Vamos imaginar que um consumidor chega na sua loja procurando por um produto que não está disponível, você vai tentar localizar em outras filiais, certo? Supondo que esse processo leva cerca de uma hora, entre telefonemas e papeladas. Quando finalmente encontra, o tempo se alonga ainda mais na tentativa de achar a ficha de cadastro dele em meio a caixas e planilhas.

Você acha que o cliente ficará esperando? Ou pior, é possível fidelizar qualquer cliente com essa experiência de compra?

O consumidor recorre ao seu negócio porque sabe que os produtos são de qualidade, ele é bem atendido e a sua marca tem uma ótima reputação. Porém, não tem um sistema digital, o que toma um tempo desnecessário. Isso não atende à expectativa de agilidade do cliente, que consegue ter acesso a uma experiência de compra mais rápida em outras lojas concorrentes.

Esse é um exemplo simples de como a sua empresa precisa se preparar para lidar com as demandas dos consumidores. E, caso ainda não tenha passado pela Transformação Digital, você não vai ter uma saída para o sucesso no atendimento ao cliente.

O primeiro passo para o melhor atendimento ao cliente

Mas, para essa mudança acontecer, você precisa priorizar os processos internos e parar de deixar de lado as atividades estratégicas por causa de tarefas repentinas e urgentes. Claro que, ao longo do dia, as equipes recebem diversas demandas que dependem de muito esforço e, devido a isso, os planos estratégicos, como os processos de digitalização, não são entendidos como prioridade.

Porém, além de atrasar a Transformação Digital da empresa, isso pode resultar em situações desagradáveis com o cliente 4.0. Hoje, os consumidores sentem o desejo, buscam e adquirem um produto em tempo real e é exatamente assim que eles esperam que as empresas o atendam.

Para que a sua organização atenda a essas expectativas é preciso repensar na gestão, com foco no melhor desenvolvimento da equipe e ascensão do negócio. A gestão da organização interna junto a gestão de pessoas está intimamente relacionada com o mapeamento de processos. É importante deixar claro os valores e as prioridades da empresa a serem seguidos nas atividades a serem executadas por cada colaborador.

Essa gestão pode contribuir com o desempenho organizacional e junto a um ambiente saudável, com equipamentos tecnológicos, o modo como as pessoas trabalham se torna mais prático e facilita o desenvolvimento de tarefas importantes.

Transformação Digital começa com documentos digitais

Outro ponto importante é a gestão de contratos e estoque. Quando o assunto é a experiência do consumidor, o atendimento é um dos quesitos principais, pois o cliente deseja receber o pedido assim que o coloca no carrinho de compras. Por isso, o controle dos documentos que indicam disponibilidade de produtos e outros detalhes de estoque tem que ter um acesso rápido e fácil no dia a dia.

A suíte de produtos DocuSign Agreement Cloud é uma opção para o bom gerenciamento de documentos do seu negócio. A DocuSign tem aplicativos que ajudam a transformar digitalmente todo o processo de um contrato para empresas de todos os portes e tipos.

Além disso, é possível facilitar a organização interna nas empresas com aprovações de documentos em minutos ou horas em quase qualquer lugar do mundo. Com isso, o seu consumidor ganha em acessar e assinar eletronicamente acordos de maneira rápida e segura, sem que você precise perder tempo revirando arquivos físicos que ocupam o espaço do seu ambiente de trabalho.

Se agora você acredita que não é possível fidelizar um cliente sem oferecer uma boa experiência do consumidor, teste grátis a assinatura eletrônica da DocuSign para descobrir como é fácil começar a ter uma boa organização interna dos processos da empresa. Ou entre em contato com o nosso time de vendas para entender mais sobre como a transformação também pode acontecer no seu negócio.