Ferramentas de vendas: quais são as mais utilizadas por vendedores?

PUblicado em 10/9/2022. Atualizado em 29/1/2024.

O uso de ferramentas de vendas é fundamental para alcançar os melhores resultados em empresas de qualquer setor. Afinal, elas são grandes aliadas na hora de traçar estratégias e fazer a gestão adequada dos processos.

Para realizar uma boa estruturação, é indispensável conhecer as alternativas para que o seu time tenha mais recursos para trabalhar. Existem várias opções disponíveis no mercado, cumprindo diversas funções.

Para facilitar a sua escolha, neste post, apresentamos as principais ferramentas de vendas para você conhecer e as mais utilizadas para quem trabalha com comércio online. Ainda, repassamos algumas dicas para gerenciar seus processos de uma forma mais eficiente.

Continue a leitura e confira!

O que são ferramentas de vendas?

As ferramentas de vendas são diferentes tecnologias que podem ser adotadas por uma empresa para vender mais. São plataformas, sistemas, softwares ou aplicativos, por exemplo, que permitem prospectar clientes, impulsionar as conversões, gerenciar o relacionamento com o consumidor e integrar dados.

Por meio dessas ferramentas, também é possível fazer a integração de diferentes setores da empresa — como comercial, de marketing, de logística e financeiro. Assim, essas equipes podem trabalhar de maneira alinhada para contribuir para o alcance de metas e objetivos.

Com as ferramentas de vendas, os times conseguem entregar uma experiência mais personalizada para cada cliente. Também são geradas oportunidades de maior valor para aumentar as chances de o setor comercial fechar negócio.

Essas tecnologias levantam dados e informações fundamentais para as tomadas de decisão. Quando bem exploradas, ajudam a conhecer a fundo o público e as suas preferências, de modo que fica mais fácil destinar investimento e estabelecer estratégias com maiores chances de retorno.

Portanto, as ferramentas de vendas são úteis desde a primeira etapa da jornada de compra, quando o cliente está sendo atraído para a empresa. Seguem fundamentais até o pós-venda e na definição das estratégias seguintes — inclusive, permitindo fazer uma excelente gestão de resultados para buscar cada vez mais eficiência no processo e aumentar o faturamento do negócio.

Quais são as principais ferramentas de vendas?

Com o avanço da tecnologia, a digitalização de processos e o dinamismo na comunicação, vender se tornou uma atividade que pode ser aliada ao uso de inúmeras ferramentas. A seguir, apresentamos as principais que você pode adotar em sua empresa.

DocuSign CLM

Os contratos não precisam ser uma etapa complicada dentro do fluxo de organização da sua empresa. Hoje, a tecnologia traz facilidades para os gestores — e o DocuSign CLM é um exemplo disso.

Essa ferramenta permite organizar e gerenciar o ciclo de vida de contratos do início ao fim, além de criar o documento a partir de modelos pré-existentes— inclusive, aproveitando a funcionalidade de preenchimento automático para ganhar mais agilidade.

Como o DocuSign CLM gera contratos digitais, ele ainda possibilita o compartilhamento facilitado desses arquivos. Assim, todos os envolvidos podem fazer apontamentos no texto, e os ajustes são realizados de uma forma ágil e descomplicada.

Dessa forma, as negociações são conduzidas com mais rapidez, pois o documento pode ser assinado eletronicamente, alcançando o cliente onde ele estiver. Esse aumento da eficiência favorece a experiência de compra, uma vez que o compartilhamento do contrato é feito por meio de diverso canais — até mesmo móveis —, o que também pode aumentar o volume de vendas.

É possível contar com essa tecnologia para administrar os documentos depois de assinados, sem deixar passar os prazos de renovação e a necessidade de atualizações. Sem falar que todos os contratos são armazenados, centralizados e gerenciados em um mesmo sistema.

Docusign eSignature

assinatura eletrônica é mais uma das ferramentas oferecidas pela DocuSign. Ela favorece a gestão, trazendo agilidade para o fechamento de vendas e reduzindo consideravelmente o tempo entre a aceitação da proposta e a efetiva assinatura do contrato.

Essa ferramenta permite que os documentos sejam assinados em meio digital, bastando fazer o compartilhamento dos arquivos com os signatários — sem a necessidade de papéis impressos ou de deslocamentos até um local específico. Por isso, favorece o fechamento de contratos e permite aproveitar ainda mais as oportunidades que surgem.

Em função dessa praticidade, é possível assinar praticamente todo tipo de acordo em qualquer dispositivo, inclusive os móveis. Dessa forma, a sua empresa consegue ampliar o seu alcance e encontrar os clientes onde eles estiverem, oferecendo a facilidade de utilização do meio mais conveniente para cada um.

E-mail Hunter

O Hunter é uma solução que vai auxiliar na gestão e no controle das informações de e-mail. A ferramenta é usada para rastrear e validar essas mensagens, podendo ser adicionada diretamente no navegador Google Chrome.

YesWare

O e-mail se tornou um dos grandes aliados dos profissionais da área de vendas. Se essa é a ferramenta de comunicação mais utilizada, nada mais justo do que investir em soluções que tornem o seu uso ainda mais inteligente.

A YesWare pode ajudar quem deseja vender mais. Esse plugin pode ser adicionado ao Gmail e a outras contas, permitindo a criação de respostas automáticas e a opção de saber quem visualizou uma mensagem e quando ela foi lida — tudo isso sem a necessidade de solicitar uma confirmação de recebimento.

Para uma boa estratégia e uma adequada comunicação, é interessante ter acesso a esse tipo de solução, já que ela agrega informações que vão permitir que você saiba qual é o momento certo para entrar em contato com um cliente.

Mailtrack

Outra ferramenta que está vinculada aos e-mails é o Mailtrack. Ela também tem a função de monitorar as mensagens, e informa sempre que uma foi aberta ou lida pelo destinatário.

É possível encontrá-la na versão gratuita e paga — na segunda, há uma série de funcionalidades extras, como a emissão de relatórios de abertura de e-mails. Vale a pena conhecer!

RD Station

A RD Station é uma ferramenta criada pela empresa Resultados Digitais. Voltada para a automação de marketing, ela está entre as soluções de automação mais conhecidas no país.

Por meio dela, o gestor consegue realizar o gerenciamento de campanhas em várias etapas de Inbound Marketing. Um de seus diferenciais é que ela pode ser integrada a ferramentas de vendas, como o CRM.

Google Alerts

O Google Alerts é uma opção gratuita que permite criar alertas para temas do seu interesse. Depois de criado, você passa a receber ocorrências relacionadas aos temas informados em sua caixa de e-mail.

Para as equipes de vendas, essa ferramenta pode ser utilizada para mapear informações sobre o mercado e acompanhar dados sobre clientes, a concorrência e até a própria empresa.

Não existem limites com relação ao número de alertas, então, você pode fazer quantos quiser e escolher como recebê-los (em um único e-mail ou em mensagens separadas, de acordo com o assunto).

Sem dúvidas, trata-se de uma ferramenta muito estratégica e que vai ajudar o setor de vendas a ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado.

Zendesk

O Zendesk é uma ferramenta de vendas que oferece uma infinidade de soluções: chat online, chatbot, autoatendimento, software de central telefônica, relatórios e análises. A empresa tem a possibilidade de adquirir os produtos de acordo com as suas necessidades de atendimento.

Conspire

Está prospectando novos clientes e precisa de uma solução que ajude nesse processo? A Conspire pode ser a resposta! A ferramenta mostra quem são as pessoas da sua rede de contatos que têm potencial para apresentar prospectos.

Além disso, a solução mostra quem são as pessoas com quem você tem mantido mais contato por e-mail e aquelas com quem não conversa há bastante tempo. Assim, pode otimizar suas estratégias e segmentar os contatos com eficiência.

CamScanner

O CamScanner facilita a vida de muitos profissionais, tanto de vendas quanto de outros setores. Por meio dele, é possível digitalizar documentos utilizando apenas o celular.

A ferramenta transforma o smartphone em um scanner, salva os documentos em alta resolução e permite o compartilhamento do arquivo — em PDF ou JPG — por e-mail ou aplicativo de mensagens instantâneas.

Evernote

Uma das marcas da transformação digital é a digitalização de processos e a consequente redução no uso de papel. Por isso, essa ferramenta é um bom exemplo de como esse processo vem sendo feito.

O Evernote permite registrar anotações, informações sobre reuniões, visitas a clientes, projetos etc. Trata-se de um bloco de notas que ajuda na organização, no planejamento e na execução das suas atividades.

Com versões disponíveis para celular e computador, ele permite criar cadernos e notas — incluindo imagens e vídeos —, capturar conteúdos em páginas da internet e realizar pesquisas e compartilhamentos.

O aplicativo ainda faz a sincronização entre diferentes dispositivos, trazendo mais dinamismo para o usuário.

O que é o CRM de vendas?

A sigla CRM significa Customer Relationship Management — ou seja, gestão de relacionamento com o cliente. Consiste em um conjunto de estratégias adotadas com o objetivo de oferecer a melhor experiência para o consumidor.

Sendo assim, o CRM de vendas é o agrupamento de todas as ações que garantem ao cliente um atendimento de qualidade e uma jornada de compra mais satisfatória. Para isso, ele tem por objetivo ir além da conversão, já que permite criar uma relação saudável e duradoura com o público.

Para implementar a ferramenta, deve ser utilizada uma plataforma de CRM — um software que faz o registro de diferentes dados e informações de cada um dos clientes.

Essa plataforma é integrada aos diferentes canais da empresa. Assim, ela registra as interações com a companhia e mostra o histórico de navegação, as compras já realizadas, os conteúdos com os quais interagiu, as preferências e os dados pessoais e de contato. Dessa forma, ambos os times de marketing e de vendas têm um material valioso para trabalhar com cada um dos clientes.

As informações reunidas no CRM permitem fazer a segmentação dos grupos para que sejam aplicadas as estratégias mais adequadas, conforme as características de cada um e a sua maturidade ao longo da jornada de compra.

O CRM faz a integração dos dois times e ainda permite automatizar diversas tarefas para que a experiência do cliente seja ainda mais positiva. Além, é claro, de garantir eficiência e produtividade para as equipes, reduzindo a operacionalidade e aumentando a inteligência das estratégias.

Quais são as ferramentas mais utilizadas para vendas online?

Cada uma das ferramentas de vendas que apresentamos tem a sua importância na estratégia das empresas. No entanto, existem três tipos principais que são essenciais para garantir o sucesso das transações realizadas no meio online. Veja, a seguir, quais são elas.

Sistema de gestão

O sistema integrado de gestão empresarial (ERP) é uma das principais ferramentas de vendas que as organizações devem utilizar. Isso porque ele possibilita que o comercial se alie aos demais setores da organização e com os processos que fazem parte da cadeia de produção. Além disso, ele também pode ser integrado à plataforma de e-commerce e ao marketplace.

Sendo assim, o ERP é indispensável não só para gerenciar as vendas, mas também o estoque, os documentos fiscais, os aspectos financeiros e os pedidos. Todas as informações ficam centralizadas, de modo que a equipe possa aproveitar as facilidades da automação.

Ferramenta de automação

O CRM é uma das ferramentas de automação que podem ser utilizadas, mas existem outras que realizam tarefas mais específicas — como você viu, aquelas que gerenciam o envio de e-mails, por exemplo.

Seja como for, para quem vende online, apostar em automação é indispensável, já que o e-commerce fica aberto 24 horas por dia. Sendo assim, é preciso que o sistema funcione de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção de atendentes humanos.

Com uma boa ferramenta de automação, o cliente consegue fazer as suas compras em qualquer hora do dia, além de receber um atendimento de maneira automática — principalmente, quando é utilizada a inteligência artificial por meio de chatbots de autoatendimento.

O objetivo é garantir toda a estrutura funcionando para que o consumidor possa fazer os seus pedidos em qualquer momento e encontrar a mesma qualidade de atendimento e eficiência.

Hub de integração de marketplace

As plataformas de marketplace são muito importantes para as vendas online. Isso porque elas ajudam a ampliar o alcance das soluções e dos produtos disponibilizados para o público na internet.

Mas não é preciso criar um catálogo somente ali: as empresas que têm o seu próprio e-commerce podem continuar com essa vitrine particular e, ao mesmo tempo, anunciar no marketplace utilizando os hubs de integração.

Assim, é possível integrar as diferentes ferramentas de vendas e os canais utilizados pela sua empresa, de modo que seja criada uma estrutura completa de atendimento ao cliente, oferecendo diferentes possibilidades para que ele realize as suas compras.

Como fazer a gestão de vendas?

A gestão de vendas orienta o time para alcançar os melhores resultados, além de otimizar os recursos de modo que seja possível obter o maior retorno com o menor investimento. Ainda, integra setores-chave da empresa, como marketing, comercial, estoque e financeiro.

Sendo assim, para gerenciar as vendas, é preciso estabelecer como elas vão acontecer — ou seja, definir um processo. Ele pode ser conceituado como um modelo que define as regras, as atividades e as ações que serão utilizadas pelos profissionais do setor comercial.

A base deve levar em consideração quatro pilares: clareza, escalabilidade, mensurabilidade e previsibilidade. Com esses elementos, o processo se torna executável e amplia as possibilidades de ganho para o negócio. Veja:

  • clareza: deve ser de fácil compreensão, o que permitirá que todos os profissionais — da área comercial ou não — consigam compreendê-lo e utilizá-lo;
  • escalabilidade: o modelo deve ser estruturado de uma maneira que permita o seu crescimento uniforme e contemple eventuais necessidades de aumento de demanda — na prática, ele precisa permitir um aumento das vendas, desde que você consiga produzir mais;
  • mensurabilidade: deve conter indicadores que permitam a análise constante dos resultados;
  • previsibilidade: é preciso ter expectativas claras com relação aos resultados que a equipe de vendas deve atingir.

Ao formalizar o processo de vendas, atente-se para a necessidade de documentar todas as informações. Além do manual, é interessante considerar a possibilidade de elaboração de fluxogramas — representações gráficas que, por meio de um desenho, ajudam o receptor a entender de maneira fácil a sequência de atividades que envolve aquele processo.

Tenha em mente que a lógica deve ser elaborada a partir da análise das necessidades e das particularidades de cada empresa. Portanto, entender como o seu negócio funciona, quais são os pontos fortes e fracos, como ele se posiciona junto ao mercado, como é o seu cliente e como é a concorrência é uma etapa fundamental que antecede o desenvolvimento.

Veja mais algumas boas práticas e estratégias para fazer essa gestão de maneira eficiente.

Conheça a fundo as soluções oferecidas

A gestão de vendas envolve a definição das estratégias que serão utilizadas para entregar as soluções para o cliente em potencial. Sendo assim, é fundamental que você conheça a fundo aquilo que é oferecido para o consumidor.

Analise de forma crítica e profunda quais são os problemas que as soluções da sua empresa resolve e que tipo de valor é agregado para o cliente por meio dessas ofertas. Somente assim você vai conseguir entender qual é o impacto de tudo isso na vida das pessoas — e poderá trabalhar esses diferenciais de uma forma estratégica.

Analise a situação da empresa

É muito importante entender como foi o desempenho comercial da sua empresa nos últimos meses. Essa avaliação diagnóstica permite identificar quais são os pontos fortes que ela apresenta, assim como as suas fragilidades e, até mesmo, as falhas que foram cometidas. Com isso, poderá definir estratégias mais eficazes e que vão ajudar a aumentar os indicadores que não estão indo tão bem assim.

Faça o treinamento da equipe

De nada adianta estabelecer um excelente processo e adotar as melhores ferramentas de vendas, se a sua equipe não tem um bom desempenho. O treinamento dos colaboradores é indispensável para que eles ajudem a potencializar toda essa estrutura que foi criada, garantindo a eficiência das etapas e o melhor atendimento ao cliente.

Defina metas palpáveis

O gestor precisa ter consciência do potencial da sua equipe de vendas e também da empresa como um todo. É fundamental que ele mantenha o seu foco em metas que podem ser alcançadas, uma vez que isso ajuda a motivar a equipe. Porém, é importante que elas também sejam desafiadoras, pois isso garantirá o engajamento e a motivação de todos.

Estabeleça indicadores

Hoje em dia, o mercado não dá chances para quem trabalha com base em “achismo” — você precisa fazer a sua gestão de vendas com base em dados. Para isso, deve-se definir indicadores que ajudarão a compreender o desempenho das ações implementadas e mostrarão o resultado alcançado. Assim, você terá um material sólido para trabalhar e tomar as suas decisões com cada vez mais eficiência.

Use ferramentas de gestão

Tenha sempre a tecnologia como sua aliada para fazer a gestão de vendas. Dominar técnicas é muito importante, mas elas são potencializadas com as ferramentas que apresentamos — plataformas, sistemas, softwares e outros recursos que vão facilitar o seu próprio dia a dia, assim como o trabalho das equipes.

Monitore os processos

Não se esqueça de monitorar a maneira como o processo vem se desenrolando. O fato de você implementar uma estratégia que pareça infalível e que traz bons resultados não significa que isso vai se manter em longo prazo.

É importante sempre reavaliar o desempenho da equipe e do processo para que você possa fazer ajustes quando necessário, assim como para continuar evoluindo e alcançando resultados cada vez melhores.

Com o passar do tempo, pode ser que você identifique a necessidade de adotar ainda mais ferramentas de vendas, fazer a contratação de um determinado especialista, uma modificação no método empregado e assim por diante.

Como potencializar as suas vendas com ferramentas poderosas?

Imagine o seu processo de vendas como um tronco de madeira que será esculpido. É possível fazer isso utilizando diferentes recursos, mas o resultado será melhor com a utilização das ferramentas certas.

Sendo assim, os resultados do seu time e da sua empresa como um todo serão ainda melhores se você adotar ferramentas de vendas poderosas e adequadas às demandas do seu negócio e às exigências do seu público. Essa atualização no processo é indispensável para que ele seja otimizado, esteja competitivo e ainda desenvolva diferenciais que farão com que se destaque da concorrência.

A DocuSign disponibiliza soluções que ajudam a alcançar esses objetivos. Entre em contato com o nosso time de especialistas e conheça as ferramentas que podem transformar os resultados da sua empresa!

Publicados