5 dicas para aumentar as vendas da sua empresa

Mulher trabalhando em pé no meio de caixas em um estoque

O alto volume de oferta de serviços e produtos com qualidade e preços variados é comum nos mais diversos segmentos. Essa realidade impõe desafios significativos à empresa, que precisa ser competitiva o bastante para ter condições de enfrentar e, claro, ganhar da concorrência. Ou seja, é fundamental que o negócio implemente estratégias que possibilitem aumentar as vendas.

Mas qualquer empreendedor sabe que melhorar os resultados não é algo tão simples nem acontece em um passe de mágica, sem que se coloque a mão na massa. Para vender mais, a companhia tem de traçar metas realistas, reorganizar processos, alcançar, de fato, o seu público-alvo, modernizar-se, enfim, deve otimizar todo o ciclo comercial. Levando isso em conta, neste texto, vamos dar 5 incríveis dicas para chegar lá. Confira!

1. Gere leads qualificados

Aumentar as vendas resulta, em grande medida, da criação contínua de oportunidades reais de fechamento de negócio, com base na interação com o público-alvo. Para isso, é preciso gerar leads, que são nada menos que os clientes em potencial com os quais a empresa mantém alguma relação virtual, ou seja, as pessoas que estão, por alguma razão, interessadas na marca e, por isso, podem chegar a comprar.

O lead faz parte do funil de vendas do negócio, sendo fundamental para que as ações de marketing surtam o efeito pretendido e o ciclo de vendas se complete. Por isso, as estratégias de atração de consumidores precisam estar focadas em gerar contatos que, efetivamente, venham a se tornar clientes, o que significa que a companhia tem de investir na geração de leads qualificados.

O lead qualificado é aquele que está em busca da solução para resolver o seu problema, de forma a, realmente, considerar fechar o negócio. Para gerar esse tipo de perfil, o negócio precisa buscar modos de engajar o consumidor, oferecendo conteúdos específicos, sobretudo por meio de Marketing de Conteúdo, capazes de mostrar que a aquisição vai sanar a dor dele.

2. Invista em venda consultiva

Quem não gostaria de contar com o suporte de um expert na hora de escolher um produto ou serviço e, com base nesse apoio, acertar em cheio na aquisição? Todos nós queremos. Por isso, para aumentar tanto as vendas complexas, como as vendas B2B, quanto as comercializações simples, os vendedores devem atuar como verdadeiros especialistas nos produtos oferecidos, agregando valor à negociação e transmitindo confiança ao cliente.

É aí que entram as vendas consultivas, modalidade na qual o profissional exerce a função de consultor, recomendando o item com as condições mais adequadas de satisfazer às demandas do consumidor. Para isso, além de conhecer em detalhes o bem comercializado, como suas funcionalidades e características estruturais, o colaborador precisa ouvir atentamente e compreender as necessidades do comprador.

3. Capacite sua equipe de venda e atendimento

Colaboradores despreparados tendem a comprometer consideravelmente o sucesso de todo o fluxo comercial, podendo até mesmo levar um negócio à ruína. E não poderia ser diferente, já que, além de representarem a imagem da empresa, figurando como uma vitrine da marca, são eles os responsáveis por conduzir os processos de venda e prestar atendimento aos clientes.

Por isso, capacitação deve ser a palavra de ordem na hora de a companhia planejar os caminhos que vão levá-la à maximização do fechamento de negociações. E são muitas as possibilidades de promover a qualificação dos colaboradores. A empresa pode contratar consultorias especializadas, incentivar os funcionários a realizarem cursos de curta duração na área comercial ou fornecer treinamentos específicos.

O mais importante é que a empresa eduque o seu time para que ele aja de acordo com a visão, a política, a cultura e as boas práticas da companhia. É essa preparação que possibilitará ao profissional ter a conduta esperada pela corporação e dará condições para que ele alcance rendimentos satisfatórios tanto no fechamento de contratos quanto no atendimento de clientes.

4. Diversifique os canais de venda

A empresa que deseja aumentar suas vendas precisa oferecer diferentes canais comerciais, dando aos consumidores a oportunidade de escolher o meio de compra mais conveniente ou de maior acessibilidade. Essa diversificação também é importante, porque permite que a companhia aumente seu raio de atuação, aproximando-se de clientes com variados perfis de consumo. Trata-se de uma estratégia que ajuda a aumentar a clientela.

A operação com diversos canais torna a empresa versátil, com capacidade para fechar negócios tanto por meio de lojas físicas, como de forma online. E não custa lembrar que, hoje, é quase impossível obter sucesso em um negócio que não opera com algum tipo de venda remota, pois, seja por comodidade, seja até por impossibilidade de ir a um estabelecimento, os consumidores buscam cada vez mais esse formato de compra.

5. Acompanhe as tendências de mercado e estude o consumidor

A maximização das vendas depende da articulação entre planejamento, organização e gestão em prol da conquista de metas relacionadas ao crescimento do negócio. Por isso, cabe à empresa levantar, de modo contínuo, dados sobre as tendências mercadológicas do seu nicho de atuação e utilizar essas informações para que sirvam de insumos aos processos de tomada de decisões comerciais.

Acompanhar as tendências de mercado também significa modernizar as práticas de venda realizadas na companhia, ou seja, investir no uso de tecnologias que favoreçam o aumento do volume de negócios. E há muitas ferramentas tecnológicas extremamente acessíveis atualmente. Entre elas, podemos listar o contrato digital, as plataformas de elaboração e gestão de documentos, os canais comerciais automatizados e a assinatura eletrônica.

É preciso ainda conhecer o público-alvo ao qual se destinam os serviços ou produtos comercializados, de maneira a entender as suas expectativas e as necessidades dele. Essa compreensão é fundamental para aumentar as vendas, uma vez que possibilita à empresa, de uma só vez, atender aos consumidores que a procuram e criar campanhas publicitárias sob medida para atrair clientes.

Para aumentar as vendas, é essencial otimizar os processos operacionais, tornando o ciclo de negociação mais enxuto, eficiente e atrativo aos consumidores. A conquista desse patamar envolve necessariamente a tecnologia, que possibilita à empresa maximizar a captação de clientes e investir em estratégias que conduzam à sua fidelização.

Aproveite para entrar em contato com a DocuSign e conhecer os recursos tecnológicos que vão alavancar as vendas do seu negócio!

 

 

 

 

Publicados
Temas relacionados