A ideia de uma startup nasce da premissa de proporcionar facilidade para o dia-a-dia de pessoas e empresas, por isso, tem uma característica fundamental: inovação. Porém, não é apenas em relação a uma proposta ou ideia transformadora, também é o jeitinho que ela chega até as pessoas e quais tipos de interações ela oferece para o público. E, para conquistar um bom resultado nessas atividades e ter um crescimento rápido, é fundamental que a empresa seja digital.

Pensando nisso, chegamos ao aliado nas competições: o tempo. Esse é um recurso essencial quando falamos nas vantagens de uma startup perante a concorrência. Ou seja, elas sempre têm o olhar voltado para a eficiência e rapidez das atividades. Vamos ser sinceros, processos tradicionais e físicos gastam dias e demoram para serem concluídos, por isso é importante substituí-los por serviços mais eficazes e digitais.

Um exemplo bastante ilustrativo disso é que algumas startups já nascem sem utilizar papeis. Como em contratos, que ao invés de todo o processo de dias e dias, no vai e vem da impressão até a devolução do cliente, pode ser substituído pela assinatura eletrônica, que é finalizada em minutos. Quando é economizado tempo em atividades corriqueiras e triviais como essas, os desafios mudam e o foco passa a ser a melhoria do serviço e atendimento, o que proporciona a rapidez no crescimento.

Aqui vão as dicas de ações para identificar os atrasos e deixar sua startup mais eficiente, com processos mais rápidos e acessíveis.

Mapear os processos

Para entender o ponto de erro ou acerto, é importante fazer um mapa dos processos, por exemplo, um contrato. Como ele é produzido, como ele é alterado, como ele é aprovado e por quem, como ele é enviado ao destinatário, assinado, registrado no sistema e arquivado, além de quantas pessoas foram necessárias para realizar essas tarefas.

Quanto mais longa a lista de etapas, mais tempo é gasto e, geralmente, desperdiçado.

Eliminar a lentidão na produção

Ao visualizar o mapa do processo é necessário avaliar o que é possível eliminar de tarefas. Para isso, é importante estar antenado no que existe de serviços digitais.

Voltamos ao exemplo do contrato, para acelerar a finalização dele, é possível utilizar o serviço de assinatura eletrônica, que além de ser mais rápido, também proporciona uma experiência digital aos clientes, o que gera praticidade no dia a dia, tanto da empresa, quanto do usuário.

Com os processos mais rápidos e eficientes, chegou a hora de conquistar os clientes com a acessibilidade e se destacar no mercado. A facilidade de um serviço como a assinatura eletrônica proporciona estar em todos os lugares, a qualquer hora.

Mobilidade é a chave

Está claro que os smartphones, hoje, são extensões do ser humano. Eles ficam ao lado da cama, da mesa no escritório, no bolso da calça e tem tudo o que precisamos de serviços, a qualquer momento, desde acesso à produtos da farmácia, até entretenimento.

A DocuSign, por exemplo, disponibiliza a assinatura eletrônica no aplicativo da empresa. Assim, qualquer pessoa consegue assinar um documento na maioria dos lugares, a qualquer hora e em quase todos os devices.

Com uma oferta de produto ou serviço mais eficiente o número de contratos aumenta e o crescimento rápido da empresa fica mais rápido. Experimente começar agora a eliminar o papel e ter mais tempo, aderindo a assinatura eletrônica. A DocuSign oferece 30 dias de experiência do serviço gratuito: teste aqui!