SCM: como aproveitar melhor o sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos?

No cenário altamente competitivo que o mercado atual apresenta, ganhar eficiência é fundamental. Aproveitar melhor o sistema de SCM pode garantir a otimização interna, gerando redução de custos e agradando os clientes com a implementação de um atendimento mais ágil.

Para descobrir como implementar melhorias nesse sentido, aproveite este artigo que preparamos para você. Boa leitura!

Qual a importância de otimizar o SCM? 

Ainda há empresas nas quais a gestão da cadeia de suprimentos se limita às negociações de compra e acompanhamento de prazos. Porém, isso pode ser um desperdício de oportunidades.

Com sua otimização, custos de produção podem ser diminuídos em todas as etapas do processo e o atendimento das demandas dos clientes é mais rápido, gerando ganhos na qualidade e favorecendo a inovação de materiais e técnicas.

Como repensar maneiras de otimizar seu sistema de SCM?

Para realizar uma otimização efetiva do SCM e promover resultados como eficiência interna, agilidade e desenvolvimento, é preciso focar a gestão dos processos de trabalho. Veja as maneiras de fazer isso acontecer!

Mapeie os processos

Acompanhar completamente cada tarefa permite identificar falhas e oportunidades. Além disso, com a padronização dos procedimentos, ocorre a diminuição de erros e retrabalhos, do tempo de execução e dos custos. 

Planeje

Após dominar os processos, é hora de dimensionar adequadamente as variáveis para a execução das atividades que envolvem a cadeia de suprimentos, ajustando ao máximo os prazos e os custos. Nesse caso, cronogramas certeiros e diminuição de desperdícios são exemplos de formas de o planejamento ser útil.

Integre com outras áreas 

O papel da cadeia de suprimentos é alimentar o setor produtivo. Já a realização plena das funções depende de outros departamentos, como o financeiro. Por isso, a integração, tanto com áreas que criam demandas como com aqueles que aprovam e com os setores que posteriormente usufruem do trabalho do SCM, cria um fluxo de informações que facilita a melhoria contínua.

Perceba os limites da tecnologia

Para que a integração seja pertinente, informações precisam ser transmitidas entre departamentos rapidamente e com a execução mínima de ações para isso. Dessa forma, a resolução e a prevenção de problemas ou a tomada de decisão ocorrem em tempo hábil.

A tecnologia escolhida precisa proporcionar isso. Assim, avaliar as limitações dos sistemas utilizados, desde a possibilidade de se integrar com outros aplicativos até o nível de automatização que ele oferece, pode gerar insights para otimizar a área de SCM.

O que fazer para integrar seu sistema de SCM com outras soluções?

Soluções tecnológicas possibilitam um alto nível de integração entre setores. Fazer isso com o SCM é importante devido à grande quantidade de interações que faz com outras áreas. De que forma? Veja nossas dicas!

Leve em conta toda a empresa e não só a área de suprimentos

Quando a integração do SCM é planejada, muitas vezes apenas as atividades intersetoriais com essa área recebem atenção. Porém, processos que são totalmente realizados em outros departamentos podem influenciar a gestão da cadeia de suprimentos.

A integração do setor de compras com o almoxarifado e a área financeira é um exemplo disso. Soluções de gerenciamento de contratos, recebimento de mercadorias, controle de estoque e pagamentos podem ser integradas e ter o fluxo de informação entre si automatizado.

Busque ferramentas para todas as áreas

Nem sempre o ERP será capaz de oferecer todas as soluções tecnológicas disponíveis para a otimização do SCM. Por isso, existem aplicativos específicos, como os que permitem a assinatura eletrônica de documentos, que representa agilidade e economia para o processo de compra.

Opte por uma tecnologia de qualidade

Apesar do aspecto de novidade associado à tecnologia, softwares para a gestão da cadeia de suprimentos existem há algumas décadas. Por isso, há no mercado opções com qualidades variadas, e muito disso é causado pela obsolescência dessas soluções.

Uma maneira de ter certeza de que os sistemas escolhidos estão na vanguarda é perceber sua capacidade de interação com outros aplicativos que contemplam atividades mais modernas.

Quais os benefícios da integração do SCM?

Como uma das formas de otimizar os processos, a integração do SCM com os demais departamentos da empresa e, até mesmo, com fornecedores, por meio da tecnologia, apresenta diversos benefícios. São eles:

  • redução de atrito entre áreas devido a ruídos na comunicação, uma vez que a informação estará disponível no sistema;
  • maior possibilidade de previsão e dimensionamento mais enxuto de tempo ou recursos;
  • melhor aproveitamento da equipe com a automatização de tarefas;
  • aumento da produtividade em todas as etapas do processo;
  • otimização da equipe.

Como preparar a equipe para ser mais estratégica?

Como visto, a equipe tem um papel primordial para a integração do SCM. Nesse processo, o time pode tornar sua atuação mais estratégica por meio das soluções tecnológicas implementadas. Uma mudança no mindset é necessária na preparação para isso. Conheça algumas maneiras de trabalhar com os profissionais!

Pense globalmente

Com a evolução da comunicação, as distâncias ficaram menores. Para muitos negócios, isso significa vender em escala global. No entanto, comprar desse modo também é possível, superando escassez de materiais ou obtendo condições mais atrativas. Com a possibilidade de assinar contratos eletronicamente, a última barreira física não existe mais.

Terceirize atividades

Focar os objetivos do negócio pode ser feito terceirizando tarefas que, apesar de importantes, não estão no escopo da atividade-fim. Contratar empresas para fornecer softwares ou apoiar o arquivamento e o processamento em nuvem são algumas opções.

Deixar especialistas cuidando das funções em que são bons assegura que elas sejam executadas da melhor maneira possível, diminuindo o desperdício de recursos para resolução de problemas que exigem expertise na área.

Automatize

No chão de fábrica ou em fluxos de informações para a alta gestão, existem muitas oportunidades no âmbito da tecnologia na automação de processos. Ao eliminar tarefas programáveis, a equipe dará atenção ao que agrega aos resultados da empresa e não à execução de ações burocráticas.

Automatizar toda a parte de contratos também pode ser uma boa, eliminando impressão, transporte, geração e versionamento dos contratos ao utilizar uma plataforma de assinatura eletrônica integrada ao seu SCM você consegue cortar custos, eliminar burocracia e ganhar tempo.

Treine

Toda mudança encontra resistência, principalmente por envolver uma característica de desconhecido. A melhor forma de superar essa questão é com treinamento. Quer sejam operacionais ou estratégicas, as formações preparam o time para o que deve ser feito de diferente.

A inovação será cada vez mais preponderante nos resultados empresariais. Novas tecnologias, novas abordagens e novos métodos surgem todos os dias, mesmo para departamentos como o SCM. Estar pronto para elas exige constante atualização, mas esses novos horizontes vão levar seu negócio à excelência.

A DocuSign pode ajudar com isso. Facilitamos a emissão e a gestão de contratos de sua empresa. Para descobrir como testar nossas solução de assinatura eletrônica de maneira gratuita por 30 dias, inscreva-se agora em nosso trial!

Publicados
Temas relacionados