7 ferramentas que auxiliam no fechamento de vendas online

Como empresário ou gestor, é essencial ter o objetivo de aumentar o faturamento da empresa. Na era digital em que vivemos, é preciso estar atento às oportunidades que as ferramentas tecnológicas oferecem para o fechamento de vendas online, pois ampliam a lucratividade do negócio.

Além de agilizar as tarefas por meio da automatização, essas ferramentas digitais também beneficiam o atendimento ao cliente. Outra das várias vantagens é a capacidade delas de fornecer informações relevantes sobre as preferências dos clientes, pois permite a melhoria das estratégias voltadas para as vendas.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura deste artigo e conheça as 7 principais ferramentas para te ajudar a aumentar o desempenho de vendas online.

1. Marketplaces

Os marketplaces são ferramentas que caíram no gosto dos clientes que navegam no mundo virtual. Essa popularidade pode contribuir de maneira significativa para trazer mais alcance e visibilidade aos produtos e serviços de uma empresa, o que aumenta as oportunidades de fechamento de vendas.

Além dessas vantagens, portais grandes e já estabelecidos, como a Amazon e o Mercado Livre, ainda oferecem plataformas de gestão de vendas para as lojas virtuais.

Porém, apesar dos marketplaces serem considerados ótimas ferramentas para vendas, é preciso estar atento a necessidade de buscar meios para driblar a concorrência acirrada e se destacar dos demais.

2. CRM

Sem dúvida, outro fator fundamental para impulsionar as vendas online é não deixar de dar atenção para o atendimento ao cliente. O uso de tecnologia também pode ajudar nesse momento, sendo o CRM um bom exemplo. Trata-se de um sistema de gestão usado para otimizar o relacionamento com o seu cliente, desde a trajetória dele em direção à compra, até o pós-venda.

Com a criação de processos e protocolos baseados no contato com o cliente, o sistema padroniza as etapas de atendimento. Também agiliza respostas para tirar dúvidas, além de entregar a resolução de problemas. Esse tipo de atenção aumenta o nível de feedback positivo dos clientes, que se sentem mais seguros e dispostos a fechar uma venda online.

3. Mídias sociais

Hoje em dia, as mídias sociais estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas. Isso faz com que elas sejam consideradas aliadas importantes quando o assunto é alcançar seu público-alvo.

Seja por meio de propagandas, seja ao disponibilizar informações úteis por meio de conteúdos relevantes, entre outras estratégias, com toda a certeza as mídias sociais são um bom meio de divulgação.

Além disso, esses canais online permitem, por exemplo, deixar um pouco de lado a formalidade e manter um relacionamento mais próximo com o cliente em potencial. Essa proximidade favorece o atendimento e contribui para o fechamento de negócios importantes.

4. Ferramentas de rastreabilidade e logística

Qual cliente não deseja encontrar o que procura e receber a encomenda com a maior agilidade possível? A demora na entrega dos produtos, ou a falta do item desejado em estoque, são dois fatores que deixam os clientes bastante frustrados e relutantes de realizar uma próxima compra com a mesma empresa.

Logo, para evitar que essa situação aconteça e ampliar sua vantagem competitiva, nada melhor do que investir em ferramentas que automatizam toda a gestão do estoque.

Assim, você vai se manter sempre a par dos itens disponíveis, para disponibilizar um envio rápido para o cliente, além de repor os produtos que necessitam o quanto antes. O resultado disso são clientes satisfeitos e mais dispostos a realizar novas compras futuras.

5. Ferramentas de automação de marketing e e-mail

Usar técnicas de vendas eficazes consiste numa etapa essencial para o sucesso de qualquer negócio. Para isso, é necessário manter uma comunicação constante e voltada para o seu público-alvo. A boa notícia é que é possível automatizar algumas das estratégias mais comuns de marketing digital para fidelizar esse público.

As ferramentas de automação de marketing permitem, por exemplo, fazer publicações nas redes sociais, criar landing pages, gerar e qualificar leads e enviá-los para uma plataforma de CRM.

Ademais, o e-mail se tornou uma importante ferramenta, tanto para alimentar o desejo do potencial cliente pelo produto oferecido, quanto para a fidelização do cliente.

Com a automação é possível fazer disparo de e-mails marketing para informar as novidades, oferecer descontos especiais, mostrar itens similares aos que o usuário pesquisou, lembrar de um carrinho abandonado, entre outras coisas.

6. Meio de pagamento online

A desconfiança dos usuários na hora de incluir suas informações pessoais consiste em uma barreira que ainda impede o fechamento de vendas de muitos negócios. Por esse motivo, é indispensável investir em meios de pagamento online que sejam seguros, estáveis e eficientes.

O ideal é contar com soluções que sejam mais conhecidas e usadas pelo público em suas compras virtuais, como pix, cartão de crédito e boleto bancário.

Além disso, você deve contar com marcas de credibilidade para processar as transações, bem como usar um sistema que apresente uma infraestrutura tecnológica para gestão e controle financeiro.

Todos esses cuidados na escolha dos meios de pagamento são fundamentais para evitar a perda de vendas devido à instabilidade do sistema, por exemplo. Ademais, outro fator crucial é a necessidade de manter os dados pessoais dos clientes sempre bem protegidos.

7. Ferramentas de assinatura eletrônica

As ferramentas de assinatura eletrônica são ideais para agilizar contratos online de fechamento de vendas, e tornam obsoleto o uso de papeladas durante o processo. Vale ressaltar que a validade da assinatura eletrônica está de acordo com a legislação brasileira.

Seu uso permite assinar e enviar documentos em poucos segundos, sendo essa uma facilidade que pode fazer toda a diferença na hora da decisão de compra. Além de eficiente, também é importante destacar a segurança dessa ferramenta, pois ela garante a proteção dos documentos.

O uso de ferramentas tecnológicas nos dias atuais é indispensável para quem busca meios de aumentar o fechamento de vendas no mundo virtual. Além disso, assinatura eletrônica consiste numa solução que contribui de maneira fundamental para alcançar esse objetivo, pois ela reduz muito o tempo entre o aceite de uma proposta e a assinatura do contrato.

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