantamentos de dados para fundamentar as suas ações. O mapeamento de processos e a realização de pesquisas de satisfação com os clientes são excelentes fontes de informação.

Além disso, é essencial ouvir os colaboradores de todos os setores. Como eles estão envolvidos diretamente nos afazeres diários do negócio, podem fornecer percepções preciosas do que precisa ser aprimorado. É só com a compreensão do seu cenário de funcionamento que a empresa poderá passar pela transformação digital de que precisa, de forma a sanar gargalos, otimizar processos, melhorar a experiência do cliente, fortalecer a marca e crescer.

Quais tecnologias são essenciais para o crescimento dos negócios

Com o acelerado desenvolvimento tecnológico que caracteriza a atualidade, há muitas ferramentas disponíveis para o ambiente corporativo. Mas, quais são os recursos indispensáveis para a expansão de um negócio?

Ainda que a resposta não seja simples, pois requer a análise das especificidades da realidade da companhia, determinadas soluções são tão eficientes que contribuem consideravelmente para que qualquer negócio cresça.

CLM

Uma dessas importantes soluções é o CLM (Contract Lifecycle Management), que automatiza o ciclo de vida dos acordos firmados pela empresa. Trata-se de uma plataforma de gestão de contratos completa, por meio da qual há o preenchimento automático de documentos, versionamento, a sua tramitação, aprovação e compartilhamento, bem como a atribuição das assinaturas. Também é possível agendar o disparo de alertas anteriores ao vencimento do instrumento.

A formalização dos acordos no CLM é feita com a assinatura eletrônica da DocuSign, que é realizada em outra plataforma chamada eSignature. Esse tipo de assinatura configura uma excelente solução para vendas, uma vez que possibilita que negócios sejam fechados a qualquer momento e de qualquer lugar. E tudo com validade jurídica, garantia de autenticidade do signatário e elevado grau de segurança contra fraudes.

CRM

Outra ferramenta essencial para o crescimento dos negócios é o CRM (Customer Relationship Management). Com ênfase na expansão da clientela, essa solução atua na gestão do relacionamento da empresa com os seus compradores, a fim de fidelizá-los e captar novos consumidores. Os dados fornecidos pelo sistema CRM permitem à companhia melhorar a experiência dos clientes e delinear estratégias para atrair leads qualificados.

ERP

Não podemos deixar de mencionar o ERP (Enterprise Resource Planning), um software que integra e gerencia as informações da empresa. Com segurança e alto nível de precisão, essa tecnologia fornece dados financeiros, administrativos produtivos e comerciais que possibilitam ao negócio acompanhar os seus resultados, diagnosticar problemas e fazer intervenções quando necessário.

Se a meta da empresa é crescer, ela precisa contar com parceiros que ofereçam soluções tecnológicas de qualidade para a implantação definitiva da transformação digital. É aí que entra a DocuSign, companhia líder de mercado que, há cerca de duas décadas, vem ajudando os negócios a aproveitarem os benefícios da informatização em prol de melhores resultados. Com o uso de ferramentas da DocuSign, a maximização das vendas é certa.

Como ficou claro, o crescimento dos negócios passa necessariamente pela transformação digital. Nesse sentido, para que a empresa possa se expandir, ela precisa conceber a informatização como um processo fundamental ao alcance desse objetivo. Com o uso das ferramentas tecnológicas apropriadas para as suas demandas, a companhia tem tudo para maximizar os seus resultados e deixar a concorrência lá para atrás.

Se interessou pelo potencial das tecnologias da DocuSign? Faça um teste gratuito de 30 dias da plataforma de assinatura eletrônica e veja as vendas alavancarem!

Publicados