Em nossos dias, compreender como a universidade digital está remodelando os métodos de ensino e oferecendo novos caminhos para o desenvolvimento profissional é essencial. Em plena expansão, essa modalidade de ensino oferece cursos de graduação e de pós-graduação em ambientes virtuais.

Para um futuro bem próximo, a tendência é que esse modelo de ensino se sobreponha ao tradicional. Como os avanços tecnológicos possibilitam o acesso de conteúdos múltiplos, e em qualquer hora e lugar, há estimativas de um potencial crescimento nesse campo de ensino virtual.

Nessa perspectiva, abordaremos a importância de aliar essa modalidade de ensino às vantagens tecnológicas e de explorar os recursos digitais para se adequar às tendências e potencializar os negócios. Confira!

Na prática, como funciona uma Universidade digital?

Os cursos superiores nessa modalidade podem ser oferecidos exclusivamente por instituições à distância, ou mesmo em parceria com faculdades tradicionais. No entanto, a Universidade digital apresenta algumas características específicas. Veja quais são!

Infraestrutura adequada

É necessário ter um polo institucional bem-estruturado e que sirva de ponto de apoio e para a realização das provas, que são presenciais. Geralmente, os alunos estudam os conteúdos pela internet e se dirigem até a instituição nos dia das provas semestrais.

Para assegurar boa qualidade de ensino e de aprendizagem, a infraestrutura do polo precisa oferecer um suporte adequado ao padrão do curso. Laboratórios específicos para a área de saúde, centros de informática, bibliotecas bem equipadas e salas de estudos são quesitos fundamentais.

Nesses cursos, algumas aulas presenciais ou atividades práticas compõem a grade curricular. Esses encontros são periódicos, em datas pré-agendadas. A participação é obrigatória a todos os matriculados.

Portal do Aluno atualizado

O Portal do Aluno objetiva a interação entre a faculdade e o estudante. Serve para o aluno se orientar sobre as atividades e sequências de conteúdo, obter apoio didático, entrar em contato com os professores ou para tirar eventuais dúvidas ao longo do curso.

Esse Portal também pode emitir documentos, comprovantes de matrícula, conteúdo das disciplinas e tudo o que for relacionado ao sistema da Universidade digital. Ferramentas tecnológicas de última geração — como a assinatura eletrônica —  proporcionam praticidade e agilidade à liberação de documentos no meio digital.

Monitorias interativas pela WEB

Ocorrem, em datas pré-estabelecidas, as sessões de apoio educacional. São aulas ou monitorias interativas ao vivo, e que podem ser assistidas pela internet. O estudante não precisa ir a esses encontros, pois há a interação via chat com professores e colegas de turma.

Coordenador de disciplinas

Cada disciplina tem um docente responsável por ministrar os conteúdos da grade curricular. Além da carga horária estipulada, essas aulas são gravadas em vídeo e, nas datas previstas, são liberadas.

A maioria desses vídeos permanece na nuvem ou no site da escola por um tempo determinado. Desse modo, o aluno tem a liberdade de acessá-los de acordo com a sua disponibilidade de tempo.

O professor responsável pelo conteúdo recebe e responde as dúvidas dos alunos na aula ou pelo Portal do Aluno. Cada conteúdo é devidamente planejado e elaborado conforme os critérios determinados pelo MEC.

Tutores presenciais ou a distância

Além do trabalho de coordenação, os alunos terão também os serviços de tutoria presencial ou à distância. Nos polos de atendimento, os tutores presenciais auxiliam os estudantes em diferentes aspectos.

Esse apoio, ainda que seja virtual, é essencial para a continuidade do curso e a qualidade do aprendizado. Os tutores oferecem o suporte à utilização da plataforma de ensino virtual, esclarecem dúvidas, orientam sobre as aulas práticas e, se necessário, reforçam algum conteúdo didático em que o aluno tiver dificuldade.

Como a tecnologia influencia as tendências na área educacional nos próximos anos?

O uso adequado das ferramentas tecnológicas proporciona inúmeras vantagens competitivas a todos os segmentos de negócio, inclusive no ensino digital. A adoção desses serviços reforça a tendência à migração do modelo de ensino superior para o virtual nos próximos anos.

Antes, a procura pelo ensino superior na modalidade digital era mais comum entre as pessoas mais velhas, sobretudo entre aquelas que não tiveram oportunidade de cursar uma graduação. Mas devido à praticidade e a maior possibilidade de gerenciamento do tempo de dedicação aos estudos, os jovens também estão aderindo a esse novo modelo de ensino,

Mas essa mudança resulta de diferentes fatores. Pois muitas são as vantagens propostas pela tecnologia no universo da aprendizagem no ensino superior a distância. Diante disso, confira quais são as principais mudanças esperadas na gestão operacional da Universidade digital:

  • popularização das plataformas de ensino;
  • maior número de conferências e de eventos estudantis online;
  • melhoria dos processos de interação virtual entre Universidade e aluno;
  • otimização dos serviços presenciais por meio do pré-atendimento online;
  • maior oferta de matrícula e rematrícula online com validação pela assinatura eletrônica.

Por que a assinatura eletrônica é um importante diferencial de competitividade?

Entender como essas mudanças impactam a estrutura de uma universidade é essencial para direcionar decisões e motivar condutas que mantenham o alinhamento das práticas de ensino às tendências da atualidade.

Na Era digital, ferramentas como a assinatura eletrônica possibilitam a otimização das principais tarefas e dinamizam as relações entre o aluno e a instituição. Isso torna essa ferramenta um importante diferencial de competitividade.

Tanto para a formalização de uma matrícula como para a emissão de um comprovante de frequência ou de um pagamento, o uso da assinatura eletrônica facilita toda a execução desses trâmites.

Há, ainda, a possibilidade de eliminar a necessidade de tarefas manuais, além de não ser necessário exigir a presença do aluno na universidade para solucionar tais questões.

Assim, por meio dos recursos digitais, a execução dessas operações ocorre de maneira muito mais rápida e prática. Para total segurança do usuário, a assinatura eletrônica é baseada em algoritmos de criptografia, e tem validade jurídica incontestável em todo o território nacional.

Logo, a adesão às inovações tecnológicas influencia positivamente a aproximação entre o modelo de estudo convencional e a proposta da Universidade digital. Nesse sentido, haverá uma crescente integração entre as duas modalidades de ensino, já que em ambas o uso da tecnologia proporciona um diferencial relevante.

Agora que está por dentro das tendências para a Universidade digital entre em contato com a DocuSign e conheça nossas soluções para o seu negócio! Ou realize um teste grátis da plataforma de assinatura eletrônica da DocuSign.